Ter misericórdia!!!

Colossenses 3:12-13   “ Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência.Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou.”

A palavra do grego que define a paciência como Fruto do Espírito é makrothumia, estudamos anteriormente que a paciência anula o julgamento das pessoas. Aprendemos que a paciência e o julgamento são opostos e impossíveis de serem praticados simultaneamente. Hoje vamos considerar o porquê de não haver lugar para julgamento onde o Fruto da Paciência abunda. A misericórdia que inspira a biblica paciência contém um ingrediente que substitui a tentação de julgar. Hoje vamos descobrir esse importante ingrediente da makrothumia.

Mateus 18: 15-35   “”Se o seu irmão pecar contra você, vá e, a sós com ele, mostre-lhe o erro. Se ele o ouvir, você ganhou seu irmão.Mas se ele não o ouvir, leve consigo mais um ou dois outros, de modo que ‘qualquer acusação seja confirmada pelo depoimento de duas ou três testemunhas’.Se ele se recusar a ouvi-los, conte à igreja; e se ele se recusar a ouvir também a igreja, trate-o como pagão ou publicano.”Digo-lhes a verdade: Tudo o que vocês ligarem na terra terá sido ligado no céu, e tudo o que vocês desligarem na terra terá sido desligado no céu.”Também lhes digo que se dois de vocês concordarem na terra em qualquer assunto sobre o qual pedirem, isso lhes será feito por meu Pai que está nos céus.Pois onde se reunirem dois ou três em meu nome, ali eu estou no meio deles”.Então Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: “Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes? “Jesus respondeu: “Eu lhe digo: não até sete, mas até setenta vezes sete.”Por isso, o Reino dos céus é como um rei que desejava acertar contas com seus servos.Quando começou o acerto, foi trazido à sua presença um que lhe devia uma enorme quantidade de prata.Como não tinha condições de pagar, o senhor ordenou que ele, sua mulher, seus filhos e tudo o que ele possuía fossem vendidos para pagar a dívida.”O servo prostrou-se diante dele e lhe implorou: ‘Tem paciência comigo, e eu te pagarei tudo’.O senhor daquele servo teve compaixão dele, cancelou a dívida e o deixou ir.”Mas quando aquele servo saiu, encontrou um de seus conservos, que lhe devia cem denários. Agarrou-o e começou a sufocá-lo, dizendo: ‘Pague-me o que me deve! ’”Então o seu conservo caiu de joelhos e implorou-lhe: ‘Tenha paciência comigo, e eu lhe pagarei’.”Mas ele não quis. Antes, saiu e mandou lançá-lo na prisão, até que pagasse a dívida.Quando os outros servos, companheiros dele, viram o que havia acontecido, ficaram muito tristes e foram contar ao seu senhor tudo o que havia acontecido.”Então o senhor chamou o servo e disse: ‘Servo mau, cancelei toda a sua dívida porque você me implorou.Você não devia ter tido misericórdia do seu conservo como eu tive de você? ’Irado, seu senhor entregou-o aos torturadores, até que pagasse tudo o que devia.”Assim também lhes fará meu Pai celestial, se cada um de vocês não perdoar de coração a seu irmão”.

Lembre: quando vemos a palavra paciência, ela é a mesma palavra , makrothumia, que temos aprendido , que é uma característica do Fruto do Espírito.

- Que pergunta apresenta essa parábola?

(  ) “ É nesse tempo que restaurarás a Israel?”

(  ) “ Quantas vezes devo perdoar ao meu irmão?”

(  ) “ É legal para o homem se divorciar de sua esposa?”

- Quanto o servo devia ao rei? (v.24) ______________________________

- O que o rei fez depois do julgamento feito contra o servo?

(  ) Cancelou o débito e perdoou o servo.

(  ) Estabeleceu um plano de pagamento

(  ) Ele venderia o homem e sua família como escravos.

- O que aconteceu logo após a liberação do servo?

(  ) Ele fez uma festa para celebrar a generosidade do rei.

(  ) O servo perseguiu outro servo por um menor débito.

- Quanto esse outro servo devia?__________

- Qual foi o seu pedido(v.29)?________________________

- Qual foi a reação do rei quando recebeu a notícia da confrontação entre aqueles dois servos?________________________

 A quantidade de dinheiro que cada um devia é um importante contraste dessa parábola. O primeiro servo devia ao rei 10.000 talentos, igual a milhões de reais hoje. O rei cancelou o débito e o livrou da dívida. No momento que aquele servo foi liberado, ele “descobriu” ou “lembrou”  de um conservo que lhe devia dinheiro.

A palavra “ descobriu” é forte porque  mostra que esse servo mau foi atrás do segundo servo. Quanto esse conservo devia? O equivalente a poucos reais, e mesmo assim o perverso servo não mostrou nenhuma misericórdia. O rei indignado sentenciou o servo impiedoso ao confinamento e tortura até que pagasse todo o débito. Tão grande era sua dívida que a sua tortura seria interminável.

Três termos vitais tecem a tapeçaria dessa parábola.Vamos extraí-los um a um até termos um denominador comum.

Recorde o propósito dessa parábola. Qual o assunto em discussão?

(  ) mordomia         (  ) escatologia       (  ) perdão

-Qual foi o específico pedido feito para seu credores?_____________________

Ambos pediram misericórdia. O rei concedeu misericórdia e perdão. O primeiro servo respondeu com julgamento.

PERDÃO,  PACIÊNCIA, MISERICÓRDIA

A parábola do impiedoso servo fala sobre perdão….perdão pedido pela paciência. Se negligenciamos da necessidade de perdão, falhamos em completar o retrato da paciência bíblica. A Paciência é o vaso através do qual Deus exerce sua misericórdia. Misericórdia é alimentada pelo perdão.

O Perdão  tem grande impacto no enchimento do Espírito Santo. Vamos dedicar esse estudo para estudar essas perguntas e tirarmos as seguintes conclusões: O que é o perdão bíblico? Quem e o que devemos perdoar? Por que devemos perdoar? Como devemos perdoar? Quando devemos perdoar?

 1.     O que é perdão bíblico?

A palavra grega mais frequentemente usada no Novo Testamento para perdão é Aphieme, Significa “´permitir sair de alguma força de poder ou  possessão, ir livre, deixar escapar” . Na essência, a intenção do perdão bíblico é livrar alguém, liberar.  A imagem desenhada seria a a do imperdoável amarrado ao  implacável. Ironicamente, a falta de perdão significa nos unirmos firmemente àquilo que mais odiamos.Entretanto, o significado no grego para perdão deve melhor ser demonstrado como a prática de soltar a pessoa que está amarrada às suas costas.

 2.     Quem e o que devemos perdoar?

Jesus nos ensinou a orar:

Lucas 11:4  “Perdoa-nos os nossos pecados, pois também perdoamos a todos os que nos devem. E não nos deixes cair em tentação”.

Marcos 11:25   “E quando estiverem orando, se tiverem alguma coisa contra alguém, perdoem-no, para que também o Pai celestial lhes perdoe os seus pecados”.

Jesus claramente nos ordena que perdoemos todas as ofensas, não importando o quão dolorosas sejam.

Meu coração treme quando imagino seus pensamentos nesse momento: - Você não tem ideia do que aconteceu comigo! Certamente Deus não quer que eu perdoe isso!

Você lembra da definição que aprendemos sobre makrothumia ? É a qualidade de uma pessoa que pode vingar-se, mas não o faz.

Sim, Deus deseja colocar Sua paciência naqueles com todo o direito de se vingar…todo o direito de não ter misericórdia….todo o direito de estar zangado e amargurado… aqueles a quem talvez nunca tenha sido mostrada a misericórdia aqui na terra.

Se você tem o “ direito para se revoltar! ou o “direito de guardar rancor”, você é o primeiro candidato para makrothumia. Você já pode ouvir o Nosso Senhor e Salvador dizendo: Escolha perfeita. Dependendo da sua escolha , derramarei minha misericórdia.

Lembre -se: Deus quer se revelar em nós, não revelar nossos direitos e fraquezas.

3.     Por que devemos perdoar? Descobriremos no mínimo 5 razões:

-Devemos perdoar por causa da própria natureza da palavra aphiemi. Francamente, seria muito difícil viver a vida cristã com os alguém  amarrado nas costas. Você pode imaginar, quantos de nós estamos caminhando amarrados , enrolados num cadáver? Alguns de nós estamos abrigando falta de perdão contra alguém que já está a muito tempo na sepultura.Existe alguma coisa mais pesada do que “peso morto”? Bem , a questão é: podemos ter ainda mais de uma pessoa amarrada em nós. Falta de perdão é a formação de um hábito essencialmente. Sem controle, ela se espalha de pessoa a pessoa. Antes de ter o conhecimento, tínhamos um “ônibus”   amarrado a nossa volta! Não podemos ser livres , nem manter o passo com o Espírito de Deus enquanto estivermos sobrecarregados,  carregando falta de perdão.

- Devemos perdoar porque a Palavra de Deus nos chama para perdoar.

Lucas 6:37  “Não julguem, e vocês não serão julgados. Não condenem, e não serão condenados. Perdoem, e serão perdoados.”

Mateus 6:14-15   “Pois se perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai celestial também      lhes perdoará.Mas se não perdoarem uns aos outros, o Pai celestial não lhes perdoará as ofensas”.

Marque V para verdadeiro e F para falso para as seguintes afirmações:

___ Deus nos dá  o Seu perdão para  que também perdoemos outros.

___ Deus nos perdoa e não espera que também perdoemos.

___ Quando condenamos alguém,. também nos condenamos.

 Parece injusto para nossas mentes limitadas, não é? Deus é Deus, pelo amor de Deus! Que difícil deve ser para Ele perdoar? Como confiar que Ele me perdoa? Amados, Deus nos pressiona a liberar essas pessoas! Leia mais!

- Devemos perdoar por nós mesmos.

Olhe outra vez a parábola do servo impiedoso em Mateus 18:21-35. Lembre da penalidade final que esse servo recebeu.

Servo 1:_____________

Servo 2:______________

Qual servo foi torturado? ______________

A verdade é essa: A pessoa que não perdoar vai sofrer mais do que aquele que não foi perdoado. Os dois servos foram presos, mas o primeiro servo com falta de perdão e misericórdia, foi torturado, somente ele. Quem não perdoa abriga a tortura. Eu sei, já estive assim.

Depois de sofrer um sério trauma de infância, Deus continuamente me confrontava para que perdoasse o autor desse trauma. Recusei por muitos anos. Quer saber o por quê? Estava absolutamente certa de que  se perdoasse faria com que aquilo que aconteceu se tornasse justo. Tinha medo de que se perdoasse , ele estaria fora do problema. Tinha sofrido muita dor, que teve repercussão em todas as áreas da minha vida. Não percebia que a minha incapacidade em perdoar estava causando mais dor do que a ofensa original.

Deus permitiu que eu ficasse cada vez pior, até que finalmente ouvi e entendi a sua doce voz falando ao meu coração: “Beth, perdoar não vai mudar a gravidade do crime, vai fazer com que fique tudo bem com VOCÊ”. Deus exigia que eu perdoasse por minha causa… então não seria mais torturada pelo resto da minha vida.

Você pergunta: Estaria Deus certo?

Oh, minha amiga, sem hesitação, posso dizer em alta voz , ao lado da minha salvação e do Espírito Santo que habita em mim, o que Deus me deu de maravilhoso foi a capacidade de perdoar. Sou livre. Não livre das lembranças, mas livre da tortura. Sim, Ele é fiel!

-Devemos perdoar para não darmos a Satanás oportunidade para agir em nossas vidas.

2 Coríntios 2: 10-11   “Se vocês perdoam a alguém, eu também perdôo; e aquilo que perdoei, se é que havia alguma coisa para perdoar, perdoei na presença de Cristo, por amor a vocês,a fim de que Satanás não tivesse vantagem sobre nós; pois não ignoramos as suas intenções. “

De que forma você pensa que Satanás leva vantagem quando você não perdoa?_______________________________

Existem poucas coisas na vida onde Satanás pode levar vantagem com tanta eficiência como na falta de perdão. Portas são abertas para que ele se infiltrar em circunstâncias e despertar lembranças para reavivar a chama da amargura.

Satanás não irá parar e vai querer aumentar a falta de perdão entre nós e nosso Salvador. Por que? Porque ele sabe que é impossível ser cheio do Espírito de Deus  e cheio de falta de perdão.  Somente Satanás vence na guerra do não perdoar. Quando ele vê a corda , ele vê também a oportunidade para nos amarrar.

- Devemos perdoar porque não somos os únicos amarrados na falta de perdão.

Se recusamos perdoar, amarramos as mãos de Deus para “trabalhar todas as coisas para o bem”. Ele não irá trazer as bençãos que Ele tem para você a partir da sua dor, elas só serão liberadas a partir do seu perdão. Por que?

Leia Romanos 8:28   ˜ Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito. ”

2 Coríntios 1: 3-7   “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai das misericórdias e Deus de toda consolação, que nos consola em todas as nossas tribulações, para que, com a consolação que recebemos de Deus, possamos consolar os que estão passando por tribulações. Pois assim como os sofrimentos de Cristo transbordam sobre nós, também por meio de Cristo transborda a nossa consolação. Se somos atribulados, é para consolação e salvação de vocês; se somos consolados, é para consolação de vocês, a qual lhes dá paciência para suportarem os mesmos sofrimentos que nós estamos padecendo. E a nossa esperança em relação a vocês está firme, porque sabemos que, da mesma forma como vocês participam dos nossos sofrimentos, participam também da nossa consolação. “

Como é que Deus criou o ministério da tribulação ?

(  ) Ele nos conforta e nos leva a compartilhar o Seu conforto.

(  ) Porque passamos por sofrimentos, podemos compartilhar Cristo e Seu conforto.

(  ) Cristãos fiéis não passam por sofrimentos ou mágoas.

Não temos idéia do ministério que Deus tem para nós a partir de onde caímos.Quando falo do abuso que sofri, ainda estou falando e tem uma quantidade imensa de mulheres que se identificam com o que me sucedeu.Elas frequentemente me perguntam: -  Porque Deus permitiu que aquelas coisas acontecessem com você , já que Ele sabia que eu iria trabalhar para Ele. Olho para baixo, para a fila de mulheres e respondo: “Por sua causa”. Deus tem lenta, mas seguramente me conduzido para um lugar…para um glorioso lugar…. onde no corpo de Cristo a minha dor tem valido . Como é que essa transformação miraculosa ocorre?  Em algum lugar ao longo do caminho, fui percebendo aos poucos o sentido do meu sofrimento.

Peça a Deus para te ajudar a perdoar onde há falta de perdão e permita que Ele ministre para outros através da sua vida.

Beth Moore

Share
Posted in biblia, estudo by agnes at April 21st, 2012.
Tags: ,