Paciência – A esperança que vem de Deus

Já conhecemos alguma pessoa tão serena, que chega ao ponto de nunca ter julgado ninguém?

Quantas vezes as falhas, emoções, ou pecados de alguém arruinam a nossa paz de espírito?Como seria se não permitíssemos que o comportamento dos outros estragassem o nosso dia?

Iremos estudar uma característica chamada paciência, a característica do fruto do Espírito que deseja estar presente em nossas vidas. A paciência é inspirada na misericórdia, não condenação e a evidência da presença e do poder do nosso Santo Deus.

Estudaremos uma distinta forma de paciência chamada “makrothumia”. A misericórdia dirigindo a paciência. Porque estamos nos tornando como Jesus, refletiremos a Sua paciência para os outros.

Duas importantes palavras que vem do grego para paciência: hupomome e makrothumia. Ambas são vitais na vida do cristão, mas somente uma delas é uma qualidade do fruto do Espírito.

Hebreus 10:35-36 “Por isso, não abram mão da confiança que vocês têm; ela será ricamente recompensada.Vocês precisam perseverar, de modo que, quando tiverem feito a vontade de Deus, recebam o que ele prometeu”.

Makrothumia é a palavra usada em Gálatas 5:22 -23 “Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.”

Não podemos compreender completamente o significado de makrothumia sem entendermos hupomone. Iremos estudar hoje essa maravilhosa palavra grega, ainda que frequentemente dolorosa.

A palavra hupomone é mais frequentemente associada com a palavra paciência, que significa , pemanecer, perseverar…refere-se àquela qualidade de caráter que não permite que alguém se entregue às circunstâncias ou sucumba debaixo de uma situação difícil e/ou dolorosa. Hupomone é perseverar com relação a “coisas ou circunstâncias”. A palavra tem outro sentido importante, descoberto melhor em

1 Tessalonicenses 1:3Lembramos continuamente, diante de nosso Deus e Pai, o que vocês têm demonstrado: o trabalho que resulta da fé, o esforço motivado pelo amor e a perseverança proveniente da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo”.

Veremos que hupomone é frequentemente traduzido por resistência e perseverância.

  • O que exatamente inspirou a resistência dos Tessalonicenses?__________

A forte associação com a palavra esperança é crucial para entendermos a palavra hupomone.A palavra grega para esperança é elpis, que significa o “desejo de algo bom esperando obter”.

Podemos observar que essa palavra grega para esperança é muito forte , mais do que a nossa língua pode definir. Pensamos na esperança como um pensamento positivo ou desejo por alguma coisa que devamos obter. O bíblico conceito para esperança é uma positiva perspectiva para um esperado fim. A esperança bíblica não é focada no que pode acontecer, mas no que deve acontecer. Podemos dizer que hupomone é resistência, perseverança, mantendo-se firme nas situações difíceis ou circunstâncias firmada numa expectativa benéfica.

Tenha em mente, a esperança inspira hupomone.

Exemplos de hupomone:

Tiago 5:11Como vocês sabem, nós consideramos felizes aqueles que mostraram perseverança. Vocês ouviram falar sobre a paciência de Jó e viram o fim que o Senhor lhe proporcionou. O Senhor é cheio de compaixão e misericórdia.”

Quem possuia o caráter bíblico hupomone? ___________________________

Jó 1:13-22Certo dia, quando os filhos e as filhas de Jó estavam num banquete, comendo e bebendo vinho na casa do irmão mais velho,um mensageiro veio dizer a Jó: “Os bois estavam arando, e os jumentos estavam pastando por perto,e os sabeus atacaram e os levaram embora. Mataram à espada os empregados, e eu fui o único que escapou para lhe contar! “Enquanto ele ainda estava falando, chegou outro mensageiro e disse: “Fogo de Deus caiu do céu e queimou totalmente as ovelhas e os empregados, e eu fui o único que escapou para lhe contar! “ Enquanto ele ainda estava falando, chegou outro mensageiro e disse: “Vieram caldeus em três bandos, atacaram os camelos e os levaram embora. Mataram à espada os empregados, e eu fui o único que escapou para lhe contar! “Enquanto ele ainda estava falando, chegou ainda outro mensageiro e disse: “Seus filhos e suas filhas estavam num banquete, comendo e bebendo vinho na casa do irmão mais velho,quando, de repente, um vento muito forte veio do deserto e atingiu os quatro cantos da casa, que desabou. Eles morreram, e eu fui o único que escapou para lhecontar! “Ao ouvir isso, Jó levantou-se, rasgou o manto e rapou a cabeça. Então prostrou-se no chão em adoração,e disse: “Saí nu do ventre da minha mãe, e nu partirei. O Senhor o deu, o Senhor o levou; louvado seja o nome do Senhor “.Em tudo isso Jó não pecou nem de nada culpou a Deus. “

Quais foram as situações ou circunstâncias onde Jó perseverou?_____________

Já nos perguntamos por que Jó permaneceu fiel? O que foi sua motivação? Sua inspiração?

Já que Jó possuía hupomone, o que tinha sido sua maior inspiração de acordo com o significado específico dessa palavra grega?__________________________

Duas “esperanças”inspiraram a incomparável perseverança ou paciência de Jó. Descobriremos a primeira no capítulo 23 do livro de Jó.

Jó 23: 8-10 “Mas, se vou para o oriente, lá ele não está; se vou para o ocidente, não o encontro. Quando ele está em ação no norte, não o enxergo; quando vai para o sul, nem sombra dele eu vejo!Mas ele conhece o caminho por onde ando; se me puser à prova, aparecerei como o ouro.”

Quando Jó não podia encontrar Deus, em que ele se agarrou para se confortar?_______________________

Jó não podia “encontrar” Deus, mas ele sabia, sem dúvida, que Deus não o tinha perdido. “Ele conhece o caminho por onde ando”. Jó sabia que Deus não tinha se afastado nem por um momento na sua agonia, e ele tinha ESPERANÇA na promessa: “se me puder à prova, aparecerei como o ouro.”

A metáfora do ouro implica num bonito simbolismo para nosso ensinamento. O ouro não está terminado até que atinja o ponto do brilho perfeito. O objetivo principal no refinar do ouro é levá-lo ao ponto de refletir seu brilho total. O ouro não é caro por ser ouro, mas pelo que reflete. É a luz que expõe as suas qualidades.

A palavra grega para glória é doxa que significa dar o correto valor.

1 Coríntios 10:31 “Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus. “

Devemos dar o valor correto a Deus em tudo que fizermos, seja comer, beber, ou qualquer outra coisa. Em outras palavras, nossas ações devem refletir as ações de Deus (como elas seriam) naquela situação.

Jó acreditou que sua situação seria o resultado do refinar (tratar) de Deus na sua vida e o próprio reflexo de Deus nele. Jó colocou sua esperança na verdade expressa em Romanos 8:28, muito tempo antes de ser escrito.

Romanos 8: 28 “Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.“

Quais coisas trabalham juntas para o bem daqueles que O amam e são chamados segundo o Seu propósito?______________________________

Romanos 8:29 “Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.”

O propósito do refinar é raramente confortável, mas o que é NOSSA ESPERANÇA ou expectativa?_____

Nossa expectativa é que havemos de ser conformes à imagem de Jesus. Como Jó, nesse processo podemos seguramente saber uma coisa: ser feito conforme a imagem de Cristo é raramente confortável. Quando Cristo é refletido em nós como o puro ouro, nossa gloriosa esperança se torna plena.

2 Coríntios 3:18 “E todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito. “

Como estamos sendo transformados à semelhança de Cristo?_______________

Jó inspirou-se em duas esperanças. Ele tinha esperança no fato de que Deus estava presente em tudo. Deus não tinha se esquecido dele. Jó acreditou que Deus o transformaria.

Jó 19: 25-27 “Eu sei que o meu Redentor vive, e que no fim se levantará sobre a terra. E depois que o meu corpo estiver destruído e sem carne, verei a Deus. Eu o verei, com os meus próprios olhos; eu mesmo, e não outro! Como anseia no meu peito o coração!”

Em que Jó decidiu colocar sua esperança finalmente?____________________

Glória! Jó nunca tinha visto Deus, e expressou a sua fé de que Deus iria assumir sua posição na terra. Ele também sabia que um dia, depois de seu corpo ter sido destruído, ele teria um novo corpo e retornaria a terra. Nesse novo corpo Jó veria seu Deus, não através dos olhos de outra pessoa, mas com seus próprios olhos! Seu coração ansiava por esse dia, e essa ansiedade era sua esperança…. a esperança que inspirava sua incrível perseverança.

Jó não possuia a Palavra como nós temos. Nas Escrituras temos vastas promessas que Jó não conhecia que nos asseguram que Deus irá usar nossa dor para nos levar à perfeição. Possuímos profecias escritas que nos afirmam que nosso redentor vive : “Eu sei que o meu Redentor vive, e que no fim se levantará sobre a terra.”(Jó 19:25) e que nesse momento “nós O veremos como Ele é.”

1 João 3:2 “Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser, mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, pois o veremos como ele é.”

Vamos concluir olhando cada passagem a palavra hupomone. A palavra é traduzida como resistência e perseverança. Lembre, hupomone é sempre inspirada na esperança.

Hebreus 10:35-36Por isso, não abram mão da confiança que vocês têm; ela será ricamente recompensada. Vocês precisam perseverar, de modo que, quando tiverem feito a vontade de Deus, recebam o que ele prometeu.”

Hebreus 12: 1-2Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus. “

Tiago 1:2-4Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança.” E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma.”

2 Timóteo 2:10Por isso, tudo suporto por causa dos eleitos, para que também eles alcancem a salvação que está em Cristo Jesus, com glória eterna.”

2 Timóteo 2:12se perseveramos, com ele também reinaremos. Se o negamos, ele também nos negará.”

Sem ESPERANÇA, não há PACIÊNCIA, sem PACIÊNCIA, não há MATURIDADE, sem MATURIDADE, não há como REFLETIR a CRISTO, sem REFLETIR a CRISTO, não há GLÓRIA.

Colossenses 1: 27 “A eles quis Deus dar a conhecer entre os gentios a gloriosa riqueza deste mistério, que é Cristo em vocês, a esperança da glória.”

Você está experimentando dificuldades em administrar alguma situação ou circunstância? Que esperança você possui para te ajudar a perseverar nessa situação?___________________________

Ore para que Deus o guie nessa situação ou circunstância. Agradeça a Ele a esperança que Ele tem dado a você.

Beth Moore

Share
Posted in biblia, estudo by agnes at February 22nd, 2012.
Tags: ,