Lições de filiação.

 João 8:25-59   “  Disseram-lhe, pois: Quem és tu? Jesus lhes disse: Isso mesmo que já desde o princípio vos disse.Muito tenho que dizer e julgar de vós, mas aquele que me enviou é verdadeiro; e o que dele tenho ouvido, isso falo ao mundo.Mas não entenderam que ele lhes falava do Pai.Disse-lhes, pois, Jesus: Quando levantardes o Filho do homem, então conhecereis quem eu sou, e que nada faço por mim mesmo; mas falo como meu Pai me ensinou.E aquele que me enviou está comigo. O Pai não me tem deixado só, porque eu faço sempre o que lhe agrada.Dizendo ele estas coisas, muitos creram nele.Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos;E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.Responderam-lhe: Somos descendência de Abraão, e nunca servimos a ninguém; como dizes tu: Sereis livres?Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado.Ora o servo não fica para sempre em casa; o Filho fica para sempre.Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.Bem sei que sois descendência de Abraão; contudo, procurais matar-me, porque a minha palavra não entra em vós.Eu falo do que vi junto de meu Pai, e vós fazeis o que também vistes junto de vosso pai.Responderam, e disseram-lhe: Nosso pai é Abraão. Jesus disse-lhes: Se fósseis filhos de Abraão, faríeis as obras de Abraão.Mas agora procurais matar-me, a mim, homem que vos tem dito a verdade que de Deus tem ouvido; Abraão não fez isto.Vós fazeis as obras de vosso pai. Disseram-lhe, pois: Nós não somos nascidos de prostituição; temos um Pai, que é Deus.Disse-lhes, pois, Jesus: Se Deus fosse o vosso Pai, certamente me amaríeis, pois que eu saí, e vim de Deus; não vim de mim mesmo, mas ele me enviou.Por que não entendeis a minha linguagem? Por não poderdes ouvir a minha palavra.Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.Mas, porque vos digo a verdade, não me credes.Quem dentre vós me convence de pecado? E se vos digo a verdade, por que não credes?Quem é de Deus escuta as palavras de Deus; por isso vós não as escutais, porque não sois de Deus.Responderam, pois, os judeus, e disseram-lhe: Não dizemos nós bem que és samaritano, e que tens demônio?Jesus respondeu: Eu não tenho demônio, antes honro a meu Pai, e vós me desonrais.Eu não busco a minha glória; há quem a busque, e julgue.Em verdade, em verdade vos digo que, se alguém guardar a minha palavra, nunca verá a morte.Disseram-lhe, pois, os judeus: Agora conhecemos que tens demônio. Morreu Abraão e os profetas; e tu dizes: Se alguém guardar a minha palavra, nunca provará a morte.És tu maior do que o nosso pai Abraão, que morreu? E também os profetas morreram. Quem te fazes tu ser?Jesus respondeu: Se eu me glorifico a mim mesmo, a minha glória não é nada; quem me glorifica é meu Pai, o qual dizeis que é vosso Deus.E vós não o conheceis, mas eu conheço-o. E, se disser que o não conheço, serei mentiroso como vós; mas conheço-o e guardo a sua palavra.Abraão, vosso pai, exultou por ver o meu dia, e viu-o, e alegrou-se.Disseram-lhe, pois, os judeus: Ainda não tens cinqüenta anos, e viste Abraão?Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou.Então pegaram em pedras para lhe atirarem; mas Jesus ocultou-se, e saiu do templo, passando pelo meio deles, e assim se retirou.

A afirmação de Jesus que Ele era o Filho de Deus incitou a fúria nos líderes religiosos. No entanto, Sua afirmação nos ajuda a entender como devemos agir como filhos de Deus.
Ele falou as palavras do Pai para o mundo

João 8:26   “Muito tenho que dizer e julgar de vós, mas aquele que me enviou é verdadeiro; e o que dele tenho ouvido, isso falo ao mundo. 

Antes de Jesus subir ao céu, Ele nos deu a mesma atribuição.

Marcos 16:15 Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura“.

Cristo não fez nada por sua própria iniciativa

João 8:28  Disse-lhes, pois, Jesus: Quando levantardes o Filho do homem, então conhecereis quem eu sou, e que nada faço por mim mesmo; mas falo como meu Pai me ensinou.

Filiação nunca implica fraqueza, mas exige rendição à autoridade do pai.
Ele falou o que o Pai lhe ensinou . Os cristãos não devem depender de instinto pessoal, mas, sim, aprender e confiar na verdade da Palavra de Deus.
Jesus sempre fez o que agradou ao Pai.

João 8: 29   E aquele que me enviou está comigo. O Pai não me tem deixado só, porque eu faço sempre o que lhe agrada.”

 Os que são Filhos de Deus não vivem mais para seus próprios prazeres, e sim, buscam a alegria e as bênçãos de viver em obediência a seu Pai.
Cristo não levou a cabo a sua própria glória, mas honrou o Pai

João 49-50, 54   “ Jesus respondeu: Eu não tenho demônio, antes honro a meu Pai, e vós me desonrais.Eu não busco a minha glória; há quem a busque, e julgue. Jesus respondeu: Se eu me glorifico a mim mesmo, a minha glória não é nada; quem me glorifica é meu Pai, o qual dizeis que é vosso Deus.”

Da mesma forma,  devemos nos  humilhar e exaltar  ao Senhor com nossos pensamentos e comportamentos. 
Jesus sabia quem era Seu  Pai e manteve a sua palavra.

João 8:55   “E vós não o conheceis, mas eu conheço-o. E, se disser que o não conheço, serei mentiroso como vós; mas conheço-o e guardo a sua palavra.”

 Os cristãos têm o mesmo privilégio da intimidade com Deus e com a mesma responsabilidade de obediência às Suas instruções.
O privilégio de sermos de filhos de Deus só é  possível por causa da fiel obediência de Seu Filho ao Pai. Cristo abriu a porta para a nossa adoção, regou-nos com as bênçãos da família, e demonstrou a forma de como viver . Agora cabe a nós seguir o seu exemplo.

Dr. Charles Stanley

Share
Posted in reflexao by agnes at May 6th, 2011.
Tags: