O Evangelho segundo João.

João 1:1-18

  •  Identidade do Verbo – João 1:1-5
  • Obra do Verbo – João 1: 6-18

1 – Jesus é apresentado como o Verbo de Deus. (Logos = Palavra)

João 1:1- 2No princípio era o Verbo , Ele estava com Deus e Ele era Deus. Ele estava com Deus no princípio.”( O verbo é eterno)

Gênesis 1:1-2 “No princípio Deus criou os céus e a terra. Era a terra sem forma e vazia; trevas cobriam a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.”

 Como se pode dizer que o Verbo é Deus e ainda que há uma distinção entre o Verbo e Deus?

Não há uma distinção de Essência. No versículo 14 há outro nome dado ao Verbo,Unigênito.

Preparem-se…..

O Jardim do Eden______ O Tabernáculo__________Templo de Salomão

Jesus Cristo___________Cristãos___________Milênio – Reino de Deus

Deus se revela:

  •  No Jardim do Eden
  • No tabernáculo

Êxodo 25: 8-9 “E farão um santuário para mim, e eu habitarei no meio deles. Façam tudo como eu lhes mostrar, conforme o modelo do tabernáculo e de cada utensílio”

Êxodo 40:34 “Então a nuvem cobriu a tenda do Encontro, e a glória do Senhor encheu o Tabernáculo.”

Êxodo 40:38De dia a nuvem do Senhor ficava sobre o tabernáculo, e de noite havia fogo na nuvem, a vista de toda nação de Israel, em todas as suas viagens.”

Hebreus 8:5 “Eles servem num santuário que é cópia e sombra daquele que está nos céus, já que Moisés foi avisado quando estava para construir o tabernáculo: Tenha o cuidado de fazer tudo segundo o modelo que lhe foi mostrado no monte.”

-Qual era o propósito do tabernáculo , construído com o designer do Paraíso no deserto?

Seria o lugar onde Deus manifestaria a sua glória

  • No Templo de Salomão

I Reis 8:10-11 “Quando os sacerdotes se retiraram do Lugar Santo, uma nuvem encheu o templo do Senhor, de forma que os sacerdotes não podiam desempenhar o seu serviço, pois a glória do Senhor encheu o seu templo.”

II Crônicas 7: 1-3 “Assim que Salomão acabou de orar, desceu fogo do céu e consumiu o holocausto e os sacrifícios, e a glória do Senhor encheu o templo. Os sacerdotes não conseguiam entrar no templo do Senhor, porque a glória do Senhor o enchia. Quando todos os israelitas viram o fogo descendo e a glória do Senhor sobre o templo, ajoelharam-se no pavimento, rosto em terra, adoraram e deram graças ao Senhor, dizendo: Ële é bom ; o seu amor dura para sempre.”

  • Através de Jesus Cristo

Muito maior, seria a Glória de Deus mostrada no verdadeiro Tabernáculo! “Vimos a sua glória, como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e verdade.”

I Pedro 1:18 -20 “Pois vocês sabem que não foi por meio de coisas perecíveis como prata ou ouro que vocês foram redimidos da sua maneira vazia de viver, transmitida por seus antepassados, mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha e sem defeito.Conhecido antes da criação do mundo, revelado nestes últimos tempos em favor de vocês.

A Palavra tornou-se carne e (tabernáculo) e habitou entre em nós.

Pode você imaginar a dramática transformação de não ter limites e ser aprisionado dentro de um corpo humano? Quantas vezes você imagina que Ele teria querido usar seu poder? Não existe nada que se compare ao confinamento do Onipotente, Oniciente e Onipresente Deus na carne.

O Filho de Deus deixou sua posição e por 33 anos habitou numa concha, sentindo o que humanos sentiam, Ele ralou seus joelhos como criança. Ele riu com amigos como um adulto. Ele sentiu dor quando pregaram os pregos em suas mãos. Ele experimentou exaustão. Ele conheceu a frustração. Ele se Zangou. Ele sofreu tentação.Ele sabia o que era ser usado e abusado.Ele sabia a dor do terror.

O Rei dos reis e Senhor dos senhores, o Unigênito do Pai nasceu num estábulo, cresceu como um pobre carpinteiro, provocado por seus irmãos, ele era praticamente sem casa e sem dinheiro.Ele foi abandonado por Seus amigos, insultado, torturado, agredido, e crucificado.. Jesus Cristo é o verdadeiro Tabernáculo!!!!!

Lucas 24:27 “E começando por Moisés e todos os profetas, explicou-lhes o que constava a respeito dele em todas as escrituras.” ( Jesus depois de ter ressuscitado encontra dois que o seguiam no caminho de Emaus)

João 1: 14 “Aquele que é o Verbo tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade.”

Cristo, o filho de Deus, a completa personificação da Palavra de Deus, veio para um Tabernáculo entre nós.

Hebreus 10:5-7 “Por isso, quando Cristo veio ao mundo, disse: Sacrifício e oferta não quiseste; mas um corpo me preparaste; de holocaustos e ofertas pelo pecado não te agradaste. Então eu disse: Aqui estou, no livro está escrito a meu respeito; vim para fazer a tua vontade ó Deus”.

II Coríntios 3:7-11 “O Ministério que trouxe a morte foi gravado com letras em pedras; mas esse ministério veio com tal glória que os israelitas não podiam fixar os olhos na face de Moisés, por causa do resplendor do seu rosto, aimda que desvanecente. Não será o ministério do Espírito ainda mais glorioso? Se era glorioso o ministério que trouxe condenação, quanto mais glorioso será o ministério que produz justificação. Pois o que outrora foi glorioso, agora não tem glória, em comparação com a glória insuperável. E se o que estava se desvanecendo se manifestou com glória, quanto maior será a glória do que permanece!”

I Coríntios 15:22 “Pois da mesma forma, como em Adão todos morrem, em Cristo todos serão vivificados.”

I Coríntios 15:24 “Então virá o fim, quando ele entregar o Reino a Deus, o Pai, depois de ter destruído todo domínio, autoridade e poder.”

Já teria sido sacrifício suficiente para Deus humilhar-se e andar ao nosso lado. Se Ele tivesse feito isso, nós ainda estaríamos perdidos. Não é possível imaginar a perfeição do nosso Salvador ou sua agonia na cruz.

Desde o Jardim do Eden que Deus quer resgatar a humanidade, sua preciosa criação.Através do Tabernáculo do Velho Testamento, Ele testifica o verdadeiro Tabernáculo que viria. Deus  manifestou sua glória no Tabernáculo no deserto, mas o verdadeiro Tabernáculo Ele tinha planejado, não simplesmente um lugar para manifestar a sua glória, mas Ele próprio se manifestaria e se revelaria.

Colossenses 2:9 “Pois em Cristo habita corporalmente toda a plenitude da divindade.”

Cristo é o verdadeiro tabernáculo!!

Jesus é:

  • A portaJoão 10:9 “Eu sou a porta; quem entra por mim será salvo. Entrará e sairá e encontrará pastagem.’

  • O Pão da Presença João 6:35 “Então Jesus declarou: Eu sou o pão da vida. Aquele que vem a mim nunca terá fome; aquele que crê em mim nunca terá sede.”

  • O Altar de incenso Hebreus 7:25 “Portanto, Ele é capaz de salvar definitivamente aqueles que, por meio dele, aproximam-se de Deus, pois vive sempre para interceder por eles.”

  • Sacrifício Romanos 3:25-26 “Deus o ofereceu como sacrifício para propiciação mediante a fé, pelo seu sangue, demonstrando a sua justiça. Em sua tolerância havia deixado impunes os pecados anteriormente cometidos; mas, no presente, demonstrou a sua justiça, a fim de ser justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.”

  • A Bacia João 13:8b “Jesus respondeu: Se eu não os lavar, você não terá parte comigo.”

  • O Candelabro João 8:12 “Falando novamente ao povo, Jesus disse: Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida.”

  • O Véu Hebreus 10:19-20 “ Portanto, irmãos, temos plena confiança para entrar no Santo dos Santos pelo sangue de Jesus, por um novo e vivo caminho que ele nos abriu por meio do véu, isto é , do seu corpo.”

  • TabernáculoJoão 1:14 “Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do pai, cheio de graça e de verdade.”

  • Através dos Cristãos

João 15:8Meu Pai é glorificado pelo fato de vocês darem muito fruto; assim serão meus discípulos.”

I Coríntios 3:16 “Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês?

I Coríntios 6:19-20 “Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos? Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo.”

Colossenses 1:27 “A Ele quis Deus dar a conhecer entre os gentios a gloriosa riqueza deste ministério, que é Cristo em vocês, a esperança da glória.”

Atos 2:2-4 “De repente veio do céu, um som, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados. E viram o que parecia línguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras linguas, conforme o Espírito os capacitava.”

  • No Milênio – Reino de Deus

Apocalipse 21: 1-6 “Então vi novos céus e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra tinham passado; e o mar já não existia. Vi a cidade Santa, a nova Jerusalém, que descia dos céus, da parte de Deus, preparada como uma noiva adornada para seu marido. Ouvi uma forte voz que vinha do trono e dizia: Agora o tabernáculo de Deus está com os homens, com os quais Ele viverá. Eles serão os seus povos; o próprio Deus estará com eles e será o seu Deus. Ele enxugará de seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro,, nem dor, pois a antiga ordem já passou. Aquele que estava assentado no trono disse: Estou fazendo novas todas as coisas! E acrescentou: Escreva isto, pois estas palavras são verdadeiras e dignas de confiança.”

Apocalipse 22:1-6 “Então o anjo me mostrou o rio da água da vida que, claro como cristal, fluia do trono de Deus e do Cordeiro, no meio da rua principal da cidade. De cada lado do rio estava a árvore da vida, que frutifica doze vezes por ano, uma vez por mes. As folhas da árvore servem para a cura das nações. Já não haverá maldição maldição nenhuma. O trono de Deus e do Cordeiro estará na cidade, e os seus servos o servirão. Eles verão a sua face, e o seu nome estará em suas testas. Não haverá mais noite. Eles não precisarão de luz de candeia, nem da luz do sol, pois o Senhor Deus os iluminará; e eles reinarão para sempre. O anjo me disse: estas palavras são dignas de confiança e verdadeiras. O Senhor, o Deus dos espíritos dos profetas, enviou o seu anjo para mostrar aos seus servos as coisas que em breve hão de acontecer.”

 Concluindo:

Podemos dizer que o Verbo é DEUS.

Podemos identificar o Verbo como a SEGUNDA pessoa da TRINDADE.

Mas há outra identificação que devemos falar do Verbo. (Leia João 1:14) O Verbo se fez CARNE.

O nome do Verbo encarnado é JESUS

No seu propósito João disse”para que creiais que JESUS é o Cristo, o filho de Deus.”

Jesus é DEUS encarnado.

Segundo o versículo 1.3, a obra do Verbo era de criar. A relação entre o Verbo e a criação é que TUDO foi feito por INTERMÉDIO DELE.

O que existe sem a participação do Verbo é NADA

TODA a criação veio a existir por intermédio do VERBO.O fato do Verbo ser luz, revela que outro aspecto da sua obra é ILUMINAR.

Segundo o versículo 4, há uma relação entre luz e VIDA.

A vida e a luz que Jesus é iluminou os homens.Esta iluminação pelo verbo é a iluminação espiritual. A vida que está na vinda de Jesus Cristo ao mundo é a vida ESPIRITUAL ou ETERNA.

A luz ilumina o homem. O Verbo ilumina o homem no sentido ESPIRITUAL.

Sem a iluminação do Verbo o homem está nas TREVAS.

Os primeiros 2 aspectos do Verbo são: CRIAR e ILUMINAR.

O terceiro aspecto da obra do Verbo é que Ele REGENERA

A regeneração segundo o versículo 13 é NASCER de Deus.

A obra do Verbo é REGENERAR o homem. Esta obra torna os homens, segundo o versículo 12, FILHOS de DEUS!

O poder dos homens em se tornarem filhos de Deus vem do VERBO.

Os primeiros tres aspectos da obra do Verbo são: CRIAR, ILUMINAR e REGENERAR.

O último aspecto é o de REVELAR.

Quem revela a Deus é o VERBO

Em 1:18 aquele que revela o PAI é o chamado DEUS UNIGÊNITO

No mesmo versículo 18 há uma outra frase que mostra a relação íntima entre o pai e o Filho, e esta frase é “QUE ESTÁ JUNTO DO PAI “.

Para explicar o que Jesus revelou sobre Deus é preciso ler o versículo 17. O que Jesus Cristo revela é GRAÇA e VERDADE.

A graça revela disposição favorável de Deus em relação ao homem apesar deste merecer só castigo pelos seus erros. Mas é mais que uma disposição, é uma ação. A graça de Deus manifestou-se na vinda do VERBO.

O homem nada pode saber da graça, amor, misericórdia de Deus sem conhecer Jesus Cristo porque é Ele quem REVELOU.

Quem quer conhecer a verdade, terá de conhecer a JESUS.

A graça e a verdade são REVELADAS por Jesus Cristo.

A pessoa de Deus, na sua graça e sua VERDADE revelam-de na pessoa de Jesus Cristo.

Os 4 aspectos da obra do Verbo são : CRIAR, ILUMINAR, REGENERAR, REVELAR. A frase “e o Verbo era Deus”mostra que o Verbo é IGUAL a DEUS.

O Verbo é igual a Deus na sua ESSENCIA., mas a frase “o Verbo estava com Deus”mostra a DISTINCÃO entre o VERBO e DEUS!!

Share
Posted in biblia, estudo by agnes at August 12th, 2013.
Tags: ,
  • Dirci

    RICO O ESTUDO O EVANGELHO SEGUNDO JOÃO. AMEI!!!