É tudo sobre Jesus! João 6

Jesus vai nos ensinar utilizando os milagres da Multiplicação dos Pães e Jesus andando sobre o mar quem Ele realmente era. Adoramos falar e pensar sobre nós mesmos, sentimos como se fôssemos o centro do universo: O meu problema é o mais sério, a minha dor é a mais grave, o que penso é o certo…. o EU é muito forte…meus direitos, minha justiça…É por isso que precisamos ser lembrados de que a vida não gira ao nosso redor – a vida gira ao redor de Jesus.

 Podemos achar que ser cristão é muito fácil, basta usarmos frases prontas ou slogans cristãos que se é cristão. Porém é necessário ir bem mais fundo que isso. Nossas vidas devem apontar para Jesus. As três histórias contidas em João 6 mostram suas obras, sua identidade e sua graça . Juntas, elas reforçam uma lição vital : se não entendemos Jesus , não entendemos o que é ser cristão.

A multiplicação dos pães alimentando 5 mil (João 6: 1-15 )

1 . Jesus estava sozinho , provavelmente em luto pela morte de seu primo João Batista, quando as multidões O encontraram. Ele poderia mandá-los embora , mas teve compaixão delas . Jesus ensinava , curava , e os alimentava . Através de Jesus , vemos que Deus se importa com as nossas necessidades espirituais, mas também com as físicas.

2 . O objetivo da história narrada sobre a Multiplicação dos Pães em João 6 não é só contar sobre o milagre de Jesus alimentando uma multidão faminta com apenas 5 pães e 2 peixes. O povo se voltava para Jesus, não por causa de Jesus, mas porque queriam o que Ele poderia lhes dar, não é o que acontece hoje em dia também? Não mudou nada, não é? A verdade é que a multidão sempre vai atrás de coisas materiais, do que pode ganhar; mas também existe o seguidor ocasional quando se escandaliza ou não entende algo, se afasta; e por último, o discípulo, mesmo não compreendendo muitas coisas, permanece.

4 princípios para pensarmos :

Primeiro princípio O comer é central na Palavra de Deus, comer é colocar algo para dentro visando prazer e satisfação.

– A forma de Deus nos transformar é mudando a nossa dieta. Se uma pessoa se converte, mas não muda a sua dieta, essa pessoa não irá crescer.

  • No Gênesis, o primeiro pecado ocorreu porque o homem comeu errado, hoje o homem é salvo por comer certo, Jesus é a pão da vida. 
  • Em Exodo 12,antes da última praga,  Deus manda os judeus, antes de saírem do Egito, assarem um cordeiro, comerem e aspegirem os umbrais das portas com o sangue desse cordeiro.. Aquele cordeiro apontava para o Senhor Jesus que é o cordeiro definitivo que tira o pecado do mundo.
  • Na Ceia do Senhor, Jesus diz apontando para o pão no momento em que ceiavam: “Esse é o meu corpo que é partido por vós, comei-o em memória de mim”.
  • Em João 6:48-50 Jesus faz uma comparação entre o maná, providenciado  por Deus para o seu povo, quando Moisés os conduzia através do deserto, e Ele, Jesus,   como o Messias prometido , o verdadeiro pão libertador do povo de Deus . Jesus não só deu pão para o povo, mas Ele é o pão – o pão da vida.O Egito simboliza o mundo, você é o que come, quem come comida egípcia é egípcio, quem come comida mundana é mundano, por isso Deus mudou a dieta deles mandando o maná. 

Deuteronômio 8:3 “Ele te humilhou e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná que tu não conhecias, nem teus pais o conheciam, para te dar a entender que não só de pão viverá o homem, mas de tudo o que procede da boca do Senhor viverá o homem.”

Segundo Princípio :A comida é fonte de energia. Cristão desnutrido é porque não se alimenta. Precisa se dispor a buscar. Deus não tem compromisso com quem não quer comer. O cristão pode ter inanição espiritual. É cristão, mas está morto.

Terceiro Princípio : Falta de apetite. Na Palavra de Deus vemos vários paradoxos, que seria uma aparente contradição, como:  para receber , precisa dar; para ser exaltado tem que se humilhar; para nascer é preciso morrer e o mais incrível que possa parecer, tem fome, quem come. Quando se resolve fazer jejum, no primeiro dia se sente muito a falta de comer, principalmente nas horas em que estamos acostumados a nos alimentar; no quarto ou quinto dia, fica-se sem apetite; a partir do oitavo dia precisamos forçar para comer. O mesmo ocorre no mundo espiritual.

Quarto Princípio :Envolve prazer.

1 Pedro 2:2   “Desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele vos seja dado crescimento para salvação, se é que já tendes a experiência de que o Senhor é bondoso.”

Jesus faz mais do que atender às necessidades daquela multidão – há 12 cestos que sobraram ! Sua graça é super abundante. As Escrituras transbordam com promessas dessa graça , como aquelas em Romanos 8 . Somos mais do que vencedores, por meio daquele que nos ama. Não há condenação para os que estão em Cristo. Nada pode nos separar do amor de Deus.

Na cruz Jesus ofereceu sua carne e o seu sangue que se tornaram nossa vida.

Qual é a forma de se comer do Senhor? No versículo 65  Jesus diz: “É comendo a Palavra do Senhor . As Palavras que eu vos tenho dito são espírito e vida.”A Palavra precisa estar fluindo dentro de nós.

 Jesus anda sobre as  águas (João 6:16-24 )

1 . Imediatamente após a alimentação dos cinco mil , Jesus fez seus discípulos entrarem no barco e irem para o outro lado. Ele sabia que o maior perigo não eram os fariseus ou as autoridades romanas , mas os aplausos e a aclamação da multidão. É uma tentação constante , especialmente para aqueles que estão no ministério. Nosso orgulho se aquece naturalmente em auto glória. É tudo sobre Jesus, devemos nos policiar para não nos corrompermos com as obras ou os elogios.

 2 . Depois de serem jogados durante toda a noite num barco por uma tempestade , os discípulos vêem Jesus,entre 3 e 6h da manhã, que vinha andando sobre a água e pensaram ser um fantasma.. Traduzido literalmente , sua saudação a eles é: ” Tende bom ânimo . Eu sou. Não tenham medo . “Parece gramaticalmente estranho para nós, mas os discípulos sabiam que Jesus estava se identificando como Javé , Jeová Deus, o grande “Eu Sou”. E quando o grande “EU SOU” está próximo, não precisamos ter medo. Você já se sentiu em desespero? Tenha bom ânimo – seu Salvador está próximo. Ele não vai deixar você ser atingido pela tempestade , o seu timing é sempre certo.

 3 . Pedro, sempre ousado e franco , pede a Jesus para ir ter com Ele . Surpreendentemente, ele o faz . Pedro realmente caminha sobre a água ! Mas então, ele vê o vento, que toma o lugar dos olhos de Jesus, então começa a afundar. Não é o mesmo que ocorre conosco? Quando as circunstâncias da vida e os problemas nos fazem esquecer que é tudo sobre Jesus , nós caímos.

 4 . Mas note a resposta de nosso Senhor. Como um pai gentil com uma criança com medo , Ele imediatamente o resgata e gentilmente o repreende . “Homem de pequena fé, por que duvidou?” A fé de Pedro era pequena . Seus temores eram grandes . Mas Jesus pode fazer grandes coisas , mesmo com pouca fé . Isso não é encorajador ?

 5 . Podemos sentir como se estivéssemos afundando, sobrecarregados com as tempestades da vida. O que fazer? Clame como Pedro, “Senhor, salva-me! ” A graça de Deus é maior do que a nossa dúvida e pecado. Jesus está pronto e é capaz para nos salvar . Podemos sentir que a vida nos cercou com ondas enormes , mas não é a verdade. Jesus tem a verdadeira realidade..

 Muitos Curados

1 .Jesus é capaz de fazer muito mais do que podemos pedir ou imaginar. Ele está pronto para ajudá-lo.

2 . Você está disposto a sair do barco e ir ter com Ele ? A fé perfeita não é necessária. Deus pode e vai responder ao menor grito de socorro.

3 . Depois de conhecermos suas obras , sua identidade e sua graça, só há uma resposta certa para Jesus, e foi o que os discípulos fizeram depois que ele acalmou a tempestade, Eles O adoraram .

À medida que crescemos em nossa compreensão de que o sentido verdadeiro da vida aponta para Jesus, nosso coração vai explodir dizendo com admiração: ” Verdadeiramente tu és o Filho do Deus vivo.”

Share
Posted in biblia, estudo by agnes at March 9th, 2014.
Tags: ,