A Grande Comissão

Mateus 28: 16-20   “Os onze discípulos foram para a Galiléia, para o monte que Jesus lhes indicara. Quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram. Então Jesus, aproximou-se deles e disse: Foi- me dada toda autoridade nos céus e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”

Marcos 6: 7-13   “Então Jesus passou a percorrer os povoados, ensinando. Chamando os doze para junto de si, enviou-os dois a dois e deu-lhes autoridade sobre os espíritos imundos. Estas foram as suas instruções: “Não levem nada pelo caminho, a não ser um bordão. Não levem pão, nem saco de viagem, nem dinheiro em seus cintos; calcem sandálias, mas não levem túnica extra;  sempre que entrarem numa casa, fiquem ali até partirem;  e, se algum povoado não os receber nem os ouvir, sacudam a poeira dos seus pés quando saírem de lá, como testemunho contra eles.”Eles saìram e pregaram ao povo que se arrependesse. Expulsavam  muitos demonios e ungiam os doentes com óleo , e os curavam.”

I Coríntios 12: 1-11 – Dons Espirituais (v.7 “A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito, visando ao bem comum.”

1-       Compromisso de Parceria

Do seu ministério, treinando seus discípulos, Jesus ensinava que o ministério devia ser:

– Comprometimento para os outros

– Conectando com os outros

– Cooperando com outros

– Recebendo cuidado dos outros

Eclesiastes 4:9-12   “ É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas. Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se! E se dois dormirem juntos, vão manter-se aquecidos. Como, porém, manter-se aquecido sozinho? Um homem sozinho pode ser vencido, mas dois conseguem defender-se. Um cordão  de três dobras não se rompe com facilidade.”

 2-      Entender a autoridade espiritual.

Autoridade espiritual é sobre quem  ou o que nós somos:

–   debaixo                –   sobre

Romanos 8: 26,27   “ Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda os corações conhece a intenção do Espírito, porque o Espírito intercede pelos santos de acordo com a vontade de Deus.”

Lucas 22: 41-42   “Ele se afastou deles a uma pequena distância, ajoelhou-se e começou a orar; Pai, se queres, afasta de mim este cálice, contudo, não seja feita a minha vontade, mas a tua.”

 Os discípulos foram:

  • Enviados por Jesus
  • Ministrar em nome de Jesus- Sua autoridade, não a deles
  • Ministrar de acordo com certas instruções
  • Ministrar de acordo com certos parâmetros.

Mateus 8: 8-10   “Respondeu o centurião: Senhor, não mereço receber-te debaixo do meu teto. Mas dize apenas uma palavra, e o meu servo será curado. Pois eu também sou homem sujeito à autoridade e com soldados sob o meu comando. Digo a um: vá, e ele vai; e a outro: venha, e ele vem. Digo a meu servo: faça isto e ele faz. Ao ouvir isso, Jesus admirou-se e disse aos que o seguiam: digo-lhes a verdade: não encontrei em Israel ninguém com tamanha fé.”

  3 – Expandir sua confiança em Deus ( Não levem nada pelo caminho, a não ser um bordão. Não levem pão, nem saco de viagem, nem dinheiro em seus cinto; calcem sandálias, mas não levem túnica extra.)

Muitas pessoas nunca experimentaram o prazer do ministério por:

  • Medo
  • Comodismo
  • Confiança em seus próprios talentos, habilidades e recursos.

 Hebreus 7:25   “Portanto Ele é capaz de salvar definitivamente aqueles que, por meio Dele, aproximam-se de Deus, pois vive sempre para interceder por eles.”

Lucas 22: 31-32   “Simão, Simão, Satanás pediu vocês para peneirá-los como trigo, mas eu orei por você, para que sua fé não desfaleça. E quando você se converter, fortaleça os seus irmãos.”

 4 – Espere desapontamentos  no ministério.

Quando ministramos e somos rejeitados, o que devemos fazer?

Marcos 6:11   “Se algum povoado não os receber nem os ouvir, sacudam a poeira dos seus pés quando saírem de lá”

  • Não ficar surpreso
  • Não desistir
  • Não se culpe

Atos 13: 48-52   “Ouvindo isso, os gentios se alegraram e bendisseram a Palavra do Senhor; e creram todos os que haviam sido designados para a vida eterna. A Palavra do Senhor se espalhava por toda a região. Mas os judeus incitaram as mulheres piedosas de elevada posição e os principais da cidade. E provocando perseguição contra Paulo e Barnabé, os expulsaram do seu território. Estes sacudiram o pó dos seus pés em protesto contra eles e foram para Icônio. Os discípulos continuavam cheios de alegria e do Espírito Santo.”

Atos 17: 32-34   “Quando ouviram sobre a ressurreição dos mortos, alguns deles zombaram, e outros disseram: A esse respeito nós o ouviremos outra vez. Com isso, Paulo retirou-se do meio deles. Alguns homens juntaram-se a ele e creram. Entre eles estava Dionísio, membro do Areópago, e também uma mulher chamada Dâmaris, e outros com eles.”

 5 – Conheça a mensagem básica.

A básica mensagem do evangelho:

  • Arrependimento do pecado.
  • Vá para Deus através de seu filho, Jesus Cristo.

Romanos 3:23   “ Pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus.”

Romanos 5:8   “ Mas Deus mostra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores.”

Romanos 6:23   “ Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.”

Romanos 10: 9-10,13  “Se voce confessar com a sua boca que Jesus è Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo. Pois com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa para salvação. Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.”

 6- Mostrar o amor de Deus pelas pessoas. ( Eles saìram e pregaram ao povo que se arrependesse.)

Mateus 25: 34-40 – “O Julgamento das Nações” – Ações de amor

I Coríntios 13:1-3   “Ainda que eu fale as linguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como  o sino que ressoa ou como o prato que retine. Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, senão tiver amor, nada serei. Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me valerá.”

7 – Espere resultados positivos.( Expulsavam muitos demonios e ungiam os doentes com óleo, e os curavam.)

Romanos 1:16   “Náo me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, depois do grego.”

Filipenses 3:14   “Prossigo para o alvo a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.”

 

Share
Posted in biblia, estudo by agnes at March 15th, 2010.
Tags: ,