Fé X Razão

1 Coríntios 1:18-31  “  Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus. Pois está escrito: “Destruirei a sabedoria dos sábios e rejeitarei a inteligência dos inteligentes”. Onde está o sábio? Onde está o erudito? Onde está o questionador desta era? Acaso não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo? Visto que, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por meio da sabedoria humana, agradou a Deus salvar aqueles que crêem por meio da loucura da pregação. Os judeus pedem sinais miraculosos, e os gregos procuram sabedoria; nós, porém, pregamos a Cristo crucificado, o qual, de fato, é escândalo para os judeus e loucura para os gentios mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus. Porque a loucura de Deus é mais sábia que a sabedoria humana, e a fraqueza de Deus é mais forte que a força do homem. Irmãos, pensem no que vocês eram quando foram chamados. Poucos eram sábios segundo os padrões humanos; poucos eram poderosos; poucos eram de nobre nascimento. Mas Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios, e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes. Ele escolheu as coisas insignificantes do mundo, as desprezadas e as que nada são, para reduzir a nada as que são, para que ninguém se vanglorie diante dele. É, porém, por iniciativa dele que vocês estão em Cristo Jesus, o qual se tornou sabedoria de Deus para nós, isto é, justiça, santidade e redenção, para que, como está escrito: “Quem se gloriar, glorie-se no Senhor”.

A primeira batalha entre a fé ea razão humana ocorreu no jardim do Éden. Estimulada pelas mentiras da serpente, Eva começou a olhar para a sua situação a partir de uma perspectiva puramente lógica e decidiu que estava sendo enganada  por Deus, que a estava privando de  algo bom. Sua fé vacilou por causa de pensamentos de auto-interesse que encheram a sua mente.
Não é que o caminho da fé nunca seja lógico, mas quando vivemos  apenas com base na razão, um conflito com o Senhor será  inevitável.  As instruções e ações de Deus  nem sempre parecem razoáveis ​​a partir de uma perspectiva humana. Embora Isaías 55:8-9 descreve que os pensamentos de Deus são maiores que os do homem, muitas pessoas julgam as idéias divinas inferiores   à inteligência humana.
Paulo enfatiza isso quando ele aponta para as escolhas de Deus que muitas vezes são ilógicas para os padrões do mundo. Sua mensagem de salvação parece tola, e os Seus mensageiros parecem ser  fracos e inexpressivos. Em uma época em que o que vale é o  reconhecimento, admiração e importância, uma pessoa que acredita que a Bíblia é considerada um fraco que  precisa de uma muleta religiosa para lidar com a vida. Embora esta descrição seja  dada com  escárnio, ela é realmente correta. Os cristãos em Cristo reconhecem dependência e sabem que só o Senhor  pode levantar o homem em justiça.
Naquele dia, no Éden, o pecado e a auto-importância entrou no coração humano. Toda a sabedoria mundana que alimenta nosso orgulho é anulada por Deus. Ele não está à procura de pessoas grandes e impressionantes, mas procura os fracos, humildes, servos que podem gabar-se somente em Cristo. O Salvador por si só é a nossa força e sabedoria!

Dr. Charles Stanley

Share
Posted in reflexao by agnes at December 13th, 2011.
Tags: