“Quem você diz que eu sou?”

João 1:1-5No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus. Ela estava com Deus no princípio.Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito.Nele estava a vida, e esta era a luz dos homens.A luz brilha nas trevas, e as trevas não a derrotaram.”

 Mateus 16:1-20 “Os fariseus e os saduceus aproximaram-se de Jesus e o puseram à prova, pedindo-lhe que lhes mostrasse um sinal do céu.Ele respondeu: “Quando a tarde vem, vocês dizem: ‘Vai fazer bom tempo, porque o céu está vermelho’,e de manhã: ‘Hoje haverá tempestade, porque o céu está vermelho e nublado’. Vocês sabem interpretar o aspecto do céu, mas não sabem interpretar os sinais dos tempos! Uma geração perversa e adúltera pede um sinal miraculoso, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas”. Então Jesus os deixou e retirou-se.Indo os discípulos para o outro lado do mar, esqueceram-se de levar pão.Disse-lhes Jesus: “Estejam atentos e tenham cuidado com o fermento dos fariseus e dos saduceus”.E eles discutiam entre si, dizendo: “É porque não trouxemos pão”. Percebendo a discussão, Jesus lhes perguntou: “Homens de pequena fé, por que vocês estão discutindo entre si sobre não terem pão?Ainda não compreendem? Não se lembram dos cinco pães para os cinco mil e de quantos cestos vocês recolheram?Nem dos sete pães para os quatro mil e de quantos cestos recolheram? Como é que vocês não entendem que não era de pão que eu estava lhes falando? Mas tomem cuidado com o fermento dos fariseus e dos saduceus”.Então entenderam que não estava lhes dizendo que tomassem cuidado com o fermento de pão, mas com o ensino dos fariseus e dos saduceus. Chegando Jesus à região de Cesaréia de Filipe, perguntou aos seus discípulos: “Quem os homens dizem que o Filho do homem é? “Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros, Elias; e, ainda outros, Jeremias ou um dos profetas”.”E vocês? “, perguntou ele. “Quem vocês dizem que eu sou? ” Simão Pedro respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”.Respondeu Jesus: “Feliz é você, Simão, filho de Jonas! Porque isto não lhe foi revelado por carne ou sangue, mas por meu Pai que está nos céus.”

 Introdução

1. Esta passagem nos ensina a como reconhecer Jesus. Mesmo depois de vê-lo fazer sinais e maravilhas, muitas pessoas não perceberam sua verdadeira identidade. A questão que ele coloca aos seus discípulos é de importância central para cada um de nós: “Quem vocês dizem que Jesus é?”

Olhando para nós mesmos, estamos cegos para a verdadeira identidade de Jesus?

2. Como os fariseus e saduceus mostraram, mesmo as pessoas religiosas podem ser cegas. Eles pediram a Jesus que lhes mostrasse algum sinal do céu. Conhecendo os seus motivos, Ele expôs sua falta de discernimento espiritual e os chamou de “uma geração má e adúltera” (v. 4). Eles só queriam algo para desacreditá-lo. Nem mesmo o “sinal de Jonas” – uma referência ao seu próprio futuro – morte e ressurreição – iria abrir os olhos cegos.

3. Os discípulos também estavam cegos para a identidade de Jesus. Ele adverte para que se guardassem do fermento (ensino falso e corrompido) dos fariseus e dos saduceus e eles acharam que ele os repreendia por não trazerem o almoço. Eles ainda não tinham compreendido a verdadeira identidade de seu Mestre.

4. Há uma lição para nós aqui. Quantas vezes estamos alheios ao que Deus está fazendo em torno de nós, porque deixamos de ver quem ele é? Quando deixamos de ver o poder e o amor de Jesus deixando as preocupações da vida nos consumir. Coisas boas como a progressão na carreira, melhorias que precisam ser feitas na nossa casa, a educação dos nossos filhos podem nos cegar para as necessidades espirituais dos que nos rodeiam, distrair-nos das coisas que mais importam para Deus. Nós mesmos, podemos também estar espiritualmente cegos.

 Deus está revelando o Seu Filho

 1. “Quem dizeis que eu sou?” Jesus perguntou a seus discípulos. A mesma pergunta nos confronta. Não podemos nos esconder atrás das opiniões dos líderes da igreja ou dos nossos pais ou pela opinião pública. É a pergunta mais importante que qualquer um de nós terá que responder.

2. Pedro foi quem falou primeiro: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo” (v. 16). Que bela declaração de fé!

 3. Jesus responde dizendo a Pedro  que ele é abençoado – não porque ele é mais inteligente ou mais esperto do que os outros homens, mas porque Deus, o Pai ,tinha revelado esta verdade ao coração de Pedro. Foi Deus quem concedeu a visão espiritual aos discípulos. E se você confiar em Jesus, como o Filho de Deus, o mesmo será verdade para você. Você não está salvo porque você tem bons pais ou está cercado por ótimos líderes espirituais ou ainda porque tem estudado disciplinas espirituais constantemente. Você está salvo hoje, porque Deus se moveu, Deus agiu, Deus estendeu a mão e abriu seus olhos, pelo seu Espírito.

 Jesus está construindo a Sua Igreja

1. Abrir os olhos dos incrédulos é o trabalho de Deus – não o nosso. Isso deve nos encher de confiança e não temer em compartilhar Cristo com ninguém. Ninguém está fora do alcance da sua misericórdia. Através da mensagem do evangelho, Jesus está estabelecendo uma nova comunidade de homens e mulheres redimidos. Ele é o responsável pelo edifício, mas surpreendentemente, ele usa pessoas fracas como nós. Como Pedro.

 Conclusão

1. Podemos resumir essa passagem assim: Podemos estar cegos para a verdadeira identidade de Jesus, mas Deus está revelando o seu Filho Jesus e está construindo sua igreja.

2. Quem vocês dizem que Jesus é? Peça a Deus para abrir os olhos e dar-lhe a percepção espiritual.

Sugestões:

1. Tire um tempo como um grupo o cuidado de ler Mateus 16:1-20.

2. Alguma vez você já pediu um sinal de Deus?

3. Onde você vê Deus agindo em pessoas ou situações ao seu redor? As preocupações com coisas boas (trabalho, casa, filhos) está cegando você para os maiores propósitosespirituais de Deus?

4. Como você foi salvo? ( Olhe novamente para Mateus 16:17)

5.. Peça a Deus para te dar uma nova revelação sobre Jesus e seus propósitos para você e a sua igreja.

 

Share
Posted in biblia, estudo by agnes at August 21st, 2013.
  • Valdir Fonseca Pinto

    Jesus Cristo é o Senhor!