Você é um cristão? Pastor Dale

 Esta é uma questão muito importante. Honestamente, para responder a essa pergunta, precisamos primeiro entender o que significa ser um cristão. O  termo “Cristão” foi cunhado para descrever um grupo de pessoas que viveram numa cidade do Oriente próximo de Antioquia. Quando os crentes em Jesus, vivendo em Jerusalém, começaram a experimentar forte perseguição, eles levaram a mensagem sobre a morte e ressurreição de Jesus Cristo para outras cidades. Uma dessas cidades foi Antioquia. Aconteceram grandes coisas quando esses crentes compartilharam sua fé. A Bíblia descreve desta maneira:

… e um grande número de pessoas acreditou e virou-se para o Senhor. –Atos 11: 21

Os cidadãos de Antioquia notaram mudanças positivas e radicais na vida desses novos crentes. Eles sabiam que algo maravilhoso havia acontecido com seus familiares, amigos e vizinhos, e eles ligaram essas mudanças à sua nova fé em Jesus Cristo. E por causa disto, eles receberam um nome. Eles eram chamados de “cristãos”.

… Os discípulos foram chamados cristãos pela primeira vez em Antioquia. – Atos 11: 26 (NVI)

A palavra grega traduzida “Cristão” é “Christianos, ” e significa simplesmente “um seguidor de Cristo”. A Bíblia  diz que  “… Os discípulos pela primeira vez foram chamados cristãos em Antioquia.” O termo “Cristão” foi conectado a um compromisso de ser um discípulo de Jesus.

A palavra “discípulo” não é comumente usado na cultura de hoje. O conceito de discipulado é desconhecido para a maioria das pessoas. No Novo Testamento e particularmente nos Evangelhos, o termo e conceito de discipulado é  muito encontrado . Jesus usou freqüentemente. Ele definiu claramente o que significa ser um de seus “discípulos”.

De acordo com Jesus, seus discípulos são aqueles que comprometeram-se a ele, acreditando que ele é o verdadeiro Messias, o filho de Deus e Salvador do mundo. Eles também comprometeram-se a viver sob a sua autoridade, continuamente aprendendo, seguindo seus passos e obedecendo sua Palavra.

Jesus distinguiu seus ouvintes entre: ouvintes casuais da sua mensagem ou observadores dos seus milagres e aqueles que verdadeiramente comprometeram-se a Ele. Durante o Ministério terreno de Jesus, milhares se reuniram para ouvi-lo e vê-lo fazer milagres, mas um grupo muito menor foi considerado como discípulo..

Jesus regularmente ensinava os requisitos para se tornar um discípulo. Preste atenção para o que Jesus dizia:

Em seguida, ele disse à multidão, “se algum de vocês quer ser meu seguidor, você deve colocar de lado suas maneiras egoístas, tomar sua Cruz diária e seguir-me .” – Lucas 9: 23

O Apóstolo Paulo nos disse como iniciar nossa jornada como um discípulo:

Se você confessar com sua boca que Jesus é Senhor e acreditar em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Pois com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. – Romanos 10: 9. 10

Quando alguém se tornar um cristão, ele se torna uma pessoa nova por dentro. Ele não é mais a mesma. Começou uma nova vida. – 2 Coríntios 5: 17

Ser um discípulo de Jesus — um “Cristão” — envolve fé e um compromisso de vida com Jesus que muda radicalmente a forma como pensávamos, falávamos e agiamos. Trata-se de tornar-se um seguidor diário e um estudante sério de Jesus.

Ser  “Cristão” é o compromisso de ser “seguidor de Cristo”.

Pastor Dale

Share
Posted in reflexao, Uncategorized by agnes at April 4th, 2011.
Tags: