João 7

João 7 mostra uma série de confrontos entre Jesus e os príncipes dos sacerdotes e os anciãos em Jerusalém. Esses líderes espirituais que eram respeitados especialistas em lei mosaica deveriam ter sido os primeiros a reconhecerem e acolherem Jesus como o Messias prometido . Em vez disso, eles sempre se opuseram a ele e conspiravam para assassiná-lo .

Há ensinos importantes quando testemunhamos a rejeição trágica sofrida por Jesus.

 Jesus foi julgado 4 vezes:

1 – Segundo a aparência.

    1. os irmãos de Jesus lhe disseram: “Você deve sair daqui e ir para a Judéia, para que os seus discípulos possam ver as obras que você faz.Ninguém que deseja ser reconhecido publicamente age em segredo. Visto que você está fazendo estas coisas, mostre-se ao mundo”.

Quem disse que Jesus queria ser conhecido em público?Jesus não queria dar um show, nem aparecer;os seus irmãos julgam erradamente, não conheciam as razões reais dos milagres que Jesus fazia e o mandam ir a Jerusalém para que apareça e se faça conhecer.Todas as vezes que nos dispomos a fazer algo, tem sempre gente que acha que queremos aparecer.Julgamos as pessoas tomando nós mesmos por critério.

Julgar segundo a aparência leva a resistência ao mover de Deus e a voz do Espírito Santo porque sempre acha que tem algo por trás. A aparência não era como a pessoa imaginou que devia ser.

2- Julgamento da Atitude

O povo julgava: é bom ou um enganador?Jesus curava no sábado, falava com mulheres e prostitutas,comia com pecadores. Ele tem demônio? Ele é bom ou mau?

Obs: Toda pessoa desconfiada não é confiável. Ela avalia o outro por si mesma.

           Toda pessoa ciumenta tem vontade de trair. Pensa que o cônjuge é como ela.

3- Julgamento do Conhecimento

    1. Como foi que este homem adquiriu tanta instrução, sem ter estudado? “

      Deus que que tenhamos o conhecimento que vem Dele. Não é porque estudou que vai ser ministro de Deus. Deus usa os que dependem Dele. Jesus não era um Rabino.

4- Julgamento Teológico.

v.26Aqui está ele, falando publicamente, e não lhe dizem uma palavra. Será que as autoridades chegaram à conclusão de que ele é realmente o Cristo?”

v.27 “Mas nós sabemos de onde é este homem; quando o Cristo vier, ninguém saberá de onde ele é”.

v.47 “Outros disseram: “Ele é o Cristo”. Ainda outros perguntaram: “Como pode o Cristo vir da Galiléia?

Jesus foi julgado por uma teologia torta. No livro de Miquéias 5:2 “Mas tu, Belém-Efrata, embora sejas pequena entre os clãs de Judá, de ti virá para mim aquele que será o governante sobre Israel. Suas origens estão no passado distante, em tempos antigos. “

A questão teológica era um embaraço ao mover de Deus. Deus faz como Ele quer, na hora que ele quer e com quem Ele quer.Por causa dos nossos “achismos” podemos ficar de fora.

 V. 24 “Não julgueis pela aparência, mas pela reta justiça.”

 Os chefes religiosos se ressentem com a popularidade de Jesus com o povo. Jesus ensina claramente e é condenado por curar um homem no sábado, então Ele pergunta : ” Se vocês podem circuncidar um homem no sábado para que a Lei se cumpra porque outro não pode ser curado?” Jesus é do céu ou da terra ?

A pergunta de Jesus cria um dilema para os príncipes dos sacerdotes e os anciãos . Os líderes religiosos se esquivam da pergunta que Jesus fez . Mas temos de enfrentá-la: De onde vem Sua autoridade ? É Jesus do céu ou da terra ? Ele é apenas mais um professor, ou ele realmente tem autoridade para nos mostrar o caminho da salvação ? Se rejeitarmos Jesus , rejeitamos o Reino de Deus e entramos em julgamento.

 Mateus 7: 1-5 Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós.

E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu?
Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão.”

 Julgar é o mesmo que avaliar?

 “Não julgueis para que não sejais julgados” é uma das declarações bíblicas mais conhecidas – mesmo entre pessoas que não são cristãs .Quando um incrédulo ouve cristãos falarem sobre pecado ou sobre um comportamento errado ou imoral ,eles pensam neste verso e querem chamar a atenção para a inconsistência, orgulho e a hipocrisia dos cristãos.

 1.Há maneiras erradas para aplicar esta passagem:

Se uma pessoa usa esta passagem como uma saída de emergência para escapar de qualquer tipo de responsabilidade moral , isso é um motivo errado . Isso é uma má aplicação do ensino de Jesus. Jesus não está nos ensinando que devemos suspender todo o julgamento e não avaliar se algo é certo ou errado. Jesus ensina claramente que há certo e errado. Então, usar estes versos para escapar da culpabilidade moral é um erro .

Outra má aplicação desta passagem é usá-la para se desviar de críticas que outra pessoa tem de nós. Quando usamos esta passagem para apontar a culpa de alguém , estamos saindo do que Jesus está dizendo . Jesus está ensinando a auto- avaliação. Não é uma forma para atacar alguém, nem um escudo para nos desviar das críticas. É um espelho para olharmos as nossas próprias falhas.

2. Somente aceitando o julgamento de Deus é que podemos deixar de ser críticos em relação a outras pessoas .Jesus está ensinando sobre a atitude de julgamento – de constantemente criticar os outros para nos movermos em direção a uma maior consciência de nossas próprias falhas. Ele está apresentando um padrão de comportamento em detrimento de outro. Jesus ensina a chave para escaparmos do julgamento de Deus se agirmos erradamente.

 Hebreus 4:13 “E não há criatura alguma encoberta diante dele , mas todos estão nus e expostos aos olhos daquele a quem havemos de prestar contas. “

 Hebreus 9:27Da mesma forma, como o homem está destinado a morrer uma só vez e depois disso enfrentar o juízo .”

 Em Mateus 6 , Jesus nos ensinou a orar a Deus como Pai . Aprendemos que nosso Pai celeste recompensa a nossa fidelidade e atos de devoção feitos em segredo para com Ele. Jesus nos mostra que Deus também é Juiz. Existe uma contradição?

 “Deus é Pai e Juiz. Para o incrédulo que rejeita o julgamento de Deus sobre a sua vida, também vai rejeitar o privilégio de tê-lo como Pai; em rejeitar a graça paternal de Deus , o incrédulo O encontra como Juiz. Para o cristão , o conhecimento de Deus como Pai ,transforma a visão dele como juiz , e o conhecimento de que Ele é juiz o leva a admiração que Deus é também o Pai ” – . Sinclair Ferguson

 O julgar é errado quando flui com a noção de que temos um padrão mais alto ou de que estamos acima de alguém. Ter a compreensão de Deus como nosso juiz transforma a nossa visão dos outros . Temos um novo ponto de referência , um ponto de referência vertical. A vida não é mais apenas para nos compararmos com os outros em um nível horizontal – se estamos melhor ou pior do que eles. É sobre como somos avaliados por Deus.

Jesus está nos mostrando: só aceitando a Deus como seu Juiz podemos escapar de uma perspectiva crítica. Quando vemos Deus como juiz sobre a nossa vida – mesmo quando não somos bons em algo , chega a graça que necessitamos.

 Com a medida que usarmos, também será usada para nos medir . Com a forma que nos portamos, seremos julgados por Deus.

3. Jesus dá uma ilustração específica do tipo de atitude de julgamento que ele é contra. Seu objetivo principal parece ser a de nos mostrar quão tolo, insensato e fora de propósito é a crítica. É como uma pessoa que está tentando tirar um pedaço de serragem do olho do seu amigo enquanto ele tem uma placa de 2×4 enorme saindo de seu próprio olho. A imagem revela quão tolo é quando somos julgadores em relação aos outros e vemos as suas falhas sem nenhuma referência da nossa própria.

 O ensinamento de Jesus aponta para o fato de que muitas vezes o nosso juízo vem sob a forma de “Ajudar” outras pessoas, que pode ser o nosso cônjuge, nossos filhos, ou membro de seu grupo ou seu amigo não cristão. Quem você está vendo como o seu próprio “projeto” pessoal agora? O seu desejo de ajudar é motivado por amor ou por um sentimento de que você é melhor do que eles?

Jesus está nos mostrando que se realmente amamos essas outras pessoas, se realmente queremos ajudá-las , precisamos começar focar em nossas próprias falhas.

 Mateus 7: 6Não deis aos cães as coisas santas, nem deiteis aos porcos as vossas pérolas, não aconteça que as pisem com os pés e, voltando-se, vos despedacem.”

 4. Jesus diz que não criticar não significa que você não deve exercer sabedoria. Os cães não apreciam o que é santo. Os porcos não têm utilidade para as pérolas. Se você jogar pérolas para tentar acalmá-los , eles podem acabar se virando e tentando te prejudicar. Em alguns casos, há pessoas que são tão irritadiças e ” anti- Deus ” que não é aconselhável tentar envolvê-las com as coisas sagradas e as pérolas da sabedoria de Deus. Isto não é sobre julgar as pessoas como indignos ou chamando-os de cães e porcos . Trata-se de uma espécie de sábio critério, que reconhece o que é e o que não é apropriado em certas situações.

 Por exemplo, um amigo que é “gozador” quando se trata de questões de fé. Sempre que está com outras pessoas , ele quer discutir , zombar da fé e discursar contra a Bíblia . Deus quer que o amemos, oremos por ele e, quando apropriado pacientemente compartilhemos o evangelho com ele. Sabedoria é evitar o confronto quando sabemos que ele não está realmente interessado na verdade ou na compreensão de quem é Deus. Isto não é uma atitude de julgamento ou superioridade. Jesus está nos chamando para o discernimento para partilharmos a verdade na ocasião adequada. Conhecer verdadeiramente Deus é cuidar dos outros com a consciência de nossas próprias falhas ao invés de propriamente focar nos defeitos dos outros .

 Para lembrarmos: Tal como acontece com o resto do Sermão da Montanha, Jesus não está meramente nos chamando para uma vida melhor , para sermos mais agradáveis, pessoas menos críticas. Jesus está nos chamando para Ele mesmo. Ele nos chama para o arrependimento e para colocarmos a nossa fé Nele. Jesus não é apenas um professor qualificado ou um homem de sabedoria . Ele é o Filho de Deus que veio ao mundo para nos salvar dos nossos pecados. Ele é o perfeito Filho de Deus, que foi julgado por nós na cruz .

Parábola dos dois filhos (Mateus 21: 28-32)

1. Jesus conta uma parábola . Fala de um filho, que inicialmente se recusa a instrução do pai e depois obedece ; o outro filho , inicialmente, responde a instrução de seu pai, mas , em seguida, desobedece .

2. Deve ter sido um momento tenso . Os líderes religiosos estavam bem ali no meio da multidão , e é óbvio que Jesus estava falando sobre eles. Jesus faz um contraste desfavorável : de um lado

 prostitutas e coletores de impostos e de outro a elite religiosa que conheciam e ensinavam as Escrituras , mas não andavam em obediência a Deus. Jesus dizia que os pecadores que os líderes religiosos tanto desprezavam ,como a escória da terra, iriam entrar no reino de Deus à frente deles. Era um soco no estômago deles!

3. Não importa o que dizemos com os lábios , se rejeitarmos a mensagem de Deus com as nossas vidas, seremos excluídas do seu Reino.

Parábola dos lavradores maus (Mateus 21: 33-41 )

1. Jesus usa essa parábola para ensinar a Israel uma triste história de infidelidade. Mais e mais eles rejeitaram o seu legítimo Proprietário e foram atrás de falsos deuses e falsa adoração. Quando Deus enviou -lhes os seus profetas , eles foram espancados , apedrejados, e morreram.

2 Na parábola, o dono da vinha decide enviar um último mensageiro – o filho. Este marca um momento crucial no Evangelho de Mateus , porque é a primeira vez que Jesus abertamente afirma a sua identidade como Filho de Deus. Ao invés de respeito e homenagem ao filho, eles o jogam para fora da vinha para matá-lo. Podemos então compreender que a rejeição do filho resulta em julgamento rápido .

 A pedra rejeitada torna-se a pedra angular(Mateus: 42-46)

1. Jesus cita o Salmo 118 para explicar como a sua rejeição pelos sacerdotes e anciãos é o cumprimento do propósito pré- ordenado de Deus. Embora deixado de lado pelos líderes da Israel , Jesus – a pedra angular que une tudo , a única fonte de salvação – é exaltado por Deus para a posição de maior glória. Através de sua humilhação e crucificação, Deus vai cumprir o seu propósito eterno de redimir e reconciliar os pecadores .

2. Rejeitar Jesus tem consequências graves. Por causa da dureza de seus corações, o reino de Deus é tirado dos líderes religiosos e dado a outros (vs. 43) . Já não é salvação restrita aos judeus. O reino de Deus foi dado a um novo povo – homens e mulheres de todas as tribos, todas as nações , que acreditam em Jesus Cristo.

 Conclusão

1. O que podemos aprender ? Há esperança para qualquer um de nós que nos sentimos como se tivéssemos desperdiçado nossas vidas em pecado. O reino de Deus está aberto para as prostitutas e os cobradores de impostos – e para nós. Jesus abre os braços ! Abandonar seu pecado e submeter-se a Ele.

2. Aprendemos também que devemos examinar nossa própria resposta a Jesus e a sua autoridade. Ser “bonzinho” na vida social e em atividades religiosas não impressionam a Deus se não estamos humildemente em obediência .

Nossas promessas passadas e a herança espiritual não significam nada se não estamos vivendo em submissão a Jesus Cristo hoje. Ele é cheio de graça , mas ele deve ser temido . A pedra angular da nossa salvação é também a pedra de julgamento. Vamos obedecer hoje. 

Share
Posted in biblia, estudo by agnes at April 30th, 2014.