Retratos da paz

Dentro das Escrituras vamos descobrindo que é impossível experimentarmos a Paz de Deus até termos Paz com Deus. Jesus Cristo levou os pecados de toda a humanidade, e assumiu o nosso lugar, Ele morreu na cruz pagando  a pena que era nossa. Sua morte comprou nossa Paz com Deus. Estamos estudando o que é exatamente a Paz de Deus e de como receber essa Paz. Vamos cuidadosamente ler:

João 14:27   “Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbem os seus corações, nem tenham medo. “

De quem temos recebido a paz?______________

Filipenses 4:7   “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus.”

Como é descrita a Paz em Filipenses 4:7 ?______________________

Vamos juntar  Filipenses 4:7, João 14:27 e ver o que podemos aprender:

– Existe uma Paz que excede todo o entendimento ( Filipenses 4:7)

– O mundo não pode dar esse tipo de Paz ( João 14:27)

– Essa Paz guarda o coração e a mente ( Filipenses 4:7)

– Essa Paz pertence a Cristo e somente Ele pode dar (João 14:27)

– Cristo nos oferece Sua Paz (João 14:27 )

Antes de compreendermos como podemos aplicar a Paz nas nossas vidas, vamos ver como essa Paz esteve presente na vida de Jesus aqui na Terra. Todas essas passagens abaixo devem  ser familiares a vocês, mas hoje especialmente iremos absorver mais essas  verdades, especificamente a que fala sobre “ a paz de Deus que excede a todo entendimento.”

RETRATOS DA PAZ NA VIDA DE CRISTO

1ºRETRATO – Lucas 2: 41-52   “Todos os anos seus pais iam a Jerusalém para a festa da Páscoa. Quando ele completou doze anos de idade, eles subiram à festa, conforme o costume. Terminada a festa, voltando seus pais para casa, o menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que eles percebessem. Pensando que ele estava entre os companheiros de viagem, caminharam o dia todo. Então começaram a procurá-lo entre os seus parentes e conhecidos. Não o encontrando, voltaram a Jerusalém para procurá-lo. Depois de três dias o encontraram no templo, sentado entre os mestres, ouvindo-os e fazendo-lhes perguntas. Todos os que o ouviam ficavam maravilhados com o seu entendimento e com as suas respostas. Quando seus pais o viram, ficaram perplexos. Sua mãe lhe disse: “Filho, por que você nos fez isto? Seu pai e eu estávamos aflitos, à sua procura”. Ele perguntou: “Por que vocês estavam me procurando? Não sabiam que eu devia estar na casa de meu Pai? ” Mas eles não compreenderam o que lhes dizia. Então foi com eles para Nazaré, e era-lhes obediente. Sua mãe, porém, guardava todas essas coisas em seu coração. Jesus ia crescendo em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens.”

Quantos anos Jesus tinha quando Ele ficou para traz em Jerusalem?_____________

Quanto tempo de distância eles já haviam percorrido de volta para casa (v. 44) ?___

Depois de quanto tempo os pais de Jesus O encontraram (v. 46)?________________

O que Ele estava fazendo quando eles o encontraram?_______________________

O que a mãe de Jesus falou quando encontraram o menino (v.48)?_______________

Por que Jesus não estava tenso ou ansioso por causa da separação (v. 49)?_______

Que festa estava sendo celebrada em Jerusalém naquela época?_________________

Quem eram as pessoas que estavam ouvindo Jesus (v.47)?___________________

A primeira vez que Jesus teve para ensinar, ele aproveitou, e foi no templo, onde o altar de sacrifício deveria  estar posicionado durante a festa da Páscoa. Jesus usou um único e efetivo método: Ele usou o visual do ambiente para ensinar preceitos de Deus de maneira que Seus ouvintes pudessem entender. As parábolas eram perfeitos exemplos do Seu estilo de ensino. Frequentemente, Ele também ensinava fazendo perguntas, o primeiro método vemos em

Lucas 2:46   “Depois de três dias o encontraram no templo, sentado entre os mestres, ouvindo-os e fazendo-lhes perguntas. “

Não acredito que a escolha dessa específica festa tivesse sido um acidente onde Jesus  mostraria pela primeira vez Seu conhecimento da Palavra de Deus . Vemos sim que Jesus aproveitou a oportunidade para ensinar, mesmo dando um susto nos seus pais.

I Coríntios 5: 7-8   “Livrem-se do fermento velho, para que sejam massa nova e sem fermento, como realmente são. Pois Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi sacrificado. Por isso, celebremos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da perversidade, mas com os pães sem fermento da sinceridade e da verdade.”

Por que você pensa que Jesus aproveitou esse  tempo em especial para ensinar?______

Jesus tinha somente 12 anos. Estava sozinho em Jerusalém por 4 dias. Eles estavam a um dia de distância e levaram mais 3 dias para encontrá-lo. Onde Jesus tinha dormido? Onde Ele comeu? Quem Ele conheceu? Com 12 anos, a valentia normalmente termina quando o sol se vai, mas não com Jesus. Ele estava sozinho e ainda tinha encontrado a perfeita paz.

2º RETRATO– João 6:1-15   “Algum tempo depois Jesus partiu para a outra margem do mar da Galiléia ( ou seja, do mar de Tiberíades ), e grande multidão continuava a segui-lo, porque vira os sinais miraculosos que ele tinha realizado nos doentes. Então Jesus subiu ao monte e sentou-se com os seus discípulos. Estava próxima a festa judaica da Páscoa. Levantando os olhos e vendo uma grande multidão que se aproximava, Jesus disse a Filipe: “Onde compraremos pão para esse povo comer? ” Fez essa pergunta apenas para pô-lo à prova, pois já tinha em mente o que ia fazer. Filipe lhe respondeu: “Duzentos denários não comprariam pão suficiente para que cada um recebesse um pedaço! ” Outro discípulo, André, irmão de Simão Pedro, tomou a palavra: “Aqui está um rapaz com cinco pães de cevada e dois peixinhos, mas o que é isto para tanta gente? ” Disse Jesus: “Mandem o povo assentar-se”. Havia muita grama naquele lugar, e todos se assentaram. Eram cerca de cinco mil homens. Então Jesus tomou os pães, deu graças e os repartiu entre os que estavam assentados, tanto quanto queriam; e fez o mesmo com os peixes. Depois que todos receberam o suficiente para comer, disse aos seus discípulos: “Ajuntem os pedaços que sobraram. Que nada seja desperdiçado”. Então eles os ajuntaram e encheram doze cestos com os pedaços dos cinco pães de cevada deixados por aqueles que tinham comido. Depois de ver o sinal miraculoso que Jesus tinha realizado, o povo começou a dizer: “Sem dúvida este é o Profeta que devia vir ao mundo”. Sabendo Jesus que pretendiam proclamá-lo rei à força, retirou-se novamente sozinho para o monte. “

Por que as pessoas seguiam Jesus (v.2)?  (   ) Pensavam que Ele fosse o Messias    (   ) Eles viram os sinais miraculosos que Ele fazia.

(   ) Eles queriam um rei  para livrá-los de Roma.

Que Pergunta Jesus fez  a Felipe e por que?_________________________________

Quanta comida eles teriam que comprar para  5 mil pessoas?______________________

O que Jesus mandou as pessoas fazerem antes de Ele as alimentar?_____________

Quem distribuiu o peixe e os pães?___________________________

Depois de todos terem comido, quanto ainda sobrou?_____________________

Por que Jesus se retirou para as montanhas (v.15)?_________________

Jesus carregava uma tremenda carga de responsabilidade por aqueles que o seguiam. Não era coincidência, somente uma pessoa ter algum alimento. Também não era coincidência, a abundância de cestas disponíveis para recolher os restos do que sobrou. Ele tinha perfeita paz quanto à provisão, Ele não se preocupava. Ele não formou uma equipe para planejar um jantar. Vemos 4 passos básicos para a paz da provisão de Deus para a multidão:

– Ele os fez cientes de suas necessidades.

– Ele usou o pouco que eles tinham.

– Ele os colocou em posição de descansar na Sua provisão. Ele os mandou se sentarem e comeram somente aqueles que estavam sentados (v.10-11).

– Ele deu muito mais do que podiam imaginar .

Efésios 3:20   “Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós”.

Jesus estava perfeitamente em paz com relação as necessidades de Seus seguidores porque Ele tinha perfeita confiança na provisão do Seu Pai.

Mateus 6:8   “Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes. “ 

Mateus 6: 25-32   “Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário? Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas? E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura? E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam; E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé? Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? (Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas.”

Romanos 8:32   “Aquele que não poupou a seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará juntamente com ele, e de graça, todas as coisas?” 

De acordo com as essas passagens das Escrituras  ,  o  que Jesus conhecia sobre Deus que deu a Ele paz em face da necessidade?___________

Filipenses 4:19   “O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus. “

O que você sente com relação a essa promessa de Deus que diz que “graciosamente Ele nos dá todas as coisas”?_____________________________________

Você tem paz em tempos de solidão ou você tem a tendência a buscar a sua segurança na provisão de pessoas?Você tem colocado alguma necessidade diante do Seu Deus? Tem você dado a Ele TUDO que você tem para oferecer, mesmo que seja somente poucos pães e peixes?Você está sentada confiando  tranqüilamente na postura de quem sabe que vai receber?Então prepare as cestas!!!!!

Romanos 14:17   “Pois o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo.”

3º RETRATO – Mateus 14:22-23   “Logo em seguida, Jesus insistiu com os discípulos para que entrassem no barco e fossem adiante dele para o outro lado, enquanto ele despedia a multidão. Tendo despedido a multidão, subiu sozinho a um monte para orar. Ao anoitecer, ele estava ali sozinho, mas o barco já estava a considerável distância da terra, fustigado pelas ondas, porque o vento soprava contra ele. Alta madrugada, Jesus dirigiu-se a eles, andando sobre o mar. Quando o viram andando sobre o mar, ficaram aterrorizados e disseram: “É um fantasma! “ E gritaram de medo. Mas Jesus imediatamente lhes disse: “Coragem! Sou eu. Não tenham medo! ” “Senhor”, disse Pedro, “se és tu, manda-me ir ao teu encontro por sobre as águas”. “Venha”, respondeu ele. Então Pedro saiu do barco, andou sobre a água e foi na direção de Jesus. Mas, quando reparou no vento, ficou com medo e, começando a afundar, gritou: “Senhor, salva-me! ” Imediatamente Jesus estendeu a mão e o segurou. E disse: “Homem de pequena fé, porque você duvidou? ” Quando entraram no barco, o vento cessou. Então os que estavam no barco o adoraram, dizendo: “Verdadeiramente tu és o Filho de Deus”.

Tenha em mente que esse fato ocorreu logo depois de Jesus alimentar as 5 mil pessoas.

Por que Jesus insistiu para os discípulos pegarem o barco e irem  para o outro lado (v.22)?____

Onde Jesus foi?__________________________________

Quando Jesus foi encontrar com eles (v .25)?__________________

Jesus orou muito tempo! Estava orando desde o anoitecer(v.23) até a alta madrugada que devia ser entre 3  e 6 horas da manhã. Muita oração!

Como Jesus chegou até o barco?_________________________________________

Como os discípulos reagiram?_____________________________________

Por que os discípulos não deviam ter medo (v.27)?_______________________

Quais eram as circunstâncias a volta de Pedro na hora em que Pedro caminhou sobre as águas?___________________

Quais eram as circuntâncias em que  Pedro começou a afundar na água?_______

Vemos a Paz de Deus vividamente nessa maravilhosa situação vivida por Pedro. Primeiro, vemos que Jesus propositadamente criou as circunstâncias na qual Ele poderia revelar Sua majestade. O último lugar que alguém procuraria segurança durante uma tempestade seria num barco….ainda mais afastado  de todos os sinais de segurança! “Alta madrugada” indica o  tempo que eles tinham lutado contra o vento que começou ao anoitecer. Sem dúvida, eles estavam no fim das suas forças  físicas e mentalmente exaustos. Repare,  Jesus não correu para resgatá-los. Ele caminhava. Imagine o quadro: Jesus se aproxima caminhando com passos firmes enquanto os discípulos estão apavorados e assustados e gritam: “ É um fantasma!”

Mateus 17:7   “Mas Jesus se aproximou, tocou neles e disse: “Levantem-se! Não tenham medo! “

Mateus 28:1-6   “Depois do sábado, tendo começado o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro. E eis que sobreveio um grande terremoto, pois um anjo do Senhor desceu do céu e, chegando ao sepulcro, rolou a pedra da entrada e assentou-se sobre ela. Sua aparência era como um relâmpago, e suas vestes eram brancas como a neve. Os guardas tremeram de medo e ficaram como mortos. O anjo disse às mulheres: “Não tenham medo! Sei que vocês estão procurando Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui; ressuscitou, como tinha dito. Venham ver o lugar onde ele jazia. “

Qual seria a única razão básica para não ter medo?_________________

 Nós temos uma única e forte razão para não ter medo : a presença de Cristo em nossas circunstâncias; Ele é a razão mais do que suficiente. Ele foi a razão suficiente para Pedro caminhar sobre a água. Enquanto ele olhava para Jesus, Pedro permanecia no topo das ondas, mas quando ele começou a afundar? O que aconteceu? Por que Pedro não pode permanecer no topo através do poder de Jesus? Porque ele trocou seu foco para suas circunstâncias enquanto Jesus permaneceu focado em Seu destino. Então veio medo a Pedro…o mesmo tipo de medo que coloca peso nos nossos tornozelos e nos afunda nas ondas das circunstâncias.

O que aconteceu quando as ondas estavam ameaçando a vida de Pedro? “Imediatamente Jesus…”(v.31).Não estava mais caminhando para ele, Ele estava ali, em um instante. Incrível lembrar quando  Deus abriu o Mar Vermelho para Moisés e o Rio Jordão para Josué , mais incrível ainda quando o Mestre dos mares chega, Ele simplesmente sobe as ondas e caminha. Jesus não mudou as circunstâncias para que se tornassem suportáveis, Ele as dominou no auge do impossível. Sim, Jesus tem perfeita Paz na tempestade.

4º Retrato . João 11   “Havia um homem chamado Lázaro. Ele era de Betânia, do povoado de Maria e de sua irmã Marta. E aconteceu que Lázaro ficou doente. Maria, sua irmã, era a mesma que derramara perfume sobre o Senhor e lhe enxugara os pés com os cabelos. Então as irmãs de Lázaro mandaram dizer a Jesus: “Senhor, aquele a quem amas está doente”. Ao ouvir isso, Jesus disse: “Essa doença não acabará em morte; é para a glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por meio dela”. Jesus amava Marta, a irmã dela e Lázaro. No entanto, quando ouviu falar que Lázaro estava doente, ficou mais dois dias onde estava. Depois disse aos seus discípulos: “Vamos voltar para a Judéia”. Estes disseram: “Mestre, há pouco os judeus tentaram apedrejar-te e assim mesmo vais voltar para lá? ” Jesus respondeu: “O dia não tem doze horas? Quem anda de dia não tropeça, pois vê a luz deste mundo. Quando anda de noite, tropeça, pois nele não há luz”. Depois de dizer isso, prosseguiu dizendo-lhes: “Nosso amigo Lázaro adormeceu, mas vou até lá para acordá-lo”. Seus discípulos responderam: “Senhor, se ele dorme, vai melhorar”. Jesus tinha falado de sua morte, mas os seus discípulos pensaram que ele estava falando simplesmente do sono. Então lhes disse claramente: “Lázaro morreu, e para o bem de vocês estou contente por não ter estado lá, para que vocês creiam. Mas, vamos até ele”. Então Tomé, chamado Dídimo, disse aos outros discípulos: “Vamos também para morrermos com ele”. Ao chegar, Jesus verificou que Lázaro já estava no sepulcro havia quatro dias. Betânia distava cerca de três quilômetros de Jerusalém, e muitos judeus tinham ido visitar Marta e Maria para confortá-las pela perda do irmão. Quando Marta ouviu que Jesus estava chegando, foi encontrá-lo, mas Maria ficou em casa. Disse Marta a Jesus: “Senhor, se estivesses aqui meu irmão não teria morrido. Mas sei que, mesmo agora, Deus te dará tudo o que pedires”. Disse-lhe Jesus: “O seu irmão vai ressuscitar”. Marta respondeu: “Eu sei que ele vai ressuscitar na ressurreição, no último dia”. Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso? ” Ela lhe respondeu: “Sim, Senhor, eu tenho crido que tu és o Cristo, o Filho de Deus que devia vir ao mundo”. E depois de dizer isso, foi para casa e, chamando à parte Maria, disse-lhe: “O Mestre está aqui e está chamando você”. Ao ouvir isso, Maria levantou-se depressa e foi ao encontro dele. Jesus ainda não tinha entrado no povoado, mas estava no lugar onde Marta o encontrara. Quando notaram que ela se levantou depressa e saiu, os judeus, que a estavam confortando em casa, seguiram-na, supondo que ela ia ao sepulcro, para ali chorar. Chegando ao lugar onde Jesus estava e vendo-o, Maria prostrou-se aos seus pés e disse: “Senhor, se estivesses aqui meu irmão não teria morrido”. Ao ver chorando Maria e os judeus que a acompanhavam, Jesus agitou-se no espírito e perturbou-se. “Onde o colocaram? “, perguntou ele. “Vem e vê, Senhor”, responderam eles. Jesus chorou. Então os judeus disseram: “Vejam como ele o amava! ” Mas alguns deles disseram: “Ele, que abriu os olhos do cego, não poderia ter impedido que este homem morresse? ” Jesus, outra vez profundamente comovido, foi até o sepulcro. Era uma gruta com uma pedra colocada à entrada. “Tirem a pedra”, disse ele. Disse Marta, irmã do morto: “Senhor, ele já cheira mal, pois já faz quatro dias”. Disse-lhe Jesus: “Não lhe falei que, se você cresse, veria a glória de Deus? ” Então tiraram a pedra. Jesus olhou para cima e disse: “Pai, eu te agradeço porque me ouviste. Eu sabia que sempre me ouves, mas disse isso por causa do povo que está aqui, para que creia que tu me enviaste”. Depois de dizer isso, Jesus bradou em alta voz: “Lázaro, venha para fora! ” O morto saiu, com as mãos e os pés envolvidos em faixas de linho, e o rosto envolto num pano. Disse-lhes Jesus: “Tirem as faixas dele e deixem-no ir”. Muitos dos judeus que tinham vindo visitar Maria, vendo o que Jesus fizera, creram nele. Mas alguns deles foram contar aos fariseus o que Jesus tinha feito. Então os chefes dos sacerdotes e os fariseus convocaram uma reunião do Sinédrio. “O que estamos fazendo? “, perguntaram eles. “Aí está esse homem realizando muitos sinais miraculosos. Se o deixarmos, todos crerão nele, e então os romanos virão e tirarão tanto o nosso lugar como a nossa nação”. Então um deles, chamado Caifás, que naquele ano era o sumo sacerdote, tomou a palavra e disse: “Nada sabeis! Não percebeis que vos é melhor que morra um homem pelo povo, e que não pereça toda a nação”. Ele não disse isso de si mesmo, mas, sendo o sumo sacerdote naquele ano, profetizou que Jesus morreria pela nação judaica, e não somente por aquela nação, mas também pelos filhos de Deus que estão espalhados, para reuni-los num povo. E daquele dia em diante, resolveram tirar-lhe a vida. Por essa razão, Jesus não andava mais publicamente entre os judeus. Ao invés disso, retirou-se para uma região próxima do deserto, para um povoado chamado Efraim, onde ficou com os seus discípulos. Ao se aproximar a Páscoa judaica, muitos foram daquela região para Jerusalém a fim de participarem das purificações cerimoniais antes da Páscoa. Continuavam procurando Jesus e, no templo, perguntavam uns aos outros: “O que vocês acham? Será que ele virá à festa? ” Mas os chefes dos sacerdotes e os fariseus tinham ordenado que, se alguém soubesse onde Jesus estava, o denunciasse, para que o pudessem prender.”

Quais eram os sentimentos de Jesus com relação a Maria, Marta e Lázaro?_____________

Que atitude de Jesus se mostrou contraditória com relação a esse amor?_____________

Por que Lázaro estava doente (v.4)?_______________________________

Por que Jesus esperou mais dias antes de ir ter com Lázaro?_______________

Por quem Cristo ficou contente em não estar antes de Lázaro morrer?___________

Quanto tempo Lázaro esteve morto?_____________________________

O que aconteceu durante aqueles quatro dias?______________________________

Como Marta e Maria reagiram a ausência de Jesus quando foi chamado (v.21,32)?____________________________

Pode ser confortante para as “Martas”, que embora Maria tenha procurado a melhor parte, ela também vacilou, ela também não era perfeita. Isso te alivia? (   ) sim    (   ) não

Exatamente em que momento Jesus se comoveu? _________________

Qual  é a garantia em crer em Deus (v.40)?______________________________

Qual foi a consequência da ressurreição de Lázaro nas circunstâncias que cercavam a vida de Jesus (v.45-48,57)?_____________________________________________

As verdades vitais da Paz de Deus são tecidas unicamente nas Escrituras. Jesus propositadamente faltou a Lázaro no momento crítico da sua doença. Vemos consistentemente através da Palavra de Deus que as doenças e enfermidades são oportunidades para Deus se revelar.

João 9:1-3   “Ao passar, Jesus viu um cego de nascença. Seus discípulos lhe perguntaram: “Mestre, quem pecou: este homem ou seus pais, para que ele nascesse cego? ” Disse Jesus: “Nem ele nem seus pais pecaram, mas isto aconteceu para que a obra de Deus se manifestasse na vida dele. “

Por que o homem nasceu cego?_______________________-

Jesus tinha a glória ( manifestação) em mente quando demorou tanto tempo para responder a Marta e Maria. Jesus esperou 4 dias antes de atender ao chamado delas, mas foi tempo suficiente para atingir 2 objetivos:

1º- Existia uma crença naquela época de que o espírito permanecia no corpo por 3 dias depois de morto. Esperando passar desse tempo, não teriam como negar o milagre que Jesus estava para operar.

2º-Ele esperou até que a multidão se reunisse em casa de Marta e Maria para que vendo o que tinha ocorrido, cressem Nele. Jesus estava em paz na espera. Ele esperou muito tempo  até vir em carne e habitar entre nós. Esperou 30 anos até começar seu ministério aqui na terra. Esperou até Lázaro estar morto e em decomposição antes de ressuscitá-lo da morte. Devemos aprender a esperar como Ele fez. Que proveito há na espera?

Isaías 64:4   “Desde os tempos antigos ninguém ouviu, nenhum ouvido percebeu, e olho nenhum viu outro Deus, além de ti, que trabalha para aqueles que nele esperam. “

Você está esperando algo do Senhor nesse exato momento? (   )sim   (   )não     Se sim, como as escrituras o incentivam a esperar em Paz?___________

Nesse  retrato da Paz de Jesus, Ele experimentou a Paz no meio das lágrimas. Por que Jesus chorou? Porque Ele viu as lágrimas de seus amados. Ele demontrou seu amor com lágrimas de angústia, ainda que em Paz. Por favor entenda o ponto vital da Paz: Paz significa falta de medo e angustia, não falta de dor e tristeza. Jesus , Ele próprio, estava profundamente triste com a separação dos seu amados, em João 11, no Jardim do Getsêmani quando transpirava sangue e finalmente na cruz quando Ele viu a dor de Sua mãe e sofreu a separação do Pai.

Podemos estar cheios de tristeza e ainda possuir o maravilhoso senso da Paz de Deus. Deve ser esse o momento onde a paz de Deus transcende todo o entendimento. Deus não defende que se anule as emoções, mas Ele nos dá específicas instruções em relação a essas emoções.

Salmos 62:8   “_______ ______ em todos os momentos, ó povo; derramem diante dele o _________, pois ele é o nosso ___________. “

Nossa meta não é a ausência de tristeza no luto, mas nos recusamos a lamentar como aqueles que não tem esperança.

1 tessalonicenses 4:13   “Irmãos, não queremos que vocês sejam ignorantes quanto aos que dormem, para que não se entristeçam como os outros que não têm esperança. “

Talvez , nesse momento, você está caminhando num tempo em que as ações de Jesus estejam inconsistentes com seu professado amor por você. Amados, vejam o que é consistente e real para o nosso Salvador :

– Nos levar para uma maior glória.

– Não termos outras explicações ou justificativas.

-Esperar até que muitos estejam a nossa volta para que também venham a crer.

Se você confiar Nele, Ele irá te mostrar  a Sua glória. Isso é garantido!!!!

Nesses 4 retratos da Paz de Jesus que estudamos, chegamos as seguintes conclusões: Jesus tinha perfeita Paz  quando estava sozinho, tinha perfeita Paz com relação a provisão e perfeita paz  no meio da tempestade, na espera…e nas lãgrimas.

5ºretrato João 18:1-11   ” Tendo terminado de orar, Jesus saiu com os seus discípulos e atravessou o vale do Cedrom. Do outro lado havia um olival, onde entrou com eles. Ora, Judas, o traidor, conhecia aquele lugar, porque Jesus muitas vezes se reunira ali com os seus discípulos. Então Judas foi para o olival, levando consigo um destacamento de soldados e alguns guardas enviados pelos chefes dos sacerdotes e fariseus, levando tochas, lanternas e armas. Jesus, sabendo tudo o que lhe ia acontecer, saiu e lhes perguntou: “A quem vocês estão procurando? ” “A Jesus de Nazaré”, responderam eles. “Sou eu”, disse Jesus. ( E Judas, o traidor, estava com eles. ) Quando Jesus disse: “Sou eu”, eles recuaram e caíram por terra. Novamente lhes perguntou: “A quem procuram? ” E eles disseram: “A Jesus de Nazaré”. Respondeu Jesus: “Já lhes disse que sou eu. Se vocês estão me procurando, deixem ir embora estes homens”. Isso aconteceu para que se cumprissem as palavras que ele dissera: “Não perdi nenhum dos que me deste”. Simão Pedro, que trazia uma espada, tirou-a e feriu o servo do sumo sacerdote, decepando-lhe a orelha direita. ( O nome daquele servo era Malco. ) Jesus, porém, ordenou a Pedro: “Guarde a espada! Acaso não haverei de beber o cálice que o Pai me deu? “

Onde Jesus e seus discípulos estavam indo e que caminho pegaram (v.1)?____

Jesus e seus discípulos tinham apenas acabado de comerem a ceia e foram para o Monte das Oliveiras, atravessando o Vale de Cedrom. As duas localizações tinham grande significado. A Palavra  Cedrom sugere ” Vale da melancolia ou uma peculiar natureza de impureza conectado com o vale”. O Vale tinha  sido um grande cemitério 1500 anos AC. O  Vale de Cedrom era o centro da morte.

Que evento haverá no Monte das Oliveiras no futuro?______________________-

Atos 1:11-12   “que lhes disseram: “Galileus, por que vocês estão olhando para o céu? Este mesmo Jesus, que dentre vocês foi elevado ao céu, voltará da mesma forma como o viram subir”. Então eles voltaram para Jerusalém, vindo do monte chamado das Oliveiras, que fica perto da cidade, cerca de um quilômetro. ”
Zacarias 14:3-9   ” Depois o Senhor sairá à guerra contra aquelas nações, como ele faz em dia de batalha. Naquele dia os seus pés estarão sobre o monte das Oliveiras, a leste de Jerusalém, e o monte se dividirá ao meio, de leste a oeste, por um grande vale, metade do monte será removido para o norte, a outra metade para o sul. Vocês fugirão pelo meu vale entre os montes, pois ele se estenderá até Azel. Fugirão como fugiram do terremoto nos dias de Uzias, rei de Judá. Então o Senhor, o meu Deus, virá com todos os seus santos. Naquele dia não haverá calor nem frio.
Será um dia único, no qual não haverá separação entre dia e noite, porque quando chegar a noite ainda estará claro. Um dia que o Senhor conhece.
Naquele dia águas correntes fluirão de Jerusalém, metade delas para o mar do leste e metade para o mar do oeste. Isto acontecerá tanto no verão quanto no inverno. O Senhor será rei de toda a terra. Naquele dia haverá um só Senhor e o seu nome será o único nome. “

A Palavra de Deus é maravilhosa,não é? Uma criança pequena pode entender. Os retratos da verdade nas Escrituras trazem claro ensinamento . Observando particularmente  essa passagem quando  Jesus está caminhando pelo Vale de Cedrom para o Monte das Oliveiras. Ele teve de caminhar pelo “Vale da Sombra da Morte” colocando a morte e a sepultura debaixo dos seus pés antes de retornar para o Monte das Oliveiras como Rei dos reis e Senhor dos senhores. reinando como o PRINCIPE DA PAZ!

Voltando a João 18:1-11…

Como Judas “conhecia o lugar”?______________________

Nos assusta saber como Judas conhecia bem a Cristo. Ele sentou inúmeras vezes intimamente nas reuniões com Jesus.  Ele foi premiado e teve o privilégio de receber os ensinamentos   de Jesus em numerosas ocasiões. Ele testemunhou o poder milagroso do Mestre, ainda que Judas nunca o tivesse aceitado. Jesus sabia quem o  iria trair, mesmo assim nunca tratou Judas com indiferença. Isso vai além da nossa compreensão.Podemos ver o tratamento imparcial na perplexidade dos discípulos quando Jesus diz que um deles o havia de trair. Se Ele tivesse tratado algum deles diferente, pelo menos um dos 11 teria suspeitado quem seria o traidor. É possível ocorrer como Judas essa verdade assustadora? Sim, é possível estar em reuniões com Cristo, ouvir Seus ensinamentos, ver o Seu poder diante dos olhos e estar perdido. Somente com o nosso convite, Cristo pode cirurgicamente abrir as artérias bloqueadas da cabeça para o coração.

Quem acompanhava Judas e como estavam armados?______________________________

O destacamente de soldados era um grupo em torno de 600 homens.

Jesus estava surpreso com a chegada deles? (   ) sim   (   )   não Como você sabe?__________

Que reação os soldados tiveram quando Jesus respondeu ” Sou eu”?___________

Não é estranho que 600 homens caíssem no chão? O que os fez cair?

Exodo 3: 13-14   ”  Moisés perguntou: “Quando eu chegar diante dos israelitas e lhes disser: O Deus dos seus antepassados me enviou a vocês, e eles me perguntarem: ‘Qual é o nome dele? ’ Que lhes direi? ” Disse Deus a Moisés: “Eu Sou o que Sou. É isto que você dirá aos israelitas: Eu Sou me enviou a vocês”.

O que fez os 600 soldados caírem de costas? O Deus Criador, o Soberano e Supremo altíssimo Deus, o Deus de Abraão, Isaque e Jacó, parado em frente deles vivo, respirando na carne e  proferiu Seu perfeito, divino e santo Nome: “EU SOU”

Qual foi o pedido de Cristo para os soldados (João 18:8)?________________

Como Pedro respondeu a essa confrontação?________________

Que ação seguiu  a  correção de Jesus(Lucas 22:47-51)?______________

Lucas 22: 47-51   ” Enquanto ele ainda falava, apareceu uma multidão conduzida por Judas, um dos Doze. Este se aproximou de Jesus para saudá-lo com um beijo. Mas Jesus lhe perguntou: “Judas, com um beijo você está traindo o Filho do homem? ” Ao verem o que ia acontecer, os que estavam com Jesus lhe disseram: “Senhor, atacaremos com espadas? ” E um deles feriu o servo do sumo sacerdote, decepando-lhe a orelha direita. Jesus, porém, respondeu: “Basta! ” E tocando na orelha do homem, ele o curou.”

Vendo esses retratos de Cristo notamos como um todo.

 Mateus 10:34   “”Não pensem que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada. “

Qual era o ministério terreno que Jesus veio trazer?_________-

Você lembra a palavra grega para espada? Era machaira.

João 18:10    “Simão Pedro, que trazia uma espada, tirou-a e feriu o servo do sumo sacerdote, decepando-lhe a orelha direita. ( O nome daquele servo era Malco. )

Nesse ponto Jesus repreendeu Pedro dizendo:

Lucas 22:51   ” E, respondendo Jesus, disse: Deixai-os; basta. E, tocando-lhe a orelha, o curou”.

Por que não mais? Porque o tempo da Paz tinha chegado. A Paz da cruz. As autoridades não estavam tirando a vida de Jesus, Ele a estava dando.  A perfeita paz de Jesus estavam  nos planos de Deus dando a perfeita Paz em Sua morte. A partir do momento em que Cristo sofreu, sangrou, morreu e depois ressuscitou da morte, Ele nos garantiu a mais libertadora palavra conhecida para a humanidade: ” Paz esteja com vocês! “

Senhor, Eu quero essa Paz! Quero a Paz na solidão, paz na Provisão, Paz nas tempestades, Paz no esperar, Paz nas lágrimas, Paz me entregando à Sua vontade e aos seus planos e… Paz na minha morte.Como posso ter tanta Paz?

Share
Posted in biblia, estudo by agnes at November 28th, 2011.
Tags: ,