Sou aceito pela graça de Deus

Graça  é um favor da qual eu não mereço, é muito além do que posso pensar ou imaginar.Éramos verdadeiros cegos e agora vemos, é a Maravilhosa Graça de Deus.

 Lucas 15: 1-3   “Todos os publicanos e “pecadores” estavam se reunindo para ouvi-lo. Mas os fariseus e os mestres da lei o criticavam: este homem recebe pecadores e come com eles.” Então Jesus lhes contou essa parábola…”

Os fariseus estavam irritados porque Jesus recebia pecadores e os aceitava.

Essa parábola exemplifica a Graça de Deus:

Lucas 15: 11-32   “Jesus continuou: “Um homem  tinha dois filhos. O mais novo disse ao seu pai: “Pai, quero a minha parte da herança. Assim, ele repartiu sua propriedade entre eles.Não muito tempo depois, o filho mais novo reuniu tudo o que tinha, e foi para uma região distante; e lá desperdiçou os seus bens vivendo irresponsavelmente. Depois de ter gasto tudo, houve uma grande fome em toda aquela região, e ele começou a passar necessidade. Por isso foi empregar-se com um dos cidadãos daquela região, que o mandou para o seu campo  a fim de cuidar de porcos.Ele desejava encher o estomago com as vagens da alfarrobeira que os porcos comiam, mas ninguém lhe dava nada.Caindo em si, ele disse: Quantos empregados de meu pai têm comida de sobra, e eu aqui, morrendo de fome! Eu me porei a caminho e voltarei para meu pai, e lhe  direi: Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado seu filho; trata-me como um dos seus empregados. A seguir, levantando-se e foi para seu pai.Estando ainda longe, seu pai o viu e, cheio de compaixão, correu para seu filho, e o  abraçou e beijou.O filho lhe disse: “Pai , pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filho. Mas o pai disse aos seus servos: Depressa! Tragam a melhor roupa e vistam nele. Coloquem um anel em seu dedo e calçados em seus pés. Tragam o novilho gordo e matem-no. Vamos fazer uma festa e alegrar-nos.  Pois este meu filho estava morto e voltou à vida; estava perdido e foi achado. E começaram a festejar o seu regresso.Enquanto isso, o filho mais velho estava no campo. Quando se  aproximou de casa, ouviu a música e a dança.  Então chamou um dos servos e perguntou-lhe o que estava acontecendo. Este lhe respondeu: Seu irmão voltou, e seu pai matou o novilho gordo, porque o recebeu de volta são e salvo. O filho mais velho encheu-se de ira, e não quis entrar. Então seu pai saiu e insistiu com ele. Mas ele respondeu ao seu pai: Olha! todos esses anos tenho trabalhado como um escravo ao teu serviço e nunca desobedeci às tuas ordens. Mas tu nunca me deste um cabrito para eu festejar com os meus amigos. Mas quando volta para casa esse teu filho, que esbanjou os teus bens com as prostitutas, matas o novilho gordo para ele! Disse o pai: “Meu filho, você está sempre comigo, e tudo o que tenho é seu. Mas nós tínhamos que celebrar a volta deste seu irmão e alegrarnos, porque ele estava morto e voltou a vida, estava perdido e foi achado.”

Necessitamos ser aceitos. Quando não somos aceitos , o resultado é: vergonha, culpa, dificuldade de relacionamento, condenação…

Como viver na Graça de Deus?

1 – Rejeite as mentiras que te levam a condenação, culpa e vergonha.

( A rejeição causa muito sofrimento e infecta a resposta para a vida.)

Quais são elas:

  • Nós sabemos melhor como viver nossas vidas, e não necessitamos da ajuda de Deus.

V.12   “…Pai, quero a minha parte da herança…”( Mentira que o filho acreditou= arrogância)

  • Nós podemos fazer o que queremos com os recursos que Deus tem nos dado e ter sucesso.

V.12   “…Assim, ele repartiu sua propriedade entre eles.”

( O Pai dividiu com os filhos a herança. Cada um fez a sua escolha. Quando Deus está fora das nossas escolhas, nossas escolhas nos levam a escravidão. Sucesso sem Deus é escravidão. Nossa vida deve honrar a Deus.)

  • Viver no mundo longe de Deus é mais divertido, estimulante e recompensador.

V. 13  ” …o filho mais novo reuniu tudo o que tinha, e foi para uma região distante; e lá desperdiçou os seus bens, vivendo irresponsavelmente.”

(Queria estar longe da autoridade)

2- Abrace a verdade do amor do Pai.

Lucas 15: 17-19   “Caindo em si, ele disse: Quantos empregados de meu pai têm comida de sobra, e eu aqui, morrendo de fome! Eu me porei a caminho e voltarei para meu pai, e lhe  direi: Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado seu filho; trata-me como um dos seus empregados.”

Quatro  perguntas são fundamentais para o filho pródigo cair em si, são elas:  

  •  Quem você é? A realidade, no caso  da parábola, um nada, morto de fome.
  • Quem você era? Era filho de um pai rico, bondoso, que se rebelou e sofreu as consequências.
  • Onde  você está?
  • O que  você tem feito?

(Sou cristão, conheço a Deus, o que estou fazendo aqui?)

Devemos sempre:

  • Contar nossas necessidades para o Pai;

( O filho pródigo veio ao Pai sem desculpas ou justificativas, nem voltou para pedir mais dinheiro, disse simplesmente: “Pai, pequei…”)

  •  Acreditar que nosso Pai está sempre de braços abertos para nos receber.

(O Pai nem o ouviu, correu quando o viu , o abraçou, beijou, o vestiu com a melhor roupa, anel nos dedos…e fez uma festa. Meu  filho estava morto e voltou a vida dizia ele. Deus nos aceita!!!! Venha para Ele com fé!!!!)

3 – Viva com a confiança de filho no Pai.

Romanos 8:1   “Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus, porque por meio de Cristo Jesus a lei do Espírito de vida me libertou da lei do pecado e da morte.”

Ao invés de viver em condenação , podemos viver com confiança    e na certeza do perdão do Pai e da Graça de Deus – muito superior a nossa performance.

A Graça de Deus é o amor que pagou o preço por nós.

v. 29   “….Todos esses anos tenho trabalhado como um escravo ao teu serviço e nunca desobedeci uma ordem…”

( O segundo filho cobrava a sua performance, tinha trabalhado como escravo dizia ele. Não conhecia a dimensão da graça do pai e o relacionamento que tinha com o pai era o de escravo, não de filho, que pena….O pai lhe diz: “Meu filho, você está sempre comigo, tudo o que tenho é seu…” Perdemos em não conhecer a dimensão da graça e do amor de Deus, Ele nos oferece a posição de filhos e nós não recebemos, mas a todos os que o receberam deu-lhes o poder de serem filhos de Deus.)

“Sou aceito por Deus pela minha posição em Jesus Cristo, não pela minha performance. Não posso fazer nada para merecer o amor de Deus. Deus tem escolhido me amar pela sua graça. Sua graça é minha segurança.”     

Share
Posted in biblia, estudo by agnes at March 27th, 2010.
Tags: ,
  • dircinea martins aguiar

    Amiga,
    Cada dia estou mais encantada visitando o seu site.Esse do filho pródigo é muito lindo! eu adoro. A aceitação do pai com humildade depois da atitude do filho arrependido. Porém,
    é como Deus perdoa nossos pecados e nos compreende sem pedir explicação.
    Um beijão amiga e mais uma vez ” Parabéns” pelo abençoado material.
    Dirce