Quando você estiver com pouca esperança – Max Lucado

 Água. Tudo que Noé pode ver é água. O sol do fim da tarde mergulhando nela. As nuvens são refletidass nela. Seu barco está cercado por ela. Água. Água para o norte. Água para o sul. Água para o leste. Água para o oeste. Água.

Ele enviou um corvo em uma missão de reconhecimento, mas nunca mais voltou. Ele enviou uma pomba. Ela voltou cansada a tremendo, sem ter encontrado nenhum lugar para ficar. Então, esta manhã, ele tentou novamente. Com uma oração, ele deixou-a ir e assistiu… até que o pássaro não fosse maior do que um pontinho no céu.

Todos os dias ele esperava pelo retorno da pomba.

Agora o sol está se pondo, e o céu está escurecendo, e ele chegou a olhar uma última vez, mas tudo o que ele vê é a água. Água para o norte. Água para o sul. Água para o leste. Água para o …

Você entende esse sentimento. Você ja esteve no lugar de Noé. Você já teve a sua quota de inundações. Inundações de tristeza no cemitério, o stress no escritório, a raiva na deficiência em seu corpo ou a incapacidade de seu cônjuge. Você já viu a ascensão da água da enchente, e você já deve ter visto o pôr do sol sobre suas esperanças também. Você esteve no barco de Noé.

E você precisava da mesma coisa que Noé precisava; você precisava de alguma esperança. Você não está pedindo um resgate de helicóptero, mas o som de um seria bom. Esperança não promete uma solução imediata, mas sim a possibilidade de uma. Às vezes, tudo o que precisamos é um pouco de esperança.

Isso é tudo que Noé precisava. E isso é tudo que Noé recebeu.

Aqui está como a Bíblia descreve o momento: “Ao entardecer, quando a pomba voltou, trouxe em seu bico uma folha nova de oliveira. “(Gen. 8:11 NVI).

Uma folha de oliveira. Noé teria ficado feliz por ter a ave de volta, mas para ter a folha! Esta folha foi mais do que uma simples folhagem, era uma promessa. O pássaro trouxe mais do que um pedaço de uma árvore, ele trouxe esperança. Pois não é isso que é esperança? A esperança é uma folha de oliveira – evidencia de terra seca, após uma inundação. Prova para o sonhador que sonhar vale a pena.

Para todos os Noés do mundo, a todos os que buscam no horizonte um grão de esperança, Jesus proclama: “Sim!” E ele vem. Ele vem como uma pomba. Ele vem dando frutos de uma terra distante, da nossa futura casa. Ele vem com uma folha de esperança.

Você já recebeu a sua? Não pense que sua arca está muito isolada. Não pense que a sua inundação é muito grande. Receba a sua esperança, sim? Receba-a porque você precisa dela. Receba-a para que você possa compartilhá-la. Receba a sua esperança, sim? Receba-a porque você precisa dela. Receba-a para que você possa compartilhá-la.

O que você acha que Noé fez com a dele? O que você acha que ele fez com a folha? Será que ele a descartou e a esqueceu? Você acha que ele a colocou no bolso e ou guardou dentro de um livro? Ou você acha que ele soltou um grito e reuniu as tropas e passou-a como o diamante de esperança que ela era?

Certamente, ele gritou. Isso é o que você faz com a esperança. O que você faz com as folhas de oliveira? Você passa adiante. Você não a guarda no bolso. Você dá ela a quem você ama. O amor sempre tem esperança. “O amor … tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta”(1 Coríntios. 13:4-7 NVI).

O amor tem esperança em você.

 O jovem autor estava precisando de esperança. Mais de uma pessoa haviam o aconselhado a desistir. “Ser publicado é impossível”, disse um mentor. “A menos que você seja uma celebridade nacional, os editores não vão falar com você.” Outra advertiu: “Escrever leva muito tempo. Além do mais, você não quer todos os seus pensamentos no papel. “

Inicialmente, ele escutou. Ele concordou que escrever era um desperdício de esforço e voltou sua atenção para outros projetos. Mas de alguma forma a caneta e o bloco foram uísque e Coca-Cola para esse viciado em escrever. Ele preferia escrever do que ler. Assim, ele escreveu. Quantas noites que ele passou no sofá, no canto do apartamento, escolhendo os melhores verbos e substantivos para usar? E quantas horas sua mulher passou sentada com ele? Ele escrevendo. Ela bordando. Finalmente, um manuscrito foi terminado. Cru e carregado de erros, mas terminado.

Ela lhe deu o empurrão. “Envie para editores. Qual é o mal?”

E ele foi enviado. Enviado para quinze editoras diferentes. Enquanto o casal esperava, ele escrevia. Enquanto ele escrevia, ela costurava. Nenhum dos dois tinha expectativa de muito, mas os dois tinham esperança de tudo. As respostas começaram a encher a caixa de correio. “Sinto muito, mas não aceitamos manuscritos não-solicitados. “Temos que devolver seu trabalho. Boa sorte.” “Nosso catálogo ainda não tem espaço para autores não-publicados.”

Eu ainda tenho essas cartas. Em alguma gaveta. Encontrá-los levaria algum tempo. Mas encontrar o bordado da Denalyn, no entanto, não levaria tempo algum. Para vê-lo, tudo que faço é levantar os olhos deste monitor e olhar na parede. “De todas as artes em que o sábio pode alcançar excelência, a principal obra da natureza é escrever bem.”

Ela me deu esse bordado quando a décima quinta carta chegou. Um editor disse sim. Essa carta também está em uma moldura. Qual dos dois é mais significativo? O presente da minha esposa ou a carta do editor? Sem dúvidas, o presente. Porque ao me dar o presente, Denalyn me deu esperança.

O amor faz isso. O amor estende uma folha de oliveira para o amado e diz: “Eu tenho esperança em você.”

O amor também é rápido para dizer: “Eu tenho esperança para você.”

 Você pode dizer essas palavras. Você é um sobrevivente do dilúvio. Pela graça de Deus você encontrou o caminho para a terra seca. Você sabe o que é ver as águas abaixarem. E já que você sabe, ja que você passou por um dilúvio e viveu para contar, você está qualificado para dar esperança a alguém.

Share
Posted in reflexao by agnes at March 28th, 2011.
Tags: