Escolhendo amar apesar dos seus direitos

Mateus 5:38-48   “Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente.Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa;E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas.Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes.Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo.Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos.Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo?E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim?Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.”

Falamos muito sobre  direitos nestes dias. No entanto, a atenção dada aos direitos humanos não trouxe a liberdade empresarial ou pessoal. Em vez disso, a maioria das pessoas são prisioneiras da inveja (você tem mais direitos do que eu!), ganância (eu mereço muito mais!), ou amargura (os meus direitos foram violados!).
Em vez de nos focarmos  em nossos privilégios , devíamos tomar a perspectiva bíblica de amar os inimigos e perdoar os que nos perseguem.  Os cristãos, que são discípulos do Senhor, desistem muitas vezes  dos seus direitos para  assumirem a causa de um Reino Santo. Isso não significa que deixaremos as pessoas nos pisarem . Pelo contrário, devemos oferecer uma resposta adequada de acordo com os princípios bíblicos. Em suma, os cristãos devem estar mais preocupados em mostrar o amor de Deus para aqueles que fazem o mal do que que exigirem os seus direitos.
Talvez você esteja pensando, mas Deus não sabe que eu fui maltratado? Mas o que eu sei é  que como Jesus Cristo, nosso exemplo, reagiu a terríveis abusos. Ele foi traído por seus amigos, perseguido pelo seu povo, condenado  e crucificado por nossos pecados. No entanto, Ele disse: “Pai, perdoa-lhes”(Lucas 23:34).
Antes de afirmarmos que a capacidade de Jesus para o perdão e o amor está fora do alcance de meros seres humanos como nós, lembrem-se: Seu Espírito habita em nós. Podemos escolher ceder os nossos direitos e  trabalharmos,  permitindo o agir   do amor de Deus  através de nós.
Lucas 6:29 diz para virarmos  a outra face e darmos mais do que foi solicitado. Não perdemos, quando mostramos aos outros o cuidado sem limites do Senhor.  Ganhamos a Sua bênção e, espero, alguém vai ser salvo por causa do nosso exemplo.

Dr. Charles Stanley

Share
Posted in reflexao by agnes at May 30th, 2011.
Tags: