Da Infantilidade à Maturidade – Primeira Parte

Provérbios 4:23  Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida.”

Romanos 12:2 “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”

1 Coríntios 13:1 Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino.”

A nossa mente produz pensamentos todo o tempo. Conseguimos enxergar a imaturidade nos outros e quase sempre damos desculpas para a nossa. Estamos tendo pensamentos de uma criança ou de um adulto?

1- Veja os sinais da pessoa infantil.

Alguns sintomas de infantilidade. Crianças:

  • Choram, fazem beicinhos e choramingam muito;

  • Necessitam atenção;

  • Transformam pequenas situações em dramas;

  • São impacientes – O que elas querem é pra já.

  • São ciumentas e competitivas;

  • Não têm controle emocional;

  • Se ofendem facilmente;

  • Ficam agitadas e são briquentas;

  • Tudo tem que girar em torno dos seus problemas;

  • São inconstantes, ingênuas e com expectativas sonhadoras,

  • Preferem a distração à responsabilidade.

Provérbios 22:15 “A insensatez está ligada ao coração da criança….”

2- Entenda as consequências da infantilidade.

A infantilidade leva a:

  • Irritação, ansiedade, angústia e uma vida frustrada;

  • Impulsividade e uma vida irresponsável;

  • A uma vida isolada;

  • A desperdiçar a vida.

3- Tome a maior decisão da sua vida: “Eu vou crescer”

Lucas 15: 11-20 Jesus continuou: “Um homem tinha dois filhos. O mais novo disse ao seu pai: ‘Pai, quero a minha parte da herança’. Assim, ele repartiu sua propriedade entre eles. “Não muito tempo depois, o filho mais novo reuniu tudo o que tinha, e foi para uma região distante; e lá desperdiçou os seus bens vivendo irresponsavelmente. Depois de ter gasto tudo, houve uma grande fome em toda aquela região, e ele começou a passar necessidade.Por isso foi empregar-se com um dos cidadãos daquela região, que o mandou para o seu campo a fim de cuidar de porcos. Ele desejava encher o estômago com as vagens de alfarrobeira que os porcos comiam, mas ninguém lhe dava nada. “Caindo em si, ele disse: ‘Quantos empregados de meu pai têm comida de sobra, e eu aqui, morrendo de fome! Eu me porei a caminho e voltarei para meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e contra ti.Não sou mais digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus empregados’.A seguir, levantou-se e foi para seu pai. “Estando ainda longe, seu pai o viu e, cheio de compaixão, correu para seu filho, e o abraçou e beijou.”

4- Peça a Deus para te restaurar.

Salmos 23: 1-3 “O Senhor é o meu pastor; de nada terei falta.Em verdes pastagens me faz repousar e me conduz a águas tranqüilas;restaura-me o vigor. Guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome.”

Jeremias 30: 17 “Farei cicatrizar o seu ferimento e curarei as suas feridas’, declara o Senhor, ‘porque a você, Sião, chamam de rejeitada, aquela por quem ninguém se importa’.

Lucas 15: 20-24A seguir, levantou-se e foi para seu pai. “Estando ainda longe, seu pai o viu e, cheio de compaixão, correu para seu filho, e o abraçou e beijou.”O filho lhe disse: ‘Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filho’.”Mas o pai disse aos seus servos: ‘Depressa! Tragam a melhor roupa e vistam nele. Coloquem um anel em seu dedo e calçados em seus pés.Tragam o novilho gordo e matem-no. Vamos fazer uma festa e comemorar. Pois este meu filho estava morto e voltou à vida; estava perdido e foi achado’. E começaram a festejar.”

Somente o Espírito Santo de Deus pode nos restaurar de traumas, rejeições ou qualquer outra área que nos leve a repostas ou reações imaturas e infantis. Jesus, o filho de Deus, morreu na cruz, ressuscitou no terceiro dia para restaurar o que foi corrompido em nossas vidas e para nos ensinar o caminho da obediência para crescermos a semelhança de Cristo.

Share
Posted in biblia, estudo by agnes at March 30th, 2014.
Tags: ,