Entendendo mais a graça de Deus

 A graça de Deus não pode ser entendida plenamente somente pela mente porque ela é poderosa e muda o coração!!!Poderosa força!!!

I Crônicas 8: 34 “O filho de Jônatas foi Meribe- Baal, que gerou Mica.”

II Samuel 4: 4 “Jônatas, filho de Saul, tinha um filho aleijado dos pés. Ele tinha 5 anos de idade quando chegou a notícia de Jezreel de que Saul e Jonatas haviam morrido. Sua ama o apanhou e fugiu, mas ma pressa, ela o deixou cair, e ele ficou manco. seu nome era Mefibosete( nome que significa vergonha).

II Samuel 9: 1-10;13 “Certa ocasião Davi perguntou: Resta alguém da família de Saul a quem eu possa mostrar lealdade, por causa da minha amizade com Jônatas? Então chamaram Ziba, um dos servos de Saul, para apresentar-se a Davi, e o rei lhe perguntou: Você é Ziba? Sou teu servo, respondeu ele. Perguntou-lhe Davi: Resta ainda alguém da família de Saul a quem eu possa mostrar a lealdade de Deus? Respondeu Ziba: Ainda há um filho de Jônatas, aleijado dos pés. Onde está ele? , perguntou o rei. Ziba respondeu: na casa de Maquir, filho de Amiel, em Lo-Debar. Então o rei Davi mandou trazê-lo de Lo-Debar. Quando Mefibosete, filho de Jônatas e neto de Saul, compareceu diante de Davi, prostou-se , rosto em terra. Mefibosete?, perguntou Davi. Ele respondeu: Sim, sou teu servo. Não tenha medo, disse-lhe Davi, pois é certo que eu o tratarei com bondade por causa de minha amizade com Jônatas, seu pai. Vou devolver-lhe todas as terras que pertenciam a seu avô Saul, e você comerá sempre à minha mesa. Mefibosete prostou-se e disse: Quem é o teu servo, para que te preocupes com um cão morto como eu? Então o rei convocou Ziba e disse-lhe: Devolvi ao neto de Saul, seu senhor, tudo o que pertencia a ele e à família dele. Você , e seus filhos e seus servos cultivarão a terra para ele. Você trará a colheita para que haja provisões na casa do neto de seu senhor. Mas Mefibosete comerá sempre à minha mesa. Ziba tinha quinze filhos e vinte servos. Então Mefibosete, que era aleijado dos pés, foi morar em Jerusalém, pois passou a comer sempre à mesa do rei.”

Os nomes significam muito nessa história. Originariamente, o nome de Mefibosete era Meribe-Baal que significava nome honrado, honrada pessoa. Num só dia perdeu o pai , o avô , futuro, estabilidade,as pernas e passou a chamar-se Mefibosete, que significa em hebraico coisa de vergonha e ainda foi morar em Lo Debar, lugar de tristeza .Triste história!!Porém a história não termina aqui . Sabe como termina? Vamos falar de “graça”.

Davi, quando assume o trono depois da morte de Saul, vai procurar alguém da descendência de Saul, mas não para matar como fariam qualquer rei daquele tempo, mas para redimir, para fazer bem por causa de aliança com Jônatas, filho de Saul Restaura tudo a Mefibosete que pertencia ao seu avô Saul.

Foi alguma coisa que Mefibosete havia feito? Não. Tem a ver com a aliança com Jônatas.

O mesmo acontece conosco, não merecíamos , mas Deus nos redime por causa do sangue de Jesus. Nos restaura, nos cura, nos salva por causa do preço que Jesus pagou na cruz. O preço já foi pago! Não é pelo que fizemos, nem por o quanto somos bons que Deus nos contempla com a sua graça, mas pelo que Jesus fez.

Podemos ver a Graça de Deus de 3 formas:

1- A graça de Deus procura os perdidos, os que estão em sofrimento.

EX. Como Davi foi procurar Mefibosete assim Deu nos procura.

Lucas 19:10 “Pois o filho do homem ( jESUS) veio buscar e salvar o que estava perdido.”

Como a graça de Deus nos encontra?

  • Através da fome e do vazio que sentimos. (Pela falta de conhecimento e experiência com o amor de Deus, que nada no mundo pode preencher).
  • Através da circunstâncias. ( Coincidências que chamam nossa atenção)
  • Através do amor das pessoas.

2- A Graça de Deus convida perdidos, humilhados, rejeitados para sua presença.

Quando respondemos ao convite de Deus, podemos estar certos de que Ele irá:

  • Nos receber

    João 6: 37 “Todo aquele que o Pai me der virá a mim, e quem vier a mim eu jamais rejeitarei.”

  • Nos restaurar, fazer em nós o que não podemos fazer por nós mesmos.

    Mateus 4: 18,19Andando à beira do mar da Galiléia, Jesus viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Eles estavam lançando redes ao mar, pois eram pescadores. E disse Jesus: Sigam-me, e eu os farei pescadores de homens.”

    João 1:42 “E o levou a Jesus. Jesus olhou para ele e disse: Você é Simão, filho de João. Será chamado Cefas, que traduzido é Pedro.”

3- A Graça de Deus direciona os perdidos, rejeitados a um novo nível.

Quando respondemos ao convite de Deus, Ele nos diz:

  • “Você é objeto de minha graça , não de meu julgamento.”
  • “Minha graça é mais do que bondade, ela traz completo trabalho de restauração!”
  • Minha graça te traz em segurança para a minha família, família de Deus!”

I João 3:1 “Vejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu: sermos chamados filhos de Deus, o que de fato somos! Por isso o mundo não nos conhece, porque não o conheceu. “

 

Share
Posted in biblia, estudo by agnes at April 2nd, 2010.
Tags: ,