O coração que honra a Deus

Mateus 15:1-20 “Então chegaram ao pé de Jesus uns escribas e fariseus de Jerusalém, dizendo: Por que transgridem os teus discípulos a tradição dos anciãos? pois não lavam as mãos quando comem pão.Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Por que transgredis vós, também, o mandamento de Deus pela vossa tradição?Porque Deus ordenou, dizendo: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser ao pai ou à mãe, certamente morrerá.Mas vós dizeis: Qualquer que disser ao pai ou à mãe: É oferta ao Senhor o que poderias aproveitar de mim; esse não precisa honrar nem a seu pai nem a sua mãe, E assim invalidastes, pela vossa tradição, o mandamento de Deus. Hipócritas, bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo: Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim. Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens.E, chamando a si a multidão, disse-lhes: Ouvi, e entendei: O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem. Então, acercando-se dele os seus discípulos, disseram-lhe: Sabes que os fariseus, ouvindo essas palavras, se escandalizaram? Ele, porém, respondendo, disse: Toda a planta, que meu Pai celestial não plantou, será arrancada. Deixai-os; são cegos condutores de cegos. Ora, se um cego guiar outro cego, ambos cairão na cova. E Pedro, tomando a palavra, disse-lhe: Explica-nos essa parábola. Jesus, porém, disse: Até vós mesmos estais ainda sem entender? Ainda não compreendeis que tudo o que entra pela boca desce para o ventre, e é lançado fora? Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem. Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, fornicação, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias. São estas coisas que contaminam o homem; mas comer sem lavar as mãos, isso não contamina o homem.

Introdução

 1. Em Mateus, vemos uma escalada de conflito entre as autoridades religiosas e Jesus. Um grupo de fariseus e os escribas vieram de Jerusalém – 75 milhas de distância – para vê-lo. Esta não é uma visita social. Eles vieram para investigar, para minar e desacreditar.

2. Esta é uma passagem marcada por conflitos e palavras duras. Mas no meio da controvérsia veremos como Jesus revela o tipo de coração que honra a Deus.

 O coração que honra a Deus mantém tradições em seu lugar apropriado (Mateus 15:1-6)

 1. Os fariseus desafiam Jesus com uma pergunta, por que seus discípulos “quebram a tradição dos anciãos” não lavando as mãos quando comem. Jesus responde imediatamente e firmemente: “Por que vocês quebram o mandamento de Deus por causa da vossa tradição?” Ele passa a chamá-los de hipócritas, cujos corações estão longe de Deus. É uma dura repreensão.

2. Tradições são coisas transmitidas de uma geração para outra. Na clássica produção musical “Um Violinista no Telhado”, vemos uma comunidade russa de famílias judias que tem tradições para tudo – como dormir, como comer, como trabalhar. Estes costumes proporcionam estabilidade e identidade. Mas, o personagem principal aprende que fazer as coisas de maneira diferente do que sempre foi feito trazer problemas. E quando tradições religiosas tornam-se elevadas ao status de Escritura, tornam-se um mal.

3. Os fariseus estavam quebrando o quinto mandamento (“Honra teu pai e tua mãe”). Utilizavam uma brecha legal que permitia negligenciar os pais idosos quando dedicam os seus bens no templo. Esta tradição lhes permitiu se esquivar da responsabilidade bíblica. Atribuíam mais peso às suas tradições do que a Escritura, com isso se sentiram livres para julgar os outros por seus padrões. Hipócritas! Devemos ser lentos para julgar, para não nos inclinarmos a fazer a mesma coisa. Para honrar a Deus, nossos corações devem manter a tradição em seu devido lugar.

O coração que honra a Deus evita a Hipocrisia (Mateus 15:7-9)

1. O que é hipocrisia? Fingir ser sincero sobre algo que realmente não acreditamos. Todo mundo detesta um impostor. Somos bons em detectar hipocrisia nos outros, mas é raro reconhecê-la em nós mesmos.

2. Em um sentido real, somos todos hipócritas. Será que algum de nós obedecemos integralmente ao mandamento de amar a Deus com todo o coração, alma, mente e força? Há uma lacuna entre o que sabemos e o que realmente fazemos. Isto nos humilha. Se jogarmos o rótulo da hipocrisia sobre os outros, podemos encontrá-lo aderindo a nós mesmos.

3. Só Jesus tinha a absoluta integridade de coração para chamar alguém de hipócrita. E os fariseus eram verdadeiramente somente palavras (Isaías 29:13). Seus corações e as palavras não combinavam. Há muito para refletirmos e aprendermos com o esse exemplo. O coração que honra a Deus é sincero e evita a hipocrisia.

O coração que honra a Deus entende a verdadeira fonte de contaminação, (Mateus 15:10-20)

 1. Os fariseus criticaram Jesus e os seus discípulos por não lavar as mãos antes de comer. De acordo com a tradição (que tinha evoluído a partir de instruções originais de Deus), não lavar as mãos tornava a pessoa impura e, portanto, incapaz de aproximar-se do Deus santo. O efeito dessa tradição era corrupção que se tornou entendida como algo externo, algo a ser sanado por meio de ações externas.

2. É um equívoco comum, mas fatal. Apesar de ter ofendido os fariseus, Jesus esclareceu que corrupção é um problema interno: “Porque do coração procedem os maus pensamentos, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e calúnias” (Mateus 15:19).

3. O coração tem sido chamado de “timoneiro moral.” Ele conduz o barco da vida de uma pessoa. Composta de mente, vontade e emoções, o coração é o verdadeiro centro de uma pessoa. E, de acordo com as Escrituras, os nossos corações têm um problema fundamental: “Enganoso é o coração acima de todas as coisas, e desesperadamente corrupto” (Jeremias 17:9). Todos os atos pecaminosos que cometemos que nos tornam incapazes de comparecer perante um Deus santo começam com maus pensamentos em nossos corações.

4. Lavar as mãos não nos livrará de contaminação. Precisamos de novos corações. Quando nos arrependemos de nossos pecados e confiamos em Jesus Cristo, Deus faz o milagre da regeneração e cumpre a promessa que fez através de Ezequiel: “Eu vou retirar o coração de pedra e vos darei um coração de carne” (Ezequiel 36: 26).

 Conclusão

1. Não manter o foco em questões externas ( aparência) não reconhecendo o problema real: o estado do seu coração (Provérbios 04:23). Nossa fé deve em primeiro lugar ser uma fé interna, se queremos evitar o pecado da hipocrisia dos fariseus.

2. Como podemos ter um coração que honra a Deus? Falando com ele em oração. Deixando-o falar com conosco através de sua Palavra. “Mantenha seu coração com toda a vigilância, porque dele procedem as fontes da vida” (Provérbios 4:23).

 Robin Boisvert

Share
Posted in biblia, estudo by agnes at August 22nd, 2013.
Tags: ,