Judas, o homem que nunca conheceu…

Me pergunto às vezes que tipo de homem era Judas : com quem  parecia, como agia, quem eram seus amigos….

Posso  imaginá-lo com barba, pequeno e magrinho, companheiro ou  fofoqueiro,  alienado dos outros apóstolos, distante, traidor ou colaborador, resultado de um lar desfeito, delinquente juvenil na sua juventude….

O que  isso é de verdadeiro? Não temos nenhuma evidência  que sugerem que ele foi uma pessoa  isolada. Na Última Ceia, quando Jesus disse que o traidor estava sentado à mesa , não vemos os apóstolos imediatamente voltando-se para Judas como um traidor óbvio.

Não,  talvez ele fosse exatamente o oposto. Em vez de pequeno e magrinho, talvez fosse robusto e jovial. Ao invés de quieto e introvertido, ele poderia ter sido inicialmente alegre e  bem-intencionado. Não sabemos.

Mas de todas as coisas que não sabemos sobre Judas, há uma coisa que sabemos com certeza: Ele não tinha nenhuma relação com o Mestre. Ele tinha visto Jesus, mas  não o conhecia. Ele tinha ouvido falar de Jesus, mas  não o entendia. Ele tinha uma religião, mas nenhuma relação de verdade.

Satanás precisava de um tipo especial de homem para trair o nosso Senhor e  encontrou um caminho perfeito em Judas. Ele precisava de um homem que tinha visto Jesus, mas que não o conhecesse. Ele precisava de um homem que conhecia as ações de Jesus, mas que ficasse de fora da missão de Jesus. Judas foi esse homem.Judas tinha o manto da religião, mas  nunca conheceu o coração de Cristo.

Podemos aprendemos esta lição intemporal do traidor. As melhores ferramentas de Satanás de  destruição não são de fora da igreja, mas são  as que estão dentro da igreja. Uma igreja nunca vai morrer pela influência da  imoralidade do mundo  ou a corrupção. Mas vai morrer se corroendo por dentro, por  aqueles que levam o nome de Jesus, mas nunca o conheceram , de quem tem religião, mas nenhuma relação com o Senhor.

Judas tinha o manto da religião, mas nunca conheceu o coração de Cristo. O nosso objetivo deve ser  conhecê-lo  … profundamente.

Max Lucado

Share
Posted in reflexao by agnes at July 6th, 2012.
Tags: