Viver pelo Espírito

O Espirito Santo do Deus todo poderoso. Como entender a relação de Deus e o Espírito? O que a Bíblia diz sobre o Espírito Santo? Iremos considerar a ação do Espírito em nossas vidas. Ele trabalha para nossa salvação. Ele nos sela como membros da família de Deus. Ele nos guia em como procurar conhecer e crescer em Deus. O Espírito nos dá poder para lutar as inevitáveis batalhas da vida no mundo, na carne e do inimigo. Em todas as situações, somos dependentes do Espírito Santo de Deus.

Gálatas 5:16  “Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.”

3 em 1

Vamos ver o que Gálatas 5 e 6 tem a nos dizer acerca do terceiro membro da Trindade:

Vamos examinar através das Escrituras o caráter desse estudo sobre o Espírito. Muitas coisas ouvimos sobre o Espírito Santo e achamos que já sabemos o suficiente, mas lembrem-se , o que ouvimos  são fatos e que só podemos chamar de verdadeiros  se forem confirmados na Palavra.

Perguntas chaves:

1-    As Escrituras provam que o Espírito Santo é divino como o Pai e o Filho?

2-    Quais características o Pai, o Filho e o Espírito Santo tem em comum?

3-    Como é ser um em três?

Nas Escrituras temos passagens que respondem a essas questões.

Compare Isaías 40:13 e 1Coríntios 2:12.  

Quais são os pensamentos de Deus que o Espírito conhece?________________

Isaías 40:13   “Quem guiou o Espírito do SENHOR, ou foi seu conselheiro?

1 Coríntios 2:12  “Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus.”

Leia Salmos 139: 7-10.

Quais as características de Deus que o espírito apresenta nesses versos?

(  ) todo poder     (  ) presença em todo lugar    (  ) todo conhecimento

Salmos 139:7-10   “Para onde me irei do teu Espírito, ou para onde fugirei da tua face?Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também.Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar,até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá.”

Leia Gênesis 1: 1-2  e Salmos 104:30. Qual a ação do Espírito na criação?

Gênesis 1:1-2   “No princípio criou Deus os céus e a terra.E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas”.

Salmos 104:30   “Envias o teu Espírito, e são criados, e assim renovas a face da terra”.

Em Jó 33:4  nos fala que o espírito não somente agiu na criação do mundo , mas também nos criou como indivíduos.

Jó 33:4  “O Espírito de Deus me fez; e a inspiração do Todo-Poderoso me deu vida.”

Lucas 1:35   “E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus.”

Qual a evidência que descobrimos em Lucas 1:35 de que o Espírito é Deus?

_________________________________________

Notou o paralelo nessas afirmações? O anjo disse: “Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra” . O Espírito Santo faz o que somente Deus pode fazer. Uma vez que Jesus foi gerado pelo Espírito Santo, e uma vez que Jesus é o filho de Deus, o Espírito é Deus.

Em Lucas 1:35 o Espírito Santo acompanha o nascimento de Cristo.

Hebreus 9:14   “Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?

Que outras ações o Espírito também acompanhou?______________________

Atos 10:38   “Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo bem, e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele.”

Como o ministério de Jesus foi cheio?________________________________

Romanos 8:11   “E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.”

Onde o Espírito vive?  (  ) com Deus no Paraíso    (  )  todo lugar    (  )  em nós

O que Ele faz com nossos corpos mortais?__________________________

Em que nomes Jesus manda que os cristãos sejam batizados?

_______,__________, e o _____________  ___________.

Mateus 28:19   “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.”

Não é maravilhosa a segurança que vem em buscar nas Escrituras  nossa única e somente única verdade? Somos convencidos pela Palavra que o Espírito Santo é a terceira pessoa da Trindade e divino .

Iremos descobrir divinos atributos em comum em todos os membros da trindade.Iremos também descobrir que atuam de formas diferentes. Vamos lembrar do ato da criação como uma ilustração que vem provar como o Pai, o Filho e o Espírito Santo são 1 mas com distintas funções.

Genesis 1:1   “No princípio criou Deus os céus e a terra.”

Nosso primeiro membro da Trindade intimamente envolvido na criação.  Em hebraico é usada Elohim no plural “ No princípio criou Elohim os céus e a terra.” A palavra singular é El. A palavra no plural sugere mais do que um e menos do que muitos.

Cristãos do Novo Testamento entenderam o significado de Elohim, mais claramente: Deus é um – Pai, Filho e Espírito Santo. Existem várias analogias para explicar a triúna natureza de Deus. Por exemplo: a água é composta de 3 partes , e moléculas de hidrogênio e 1 de oxigênio, e ainda sim é uma só substância. A água pode ter a forma de gelo, líquido ou vapor, e ainda ser água. Você é filha, esposa e mãe e ainda ser você. Cada uma dessas analogias nos ajudam a a ter uma idéia , mas são exemplos limitados.  O melhor que podemos fazer é reconhecer que o  nosso único Deus é o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

A plural forma da Palavra Elohim fala do envolvimento da Trindade na criação, mas as Escrituras delineiam responsabilidades para cada um? Vamos descobrir….

Vamos ler:

João 6:38   “ Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.”

João 8:28   ” Disse-lhes, pois, Jesus: Quando levantardes o Filho do homem, então conhecereis quem eu sou, e que nada faço por mim mesmo; mas falo como meu Pai me ensinou.”

O que Jesus cita como Sua chave da responsabilidade?__________________

Colossenses 1: 13-17   “O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor;Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados;O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.”

Podemos constatar que Jesus Cristo estava envolvido intrinsicamente  na criação, como também vimos em João 6:38 e João 8:28 e que o Filho não faz nada por sua própria vontade. Ele só faz o que agrada ao Pai.

João 1: 1-3   “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.Ele estava no princípio com Deus.Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.”

Por que nome Jesus foi chamado?_____________

Nesta passagem, o termo grego para verbo é Logos, que significa o poder de expressar, entregar, oratória, eloquência. A palavra de Deus, significa Sua onipotente voz.

João 1:14   “E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.”

Pelo verbo, pela palavra, todas as coisas foram criadas.

Qual era a performance do Espírito Santo na criação? __________________

Gênesis 1: 1-2   “No princípio criou Deus os céus e a terra.E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.”

O que observamos nesta passagem é o Espírito Santo se movendo, aplicando poder e energia na criação.

Deuteronômio 6:4   “Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único SENHOR”

Um único Senhor através da vontade do Pai, a Palavra do Filho e o caminho do Espírito.O Pai desejou, o Filho declarou e o Espírito energizou.

O mesmo Deus que desejou, falou e energizou o universo está direcionando todo o Seu cuidado e direção para a sua vida. Ele continua a dirigir a sua vida com o mesmo método: O Pai primeiro deseja, o Filho fala a vontade do Pai para você através da Sua Palavra, e o Espírito Santo supri voce de poder para obedecê-Lo.Você já se sentiu insignificante? Sem importância? Como isto muda sua perspectiva? O Deus do Universo está intimamente envolvido em sua vida diária usando o mesmo poder e glória com que comandou a criação. Ele descobriu em você importância!O Pai tem um perfeito plano para sua vida,

Jeremias 29:11   “Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.”

O plano perfeito foi nos concedido  pelo precioso sangue de Seu Filho, Jesus, que  estendeu a Sua Palavra para nos dirigir em Seu caminho. O Espírito Santo depois, veio para nos ensinar essa Palavra e nos capacitar com poder para que possa mos obedecer e seguir. Sem o Espírito sSnto , viveríamos em constante frustração sem conseguir chegar ao final do corrida, tendo que terminar e sem energia.

Concluindo:

Filipenses 2:13   “Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.”

Beth Moore

Share
Posted in estudo, Uncategorized by agnes at July 8th, 2011.
Tags: