Um gesto maravilhoso! João 12

João 12: 1-11 ”Seis dias antes da Páscoa Jesus chegou a Betânia, onde vivia Lázaro, a quem ressuscitara dos mortos. Ali prepararam um jantar para Jesus. Marta servia, enquanto Lázaro estava à mesa com ele.Então Maria pegou um frasco de nardo puro, que era um perfume caro, derramou-o sobre os pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos. E a casa encheu-se com a fragrância do perfume. Mas um dos seus discípulos, Judas Iscariotes, que mais tarde iria traí-lo, fez uma objeção: “Por que este perfume não foi vendido, e o dinheiro dado aos pobres? Seriam trezentos denários”. Ele não falou isso por se interessar pelos pobres, mas porque era ladrão; sendo responsável pela bolsa de dinheiro, costumava tirar o que nela era colocado.Respondeu Jesus: “Deixe-a em paz; que o guarde para o dia do meu sepultamento. Pois os pobres vocês sempre terão consigo, mas a mim vocês nem sempre terão”. Enquanto isso, uma grande multidão de judeus, ao descobrir que Jesus estava ali, veio, não apenas por causa de Jesus, mas também para ver Lázaro, a quem ele ressuscitara dos mortos. Assim, os chefes dos sacerdotes fizeram planos para matar também Lázaro, pois por causa dele muitos estavam se afastando dos judeus e crendo em Jesus.”

Jesus não veio fundar uma religião, um sistema, Ele veio para ser tudo dentro do homem. Ele é Deus encarnado. Quando Jesus disse que era o caminho, Ele não veio ensinar um caminho, Ele era o caminho. Quando Jesus disse que era a vida, Ele não disse que vinha criar uma religião que traria vida. Ele era a própria vida.Ele não veio ensinar uma verdade. Ele era a verdade.

Não existe na Bíblia um sistema organizado que Jesus tenha fundado. Ele não fundou nada.

Estávamos mortos como Lázaro e Ele nos deu vida e a vida é Ele mesmo.No Capítulo 12, vemos um modelo da igreja de Jesus. O que é a igreja ? Uma reunião de pessoas que receberam a Jesus como vida. Um tem a vida, outro tem a vida, e outro também….temos a igreja.

 Jesus não queria criar uma organização, aliás, a organização é inimiga de Deus. Toda organização humana, com o tempo, passa a resistir ao mover de Deus. As nossas regras impedem o mover de Deus.

O que é ser igreja?

v.2 “Ali prepararam um jantar para Jesus. Marta servia, enquanto Lázaro estava à mesa com ele.”

A ceia para o judeu era um momento importante. Convidaram Jesus para essa ceia, era uma festa. Jesus tinha acabado de ressuscitar Lázaro. Lázaro já estava em decomposição e Jesus faz um milagre.. As irmãs estavam felizes e uma multidão veio ver o morto que reviveu. A partir do capítulo 12 de João, Jesus não tem mais contato com o templo, a sinagoga. Jesus rejeitou aquele sistema. Ele veio estabelecer uma nova aliança.

1- A igreja do Cristo vivo é lugar de festa. Deus é um Deus de festa e se alegra. Fomos feitos a Sua imagem e semelhança e também gostamos de festa, aliás, necessitamos de festa. A festa não era por causa do milagre que ocorreu, mas porque Jesus estava ali. Onde Jesus está presente, há unção, então vai haver festa.

Jesus estava dando as suas últimas instruções, Ele prediz a sua morte e estava querendo ensinar o propósito da Sua morte.

A Páscoa era um feriado nacional e religioso. A celebração era porque Deus tirou o povo do Egito depois de 400 anos de escravidão no Egito. Deus usou Moisés para ir a Faraó . O coração de Faraó se endurecia e não permitia que o povo saísse do Egito. O Senhor foi mandando pragas , uma a uma, e Faraó permanecia impassível até a última praga, que seria a morte de todos os primogênitos. Para que o primogênito de cada família não morresse, um cordeiro deveria ser morto e nos umbrais das portas deveria ser aspergido o sangue desse cordeiro. Quando o anjo da morte passasse e visse aquele sangue na porta, o primogênito estaria salvo.

Esse foi o propósito da morte de Jesus. Morreu como um criminoso. Jesus é o nosso cordeiro. Jesus morreu para que tivéssemos vida. O sangue de Jesus foi aspergido no coração dos que crêem e o recebem como Senhor das suas vidas. A morte foi vencida.

Hebreus 10:14-18“Porque, por meio de um único sacrifício, ele aperfeiçoou para sempre os que estão sendo santificados. O Espírito Santo também nos testifica a este respeito. Primeiro ele diz: “Esta é a aliança que farei com eles, depois daqueles dias, diz o Senhor. Porei as minhas leis em seus corações e as escreverei em suas mentes”; e acrescenta: “Dos seus pecados e iniqüidades não me lembrarei mais”. Onde essas coisas foram perdoadas, não há mais necessidade de sacrifício pelo pecado.”

João 3: 16 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito para que todo aquele que Nele crer não pereça , mas tenha a vida eterna.”

Jesus escolheu a cruz por você, se tornou pecado por você, para que você se salvasse e se tornasse justiça de Deus. Cada pecado foi coberto. Éramos pecadores, agora somos justificados. Esse foi o motivo porque Deus se fez homem e decidiu morrer na cruz.

Vir para esse ajuntamento, ser da igreja de Cristo, estar na comunhão dos santos é ir para uma festa. Na páscoa dos judeus era ensinado as novas gerações como Deus tinha os livrado dos egípcios. A nossa páscoa é sobre a nossa libertação do pecado, da culpa e da morte e que deve ser passado e ensinado as novas gerações. Não é maravilhoso estar livre do pecado, da culpa e da morte?

2- Betânia significa casa de tristeza, casa de aflição.

O mundo pensa que o povo de Deus é triste, afligido, frustrado , deprimido, não se divertem… e assim era essa cidade até Jesus chegar.

Lázaro e as irmãs deviam ser pessoas simples, vivendo numa cidade pequena, mas tinham a alegria de Jesus que é a vida. Jesus conquistou o coração e deu vida. O mundo pensa errado.

3- Lázaro. Tinha sido ressuscitado dos mortos.Como cada um de nós, estávamos mortos e Deus nos deu vida.

Marta servia, Maria adora e Lázaro era testemunha. As multidões iam para ver o testemunho de Lázaro. As multidões querem ver manifestação de sinais, todos nós somos como Lázaros, cada um com a sua experiência.

No evangelho de Marcos vemos essa mesma narrativa.

Marcos 14:3Estando Jesus em Betânia, reclinado à mesa na casa de um homem conhecido como Simão, o leproso, aproximou-se dele certa mulher com um frasco de alabastro contendo um perfume muito caro, feito de nardo puro. Ela quebrou o frasco e derramou o perfume sobre a cabeça de Jesus.”

Essa ceia se deu na casa de Simão, o leproso, não foi na casa de Lázaro. Quem fez a festa foi Simão, o leproso.”

Todos nós éramos mortos como Lázaro e todos nós éramos leprosos pelo pecado.

A lepra torna o homem insensível. O pecado torna o homem insensível também. A lepra deforma e destrói, os membros caem. O mesmo faz o pecado, mata a pessoa em vida , destrói relacionamentos, família … Quando a lepra se manifesta a pessoa precisa se isolar das outras pessoas, o pecado da mesma forma separa, divide, isola as pessoas.

Simão estava purificado e limpo por Jesus e nós agora estamos também , fomos lavados pelo sangue do Cordeiro, Jesus. Participamos da ceia do Senhor porque fomos purificados.

4- Marta. Precisamos de Martas na igreja, a igreja não funciona sem as Martas. Existe na igreja viva: os adoradores( Maria), os que servem ( Marta); os que tem testemunho ( Lázaro) e os pecadores ( Simão).

Lucas 10:40 “Marta, porém, estava ocupada com muito serviço. E, aproximando-se dele, perguntou: “Senhor, não te importas que minha irmã tenha me deixado sozinha com o serviço? Dize-lhe que me ajude! “

Jesus não repreendeu Marta. Existe a arte de reclamar sem pecar. Jesus não a atendeu, mas ela colocou a sua questão diante do Senhor e recebeu orientação.

5- Maria. Escolheu a melhor parte. Todos os que receberam a vida de Jesus precisam ser Maria, mas o tamanho do amor é que pode variar.

  • Nível mais baixo (superficial) : medo de ir para o inferno.

  • Os outros níveis dependem da experiência com Deus.

Lucas 7: 36-38 “Convidado por um dos fariseus para jantar, Jesus foi à casa dele e reclinou-se à mesa. Ao saber que Jesus estava comendo na casa do fariseu, certa mulher daquela cidade, uma ‘pecadora’, trouxe um frasco de alabastro com perfume, e se colocou atrás de Jesus, a seus pés. Chorando, começou a molhar-lhe os pés com as suas lágrimas. Depois os enxugou com seus cabelos, beijou-os e os ungiu com o perfume.”

A pecadora fez o mesmo que Maria. A quem muito é perdoado, muito ama. A medida do quanto nos vemos na realidade do espelho de Deus determina o tamanho e a dimensão do nosso amor. O tamanho desse amor é determinado pela medida da revelação de quem somos.

Quem pouco se enxerga, se acha ótimo, perfeito, sem falhas, ama pouco a Deus. Podemos até ver mímica, encenação dramática, coreografia, mas pouco ama e o interior é vazio.

Maria fez a mesma coisa que a pecadora fez. Devoção demais? Um ato extravagante para para pessoas que não eram ricas? Nunca há desperdício quando estamos em adoração, não é desperdício de tempo, não é desperdício de nada…É a verdadeira riqueza, é para isso que fomos criados, esse é o perfeito sentido da vida. Não desperdice a sua vida, só temos uma e ela logo passa.

O que Maria fez:

  • Estava aos pés de Jesus ( simboliza amor intenso ao Senhor).

  • Sentou aos pés de Jesus em quietude, não existia agitação interior, havia serenidade.

  • Ungiu os pés de Jesus. Posição de grande humilhação.Usou o cabelo. O cabelo simbolizava glória.

1 Coríntios 11:14-15 “A própria natureza das coisas não lhes ensina que é uma desonra para o homem ter cabelo comprido, e que o cabelo comprido é uma glória para a mulher? Pois o cabelo comprido foi lhe dado como manto.”

  • Não se preocupou com a opinião dos outros.

  • Ofereceu algo precioso. Adoração não é só cantar, pode não ter a ver nem com o falar. É uma postura.

Marcos 14:3 “Estando Jesus em Betânia, reclinado à mesa na casa de um homem conhecido como Simão, o leproso, aproximou-se dele certa mulher com um frasco de alabastro contendo um perfume muito caro, feito de nardo puro. Ela quebrou o frasco e derramou o perfume sobre a cabeça de Jesus.”

  • Fez na frente de todos, não foi discreta. Não existe adoração sem quebrantamento e é nesse ponto que a glória de Deus vem.

6-Judas. O traidor. É o joio, cristão carnal, acha que é cristão mas não é… Se incomoda com a adoração dos outros. Jesus não merecia os 300 denários?

Os fariseus queriam matar Jesus, tinham ciúmes da popularidade, queriam manter o seu poder… Deus sabia dos seus planos e não seria nem antes , nem depois. O motivo de Judas trair Jesus poderia ser pela decepção , Judas esperava um rei que os livrasse do jugo romano? A Palavra diz que ele era ladrão e que permitiu que Satanás entrasse nele.

Com esse fato , podemos aprender que:

  • as trevas não estão brincando nesse mundo. Eles querem destruir tudo o que Deus criou e elas sabem que o tempo está se esgotando. Pessoas que são normais acabam fazendo coisas terríveis. O pecado é real.

  • A escolha de Judas em seguir Jesus estava no que ele poderia ganhar. A balança foi colocada. Judas viu que Jesus não era o que ele esperava, o coração dele estava buscando o momento, a rapidez na solução imediata, zona de conforto…. O verdadeiro tesouro é o próprio Jesus. O contraste entre Judas e Maria é chocante: Judas vendeu Jesus por 30 moedas de prata, Maria deu uma fortuna para Jesus.

Conclusão:

Jesus é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (João 1:29). Ele é o cumprimento da verdadeira Páscoa. Nesse trecho da Palavra vemos duas situações: a traição de Judas e a adoração de Maria. Isto demonstra que podem haver maneiras diferentes das pessoas responderem a Jesus. O valor da Sua morte é a própria salvação do mundo. Maria percebeu esse inestimável valor.

Share
Posted in biblia, estudo by agnes at July 19th, 2014.