João 8 – 1 Parte

Precisamos ter muito cuidado com o que pensamos . Se esses pensamentos não são bons, saudáveis ou nobres precisam ser reavaliados  para pensarmos em um novo caminho. Nosso cerebro é composto de elementos fisiológicos, elétricos e químicos. Há caminhos saudáveis e até automáticos em nosso cérebro, como por exemplo: quando dirigimos e nem precisamos pensar no que  estamos exatamente fazendo, são caminhos que o nosso cérebro faz a partir de condutas anteriores.

E quando esses caminhos não são bons , nem saudáveis? Como exemplo:quando ouvimos o nome de uma pessoa que nos causou algum mal…o cérebro automaticamente traça o caminho do sentimento, do peso e da angústia com relação a essa pessoa.

No caso do texto de João 8, quando a mulher a adúltera é trazida a presença de Jesus. A culpa e a vergonha governam a sua vida. Não adianta colocar uma roupa nova se ela está manchada de café. É necessário lavar a causa. Não adianta fazer coisas boas para apagar o remorso, só Jesus lava a culpa. Jesus nos leva do sentimento de culpa para a sua maravilhosa graça, que é um favor que não merecemos.

Provérbios 4:23 “Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida.”

Romanos 12:2 Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”

 1. Deus nos dá o caminho para nos tirar da culpa.

João 8: 1-11 Jesus, porém, foi para o monte das Oliveiras. Ao amanhecer ele apareceu novamente no templo, onde todo o povo se reuniu ao seu redor, e ele se assentou para ensiná-lo. Os mestres da lei e os fariseus trouxeram-lhe uma mulher surpreendida em adultério. Fizeram-na ficar em pé diante de todos e disseram a Jesus: “Mestre, esta mulher foi surpreendida em ato de adultério. Na Lei, Moisés nos ordena apedrejar tais mulheres. E o senhor, que diz? ” Eles estavam usando essa pergunta como armadilha, a fim de terem uma base para acusá-lo. Mas Jesus inclinou-se e começou a escrever no chão com o dedo. Visto que continuavam a interrogá-lo, ele se levantou e lhes disse: “Se algum de vocês estiver sem pecado, seja o primeiro a atirar pedra nela”. Inclinou-se novamente e continuou escrevendo no chão. Os que o ouviram foram saindo, um de cada vez, começando com os mais velhos. Jesus ficou só, com a mulher em pé diante dele. Então Jesus pôs-se de pé e perguntou-lhe: “Mulher, onde estão eles? Ninguém a condenou? ” “Ninguém, Senhor”, disse ela. Declarou Jesus: “Eu também não a condeno. Agora vá e abandone sua vida de pecado”

Como receber a graça de Deus que nos livra da culpa? 

Em Mateus 9 vemos a história de Mateus, que era coletor de impostos, quando se encontrou com Jesus sua vida mudou. Jesus não o condenou, isso é graça, mas ele nunca mais foi o mesmo, mudou sua forma de viver. O mesmo ocorreu com Zaqueu. Ninguém é mau ou ruim demais para Jesus.

  •  Lembre: Deus é amoroso e misericordioso.
  • Admita que é pecadora.

  • Aceite Jesus Cristo como seu Salvador – Ele pagpu o preço na cruz pelos seus pecados.

  • Aprenda a Palavra de Deus e ouça a voz do Espírito Santo. Cresça espiritualmente.

  • Confesse seus erros honestamente e especificadamente rapidamente.

  • Peça a Deus para te perdoar.

  • Aceite a graça de Deus.

 Viva de forma que mostre que aceitou a graça de Deus.

 João 8:11 “Ninguém, Senhor”, disse ela. Declarou Jesus: “Eu também não a condeno. Agora vá e abandone sua vida de pecado”

Tito 2: 11,12 “Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens.
Ela nos ensina a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente.”

 A graça de Deus nos muda e tira a culpa.

2.A Graça é um presente de Deus para você e você deve tornar-se um presente de Deus para outras pessoas.

 Mateus 6:12 “Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores.

Marcos 11: 24-25 “Portanto, eu lhes digo: tudo o que vocês pedirem em oração, creiam que já o receberam, e assim lhes sucederá.E quando estiverem orando, se tiverem alguma coisa contra alguém, perdoem-no, para que também o Pai celestial lhes perdoe os seus pecados”.

Mateus 18: 21-35 “Então Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: “Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes? “Jesus respondeu: “Eu lhe digo: não até sete, mas até setenta vezes sete. “Por isso, o Reino dos céus é como um rei que desejava acertar contas com seus servos. Quando começou o acerto, foi trazido à sua presença um que lhe devia uma enorme quantidade de prata. Como não tinha condições de pagar, o senhor ordenou que ele, sua mulher, seus filhos e tudo o que ele possuía fossem vendidos para pagar a dívida. “O servo prostrou-se diante dele e lhe implorou: ‘Tem paciência comigo, e eu te pagarei tudo’.O senhor daquele servo teve compaixão dele, cancelou a dívida e o deixou ir.”Mas quando aquele servo saiu, encontrou um de seus conservos, que lhe devia cem denários. Agarrou-o e começou a sufocá-lo, dizendo: ‘Pague-me o que me deve! ’”Então o seu conservo caiu de joelhos e implorou-lhe: ‘Tenha paciência comigo, e eu lhe pagarei’. “Mas ele não quis. Antes, saiu e mandou lançá-lo na prisão, até que pagasse a dívida. Quando os outros servos, companheiros dele, viram o que havia acontecido, ficaram muito tristes e foram contar ao seu senhor tudo o que havia acontecido.”Então o senhor chamou o servo e disse: ‘Servo mau, cancelei toda a sua dívida porque você me implorou.  Você não devia ter tido misericórdia do seu conservo como eu tive de você? ’Irado, seu senhor entregou-o aos torturadores, até que pagasse tudo o que devia. “Assim também lhes fará meu Pai celestial, se cada um de vocês não perdoar de coração a seu irmão”.

 Quem vive pela graça:

  • Dá esperança e vida a quem está a sua volta.

  • Mostra humildade.

  • Mostra favor.

  • Dá espaço para crescimento.

  • É generosa, misericordiosa, perdoadora, paciente e tolerante.

  • Fica equilibrado em situações difíceis.

  • Se avalia antes de julgar os outros.

  • Tem prazer na vida e nos relacionamentos.

Share
Posted in biblia, estudo by agnes at May 21st, 2014.