O Professor dos professores!!!

2 Timóteo 2: 24-26   ” Ao servo do Senhor não convém brigar mas, sim, ser amável para com todos, apto para ensinar, paciente. Deve corrigir com mansidão os que se lhe opõem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento, levando-os ao conhecimento da verdade, para que assim voltem à sobriedade e escapem da armadilha do diabo, que os aprisionou para fazerem a sua vontade. “

Nesses últimos estudos temos visto os 3 aspectos da palavra grega praotes, Mansidão, Fruto do Espírito . Considerando a prioridade de ser submisso à vontade de Deus na vida do cristão. Aprendemos que ser submisso significa ” parar de lutar com Deus”. Vimos que  a humildade, sem a submissão não pode existir. A verdadeira humildade chega a conclusão de que os caminhos de Deus são melhores e superiores aos nossos, não importa como estamos vendo. Vimos também a importãncia de se ter um espírito ensinável como componente da Mansidão. Hoje vamos concluir o estudo de praotes, Mansidão: a mansidão no ensino.

Revendo a definição da palavra Praotes, que é  Força de caráter revelada em forma de mansidão”. Praotes é responsabilidade com poder. A pessoa que tem Praotes é um  Gigante Manso : tem a personificação pura do poder do Espírito Santo, e sabe o que fazer com o que tem. Professores de Deus não são chamados  a manejar a Palavra de Deus como um jogo de futebol. A Espada do Espírito é para atacar Satanás, não o corpo de Cristo.

Devemos aprender a usar a arma na nossa guerra cuidadosamente. Exortar e atacar não são palavras sinônimas.A verdade que nos foi confiada…é a que deve ser passada aos outros. Vamos nos focar nas três ordens sobre a instrução.São elas:

1- Devemos ensinar

2- O que  ensinar

3- Como  ensinar.

Não  esquecendo que devemos ser primeiramente ensinados.

Mateus 28:19-20   “Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo,ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”.

-Qual foram as duas ordens abrangentes que Jesus deixou com seus discípulos? ___________________________________

Somos surpreendidas quando aprendemos que o ir não é a única ordem da Grande Comissão. A primeira ordem é façam “discípulos de todas as nações’. Para discipular precisa ir. A segunda ordem é ensinar. A Palavra grega para ensinar é didasko e curiosamente, a primeira parte da definição é “conhecer”. A segunda parte da definição é instruir de boca em boca….aconselhando…ensinando”. A definição de didasko é clara: não podemos ensinar o que não conhecemos. ” Saber” significa aceitar o fato e a experiência.

Atos 15:35   “Mas Paulo e Barnabé permaneceram em Antioquia, onde, com muitos outros ensinavam e pregavam a palavra do Senhor. 

 – Quais eram as duas atividades distintas vistas em Atos 15:35?________________________

A palavra grega para pregar é euaggelizo que  significa “proclamar as boas novas”. Usamos a palavra “pregar” mais frequentemente para ” os que estão perdidos”, e “ensinar” mais frequentemente para “os salvos”. Ambas são necessárias na igreja do Novo Testamento. O corpo de Cristo está em desesperada necessidade   da sã doutrina, doutrina que nos amadurece em Cristo. O quanto é importante nos aprofundarmos na sabedoria da Palavra de Deus?

Filipenses 1:9-11   “Esta é a minha oração: que o amor de vocês aumente cada vez mais em conhecimento e em toda a percepção, para discernirem o que é melhor, a fim de serem puros e irrepreensíveis até o dia de Cristo, cheios do fruto da justiça, fruto que vem por meio de Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus. “

– O que Filipenses 1:9-11 fala sobre a necessidade do ensino no Corpo de Cristo? ___________

– Corresponda as seguintes frases com as palavras do apóstolo.

(   ) cheio de justiça                                           (   ) Deve ser  puro e sem culpa

(  ) deve discernir o que é melhor.                 (   ) em conhecimento e em toda percepção

(   ) seu amor deve abundar                             (   ) que vem através de Crito Jesus

– Como você imagina ser um amor  que aumenta em  sabedoria e todo conhecimento que abunda em toda percepção?_____________

– Como é ser ” capaz de discernir o que é melhor”  com relação a ser puro  e sem culpa até o dia de Cristo?____________________

– O que é ser cheio do “fruto da justiça” que vem através de Jesus Cristo?__________________

2 Timóteo 2:15   ” Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar, que maneja corretamente a palavra da verdade.”

– A que é comparado o professor?

(   ) a um atleta que joga o jogo com o máximo de esforço.

(   ) um supervisor que fiscaliza o trabalho dos outros.

(   ) um artesão que faz otrabalho com cuidado e rigor.

Hebreus 6:1   “Portanto, deixemos os ensinos elementares a respeito de Cristo e avancemos para a maturidade, sem lançar novamente o fundamento do arrependimento de atos que conduzem à morte, da fé em Deus”.

– O que Hebreus 6:1 fala sobre a necessidade da maturidade no nosso ensinar e aprender?___________________________

A Palavra de Deus nos exorta  continuamente a crescermos no  conhecimento da Palavra. A Palavra é nossa arma de ataque contra Satanás e nos encoraja em justiça. Necessitamos de professores que manejem corretamente a Palavra de Deus e a use com sabedoria para que possa ser aplicada em nossa vida diária.

Que tipo de professor Deus está procurando? Olhe cuidadosamente o 1º versículo desse estudo. Deus procura servos que estejam aptos a ensinar. Ele não necessita egomaníacos que se deleitam com o poder. O verdadeiro ensinamento não leva à ostentação.

1Timóteo 4:1   “O Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios. “

1 Timóteo 4: 1  nos fala que os demônios são professores!

Deus está procurando por professores-servos. A palavra para servo é doulos e significa ” escravo, um que tem permanente relação em servir os outros”, ” sua vontade sendo consumida pela vontade do outro…”Essa definição é o  Deus precisa em relação ao ensino.

Deus não somente nos ordena que sejamos ensinados, Ele também especifica como e para o que devemos ser ensinados. O termo ensinar ocorre 58 vezes no Novo testamento. 41 delas se referem a Jesus Cristo. Ele é o último professor, o Professor dos professores. Fomos feitos para ensinar como Ele ensinou.

João 8:28-29   ” Então Jesus disse: “Quando vocês levantarem o Filho do homem, saberão que Eu Sou, e que nada faço de mim mesmo, mas falo exatamente o que o Pai me ensinou. Aquele que me enviou está comigo; ele não me deixou sozinho, pois sempre faço o que lhe agrada”.

– O que é claro que Jesus ensina no texto de João 8:28-29 ?_____________________________

Podemos  através dessas passagens obter uma regra muito importante para os mestres: Ppprofessores de Deus não podem simplesmente ensinar o que agrada a eles. Jesus ensinava somente as Palavras do Seu Pai! Lembra o significado da palavra ” servo” ? O professor-servo é consumido pela vontade do outro! Professores não podem usar sua posição como plataforma para suas opiniões pessoais. Professores da palavra de Deus são obrigados a transmitir as opiniões de Deus, isso é realmente o que importa. Como Jesus, podemos ensinar de muitas formas, incluindo parábolas atuais, testemunhos…Entretanto,  o texto básico tem que ser a Palavra de Deus.

João 17:17   ” Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade. “

– O que Jesus  diz sobre a Palavra de Deus? A Palavra de Deus é ______________ .A Palavra de Deus______________________.

Somente a Palavra de Deus é absolutamente a verdade! Somente a palavra de Deus pode santificar os cristãos. Mesmo que materiais de ensino sejam excelentes e tenhamos  excelentes expositores  não chegarão nunca á altura da Palavra de Deus. Infelizmente, muitos  “mestres” atuais focam seus ensinamentos em experiências de homens e depois querem tentar manipular  a Palavra de Deus para onde querem chegar.Estudantes, cuidado! Temos que advertir aqueles que nos ouvem , nunca ouvir a palavra do homem, mas confirmar as nossas palavras com a do Senhor! Se não corresponder, não aceite!

Finalmente Deus tem ordens específicas em relação à como devemos ensinar.

Tito 2:7-8   “Em tudo seja você mesmo um exemplo para eles, fazendo boas obras. Em seu ensino, mostre integridade e seriedade; use linguagem sadia, contra a qual nada se possa dizer, para que aqueles que se lhe opõem fiquem envergonhados por não terem nada de mal para dizer a nosso respeito. “

– Como deve ser o estilo de vida do professor?__________________

2Timóteo 2:25   “Deve corrigir com mansidão os que se lhe opõem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento, levando-os ao conhecimento da verdade.”

– Como bons professores devem agir com a oposição?_______________________

1 Pedro 3:15   “Antes, santifiquem Cristo como Senhor no coração. Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês .”

– Qual´deve ser a nossa atitude sobre compartilhar Cristo com outros?______________________

Provérbios 16:21   ” O sábio de coração é considerado prudente; quem fala com equilíbrio promove a instrução. “

– O que provérbios 16:21 adiciona ao nosso ensinamento?___________

Deus manda que nosso ensinamento venha através da graça na qual Deus se refere como “MANSIDÃO!”…ENSINANDO COM HUMILDADE…COM UMA ATITUDE DE SUBMISSÃO…COM A CONSCIENCIA DE NOSSOS PROPRIOS PECADOS  E  PERDÃO PARA OS PECADOS DOS OUTROS…DEIXANDO A CONDENAÇÃO PARA DEUS E A CONVICÇÃO PARA O  ESPIRITO SANTO.

O professor de Deus é um vaso A Mansidão significa fraqueza?

João 13: 1-17   “ Um pouco antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que havia chegado o tempo em que deixaria este mundo e iria para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim. Estava sendo servido o jantar, e o diabo já havia induzido Judas Iscariotes, filho de Simão, a trair Jesus. Jesus sabia que o Pai havia colocado todas as coisas debaixo do seu poder, e que viera de Deus e estava voltando para Deus; assim, levantou-se da mesa, tirou sua capa e colocou uma toalha em volta da cintura. Depois disso, derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos seus discípulos, enxugando-os com a toalha que estava em sua cintura. Chegou-se a Simão Pedro, que lhe disse: “Senhor, vais lavar os meus pés? ” Respondeu Jesus: “Você não compreende agora o que estou lhe fazendo; mais tarde, porém, entenderá”. Disse Pedro: “Não; nunca lavarás os meus pés”. Jesus respondeu: “Se eu não os lavar, você não terá parte comigo”. Respondeu Simão Pedro: “Então, Senhor, não apenas os meus pés, mas também as minhas mãos e a minha cabeça! ” Respondeu Jesus: “Quem já se banhou precisa apenas lavar os pés; todo o seu corpo está limpo. Vocês estão limpos, mas nem todos”. Pois ele sabia quem iria traí-lo, e por isso disse que nem todos estavam limpos.
Quando terminou de lavar-lhes os pés, Jesus tornou a vestir sua capa e voltou ao seu lugar. Então lhes perguntou: “Vocês entendem o que lhes fiz? Vocês me chamam ‘Mestre’ e ‘Senhor’, e com razão, pois eu o sou. Pois bem, se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei-lhes os pés, vocês também devem lavar os pés uns dos outros. Eu lhes dei o exemplo, para que vocês façam como lhes fiz. Digo-lhes verdadeiramente que nenhum escravo é maior do que o seu senhor, como também nenhum mensageiro é maior do que aquele que o enviou. Agora que vocês sabem estas coisas, felizes serão se as praticarem”. Não se conhece lição mais forte do que a que Jesus nos deu de joelhos. Ele é o Gigante Manso.

Somos chamados a ensinar, de uma forma ou de outra, como testemunhas,  testemunhas vivas, como mãe, como vizinho. Devemos lembrar  como a palavra de Deus vai ser melhor servida – com uma vasilha de água e uma toalha.

Não devemos nos imaginar como professores, mas realmente nos conscientizar das responsabilidades que Deus tem nos dado em casa, no trabalho, na igreja. Iremos  descobrir na nossa forma de compartilhar o nosso estilo ou forma.

Como aplicamos as verdades desse estudo na nossa missão do ensino?

Share
Posted in biblia, estudo by agnes at November 27th, 2012.
Tags: ,