O Pastor que faz a diferença.

Quem é Jesus para mim? Uma tradição? O que cada um responderia? Para entender profundamente quem Jesus é, nada melhor ver o que Jesus diz sobre si mesmo. Ele diz que Ele é o pão da vida (João 6:35); Ele é a luz do mundo (João 8:12); Ele é a porta (João 10:9); Ele é o bom pastor (João 10:11); Ele é a ressurreição e a vida (João 11:25); Ele é o caminho, a verdade e a vida (João 14:6); Ele é a videira verdadeira (João 15:5).

 Vamos estudar o que Jesus diz sobre si mesmo, quando diz em:

 João 10:11-15 Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas. O mercenário, a quem não pertencem as ovelhas, não é pastor. De modo que quando vê vir o lobo, deixa as ovelhas e foge.Então o lobo ataca o rebanho, e dispersa as ovelhas.O mercenário foge porque é mercenário, e não tem cuidado com as ovelhas.Eu sou o bom pastor, eu conheço as minhas ovelhas, e as minhas ovelhas me conhecem. Assim como o Pai me conhece, também eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas.”

 Bom = onde não há nenhum mal, totalmente bom

 Aprendemos que:

1- Todos tem um pastor.

Todos estão sendo pastoreados por alguma coisa , alguem ou alguma força através de certas influências, pressões ou perspectivas. Alguma coisa ou alguem controla a nosa vida. Podem ser os apetites da carne, pressão cultural, filosofias do mundo humanisticas, forças demoníacas….

Efésios 2:1-3 “Ele vos vivificou, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência. Entre eles todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos. E éramos por natureza filhos da ira, como também os demais.” Antes de aceitarmos a Jesus Cristo como Senhor e Salvador , estávamos sobre a influência de Satanás.

Colossenses 2:8 “Tende cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo.

Gálatas 5:19-21 “As obras são conhecidas, as quais são : prostituição, impureza ,lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, pelejas, dissensões, facções, invejas, bebedices, orgias e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos preveni, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.” Onde estiverem acontecendo esses comportamentos, a natureza carnal esta no pastoreio.

II Timóteo 2: 24-26 “E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim ser brando para com todos, apto para ensinar, paciente, corrigindo com mansidão os que resistem, na expectativa de que Deus lhes conceda o arrependimento para conhecerem plenamente a verdade, e que se desprendam dos laços do diabo, por quem haviam sido presos, para cumprirem a vontade de Deus.” Armadilhas do inimigo

Mateus 6:24 “Ninguém pode servir a dois senhores. Ou há de odiar a um e amar o outro, ou se devotará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e as riquezas.”

 O que está te pastoreando irá pastorear seu destino.

 2- Existe somente um bom pastor.

 Jesus descreve o tipo de alinça que fazem aqueles que O escolhem como pastor das suas vidas.

João 10:11-15 Eu sou o bom pastor ( me diferencio dos outros). O bom pastor dá a vida pelas ovelhas. O mercenário, a quem não pertencem as ovelhas, não é pastor. De modo que quando vê viro lobo, deixa as ovelhas e foge.Então o lobo ataca o rebanho, e dispersa as ovelhas.O mercenário foge porque é mercenário, e não tem cuidado com as ovelhas.Eu sou o bom pastor, eu conheço as minhas ovelhas, e as minhas ovelhas me conhecem. Assim como o Pai me conhece, também eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas.”

 Salmos 23:1-6 “O Senhor é o meu pastor e nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas, refrigera a minha alma. Guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos ( novo nível de unção na minha caminhada). Unges a minha cabeça com óleo; o meu cálice transborda. Certamente que a bondade e o amor me seguirão todos os dias da minha vida, e habitarei na casa do Senhor para sempre.”

 -O Pastor irá suprir TODAS as nossas necessidades , reais necessidades, o que de verdade eu preciso para ser uma pessoa que faça a diferença.

Ex. Quando Davi escreveu esse Salmo estava em profunda dor, fugindo da sua cidade porque o seu próprio filho o havia traído e tinha tomado seu reino. O Senhor restaurou tudo.

Ex.Quando o povo estava saindo do Egito no deserto, o Senhor não deixou faltar o alimento, nem água e a Palavra diz que nem as sandálias se gastavam.

-Ele restaura completamente nossas almas.

 3 – A vida que faz a diferença vem somente para os seguidores do bom Pastor.

 Mateus 4:19 “Disse-lhes Jesus: Vinde após mim e eu vos farei pescadores de homens.” Vida com propósito!!!

 O que um seguidor de Jesus faz?

  •  Deixa para traz o que tem menos valor.

João 1: 35-37 “No dia seguinte João estava outra vez ali, na companhia de dois dos seus discípulos. Quando ele viu Jesus passar, disse: Eis o cordeiro de Deus. Os dois discípulos ouviram-no dizer isso e seguiram a Jesus.”

Na mesma hora os discípulos deixaram João e seguiram Jesus, depois que se conhece o Messias todo o resto se torna pequeno e perde a dimensão que antes tínhamos de sua importância.

  • Ouve a Sua voz através da Sua Palavra .

João 10:4-5 “Quando tira para fora todas as ovelhas que lhe pertencem, vai adiante delas, e elas o seguem, porque conhecem a sua voz. Mas de modo nenhum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não reconhecem a voz dos estranhos.”

O Espírito Santo que habita em nós faz com que saibamos ouvir e distinguir exatamente a voz do bom Pastor através da sua Palavra.

  • Permite que Ele seja o lider.

João 10:27 “As minhas ovelhas ouvem a minha voz, eu as conheço, e elas me seguem.”

  • Seu modelo é Jesus.

I Pedro 2:21 “Para isto fostes chamados, porque também Cristo padeceu por vós, deixando-vos o exemplo, para que sigais as suas pesadas.”

  • Responde positivamente a Sua disciplina.

Hebreus 12:5-6 “…e já vos esquecestes da exortação que vos admoesta como filhos. Filho meu, não desprezes a correção do Senhor, e não desmaies quando por Ele fores repreendido, porque o Senhor corrige a quem ama, e açoita a todo o que recebe por filho.”

Muitos respondem a disciplina do Senhor com distanciamento, zangados e resistem , mas o correto caminho é responder com humildade e quebrantamento, caminhando como o Senhor quer que caminhemos. Ele nos ama como somos, mas nos ama mais ainda para não permitir que continuemos como estamos.

  • Está conectado e em unidade com o Espírito de Deus que habita em nós.

Romanos 15:5-6 “Ora, o Deus da paciência e consolação vos conceda o mesmo sentimento uns para com os outros, segundo Cristo Jesus, para que, concordes e a uma voz, glorifiqueis ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo.”

Viver em unidade, juntos, espírito de união entre os seguidores de Jesus. Todos. Não estamos isolados, Fazemos parte do corpo de Cristo, somos um ramo na videira verdadeira que é o nosso Senhor e salvador Jesus Cristo. Amém!

 Consequências de Jesus ser o meu bom pastor:

  1. Recebo direção e cuidado dele para minha vida.
  2. Adquiro a habilidade de identificar más influências.
  3. Recebo um novo padrão para minha vida. Vida plena, não parcial, nem aceitando o caos como normal
  4. Evito cair em armadilhas.
  5. Tenho intimidade com Deus
  6. Passo a fazer parte da família de Deus, faço parte do Reino de Deus.
     
Share
Posted in biblia, estudo by agnes at April 15th, 2011.
Tags: ,