Não julgue!

Romanos 14:13  “Portanto, deixemos de julgar uns aos outros. Em vez disso, façamos o propósito de não colocar pedra de tropeço ou obstáculo no caminho do irmão.”

Continuaremos nosso estudo sobre a makrothumia , ou a paciência  como resultado do enchimento  do  Espírito Santo. Deus frequentemente nos leva a entender suas verdades através da comparação. Por exemplo, Deus não nos fala exatamente qual é a Sua vontade para nossas vidas; Ele nos expressa qual não é a Sua vontade. Vemos sua forma de nos ensinar em concretas ordens dadas a Israel. Ele emprega a mesma ferramenta para nos ensinar mais acerca da paciência nos ensinando o que é não ter paciência.

O que é o oposto bíblico para paciência? Pense outra vez sobre o modelo de paciência que Deus nos mostrou adiando o dilúvio por 120 anos, e prometendo nunca mais fazer o mesmo com a terra, e ainda atrasando o julgamento final o máximo possível porque “ Ele não quer que ninguém pereça”. Podemos ver as Escrituras contrastando essas duas palavras : paciência e Julgamento?

O oposto para makrothumia ( tolerância, inspirada pela misericórdia) seria Krino que significa “ julgar, condenar, vingar”. Seria “rotular” alguém antes mesmo desse alguém ser levado a um tribunal de justiça. Podemos ver que a Paciência e o Julgamento são opostos: a essência para a Palavra bíblica “paciência” é justamente atrasar o máximo possível o julgamento.

Deus nos mostra que é Ele quem decide. Ele não pode julgar rapidamente e ainda ser paciente. Em algum ponto, a Paciência de Deus se completa e aí Ele julga. O Senhor é paciente até o limite máximo para que muitos se salvem. A mesma regra e disposição é aplicada também para nós. Não podemos julgar e querermos ser pacientes. Um anula o outro. Entretanto, se vamos nos tornar vasos da paciência de Deus, devemos também aprender a não julgar.

Hoje vamos autorizar que a Palavra de Deus nos ponha a prova para nos revelar se estamos extinguindo o Espírito de paciência, abanando a chama do julgamento. Esse estudo provavelmente é o estudo que mais necessitamos apesar de não ser o que mais do que gostaríamos de estudar, mas é vital para nosso entendimento de makrothumia.

De acordo com as passagens abaixo, coloque as razões porque não devemos julgar. Imagine que esteja preparando argumentos para um debate.

Romanos 2:1-4 “Portanto, você, que julga, os outros é indesculpável; pois está condenando a si mesmo naquilo em que julga, visto que você, que julga, pratica as mesmas coisas. Sabemos que o juízo de Deus contra os que praticam tais coisas é conforme a verdade.Assim, quando você, um simples homem, os julga, mas pratica as mesmas coisas, pensa que escapará do juízo de Deus? Ou será que você despreza as riquezas da sua bondade, tolerância e paciência, não reconhecendo que a bondade de Deus o leva ao arrependimento?

Mateus 7: 1-5   “”Não julguem, para que vocês não sejam julgados. Pois da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados; e a medida que usarem, também será usada para medir vocês. “Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão, e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho? Como você pode dizer ao seu irmão: ‘Deixe-me tirar o cisco do seu olho’, quando há uma viga no seu? Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão.”

Tiago 4:11-12   “Irmãos, não falem mal uns dos outros. Quem fala contra o seu irmão ou julga o seu irmão, fala contra a Lei e a julga. Quando você julga a Lei, não a está cumprindo, mas está se colocando como juiz. Há apenas um Legislador e Juiz, aquele que pode salvar e destruir. Mas quem é você para julgar o seu próximo?”

João 8: 14-18   “Respondeu Jesus: “Ainda que eu mesmo testemunhe em meu favor, o meu testemunho é válido, pois sei de onde vim e para onde vou. Mas vocês não sabem de onde vim nem para onde vou. Vocês julgam por padrões humanos; eu não julgo ninguém. Mesmo que eu julgue, as minhas decisões são verdadeiras, porque não estou sozinho. Eu estou com o Pai, que me enviou. Na Lei de vocês está escrito que o testemunho de dois homens é válido. Eu testemunho acerca de mim mesmo; a minha outra testemunha é o Pai, que me enviou”.

Seis razões porque não devemos julgar.

Romanos 2:1-5   “Portanto, você, que julga, os outros é indesculpável; pois está condenando a si mesmo naquilo em que julga, visto que você, que julga, pratica as mesmas coisas. Sabemos que o juízo de Deus contra os que praticam tais coisas é conforme a verdade. Assim, quando você, um simples homem, os julga, mas pratica as mesmas coisas, pensa que escapará do juízo de Deus? Ou será que você despreza as riquezas da sua bondade, tolerância e paciência, não reconhecendo que a bondade de Deus o leva ao arrependimento?Contudo, por causa da sua teimosia e do seu coração obstinado, você está acumulando ira contra si mesmo, para o dia da ira de Deus, quando se revelará o seu justo julgamento.”

1. Quando julgamos,  levamos Deus a nos julgar.

“ …pois está condenando a si mesmo naquilo em que julga…” (V.1)
Convidamos Deus a nos disciplinar.

2. Fazemos muitas das coisas que condenamos em outros. “…visto que você, que      julga, pratica as mesmas coisas…”(v.1).

Por exemplo, somos rápidos em julgar pecados sexuais, no entanto, poucos de nós não têm transgredido pelo menos alguma área do pecado sexual. Se não fisicamente, mentalmente. Frequentemente ficamos na posição de julgar como se determinássemos ou comparássemos níveis de pecado. Julgamento gera hipocrisia.

3. Não conhecemos a verdade completa. “ O julgamento de Deus…é baseado na verdade.”(v.2). Pensamos que temos todos os fatos, mas somos incapazes de ler as mentes e julgar os corações.

4. Somos meramente humanos.  “…Assim, quando você, um simples homem… (v.3).

Isaías 29:16  “Vocês viram as coisas de cabeça para baixo! Como se fosse possível imaginar que o oleiro é igual ao barro! Acaso o objeto formado Pode dizer àquele que o formou: “Ele não me fez”? E o vaso poderá dizer do oleiro: “Ele nada sabe”? “

Devemos rejeitar toda tentação de querermos  assumir o trabalho de Deus.

5. Quando julgamos outros , estamos julgando Deus.

Nosso julgamento revela desprezo pelas riquezas da paciência de Deus. Julgar porque Deus não aplica a rápida punição para aqueles que zombam ou O desprezam não é nossa responsabilidade. Para nós, Sua tolerância tem sido a nossa salvação. Eternidade é longo tempo; os efeitos são irreversíveis. Deus quer dar todas as chances para o pecador dizer “sim”.

6. O julgamento de Deus é sempre justo. Nossa tendência é julgar pela carne.

…” quando se revelará o seu justo julgamento.” (v.5). Nosso julgamento é feito pelas nossas atitudes, nosso passado, nossa personalidade e nossa posição. Sòmente Deus é justo juiz.

  • Qual foi a atitude de Davi quando foi julgado seu pecado de orgulho?

2 Samuel 24:14   “Davi respondeu: “É grande a minha angústia! Prefiro cair nas mãos do Senhor, pois grande é a sua misericórdia, e não nas mãos dos homens”.

_________________________________________

 Mais razões para não julgar

 Mateus 7:1-5   “Não julguem, para que vocês não sejam julgados.Pois da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados; e a medida que usarem, também será usada para medir vocês.”Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão, e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho?Como você pode dizer ao seu irmão: ‘Deixe-me tirar o cisco do seu olho’, quando há uma viga no seu?Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão.”

 7. Nos arriscamos a ser aplicado em nós o mesmo tipo de julgamento.    

Quando lembramos das vezes em que fomos rápidos em julgar, podemos ver que a nosso referencial foi frequentemente ditado por nossa própria personalidade e passado. A mesma falta de misericórdia que dispensamos será dispensada a nós.

 8. Não podemos julgar o cisco no olho dos outros por causa da trave que está no nosso.(v.3-4)

Não podemos julgar porque nossa visão está prejudicada pelo nosso próprio pecado. Considere a seguinte ilustração: Um precioso menino da pré-escola foi resgatada por um Serviço de proteção à Criança depois que uma pessoa que trabalhava na creche descobriu múltiplas marcas e contusões em seu corpo. Depois de alguma investigação, essas pessoas foram descobertas por anteriormente terem dado cobertura a clínicas de aborto. O que está de errado nessa ilustração? Por que não proteger a criança que lhe foi confiada em primeiro lugar?

 Veja o que aprendemos em Tiago 4:11-12   “Irmãos, não falem mal uns dos outros. Quem fala contra o seu irmão ou julga o seu irmão, fala contra a Lei e a julga. Quando você julga a Lei, não a está cumprindo, mas está se colocando como juiz.Há apenas um Legislador e Juiz, aquele que pode salvar e destruir. Mas quem é você para julgar o seu próximo?”

 9. Há apenas um legislador e juiz.

Simplesmente não há espaço no banco. Deus escreveu seus mandamentos. Somente ele tem o direito de julgar a infração e punir o ofensor.

10. Somente Deus tem nobres propósitos em seu julgamento.

Nós julgamos a nós mesmos nos sentindo mais justos em relação aos outros. Tenhamos ou não consciência de nós mesmos, a maioria dos julgamentos resumem-se nessa justificativa:” – Pelo menos  eu não faço isso…”. O julgamento de Deus não é baseado no seu “ego”. É uma ação prática na qual Ele determina o destino de toda a humanidade.

 A final razão para não julgar .

João 8: 14-18  “Respondeu Jesus: “Ainda que eu mesmo testemunhe em meu favor, o meu testemunho é válido, pois sei de onde vim e para onde vou. Mas vocês não sabem de onde vim nem para onde vou.Vocês julgam por padrões humanos; eu não julgo ninguém. Mesmo que eu julgue, as minhas decisões são verdadeiras, porque não estou sozinho. Eu estou com o Pai, que me enviou. Na Lei de vocês está escrito que o testemunho de dois homens é válido. Eu testemunho acerca de mim mesmo; a minha outra testemunha é o Pai, que me enviou”.

11. Assim como Cristo, nosso julgamento tem que estar consistente com o de Deus. Ele deve concordar para que o nosso julgamento seja válido.

Nós julgamos por padrões humanos e possuímos pouca perspectiva celestial. Para se fazer um julgamento válido, o segundo testemunho não pode ser nosso melhor amigo ou vizinho…tem que ser de Deus.

  • Depois de todas essas 11 razões leia outra vez 2 Samuel 24:14. O que esse verso te diz?___________________________________

2 Samuel 24:14   “Davi respondeu: “É grande a minha angústia! Prefiro cair nas mãos do Senhor, pois grande é a sua misericórdia, e não nas mãos dos homens”.

Concluindo: Por favor, vamos deixar bem claro que o nosso estudo não está se referindo a falta de disciplina na igreja ou em casa. Algumas situações demandam em disciplina. Esse estudo se foca nessas ações que vemos ocorrer mais frequentemente do que no processo de restauração que deveria estar no nosso coração:  julgamentos rápidos, sejam mentais ou verbais, que fazemos em direção ao outro. Embora Deus julgue sentado no banco da perfeição, Ele tem escolhido ser paciente com relação a cada um de nós e adiar os procedimentos que significam nossa morte. Se Ele é paciente conosco e não tem pecado, mais ainda deveríamos ser com outros com quem compartilhamos os mesmos pecados? O julgamento estrangula o pecado e entristece o Espírito Santo.

Podemos nos juntar e pedir a Deus essa consciência de estarmos julgando? Vamos pedir a Ele por uma imediata convicção do pecado do julgamento e da nossa tendência para condenar.

Não temos ideia o quão profundo e embutido esse pecado está em nós até que convidemos o Senhor a que o exponha. Esse processo pode ser doloroso, mas se queremos ser vasos onde Sua maravilhosa paciência, makrothumia, flua, não temos escolha , temos que  parar de julgar. Não queremos também tal julgamento imposto a nós mesmos! Para termos corações puros vale o risco de encararmos essa dura realidade. É mais fácil continuarmos a ver as coisas na nossa perspectiva do que sermos  barro na mão do oleiro.Deus é o único sábio juiz.

Share
Posted in biblia, estudo by agnes at March 20th, 2012.
Tags: ,
  • http://google manuel carreiro

    graca e paz da parte de nosso Pai e do Senhor Jesus nosso salvador
    primeiro louvo a Deus pelos estudos que vc,s puderam colocar, digo-vos que os mesmos sao de inspiracao do Espirito Santo, especialmente o ultimo [[ nao julgo]] este e sem duvida o que mais nos homens temos a tendenca de fracasso, nos estamos presenciando isto hoje como nunca nos meios evangelicos e, por incrivel que pareca por homens de renome evangelico, quando estes mesmos que se dizem mestres estao praticando tais coisas imagina aqueles por quem estao sendo ensinados, que Deus nosso Pai tenha completa misiricordia de nos

  • Luciene Corrêia

    Gloria a Deus!…………entendi e decidi deixar de julgar !! Q tremendo estudo !!