Do velho para o Novo – Parte 2

Apocalipse 3: 15- 18 Conheço as suas obras, sei que você não é frio nem quente. Melhor seria que você fosse frio ou quente! Assim, porque você é morno, nem frio nem quente, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca. Você diz: Estou rico, adquiri riquezas e não preciso de nada. Não reconhece, porém, que é miserável, digno de compaixão, pobre, cego e que está nu. Dou-lhe este aconselho: Compre de mim ouro refinado no fogo e você se tornará rico; compre roupas brancas e vista-se para cobrir a sua vergonhosa nudez; e compre colírio para ungir os seus olhos e poder enxergar.”

Estamos estudando o Evangelho de João, mas especificamente o capítulo 5.

Como era difícil para os chefes religiosos reconhecerem a Jesus como o Messias prometido. Estavam presos ao cumprimento da Lei. Achavam, até corretamente, que todos os problemas que tinham era pela desobediência e se apegaram a regras, regulamentos e rituais acima de tudo. Não tiveram olhos para ver, nem ouvidos para ouvir o testemunho de João Batista (João 5:31-33), o testemunho de Jesus fazendo maravilhas (João 5:36) , o testemunho do Pai dando autoridade ao Filho (João 5:37) e o testemunho das Escrituras (João 5:39) que comprovavam que Jesus de fato era o filho de Deus.

 Se quero fazer parte do Exército brasileiro, sei que terei formaturas e algumas atividades que terei que participar como aprender a atirar, usar armas, porque é assim que funciona o Exército. Seria um absurdo uma pessoa entrar para o Exército e depois querer fazer do seu jeito ou querer que o Exército se amolde ao seu gosto. Na vida cristã ocorre da mesma forma. Achar que ter o título de cristão é suficiente, ir algumas vezes a igreja, se batizar, fazer os rituais obrigatórios de cada denominação cristã e está tudo bem.

Jesus ensinou muito claramente o que é ser cristão, Ele veio revelar o Pai e mostrar um Novo e vivo caminho, vamos lá….

 A nossa compreensão de cristão “morno” vem desta passagem do Apocalipse. Jesus está dizendo à igreja que porque eles são “mornos”, Ele vai vomitá-los de Sua boca.

Não há outra palavra mais delicada para “vomitar” no grego. Esta é a única vez que ela é usada no Novo Testamento e significa engasgar, lançar fora, cuspir. Será que Jesus está falando para pessoas salvas ?

Para serem cuspidos da boca de Jesus, é por que eles que já faziam parte do Seu Reino? Quando lemos as palavras “é miserável, digno de compaixão, pobre, cego e que está nu”, você acha que Ele está descrevendo santos? Quando ele os aconselha a vestir roupas brancas para cobrir sua nudez vergonhosa soa como conselho para quem já está salvo ? As pessoas salvas não são lavadas pelo sangue de Cristo e já estão vestidas de branco?

Podemos encontrar citações para apoiar qualquer ponto de vista que desejarmos, porém há momentos em que chegamos a conclusões mais precisas através de simples leitura da Palavra de Deus. Ler como se fosse pela primeira vez os Evangelhos.

Qual é a conclusão quando lemos os Evangelhos como todo? O chamado de Jesus para o compromisso é claro: Ele quer tudo ou nada. O pensamento de uma pessoa que se chama um “cristão” sem ser um devotado seguidor de Cristo é um absurdo.

Leia você mesmo.

A Parábola do Semeador

Novamente Jesus começou a ensinar à beira-mar. Reuniu-se ao seu redor uma multidão tão grande que ele teve que entrar num barco e assentar-se nele. O barco estava no mar, enquanto todo o povo ficava na beira da praia.Ele lhes ensinava muitas coisas por parábolas, dizendo em seu ensino:

“Ouçam! O semeador saiu a semear.Enquanto lançava a semente, parte dela caiu à beira do caminho, e as aves vieram e a comeram.Parte dela caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra; e logo brotou, porque a terra não era profunda.Mas quando saiu o sol, as plantas se queimaram e secaram, porque não tinham raiz.Outra parte caiu entre espinhos, que cresceram e sufocaram as plantas, de forma que ela não deu fruto.Outra ainda caiu em boa terra, germinou, cresceu e deu boa colheita, a trinta, sessenta e até cem por um”.A seguir Jesus acrescentou: “Aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça! “Quando ele ficou sozinho, os Doze e os outros que estavam ao seu redor lhe fizeram perguntas acerca das parábolas.Ele lhes disse: “A vocês foi dado o mistério do Reino de Deus, mas aos que estão fora tudo é dito por parábolas,a fim de que, ‘ainda que vejam, não percebam, ainda que ouçam, não entendam; de outro modo, poderiam converter-se e ser perdoados!’ “Então Jesus lhes perguntou: “Vocês não entendem esta parábola? Como, então, compreenderão todas as outras parábolas?O semeador semeia a palavra.Algumas pessoas são como a semente à beira do caminho, onde a palavra é semeada. Logo que a ouvem, Satanás vem e retira a palavra nelas semeada.Outras, como a semente lançada em terreno pedregoso, ouvem a palavra e logo a recebem com alegria.Todavia, visto que não têm raiz em si mesmas, permanecem por pouco tempo. Quando surge alguma tribulação ou perseguição por causa da palavra, logo a abandonam.Outras ainda, como a semente lançada entre espinhos, ouvem a palavra; mas quando chegam as preocupações desta vida, o engano das riquezas e os anseios por outras coisas, sufocam a palavra, tornando-a infrutífera.Outras pessoas são como a semente lançada em boa terra: ouvem a palavra, aceitam-na e dão uma colheita de trinta, sessenta e até cem por um”.Ele lhes disse: “Quem traz uma candeia para ser colocada debaixo de uma vasilha ou de uma cama? Acaso não a coloca num lugar apropriado?Porque não há nada oculto, senão para ser revelado, e nada escondido senão para ser trazido à luz.Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça!”

Na “Parábola do Semeador”, a pessoa que representa o solo rochoso é salva, mesmo que não tenha raiz? E a pessoa que representa o solo espinhoso: é salva também, porque tem raiz?

Podemos seguir o nosso próprio caminho e nos chamar de seguidores de Cristo, mas seríamos mesmo cristãos? Da mesma forma, posso dizer que sou soldado do Exército , mas não me alistei no Exercito, somente faço visitas esporádicas as instalações militares e acho muito bom o Exército, mas não seria nunca um militar, nem poderia usar a autoridade do militar.

A intenção de Jesus nesta parábola foi comparar o único solo bom com aqueles que não eram alternativas legítimas. Para ele, não havia outra opção para o verdadeiro cristão.

Só nós mesmos podemos nos avaliar.

Estamos dispostos a fazer mudanças em nossas vidas apenas porque temos medo de ir para o inferno? É por isso que temos tantas pessoas fazendo perguntas como: Posso me divorciar da minha esposa e ainda ir para o céu? Tenho que ser batizado para ser salvo? Sou um cristão mesmo fazendo sexo com minha namorada? Se eu cometer suicídio, ainda posso ir para o céu? Se tenho vergonha de falar sobre Cristo, Ele realmente vai negar me conhecer?

Essas questões são sérias porque revelam muito sobre o estado do coração. Elas demonstram que a preocupação muitas vezes é mais sobre ir para o céu do que amar ao Senhor. Jesus disse: Se me amais, guardareis os meus mandamentos “(João 14:15). E perguntamos : Pode-se ir para o céu, sem verdadeiramente amar a Jesus?

 Tiago 2: 19 Você crê que existe um só Deus? Muito bem! Até mesmo os demônios crêem — e tremem!

Deus não quer que tenhamos apenas uma boa teologia, Ele quer que O conheçamos e O amemos.

 1 João 2:3-4 Sabemos que o conhecemos, se obedecemos aos seus mandamentos.

Aquele que diz: “Eu o conheço”, mas não obedece aos seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele.

 Esses versos são muito claros, ele diz claramente que a pessoa que diz conhecer a Deus, mas não obedece os seus mandamentos é mentirosa e a verdade não está nela.

 Mateus 16: 24-25Então Jesus disse aos seus discípulos: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a vida por minha causa, a encontrará.”

 Lucas 14:33 “Da mesma forma, qualquer de vocês que não renunciar a tudo o que possui não pode ser meu discípulo.”

 Algumas pessoas afirmam que podem ser cristãs, sem necessariamente serem discípulas, isto é para os fanáticos. Então por que a última coisa que Jesus nos disse para fazermos é ir para o mundo, fazer discípulos de todas as nações, ensinando-os a obedecer a tudo o que Ele ordenou? Ele não falou que o ser discípulo seria um estágio mais elevado e que poderíamos ser só cristãos, sem nos comprometermos com qualquer coisa.

 Orem. Depois deixem que os Evangelhos falem . Coloque essa folha de lado e pegue a sua Bíblia. Minha oração é para que entendam as Escrituras e a vejam como Deus quer que a veja.

Os verdadeiros cristãos não podem duvidar da sua salvação. No meio de nossas falhas e tentativas de amar Jesus. Sua graça nos cobre. Cada um de nós tem elementos e práticas mornas em nossa vida cristã em algum momento é aí que está a graça, que não entendemos plenamente, mas está acima de tudo, é perfeita e plena. As Escrituras mostram claramente que há espaço para o nosso fracasso e pecado em nossa busca de Deus.

 2 Coríntios 12:9 “Mas ele me disse: “Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim.”

 Não podemos dizer que porque fracassamos, não somos cristãos verdadeiros. Senão ninguém poderia seguir a Cristo. A diferença está na perfeição (que ninguém vai alcançar nesta terra) e uma postura de obediência e submissão, onde uma pessoa se move sempre em direção a Cristo. Chamar alguém de cristão simplesmente porque ele faz algumas coisas ditas cristãs é dar falso conforto para quem não é cristão realmente. Declarar também que quem peca ou falha não é salva é negar a realidade e a verdade da graça de Deus.

 Colossenses 2:1 “Quero que vocês saibam quanto estou lutando por vocês, pelos que estão em Laodicéia e por todos os que ainda não me conhecem pessoalmente”

Colossenses 4:13, 15-16 “Dele dou testemunho de que se esforça muito por vocês e pelos que estão em Laodicéia e em Hierápolis.Saúdem os irmãos de Laodicéia, bem como Ninfa e a igreja que se reúne em sua casa. Depois que esta carta for lida entre vocês, façam que também seja lida na igreja dos laodicenses, e que vocês igualmente leiam a carta de Laodicéia.”


A
igreja em Laodicéia parece ter sido uma igreja saudável e legítimamente cristã. Mas algo aconteceu. No momento em que o Apocalipse foi escrito, cerca de 25 anos depois da carta aos Colossenses, aparentemente os corações em Laodicéia não pertenciam mais a Deus – apesar do fato de que eles ainda estavam ativos em uma igreja. Sua igreja prosperou, e eles não pareciam estar enfrentando perseguição. Estavam confortáveis ​​e orgulhosos.

Soa familiar, não é?

Extraído trechos do livro “Crazy Love”de Francis Chan

Share
Posted in biblia, estudo by agnes at February 25th, 2014.
Tags: ,