A Graça de Deus – João 6

Por que estamos estudando o evangelho de João ?

Para exaltar Cristo. Só por Jesus que os corações são tocados e os pecadores se convertem a Deus. João Batista quando deu testemunho de Jesus , não disse: Eis-me aqui , ou : Eis aqui a igreja, ou : Eis aqui as ordenanças , mas ” Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo . ” Se as almas devem ser salvas , devemos apontar diretamente a Cristo.

 Devemos ensinar a verdade, Cristo deve ser definido como o ” Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” . A história da graça deve ser dita repetidamente – linha sobre linha, e preceito sobre preceito . 

 Milagres são como sinais de trânsito que apontam para algo maior

 1 . Alguma vez já se perguntou como deveria ler  os milagres de Jesus ? Como eles poderiam afetar a sua vida?

Em primeiro lugar , é preciso lê-los , como o resto da Bíblia, como sendo absolutamente verdadeiros. Não honramos a Deus e à sua Palavra  tentando explicar os milagres como histórias fantasiosas . O Deus que criou o mundo é capaz de trabalhar supernaturalmente de maneiras que não podemos explicar .

Em segundo lugar, precisamos entender a função dos milagres de Jesus . Alguém disse uma vez que os milagres de Jesus funcionam como sinais de trânsito. Pense em um sinal de trânsito . Numa estrada, o sinal não é um fim em si mesmo. Não paramos o nosso carro para olharmos e nos maravilharmos com um sinal. Em vez disso, um sinal nos aponta para algo maior. Ela nos aponta para uma realidade que precisamos prestar atenção.

2 . Para onde os milagres de Jesus apontam ?

Primeiro,e mais importante, nos apontam para Jesus , Ele mesmo. Quando vemos o Seu poder, olhamos para Ele e O adoramos. Como os discípulos , podemos dizer com admiração e reverência : “Quem é este homem que até o vento e o mar lhe obedecem? ” Quem é este homem que os demônios se acovardam a seus pés ? Quem é este homem que a doença foge à sua palavra? Quem é este homem que alimenta milhares de pessoas e transforma a água em vinho ? Ele é o único Filho do Deus Altíssimo ! Ele é o Deus de poder infinito !

Em segundo lugar, os milagres apontam para a natureza do Reino de Deus. Jesus ensinava : “Arrependei-vos , pois o Reino dos Céus está próximo”.Jesus percorria as cidades proclamando o ” Evangelho do Reino ” .

O que é Reino dos céus? É onde Deus reina. É Deus consertando nosso mundo quebrado. É Deus tomando o controle . Jesus está dizendo: ” Afastem-se do pecado, arrependam-se , porque Deus está invadindo o mundo para assumir o controle”.  Os milagres mostram  que um dia tudo o que está errado neste mundo, por causa do nosso pecado e rebelião, será corrigido pela graça e poder de Deus .

 Graça de Deus é sempre maior do que o esperado.

 1 . Em João 6  aprendemos com O milagre da multiplicação dos pães” e “Jesus andando sobre as águas” que Jesus quer nos mostrar que a Sua missão final é mostrar que “Ele é o pão verdadeiro que desceu do Céu.”

 2 . Jesus está ensinando que a Sua graça é sempre maior do que podemos pensar. O povo de Israel era o povo escolhido de Deus. Ele lhes deu a Sua lei. Ele prometeu que por meio deles a salvação viria. Mas o que eles se esqueceram é que a salvação que Ele traria, através deles, era para o mundo inteiro . Deus prometeu a Abraão : “… em ti todas as famílias da terra serão abençoados ” (Gênesis 12:3) . O propósito de salvação de Jesus incluía todos os continentes, todo grupo de pessoas , todas as nações e línguas. Você já parou para pensar como é grande o propósito redentor de Deus? Que tamanho na sua vida é a graça de Deus?

 3 . O círculo da graça de Jesus é sempre maior do que podemos imaginar. Ele quer salvar os ricos e pobres em nossa cidade. Ele quer alcançar as nações muçulmanas . Ele quer salvar as pessoas voando em jatos particulares e os nativos que vivem nas selvas . Ele quer salvar homossexuais e heterossexuais . Ele quer chegar em nossas vidas desarrumadas , contaminadas pelo pecado e nos transformar, nos mudar  e nos dar a vida. Nunca devemos parar de agradecer a Deus pela a grandeza da sua graça e nunca devemos parar de falar desta graça a outras pessoas que precisam dela .

 Graça vem para aqueles que sabem que não merecem

 1 . João 6 começa com Jesus preocupado com a multidão que O seguia. Eles o seguiam porque  curava a todos os doentes. Aquela multidão não pediu pão, mas Jesus sabia que necessitariam. A segunda parte de João 6 fala de Jesus andando sobre as águas e indo ao encontro dos discípulos. O mais curioso é que em Mateus 14: 22 vemos Jesus insistindo com os discípulos para que fossem para o outro lado, enquanto ele despedia a multidão, Ele não sabia que eles iriam passar uma situação muito difícil nessa travessia com vento e ondas? Por que insistiu que fossem?

 2 . Jesus sempre diz o que Ele diz e faz o que Ele faz com um propósito amoroso , mesmo quando não podemos compreender imediatamente. Algo semelhante estava acontecendo. Ele permitiu aquela situação para o bem da multidão e por causa de seus discípulos . Ele queria mostrar o poder da fé  . Há momentos em que Jesus não nos dá o que queremos quando queremos porque ele quer aperfeiçoar e fortalecer a nossa confiança Nele . E isso é verdade nos dois milagres. 

3 . Por que Jesus deve responder aos nosso pedido de socorro ? Por que ele quer salvar pessoas como nós, que estamos mergulhadas em pecado? Por que ele deveria amar e resgatar as pessoas que duvidam Dele e o ignoram ? A resposta é a graça.

 4 . A confiança que temos é de que receberemos ajuda por causa da compaixão e graça de Jesus. Então, quando o inimigo diz: ” Você não é bom o suficiente para Deus. Você cometeu muitos erros . Você nasceu para o mal. Você é indigno”. Você pode responder:” Você está certo. Eu não sou bom o suficiente. Eu tenho cometido erros. Eu sou um pecador e indigno…mas Jesus me amou e deu a sua vida por mim, um pecador indigno” .Essa é a gloriosa verdade do evangelho de Jesus Cristo.

 

Share
Posted in biblia, estudo by agnes at March 6th, 2014.
Tags: ,