Por que Deus permite o mal?

Gênesis 2:15-17      ” E tomou o SENHOR  Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar.E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente,Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. 

Quando os cristãos explicam como e quando o mal entrou no mundo,  muitas vezes apontam para a tentação da serpente de Eva. Mas, na verdade, nós temos que voltar um pouco mais para o momento em que Deus plantou a Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal. Adão e Eva fizeram  uma escolha entre a obediência e a rebelião, o Senhor permitiu então que o mal entrasse na Sua criação perfeita.

Agora, você provavelmente está fazendo uma pergunta que aflige muitas pessoas, cristãos e não cristãos: Por que um Deus amoroso permitiu o mal? Algumas respostas insatisfatórias foram apresentadas ao longo dos anos, por exemplo, que o Senhor  criador   é impotente para impedir o mal.Tais respostas contradizem o que Deus diz sobre Si mesmo na Bíblia.

Romanos 5:08 ” Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.”
Salmos  47:8 ” Deus reina sobre os gentios; Deus se assenta sobre o trono da sua santidade.”
A verdade é que o nosso Pai amoroso exerce autoridade absoluta sobre este mundo.
Deus tinha um propósito quando deixou a maldade entrar no mundo. A Árvore do Conhecimento foi um campo de testes.Adão e Eva tiveram que escolher entre a rebelião e o amor, o mal e a justiça, a desobediência e a obediência. Porque o Senhor desejava o amor dos seres humanos que Ele criou, Ele tinha oferecido uma escolha. O amor autêntico é dado livremente.O Senhor dá duas garantias quanto ao mal. 

Primeiro, o pecado não é propósito de Deus prá nós.
Tiago 1:13 ”  Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.”
O Senhor deseja que vivamos com em justiça, para que o mal não possa encontrar espaço em nosso coração.
Em segundo lugar,quando somos tocados pelo mal, Ele fará com que essa experiência trabalhe   para o nosso bem.
Romanos  8:28 ” E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.”
Dr. Charles Dtanley

 

 

Share
Posted in reflexao, Uncategorized by agnes at June 3rd, 2011.
Tags: