Do Velho para o Novo – Parte 1

João 5 14-18   “Mais tarde Jesus o encontrou no templo e lhe disse: “Olhe, você está curado. Não volte a pecar, para que algo pior não lhe aconteça”.O homem foi contar aos judeus que fora Jesus quem o tinha curado. Então os judeus passaram a perseguir Jesus, porque ele estava fazendo essas coisas no sábado. Disse-lhes Jesus: “Meu Pai continua trabalhando até hoje, e eu também estou trabalhando”.Por essa razão, os judeus mais ainda queriam matá-lo, pois não somente estava violando o sábado, mas também estava até mesmo dizendo que Deus era seu próprio Pai, igualando-se a Deus.”

Mateus 9: 14-17 Então os discípulos de João vieram perguntar-lhe: “Por que nós e os fariseus jejuamos, mas os teus discípulos não? “Jesus respondeu: “Como podem os convidados do noivo ficar de luto enquanto o noivo está com eles? Virão dias quando o noivo lhes será tirado; então jejuarão. “Ninguém põe remendo de pano novo em roupa velha, pois o remendo forçará a roupa, tornando pior o rasgo.Nem se põe vinho novo em vasilhas de couro velhas; se o fizer, as vasilhas se rebentarão, o vinho se derramará e as vasilhas se estragarão. Pelo contrário, põe-se vinho novo em vasilhas de couro novas; e ambos se conservam”.

Mateus 23: 25-26 “Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês limpam o exterior do copo e do prato, mas por dentro eles estão cheios de ganância e cobiça. Fariseu cego! Limpe primeiro o interior do copo e do prato, para que o exterior também fique limpo.”

Mateus 15: 18-20 “Mas as coisas que saem da boca vêm do coração, e são essas que tornam o homem ‘impuro’. Pois do coração saem os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, os falsos testemunhos e as calúnias. Essas coisas tornam o homem ‘impuro’; mas o comer sem lavar as mãos não o torna ‘impuro’ “.

O Evangelho de João apresenta capítulos longos, cujo objetivo não é contar exatamente o que Jesus fez, mas sim mostrar quem Ele é. No capítulo 5 vemos a história de um homem paralítico, inválido ja fazia 38 anos . Esse homem estava no poço chamado Bethesda . A tradição dizia que, de vez em quando, um anjo vinha e mexia a água desse poço e a primeira pessoa que entrasse na água mexida estaria curada. Como esse homem, estava uma multidão que também esperava por cura.

Quando  Jesus chegou perto desse homem era dia de festa, provavelmente era a festa dos Tabernáculos, onde se comemorava a saída do povo do Egito. Essa festa durava 14 dias e era sábado.

Onde estava esse homem? Todos festejavam, menos ele.Para esse homem todos os dias eram iguais. Não havia descanso.

Quem não conhece  Deus , vive em função do seu problema, da sua situação. Jesus não veio trazer uma religião. Para aquele homem que estava 38 anos esperando uma cura, nunca houve descanso. Quando ele fica curado, aparece o fariseu com a religiosidade dos regulamentos, regras e rituais cobrar a religião.

Toda religião fala de misericórdia, mas nenhuma realmente traz descanso para o cansado, descanso da alma e prazer em viver.

O poço estava cheio de gente doente e era impotente para curar.

Em João 5: 2 diz que  Jesus estava junto a porta das ovelhas. Em João 10:7 Jesus diz: “Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas.” O tanque de Bethesda oferecia uma experiência mística, show. Jesus estava na Porta das Ovelhas, curou o homem e nem disse quem Ele era, ninguém notou e não houve show.

Esse descanso só Deus pode dar. Como? Através de Jesus. Não precisa fazer nada, nem se conquista com sacrifícios.Passar por essa porta é simples,  é crer que Jesus é quem Ele diz que é e reconhecê-lo como Salvador e Senhor das nossas vidas.  No atravessar dessa porta nos transportamos de um reino natural para o Reino de Deus.

Jesus pergunta a esse homem se ele queria ser curado. Ele acha que a cura estava no poço, e a cura estava bem perto dele.

Quando o homem é curado, livre, carregando a sua cama começa a discussão. Era sábado e não era permitido pela lei carregar a cama. É mole?

Naquela época tinham quatro grupos religiosos entre os judeus: os Fariseus,os Zelotas, Escênios e os Saduceus.

Fariseus: Diziam que Deus morava no templo (Santo dos Santos), faziam sacrifícios com animais como expiação de pecados, o sábado era sagrado (criam na Lei, as festas eram sagradas), obedeciam a Lei dada por Deus (criam que seus problemas ocorreram por causa da desobediência), criam no sacerdócio ( o sacerdote fazia intermediação entre Deus e os homens) e que a sua raça era sagrada e escolhida de Deus.

Zelotas : Eram terroristas ( usavam a força militar) , atacavam os romanos usando faca no pescoço, achavam que tinham que resistir aos romanos por Deus, vigiavam e  linchavam o judeu que fazia casamento misto.

Escênios: Dieta restrita ( vegetarianos e abstênios), jejuavam a maior parte da semana, viviam em comunidades, moravam no deserto, não faziam a barba, eram radicais, tomavam o banho ritual todos os dias.

Saduceus: eram mundanos, não criam na ressurreição, não criam na vida após a morte, criam em anjos, queriam viver em paz com os romanos.

Entre esses grupos religiosos , o mais equilibrado eram os fariseus. Hoje a palavra “fariseu”significa hipócrita. Provavelmente se vivêssemos naquela época,  seríamos fariseus. Jesus não estava exigindo demais deles?

Jesus falava com mulheres e ainda por cima prostitutas, Jesus contou a parábola do bom samaritano ( o samaritano era um herege para o judeu), Jesus curou um romano, Jesus comia de tudo e ainda transformou a água em vinho… Jesus aparece de repente e diz que é filho de Deus, diz que veio trazer espada entre Pai e filho , cura no sábado, disse que destruiria o templo e o reconstruiria em 3 dias….

Os fariseus,  estavam  na presença do Messias e não o reconheceram, endureceram o coração para as provas que Jesus dava de quem Ele era operando maravilhas, ouviram o testemunho de João Batista, conheciam as Escrituras que se cumpriram na vida de Jesus e pela autoridade do Pai revelada no filho. Podemos também endurecer o coração e nos acomodarmos nas regras, regulamentos e rituais da nossa religião. Podemos nos pegar dando mais valor a liturgia do que as pessoas, nos tornarmos místicos dando mais importância a roupa, cabelo e confundindo emoção com unção e acabamos colocando fardos nos outros que nós mesmos não conseguimos carregar.

Jesus é o Messias prometido, é Deus, pode quebrar o sábado!!!Quem traz condenação são os fariseus, não somos polícia moral. A misericórdia funciona sobre qualquer juízo. Só podemos julgar a nós mesmos. Deus tem novidade de vida para nós, por isso não podemos estar endurecidos , cauterizados para não ouvir a voz do Espírito de Deus querendo  trazer novidade de vida, crescimento, liberdade, a paz que excede todo entendimento e fazer com que a nossa vida dê frutos para a  honra e glória de Deus.

Para vivenciarmos o novo que o Espírito quer  trazer, necessitamos estar sempre renovando a nossa mente na Palavra. Deus nos fez a sua imagem e semelhança com propósito, somos como o Pai planejou, porém a nossa natureza foi corrompida. Deus nos ama como somos, mas as áreas corrompidas Ele quer restaurar, curar, libertar…Vamos para a Palavra:

 1- Deus tem coisas novas para você.

 Isaías 43: 18-19Esqueçam o que se foi; não vivam no passado.Vejam, estou fazendo uma coisa nova! Ela já está surgindo! Vocês não o percebem? Até no deserto vou abrir um caminho e riachos no ermo.”

Mas Deus precisa da nossa cooperação, Ele não vai nos forçar . Um exemplo bem concreto, se queremos emagrecer não adianta  ler livros sobre dietas  e exercícios sem colocar nada em prática. É  preciso mudar hábitos tomando uma posição e isso envolve a vontade, o querer.

2- Para ter o novo, você precisa deixar o velho.

 Mateus 9: 16-17 “Ninguém põe remendo de pano novo em roupa velha, pois o remendo forçará a roupa, tornando pior o rasgo.Nem se põe vinho novo em vasilhas de couro velhas; se o fizer, as vasilhas se rebentarão, o vinho se derramará e as vasilhas se estragarão. Pelo contrário, põe-se vinho novo em vasilhas de couro novas; e ambos se conservam”.

O apóstolo Paulo, antes de conhecer a Jesus, era chamado Saulo de Tarso. Ele consentiu na morte de Estevão, perseguia os cristãos até que teve um encontro com o Senhor. Daquele momento em diante , ele teve que tomar uma decisão sobre o que ele faria com todas as novas informações que estava tendo, que vinha de contra com tudo que havia aprendido, estudado e vivido até aquele momento, e isso não era nada fácil. Tinha que deixar o velho para absorver a novidade de vida que estava vindo.

3- Para mudar sua vida, você deve mudar seu pensamento.

 Romanos 10: 9,10 Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo. Pois com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa para salvação.”

Podemos saber genericamente sobre a cruz e a ressurreição de Jesus, mas é uma verdade na nossa vida? É um momento especial quando nos tornamos nova criatura em Jesus, o Espírito Santo vem habitar em nós e passamos a ter uma nova mente, a mente de Cristo se permitirmos o fluir do Espírito. Quanto mais da verdade se aprende, mas livre nos tornamos, mas é necessário investimento da nossa parte e reconhecer as áreas que precisam serem mudadas.

 4- Seu pensamento determina suas decisões e a direção da sua vida.

 Provérbios 4:23 “Acima de tudo, guarde o seu coração( mente), pois dele depende toda a sua vida.”

Provérbios 23:7 “Porque, como imaginou ( pensou) no seu coração, assim é ele.”

Mateus 12: 33-34 “Considerem: uma árvore ( mente)  boa dá bom fruto; uma árvore ruim, dá fruto ruim, pois uma árvore é conhecida por seu fruto. Raça de víboras, como podem vocês, que são maus, dizer coisas boas? Pois a boca fala do que está cheio o coração.”

5- Mudar o que pensa é possível.

Romanos 12:2 “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”

Filipenses 4: 8 “Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.
Colossenses 3:2 “Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas.

2 Timóteo 2:7 “Reflita ( pense) no que estou dizendo, pois o Senhor lhe dará entendimento em tudo.

A renovação de mente tem a ver com pensar certo sobre Deus, sobre nós e sobre os outros. Achamos muitas vezes que isso é impossível, usamos a velha desculpa, nascemos assim e vamos morrer assim. Renovar a mente é um processo. Como posso controlar meu pensamento? Se podemos trocar um pedido num restaurante, se podemos trocar a roupa que já havíamos escolhido foi porque mudamos o nosso pensamento, então podemos mudar o caminho em que estamos vivendo também.

6- Mudar seu pensamento exige esforço.

Romanos 8:31 “Que diremos, pois, diante dessas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?

2 Coríntios 10:4-5 “As armas com as quais lutamos não são humanas; pelo contrário, são poderosas em Deus para destruir fortalezas ( demoônios) .Destruímos argumentos( idéias, pensamentos) e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo.”

2 Timóteo 1: 7 “Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio.”

2 Coríntios 12:9 “Mas ele me disse: “Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim.

Quando nascemos de novo recebemos o Espírito Santo de Deus, que foi quem ressuscitou a Jesus e está em nós. Não estamos sozinhos para tomarmos as decisões que precisamos tomar. Deus não nos pediria nada que não pudéssemos fazer. Precisamos anular  na nossa mente a palavra vítima para colocarmos a palavra vitória!

Por que é tão difícil mudar o pensamento? Muitas pessoas dizem não consigo controlar meu pensamento, e , é claro, o que penso está diretamente ligado ao que sinto e ao que acabo agindo.

Temos 3 áreas que precisamos conhecer para mudarmos: nosso cérebro, a nossa natureza e o reino das trevas.

O Cérebro: Nosso cérebro é um órgão que se condiciona e cria caminhos repetindo respostas. Se entramos num lugar pela primeira vez podemos nos perder, temos dificuldade, mas quando nos acostumamos, já fazemos o caminho sem nem pensar. Quando aprendemos a dirigir, quanta dificuldade e nervosismo sentimos quando saímos com o carro nas primeiras vezes, mas com o tempo se torna automático, nem nos lembramos que estamos dirigindo. O mesmo ocorre em relação a pessoas e situações, quando elas ocorrem, nosso cérebro já se condiciona a respostas anteriormente vividas. Precisamos saber que o nosso cérebro tem a capacidade de crescer, mudar. O nosso cérebro também necessita de exercício. A nossa emoção se transforma rapidamente de acordo com o que pensamos. Podemos disciplinar nosso pensamento se queremos realmente viver a vida nova  que Deus tem para nós.

Nossa natureza: Nossa natureza é resistente à mudanças que Deus quer , somos rebeldes

Reino das trevas: É um inimigo invisível, se ele prender nosso pensamento, ele vai prender a nossa vida. Todo os homens de guerra do povo judeu fugiam de Golias, não havia ninguém que enfrentasse aquele gigante. Davi pensou diferente, enquanto o gigante debochava e o intimidade, ele partiu para a luta em nome do Senhor. Não fugiu, enfrentou! Nas nossas batalhas , podem ser duras , mas não estamos sózinhos.

7- Vale a pena o esforço para renovar o pensamento.

Por que ? O Espírito Santo vai ter lugar na nossa vida e vamos dar frutos, nossos relacionamentos vão crescer e terem mais qualidade, no trabalho seremos melhores e mais produtivos, vamos ser atraídos para o caminho de Deus, vamos tomar melhores decisões e teremos muito menos stress.

Romanos 8: 5-7 “Quem vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne deseja; mas quem, de acordo com o Espírito, tem a mente voltada para o que o Espírito deseja. A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz.” 

Isaías 55: 8,9 “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor.Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.”

Efésios 2: 1-3 Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados,nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência.Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira.

Colossenses 2:8 ” Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo.”

1 João 2: 15-16 “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.”

1 Coríntios 2:16 “Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.”

Romanos 12: 1-2 “Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.”

Tiago 4:4 “Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus.”

Ezequiel 44:2” “E a meu povo ensinarão a distinguir entre o santo e o profano, e o farão discernir entre o impuro e o puro.”

Recebemos uma mente quando nascemos, no momento da nossa concepção e outra mente quando nascemos de novo.Como a nossa mente natural vai crescendo , se desenvolvendo e mudando  conforme os anos vão passando ( uma criança de 5 anos pensa diferente de uma jovem de 15 anos) também a nossa nova mente que recebemos quando conhecemos a Jesus como Salvador e Senhor das nossas vidas precisa ser renovada do velho homem para essa nova criatura que teve seus pecados perdoados, e se tornou uma nova criatura .

Que mudanças ocorrem no pensamento do homem comum para homem que reconhece a Jesus como Salvador e Senhor da sua vida ?

  • Mudança do pensamento do que é temporário para o que é eterno.

  • Não se preocupa em se agradar, mas em agradar a Deus.

  • Muda o pensamento de que é dono da sua vida para o pensamento de que sou mordomo da vida que Deus me deu.

  • Focava na liberdade para a consciência das responsabilidades que precisa assumir.

  • Mudança na perspectiva da moral ajustável para o que Deus diz sobre o que é certo e errado nas questões morais.

  • Do querer prazer sexual para amar e se doar.

  • Da cultura do mundo para a cultura do Reino.

  • De viver a vida baseada em sentimentos para viver a vida baseada nos princípios bíblicos.

  • Mudança na perspectiva de perseguir o sucesso para perseguir o significado da vida.

  • Mudança de ignorar Deus para  buscar conhecer a Deus.

Mateus 6:33   “Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça e as outras coisas vos serão acrescentadas.”
O mundo vive de crise em crise. Na hora da crise até procura a Deus, a crise passa esquece de Deus. Deus quer que vivamos de Glória em Glória, para isso Jesus veio, para nos dar entendimento e endireitar os nossos caminhos.
Share
Posted in biblia, estudo, Uncategorized by agnes at March 3rd, 2014.
Tags: ,