Seu rosto resplandece como o Sol

Mateus 17:1-13Seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, irmão de Tiago, e os levou, em particular, a um alto monte.Ali ele foi transfigurado diante deles. Sua face brilhou como o sol, e suas roupas se tornaram brancas como a luz.Naquele mesmo momento apareceram diante deles Moisés e Elias, conversando com Jesus.Então Pedro disse a Jesus: “Senhor, é bom estarmos aqui. Se quiseres, farei três tendas: uma para ti, uma para Moisés e outra para Elias”.Enquanto ele ainda estava falando, uma nuvem resplandecente os envolveu, e dela saiu uma voz, que dizia: “Este é o meu Filho amado em quem me agrado. Ouçam-no! “Ouvindo isso, os discípulos prostraram-se com o rosto em terra e ficaram aterrorizados.Mas Jesus se aproximou, tocou neles e disse: “Levantem-se! Não tenham medo! ” E erguendo eles os olhos, não viram mais ninguém a não ser Jesus.Enquanto desciam do monte, Jesus lhes ordenou: “Não contem a ninguém o que vocês viram, até que o Filho do homem tenha sido ressuscitado dos mortos”.Os discípulos lhe perguntaram: “Então, por que os mestres da lei dizem que é necessário que Elias venha primeiro? “Jesus respondeu: “De fato, Elias vem e restaurará todas as coisas. Mas eu lhes digo: Elias já veio, e eles não o reconheceram, mas fizeram com ele tudo o que quiseram. Da mesma forma o Filho do homem será maltratado por eles”.Então os discípulos entenderam que era de João Batista que ele tinha falado.”


Introdução

 1 . Mateus 17:1-13 descreve a transfiguração de Jesus, na qual podemos ter um vislumbre da glória incrível de Jesus Cristo. Para compreender o seu significado , precisamos lembrar de duas coisas importantes que aconteceram a menos de uma semana antes: Pedro havia confessado que Jesus é o Cristo, e Jesus explicou que ele devia ir a Jerusalém e ser morto (Mateus 16). Os discípulos se esforçam para compreender como o sofrimento e a morte poderia ser parte do plano do Messias.

 2 . Os estudiosos dividem o Evangelho de Mateus em duas partes: do ministério do ensino e cura (início em Mateus 4:17) e a morte e ressurreição de Jesus( começando em Mateus 16:21). Ao estudarmos a Transfiguração , temos de perceber a mudança que ocorre em alguns versículos anteriores . O Cristo, cuja glória é revelada no Monte da Transfiguração estava viajando em direção a Jerusalém para morrer. E ele está chama seus discípulos para sofrerem e morrerem também.

 3. Jesus só leva Pedro, Tiago e João, até a montanha com ele. Os outros discípulos não são convidados ; Jesus não podia arriscar que qualquer um ficasse no caminho de sua missão. Nesta cena dramática aprendemos duas coisas importantes sobre Jesus Cristo .

 Jesus é o Filho de Deus

 1 . Diante dos olhos de seus três melhores amigos , Jesus foi transformado . Ele irradiava a glória e o poder de Deus. Seu rosto resplandecia como o sol. Embora entendessem mentalmente que ele era o Cristo, naquele momento, viram a sua glória e beleza infinita . Eles nunca mais iriam se esquecer daquele momento . Décadas mais tarde, Pedro descreve aquele dia com Jesus ” no monte santo “, quando eles foram ” testemunhas oculares da sua majestade ” (2 Pedro 1:16-18 ) .

 2 . Em Filipenses 2 lemos como Jesus ” se fez nada ” , vindo à Terra como um homem . Ele veio como um servo , vestido de humildade. Mas, por um breve momento, nesta montanha , ele puxou a cortina para nos dar um vislumbre de sua glória divina . Ele revelou -se como o divino Filho de Deus .

 Jesus é o Messias Prometido

 1 . Ao longo de seu Evangelho , Mateus mostra a seus leitores judeus que Jesus é o Messias que Deus havia prometido. Semelhanças simbólicas entre Jesus e Moisés aparecem repetidamente . Jesus alimenta o povo no deserto ( Mateus 14). Ele ensina-lhes a lei de Deus (Mateus 5). E agora ele sobe em uma montanha e Deus fala de uma nuvem .

 2 . Jesus não aparece só com Moisés ( o doador do direito ), mas ele aparece também com Elias ( o mais poderoso dos profetas ) na montanha. Para os judeus isto teria sido muito significativo , uma vez que as Escrituras ensinavam que Moisés e Elias seria um sinal da chegada do Messias. Esta não era apenas uma reunião aleatória com personagens bíblicos legais do passado. Este evento foi como um sinal de néon enorme anunciando: “O Messias está aqui ! “

 3. Para confirmar , Deus fala da nuvem e diz: ” Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo ; ouçam-no ” (Mateus 17:5) . Moisés e Elias aparecem com Jesus , mas eles não são o mesmo que Jesus. Ele é de uma categoria completamente diferente. Ele é o Filho de Deus , igual a Deus . Ele é o único a quem devemos ouvir . Ele é o único que devemos obedecer.

 4 . Graças a Pedro , podemos observar três respostas erradas para o Jesus glorificado.

  •  Falar na hora errada,
  • Tratar Jesus como fazendo parte de um espetáculo.
  • Congelar o momento e engarrafar a glória , esquecendo que Jesus precisava passar para outra montanha, chamada Calvário , onde ele iria completar sua missão, sofrendo e morrendo .

 5. Quais são as respostas certas para Aquele cujo rosto brilha como o sol ?

 – Em primeiro lugar, devemos ouvir Jesus . Nenhuma outra voz pode ser mais alta ou nos influenciar mais. Quando lemos e acreditamos nas palavras da Bíblia , pedimos que Jesus nos fale através de sua Palavra, então vamos aprender com Ele que a maneira de servi-Lo é O recebendo como nosso Salvador e Mestre , e na busca do Cristo …. vamos encontrar a vida.

Em segundo lugar, temos que nos levantar e sem medo. Essa é uma palavra dita não apenas para os discípulos assustados , mas para nós . Vendo Jesus em toda a sua majestosa glória nos libertamos do medo e vamos viver por ele. Ele coloca a morte , as doenças, os terroristas e os desafios em outra perspectiva. Vamos ter Jesus e vamos deixar todos os nossos outros medos para trás.

– Em terceiro lugar, temos de receber o seu amor . É tão constrangedor saber que o Jesus transfigurado optou por deixar a montanha de glória e dar a sua vida pelos meus pecados . Nos acostumamos com a notícia de que o Filho de Deus morreu por nós. Parece normal, mas não é . Isso é um amor inimaginável.

 Conclusão

 1 . Alguma vez você já pensou sobre o que teria acontecido se Jesus tivesse revelado sua Glória ao ser interrogado pelos fariseus ? Você acha que Pilatos teria condenado à morte Jesus se Ele tivesse se transfigurado no julgamento? Claro que não! A cidade inteira , o mundo inteiro , teria se inclinado para ele e O adorado.

2 . Revelar a Sua glória não teria salvado o mundo . A salvação exigia sofrimento e morte e morte de cruz . O glorioso Filho sofreu voluntariamente por causa de seu grande amor por este mundo perdido.

Joshua Harris

Share
Posted in biblia, estudo by agnes at September 5th, 2013.
Tags: ,