Caminhos errados para se responder a Jesus.

Mateus 13:53-58 “Tendo terminado de contar estas parábolas, Jesus saiu dali.54Chegando à sua cidade, começou a ensinar o povo na sinagoga. Todos ficaram admirados e perguntavam: “De onde lhe vêm esta sabedoria e estes poderes miraculosos?55Não é este o filho do carpinteiro? O nome de sua mãe não é Maria, e não são seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas?56Não estão conosco todas as suas irmãs? De onde, pois, ele obteve todas essas coisas? “57E ficavam escandalizados por causa dele. Mas Jesus lhes disse: “Só em sua própria terra e em sua própria casa é que um profeta não tem honra”.58E não realizou muitos milagres ali, por causa da incredulidade deles.”

Mateus 14: 1-12 “Por aquele tempo Herodes, o tetrarca, ouviu os relatos a respeito de Jesus e disse aos que o serviam: “Este é João Batista; ele ressuscitou dos mortos! Por isso estão operando nele poderes miraculosos”. Pois Herodes havia prendido e amarrado João, colocando-o na prisão por causa de Herodias, mulher de Filipe, seu irmão,porquanto João lhe dizia: “Não te é permitido viver com ela”.Herodes queria matá-lo, mas tinha medo do povo, porque este o considerava profeta. No aniversário de Herodes, a filha de Herodias dançou diante de todos, e agradou tanto a Herodes que ele prometeu sob juramento dar-lhe o que ela pedisse.Influenciada por sua mãe, ela disse: “Dá-me aqui, num prato, a cabeça de João Batista”.O rei ficou aflito, mas, por causa dos juramento e dos convidados, ordenou que lhe fosse dado o que ela pedia e mandou decapitar João na prisão.Sua cabeça foi levada num prato e entregue à jovem, que a levou à sua mãe.Os discípulos de João vieram, levaram o seu corpo e o sepultaram. Depois foram contar isso a Jesus.”

1. Vemos duas histórias – a reação dos judeus devotos ao ensinamento de Jesus na sinagoga de Nazaré, e uma execução horrível ordenada por um governante romano imoral durante sua festa de aniversário.

2. Apesar de aparentemente muito diferentes, ambas as histórias lidam com uma questão central: Como vamos responder a Jesus?

Cena 1: Sinagoga de Nazaré (Mateus 13:53-58)

1. Jesus viajou pelas cidades e aldeias de Israel, poderosamente proclamou o evangelho do reino e curava todas as doenças. Onde quer que fosse, grandes multidões o seguiam com espanto.

2. Seu ensino os surpreendia – ao contrário dos escribas, ele ensinava com autoridade como aquele que verdadeiramente conhecia e compreendia a palavra de Deus. Eles ficaram impressionados com seus insights penetrantes da lei e do coração humano.

3. Seus milagres os surpreendiam. Imaginem como nos sentiríamos se estivéssemos no meio da multidão quando Jesus limpava um leproso com um simples toque de sua mão (Mateus 7), ou acalmava a tempestade furiosa com uma palavra (Mateus 8), ou levantava uma menina dos mortos ( Mateus 9). Não é de se admirar que as multidões ficavam maravilhadas e que a sua fama se espalhava.

4. Jesus vai visitar sua cidade natal, Nazaré, e ensina em sua sinagoga, não ficamos surpresos ao saber que o povo da cidade também estava surpreso. Mas não por muito tempo. Essa admiração desaparece e se transforma em perguntas sobre sua família . Mateus nos diz que “ofendeu” “escandalizaram (v. 57) e se recusaram a acreditar Nele. Como resultado, “ele não fez ali muitos milagres” (v. 58).

Cena 2: Festa de aniversário de Herodes (Mateus 14:1-12)

 1. Herodes Antipas, filho de Herodes, o Grande, governava a região da Galiléia. João Batista o confrontou por se casar com Herodias ilegalmente (a esposa de seu meio-irmão), Herodes lançou João na prisão. As pessoas honradas tinham João Batista como um profeta, então Herodes tinha medo de condená-lo a morte.

2. Em sua festa de aniversário, Herodes está tão impressionado com a dança de Salomé (filha de Herodias) que ele imprudentemente promete dar a ela o que ela quiser. Salomé (solicitada por sua mãe) pede a cabeça de João Batista em uma bandeja. Mais preocupado com a sua reputação do que em fazer a coisa certa, Herodes cumpre o seu juramento e traz João decapitado.

3. Mateus conta essa história horrível para ajudar a explicar a idéia infundada de Herodes sobre Jesus no versículo 2. Herodes pensa erradamente que Jesus é João, o Batista, ressuscitado dos mortos.

 Herodes e os judeus de Nazaré respondem mal a Jesus. Suas histórias ilustram dois perigos que enfrentamos hoje.

 Perigo # 1: a familiaridade com Jesus sem a fé em Jesus

1. Apesar da grande autoridade do ensinamento de Jesus e dos relatórios inegáveis ​​de seu poder, Nazaré não esquecia do fato de que eles sabiam da sua origem e da sua família. Eles enfrentaram uma decisão. Será que a sua familiaridade com sua educação os levou a duvidar de sua autoridade? Ou será que a sua autoridade os levou a reexaminar sua familiaridade?

2. Infelizmente, eles escolheram confiar no que eles “sabiam”. Ao invés de colocar sua fé nele, eles se ofenderam com ele e, finalmente, o rejeitaram.

3. Familiaridade com Jesus, sem a fé em Jesus é perigosa – para nós, assim como foi para o povo de Nazaré. Pode ter crescido na igreja e conhecermos a Bíblia por dentro e por fora. Podemos ter estudado numa escola cristã e podermos explicar o evangelho e dar todas as respostas certas. Mas seremos hipócritas, não temos fé. Colocamos mais peso em nosso próprio raciocínio do que no testemunho de Jesus. Como o povo de Nazaré estaremos julgando Jesus ao invés de deixar que a sua Palavra, a Bíblia, tenha autoridade sobre nós.

4. Esta cena da sinagoga de Nazaré é um aviso: o Jesus que parece tão familiar para nós, é o mesmo que estamos rejeitando, é o rei autoritário que acalmou as tempestades e ressuscitou os mortos. Podemos ter rejeitado a Jesus, mas ele não nos rejeitou . Não deixemos que a nossa familiaridade com Jesus roube a fé em Jesus. Saia da hipocrisia , saia das dúvidas, e coloquemos a nossa fé Nele!

Perigo # 2: Conhecimento Sobre Jesus sem conhecer Jesu

1.Herodes pegou o pouco que sabia sobre Jesus e combinou com as suas próprias superstições, falsas crenças e consciência culpada criando uma imagem mental de Jesus, que não tinha qualquer semelhança com o verdadeiro Jesus. Herodes criou uma confusão distorcida. Estamos em perigo de fazer o mesmo.

2. Quais são as nossas impressões sobre Jesus? O que lemos ou ouvimos on-line de professores e amigos? Nossas próprias opiniões e sentimentos? Se assim for, a nossa imagem de Jesus pode não ter nenhuma semelhança com a imagem bíblica. Jesus pode aceitar o estilo de vida de qualquer um (porque não vamos aceitar um Deus santo que exige obediência) e acolher as pessoas de todas as religiões (porque você não pode imaginar que Deus seria exclusivo). Ou podemos nos recusar a ter qualquer coisa a ver com Jesus, porque ele não nos da o que esperávamos.

3. A única maneira de realmente conhecer Jesus é humildemente estudando a Bíblia com um coração pronto para seguir e obedecer.

Conclusão

1. Nazaré rejeitou Jesus por causa da sua incredulidade. Herodes estava enganado a respeito de Jesus por causa de sua crença errada. Ambos nos ensinam a mesma lição – precisamos de uma crença certa, um  conhecimento certo, a respeito de Jesus. E isso vem através do evangelho.

2. O evangelho revela que, embora tenhamos rejeitado a Deus e nos rebelado contra ele, ele tem nos perseguido em amor. Ele enviou o seu próprio Filho, Jesus, para pagar a penalidade de nossos pecados e para nos oferecer o dom gratuito da vida eterna no relacionamento com ele. Jesus é o Pão da Vida, que irá satisfazer os anseios mais profundos de nossa alma.

3. A nossa familiaridade com Jesus minou a nossa fé nele? Ter um conhecimento errôneo sobre Jesus distorceu a nossa relação com ele? O remédio é simples. Afaste-se da autoridade colocada na nossa própria perspectiva e confiemos no testemunho da Bíblia sobre Jesus. Permitir que o ensinamento autorizado de Jesus e as suas poderosas obras falem por si mesmos. Deixe que o poder do evangelho revele o que significa verdadeiramente conhecer Jesus.

 

Share
Posted in biblia, estudo by agnes at July 31st, 2013.
Tags: ,