Como estar pronto para um novo ano

Como estar pronto para um novo ano

O livro de Josué é riquíssimo para nos ensinar como viver.Os israelitas eram escravos no Egito e Deus tinha uma promessa para eles. Tiveram que esperar 40 anos para entrarem na Terra Prometida simplesmente porque não estavam prontos. Precisavam agora atravessar o Rio Jordão para alcançar a terra Prometida.

 A preparação para o cumprimento das promessas de Deus em nossa vida é importante!!!!

Josué 3: 5  “Josué ordenou ao povo: Santifiquem-se (agora) , pois amanhã o Senhor fará maravilhas entre vocês.”

( Essa ordem que Josué dá proclamando  o povo para uma tomada de posição,  serve para nós hoje, não dá para brincar de religião, ou ficar no muro. A verdade é que Deus só pode usar vasos consagrados a Ele, que se santificam, isto é, estão  separados e tem como  prioridade   a vontade de Deus. O nosso tempo aqui na terra está passando muito rápido..”.A vontade de Deus é boa, perfeita e agradável” A nossa é parcial, cheia de falhas, corrompida…um caos.)

5 pontos importantes para refletir nesse  início de  Ano:

1- Tenha certeza e espere Deus fazer maravilhas no seu futuro!!!!!!

     Deus quer inspirar e motivar você  porque Ele é bom e as suas promessas se cumprem!!

A Fé nos inspira e nos motiva a continuar… é vida, renovo, fôlego, força. A alegria no Senhor é a nossa força, diz a Palavra.

A Fé nos :

  • Inspira= anima com vida e esperança; joga ar dentro, vida!!!
  • Motiva = Estimula para a ação.

2- Saiba que o que fizermos agora vai refletir no amanhã.

Josué conclama os israelitas a se consagrarem já!!!

O nosso momento é hoje!!!! Não podemos viver do passado, nem sonhando com o que vai ou não acontecer.

  O que você faz com seu presente é a chave para o seu futuro!!!

Salmos 90:12   “Ensina-nos a contar os nossos dias  ( nosso tempo) para que o nosso coração alcance sabedoria.”

Efésios 5:5   “Tenham cuidado com a maneira como vivem (hoje); que não seja como insensatos, mas como sábios.”

3- Rejeite definir as possibilidades de Deus pelas impossibilidades que vê.

II Coríntios 4: 16-18   “Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais que todos eles. Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê (circunstâncias) , mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno.”

Hebreus 11:1   “A fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.”

Os israelitas tinham um rio na frente para atravessar para chegar na Terra Prometida, impossível de atravessar. Nas nossas vidas não podemos olhar as impossibilidades, não focar nas impossibilidades, nem olhar a condição que estamos. As Escrituras dizem que nada é impossível para Deus.

Deus é capaz de qualquer coisa em minha vida!!!!

4- Aceite que é  só minha responsabilidade a minha  condição espiritual atual e também  como será a minha condição e o meu  condicionamento na minha vida espiritual durante o ano que se inicia.

  • condição – como está o estado da sua vida espiritual : saudável ou doente
  • condicionamento  – ações, disciplinas, decisões que irão alterar nossa vida espiritual.

Nós não podemos determinar o que alguém irá ou não irá fazer no seu relacionamento com Deus ou conosco. Só podemos determinar o que nós iremos fazer!!!!

Muitas vezes colocamos a culpa nas circunstâncias, em pessoas….se as coisas fossem assim ou assado….

I Reis 18:21   “Elias dirigiu-se ao povo e disse: Até quando vocês vão oscilar para um lado e para outro? Se o Senhor é Deus, sigam-no; mas , se Baal é Deus, sigam-no.” Pessoal escolha

Josué 24:14,15   “Agoram temam ao Senhor e sirvam-no com integridade e fidelidade. Joguem fora os deuses que os seus antepassados adoraram além do Eufrates e no Egito, e sirvam ao Senhor. Se, porém, não lhes agrada servir ao Senhor, escolham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra voces estão vivendo. Mas , eu  e a minha casa serviremos ao Senhor.”( individual escolha)

( Os deuses não  são necessariamente  uma imagem esculpida  para quem se presta culto e adoração, o nosso deus pode ser o poder, prestígio, pessoas, popularidade, prazer, opinião pessoal, desejos pessoais, posses…)

Romanos 14:12   “Assim , cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus.”

Hebreus 4:13   ” Nada, em toda criação, está oculto aos olhos de Deus. Tudo está descoberto e exposto diante dos olhos daquele a quem havemos de prestar contas.”

Estaremos face a face com Deus, teremos uma hora marcada. Não haverá desculpas….Não adiantará culpar seu marido, esposa, filho, pai , mãe…. Que escolhas eu fiz?

5- Entregue sem reservas completamente sua vida a Deus!!!!

Preparação para o Ano que se inicia requer consagração!!!!( ( No comportamente, nas ações, no pensamento)

“ENTREGA O TEU CAMINHO AO SENHOR, CONFIA NELE E O MAIS ELE FARÁ.”

Salmos 32:5   ” Então reconheci diante de Ti o meu pecado e não encobri as minhas culpas. Eu disse: Confessarei as minhas transgressões ao Senhor, e Tu perdoaste a culpa do meu pecado.”(arrependimento)

(Pecado= estar fora da vontade de Deus, estar fora do propósito para o qual foi criado. Fomos criados para o louvor e para a Glória de Deus. Davi era “homem segundo o coração de Deus” porque era um adorador.)

Isaías 55:7   “Que o ímpio abandone o seu caminho, e o homem mau, os seus pensamentos. Volte-se ele para o Senhor, que terá misericórdia dele; volte-se para o nosso Deus, pois Ele dá de bom grado o seu perdão.”

Degraus para nos consagrarmos  a Deus:

Mateus 6:33,34   “Busquem , pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o  seu próprio mal.”

  • Tome posição acerca de Deus  (Deus não divide a Glória Dele com ninguém)
  • Aja  corretamente com Deus ( Jesus ensinou que Ele é o caminho , a verdade e a vida ninguém vai ao Pai senão por Ele. Receber Jesus como Senhor e Salvador. Confessar que Jesus é o filho de Deus que morreu pelos nossos pecados e ressuscitou e está a direita do Pai intercedendo por nós.)
  • Aja corretamente com as pessoas ( Não pode haver mágoa. Se ama a Deus não pode ter mágoas, ódios   pelo próximo,ressentimentos).
  • Adquira habitos corretos em sua vida- hábitos santos. O que preciso consertar? Não adianta tomar uma decisão, chorar e no dia seguinte nada mudar. Cada dia é dia de conquista. O Livro de João é ótimo para começar , 5 min por dia já faz diferença lendo a Palavra.

Deus tem maravilhas para os que são Dele, os que esperam Nele em 2010!!!!!!

Se honestamente abrir o coração a Deus com transparência do que necessita, Deus responde a oração!!!!! Deus tem planos para sua vida, para sua família!!!!

Share
Posted in estudo by agnes at March 9th, 2010.
Tags: ,