Vou Mudar Nesse Ano!

Novas resoluções dependem de escolhas!

Primeira declaração para esse ano: Não vou continuar o mesmo!

Genesis 12: 1-7   “Então o Senhor disse a Abrão: Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei. Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma benção. Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem; e por meio de você todos os povos da terra serão abençoados. Partiu Abrão, como lhe ordenara o Senhor, e Ló foi com ele. Abrão tinha setenta e cinco anos quando saiu de Harã. Levou sua mulher Sarai, seu sobrinho Ló, todos os bens que haviam acumulado e os seus servos, comprados em Harã; partiram para a terra de Canaã e lá chegaram. Abrão atravessou a terra até o lugar do carvalho de Moré, em Siquém. Naquela época os cananeus habitavam essa terra. O Senhor apareceu a Abrão e disse: À sua descendência darei esta terra. Abrão construiu ali um altar dedicado ao Senhor, que lhe havia aparecido.”

Abrão vivia num lugar idólatra, seu pai era fazedor de imagens. Deus falou com Abrão aos 75 anos,começando ai sua caminhada a terra prometida.

Josué 24:2   “Josué disse a todo povo: Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Há muito tempo, os seus antepassados, inclusive Terá, pai de Abraão e de Naor, viviam além do Eufrates e prestavam culto a vários deuses….”

Eu vou mudar!!!!

Deus não podia fazer o que Ele queria com Abraão até ele:

  • Sair de perto de más influências, errados caminhos e  adorando   outros deuses.
  • Desejar caminhar com Deus em um novo caminho.

Deus nos chama para:

  • Deixar nossos ídolos. Qualquer coisa que é colocada no lugar de Deus, pode ser tb : posição, prestígio, atenção, pessoas, popularidade, opinião pessoal, prazer, desejos pessoais…acima de Deus.

Exodo 20: 1-6   “E Deus falou todas estas palavras: Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te tirou  do Egito, da terra da escravidão. Não terás outros deuses além de mim. Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra. Não te prostrarás diante deles nem lhes prestará culto, porque eu, o Senhor, o teu Deus,  sou Deus zeloso, que castigo os filhos  pelos pecados dos pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam, mas trato com bondade até mil gerações aos que me amam e obedecem aos meus mandamentos.

Não tomarás em vão o nome do Senhor, o teu Deus, pois o Senhor não deixará impune quem tomar o seu nome em vão.”

I João 5: 21   “Filhinhos, guardem-se dos ídolos.”

  • Deixar atitudes, comportamentos e  hábitos pecaminosos.

Hebreus 12:1   “Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta.”Estar amarrado em amarguras, dores, tristezas…e por mais que queira corer a corrida que Deus nos propõe, não consegue, está amarrado.

  • Deixar o caráter fraco (o que é por dentro)Quando ninguém está vendo. Todo mundo tem um caráter, bom ou mau. Precisamos ter o caráter de Cristo.

Colossenses 3: 12-15 “ Revesti-vos pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade. Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição. E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações e sede agradecidos.”

  • Deixar a bagagem emocional Precisamos analisar nossa bagagem emocional, não olhar para a dos outros, vamos dar conta de nós mesmos, da nossa vida.

Hebreus 12:15   “Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem. “

  • Desenvolver disciplinas saudáveis

Colossenses 3: 16,17   “ A palavra de Cristo habite em vós abundantemente em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com amor. E, quando fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.”

I Timóteo 4:8 “  Porque o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade (a vida disciplinada em Deus) para tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há de vir.”

( Ex .7 min por dia lendo a Palavra, é o começo para a mudança em começar o ano com Deus, Ele vai falar ao seu coração, vou mudar!!! ).

5 coisas que nos impedem de mudar:

  • Inflexibilidade e auto suficiência A pessoa se basta, não precisa de nada nem de ninguém, é a dona da verdade.
    Hebreus 3:15   “ Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações…”
  • Culpa Jesus morreu por você! Ele te ama! A Palavra diz que Ele é fiel e justo e perdoa os nossos erros e deles não mais se lembra.
    Salmos 32:5 Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado.”
  • Diversão e Prazer O pecado pode ser divertido, prazeroso.
    Romanos 6:23Porque o salário do pecado é a morte…”
    Tiago 1:15   “ Depois, havendo a concupiscência ( desejo, ambição) concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado gera morte.”
    Hebreus 11:25   “ Escolhendo, antes, ser maltratado com o povo de Deus do que por, um pouco de tempo, ter o gozo do pecado. “ (Moisés)
  • Medo

Provérbios 24:16 “Porque sete vezes cairá o justo e se levantará…”

Filipenses 4:13 “Posso todas as coisas naquele que me fortalece.”

  • Amigos
    I Coríntios 15:33 “ Não vos enganeis : as más conversações corrompem os bons costumes.”
    Salmos 1: 1,2   Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.”
Share
Posted in biblia, estudo by agnes at February 13th, 2010.
Tags: ,