João 11- Jesus é quem dá a vida.

A narração da ressurreição de Lázaro só aparece no Evangelho de João. Esse milagre foi narrado para mostrar que Jesus é o filho de Deus e que Nele está a vida eterna.
A melhor forma de se conhecer Jesus é vendo o que Ele diz sobre Ele mesmo. Cada vez que Jesus se apresenta com o “Eu sou…”, aprendemos mais sobre Ele.

João 6:36 “Eu sou o pão da vida”
João 8:12 “Eu sou a luz do mundo”.
João 10:9 “Eu sou a porta”
João 10:11 “Eu sou o bom pastor”.
João 11:24 “Eu sou a ressurreição e a vida”.
João 14:6 “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”.
João 15: 5 “Eu sou a videira verdadeira.”

Quem é Jesus? Jesus é quem Ele diz que é.

João 11:25, 26 “Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso? ”

Vemos até o final do Capítulo 10 do Evangelho de João a religião resistindo a Jesus. No capítulo 11 vemos Jesus se relacionando com a Igreja, não tem fariseu, Jesus opera no meio de quem Ele ama e O amam.

Religião ( rituais, leis, normas, cerimônia) X Igreja ( Conquistadas pelo amor do Senhor e O amam).

Princípios para aprendermos com a ressurreição de Lázaro:

1. Lidar com a morte faz parte da vida.

Golpes de diferentes tipos de morte vêm até nós. É algo que todos nós enfrentamos ou enfrentaremos: morte física, perda de emprego, doença, invalidez, separação, injustiça…

Mateus 5:45 “Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem,
para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus. Porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos.”

Marcos 06:48 “Ele viu os discípulos remando com dificuldade, porque o vento soprava contra eles. Alta madrugada, Jesus dirigiu-se a eles, andando sobre o mar; e estava já a ponto de passar por eles.”

João 16:33 “”Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”.

2. O final de algo não significa necessáriamente que seja permanente.

É importante distinguirmos o que é final e o que é permanente.
Quando terminamos o segundo grau, fazemos exames finais e passamos para o curso superior. Quando finalizamos o curso superior vamos para o mestrado, doutorado e posteriormente para o mercado de trabalho.

João 11:4 “Ao ouvir isso, Jesus disse: “Essa doença não acabará em morte; é para a glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por meio dela”.

Princípios para o mover de Jesus :

Oração : O mover de Deus é detonado pela oração. Foi enviada uma mensagem a Jesus “Está enfermo àquele que Tu amas”. Jesus demorou 2 dias e ainda levou 2 dias viajando. Lázaro já tinha morrido a 4 dias quando Jesus chegou. Parece que Jesus não queria responder…
A demora de Deus em responder não significa que não irá responder, nem que é indiferente aos nossos sofrimentos.
Nosso conceito natural não entende os propósitos de Deus. Pensamos que Deus não nos ama ou que não nos ouviu. Muito mais do que curar, Jesus queria ressuscitar! Obra de regeneração completa!!!! Jesus não podia chegar antes, o cenário precisava estar montado. Jesus faz depois da última hora.
A fé é fortalecida em tempos sombrios, de dificuldades e tribulação. A fé é edificada quando se pratica o que se aprendeu . a nossa fé é testada na demora. O teste da fé é o tempo. Precisamos crer , pesar das evidências.
O que pensamos muitas vezes que é uma calamidade é a oportunidade para Deus manifestar a Sua glória. A morte ( física e espiritual ) é inimiga de Deus. A Ressurreição é a vida que vence a morte. Foi a serpente quem injetou o pecado em nós e a morte.
O importante é apresentarmos nossa causa ao Senhor. Apresentar o problema e a situação.

1 João 3: 8 “Quem comete o pecado é do diabo, porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou para desfazer as obras do diabo.”

3. Manter a esperança é a resposta certa quando se lida com a morte.

Jesus está disposto a ir até os lugares mortos em nossas vidas, lugares que foram selados, cobertos , envolto em mortalhas e enterrado, e dizer: “Tire a pedra! Eu estou te chamando para uma ressurreição! ” Jesus não seria capaz de tirar a pedra? Jesus ressuscitou Lázaro, mas não tirou a pedra, mandou que o fizessem. Muitas vezes temos uma pedra que não queremos retirar ( desobediência) que impede o agir de Deus na nossa vida.

 A Esperança é uma pessoa. Não é um sentimento. É Jesus!!!!

Colossenses 1:27 “A eles quis Deus dar a conhecer entre os gentios a gloriosa riqueza deste mistério, que é Cristo em vocês, a esperança da glória.

Hebreus 6:19-20 “Temos esta esperança como âncora da alma, firme e segura, a qual adentra o santuário interior, por trás do véu, onde Jesus, que nos precedeu, entrou em nosso lugar, tornando-se sumo sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.”

 A Esperança é possível por causa do poder de Jesus. Existe uma esperança falsa? Sim , quando espero em algo que não tem poder para agir.

 A Esperança é sustentada pelas promessas de Deus. As promessas de Deus mantém a nossa esperança viva na certeza de que não é o fim da história.

v.4 “Ao receber a notícia, disse Jesus: Esta enfermidade não é para morte, e sim para a Glória de Deus, a fim de que o Filho de Deus seja por ela glorificado.”
v.11 “Nosso amigo Lázaro adormeceu, mas vou para despertá-lo”
v.23 “Declarou-lhes Jesus: Teu irmão há de ressurgir.”
v.25-26 “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra , viverá; e todo o que vive e cr6e em mim não morrerá eternamente. Crês isto?
v.40 “Respondeu-lhes Jesus: Não te disse eu que, se creres, verás a glória de Deus?

Existem coisas que atrapalham o mover de Deus? Quais são?

-Conceitos humanos, opinião própria.
v.6 “Quando ,pois soube que Lázaro estava doente, ainda se demorou 2 dias no lugar onde estava”. Jesus recebe a mensagem de que Lázaro está enfermo. Jesus não vai. Será que Jesus não ama Lázaro?
v.11-12 “Nosso amigo Lázaro adormeceu, mas vou despertá-lo. Disseram-lhe, pois, os discípulos: Senhor, se dorme, estará salvo. “Jesus falava no sentido figurado.
V16 “Então , Tomé, chamado Dídimo, disse aos discípulos : Vamos também nós para morrermos com Ele.” Incrédulo e vítima.
v. 21 “Disse , pois, Marta a Jesus: Senhor, se estiveras aqui , não teria morrido meu irmão.”
V. 23 “Declarou-lhe Jesus: Teu irmão há de ressurgir. Eu sei, replicou Marta, que ele há de ressurgir na ressurreição, no último dia.” Conceito natural acompanhado de teologia. A teologia não a ajudou a crer. Deus faz como Ele quer.

Difícil não é ocorrer o mover de Deus, difícil é percebermos!!!!

 A Esperança não desaponta .

1 Tessalonicenses 4:13-18 “Irmãos, não queremos que vocês sejam ignorantes quanto aos que dormem, para que não se entristeçam como os outros que não têm esperança. Se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, cremos também que Deus trará, mediante Jesus e juntamente com ele, aqueles que nele dormiram. Dizemos a vocês, pela palavra do Senhor, que nós, os que estivermos vivos, os que ficarmos até a vinda do Senhor, certamente não precederemos os que dormem. Pois, dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá do céu, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois disso, os que estivermos vivos seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares. E assim estaremos com o Senhor para sempre. Consolem-se uns aos outros com estas palavras.”

Quando aceitamos a Jesus com Senhor de nossas vidas, nos arrependemos da independência e da rebeldia da vida que levávamos e entramos pela porta, que é Jesus, do arrependimento e queremos que o Senhor reine nas nossas vidas. Naquele momento nascemos de novo, recebemos uma nova natureza e o Espírito Santo de Deus vem habitar em nós.
Mas o que ocorre nesse novo nascimento? Somos criancinhas que precisam ser cuidadas ou como Lázaro ressurgimos para uma nova vida, mas ainda amarrados, mãos atadas e olhos fechados. Precisamos soltar os pés, tirar as vendas….estamos vivos, mas ainda atados, com os olhos vedados, ainda não podemos ver com clareza as revelações de Deus.
Para isso existe a igreja. Jesus deixou a ordem para se fazer discípulos.

Mateus 28: 19-20 “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.”

Jesus muda a sua história se entregar o coração a Ele. Confesse a Jesus como seu Salvador e Senhor. Convide o Senhor a fazer morada em seu coração , se arrependa da vida de rebeldia que levava distante do Senhor, onde o “Eu”, “minhas vontades , meus desejos” reinavam e entregue o governo de sua vida a Deus. E ai…
Comece uma caminhada de aprendizado, obediência e conseqüente restauração, crescimento e revelação, dia após dia, permanecendo em Cristo, andando em Cristo, manifestando a vida de Cristo na sua vida e gerando novos discípulos pelo seu testemunho. Cresça no conhecimento mais maravilhoso que pode haver, que é conhecer o Senhor, Seu caráter e Suas vontades..

Share
Posted in biblia, estudo by agnes at June 23rd, 2014.