João 14

Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai a não ser por mim.” João 14:6

 Podemos dividir em 3 partes o capítulo 14 do Evangelho de João:

 1 Parte: Revelação da Casa do Pai : Endereço e como chegar.

 João 14: 1-6 “Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim. Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu lhes teria dito. Vou preparar-lhes lugar. E se eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver.Vocês conhecem o caminho para onde vou”.Disse-lhe Tomé: “Senhor, não sabemos para onde vais; como então podemos saber o caminho? “Respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.”

 Algumas passagens bíblicas que falam sobre a casa de Deus:

 João 2:16 “E disse aos que vendiam pombos: tirai daqui estes, e não façais da casa de meu Pai casa de venda.”

Onde é a casa de meu Pai? O Templo?

Se a casa de Meu Pai é o Templo e em João 14? Vamos continuar….

João 2:20 “Disseram, pois os judeus: em 46 anos foi edificado este templo e tu o levantarás em 3 dias?”

Ele se referia ao santuário do seu corpo.

O templo significa 2 coisas : o nosso corpo e o corpo de Cristo.

1 Coríntios 3:16 “Não sabeis vós que sois templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós.”

1 Coríntios 6:19 ” Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?

Efésios 2: 20-21 edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo Jesus Cristo como pedra angular,no qual todo o edifício é ajustado e cresce para tornar-se um santuário santo no Senhor.”

1 Timóteo 3:15 “Mas, se eu tardar, para que saibais como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade.”

Hebreus 3: 6 “mas Cristo é fiel como Filho sobre a casa de Deus; e esta casa somos nós.”

Jesus é Deus. Como se chega ao Pai? É entrando em Jesus. Jesus não é só um homem bom, Ele é Deus. Os fariseus quiseram apedrejá-lo porque Ele dizia que era o “Eu sou”, Ele se igualou a Deus.A casa do Pai é a Igreja, as muitas moradas somos cada um de nós.

Vamos entender melhor o que é preparar lugar e o que são os muitos aposentos…

Até esse momento, em João 14, Deus não morava em pessoa nenhuma, só em Jesus. Jesus veio a esse mundo, tomou a forma de homem para nos revelar o Pai e  nos preparar como lugar para estarmos Nele e Ele em nós.

Jesus teria que morrer na cruz para que o nosso corpo estivesse em condições de receber o Espírito do Deus vivo. É pela morte na cruz de Jesus, o Cordeiro de Deus, que a igreja é edificada, que significa o mesmo que dizer que Ele veio para nos preparar como moradas para o Pai.

Jesus não falou para onde Ele estava indo porque estava indo para a morte e depois para a ressurreição. Ele também não falou que precisava ir para que o Espirito Santo pudesse vir, não era uma corrida de revezamento. Primeiro,  a morada do Espírito de Deus precisava  ser preparada.

O Espírito Santo não pode habitar em casa suja, não entra em casa cheia de demônios, cheia de pecado, mundanismo, egos, idolatrias e corrompida. O Espirito Santo só podia vir se Jesus morresse. A única forma de se limpar a casa é pelo sangue do Cordeiro.Quando aceitamos Jesus como nosso Salvador, a casa se torna preparada! Preparar a casa é preparar a redenção!!! Ele veio revelar Deus ao homem, e na sua ida nos  preparou para sermosa casa para  o Pai.

Depois que Jesus morreu os discípulos podiam ser um com Jesus. Podemos experimentar e desfrutar o céu em nós hoje. Jesus veio preparar o nosso corpo para o Pai, unidos Nele e Ele em nós. Fomos unidos ao Senhor e somos inseparáveis do Senhor. É uma união para toda eternidade, ninguém pode nos separar do amor do Pai. Não somos salvos por merecimento, mas pela graça de Deus. Deus vem morar nas pessoas que foram lavadas pelo sangue do Cordeiro.

É na sua morte que a casa fica preparada!!! É na sua morte que entramos em Cristo!!!! Nos tornamos aptos para sermos moradia do Senhor”

A Nova Jerusalém no Apocalipse fala da noiva, a cidade santa. A noiva é a Igreja. Quem é a Igreja? Somos nós. Pessoas vivas, regeneradas, transformadas, estamos sendo edificados para sermos moradas de Deus.

A questão não é ir para o Céu, é ir para Deus.

 João 7: 38-39 “Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva”.Ele estava se referindo ao Espírito, que mais tarde receberiam os que nele cressem. Até então o Espírito ainda não tinha sido dado, pois Jesus ainda não fora glorificado.”

 V.3 “E se eu for e vos preparar lugar…”

Os discípulos ainda não podiam estar em Cristo, mas depois da sua morte, poderiam. Nós temos isso hoje!!!!! Não interessa onde é o céu. O céu é estar em Deus, não interessa onde será. Estamos em Deus!!!!!!

Não somos Deus. Não fizemos nada. Não foi por obra humana. Deus veio, preparou a morada, abriu o caminho, foi ressuscitado e glorificado. Somos parte Dele. Como uma mão não pode se separar do corpo, somos parte Dele. Como o sangue não pode deixar de circular, a vida Dele é a mesma vida que está em nós, é o Zoe, vida eterna, é a vida de Deus.

Criança ama ganhar brinquedos, não é? É o que elas mais gostam quando são crianças. O Senhor também nos presenteia, nos dá “brinquedos” , mas os brinquedos não são a nossa herança. Tem muita criança no meio cristão, achando que os “brinquedos” que Deus dá são Sua herança. Muitos acham que , por exemplo, a prosperidade financeira , uma casamento, uma cura é a herança do Senhor, grande engano,  são só brinquedos, presentes. O brinquedo faz parte da vida dos filhos quando são pequenos, mas Deus tem algo muito maior do que os presentes que Ele nos dá aqui na Terra. Não se contente com as coisas que são aqui da Terra. Elas não tem muito valor.

 V.4 “Vocês conhecem o caminho para onde vou”.

Jesus diz que os discípulos sabiam o caminho, mas Tomé questiona, ele não estava entendendo o que Jesus estava falando. A resposta de Jesus responde o capítulo inteiro.

V.12 “Digo-lhes a verdade: Aquele que crê em mim fará também as obras que tenho realizado. Fará coisas ainda maiores do que estas, porque eu estou indo para o Pai.

Ele estava indo para o céu? O céu é um lugar ou é com quem eu estou?

V. 28 “Vocês me ouviram dizer: Vou, mas volto para vocês. Se vocês me amassem, ficariam contentes porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu.”

 Para onde Jesus está indo? Para o Pai

 Como? Através da sua morte e ressurreição.

 Como Tomé  chegaria ao Pai?

 Jesus responde no V.6: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai se não for por mim.

 A única maneira de se chegar ao Pai é estando em Cristo. Não tem outro meio. Existia uma distancia muito grande entre nós e Deus e ainda pior, nem saberíamos como chegar lá. Ele fez tudo. Ele construiu as estradas, fez a ponte, pagou o pedágio, e ainda por cima,Ele é o ônibus e também é o motorista. Só precisamos sentar. Não se precisa saber uma doutrina, nem é um ensinamento novo. Jesus disse para entrarmos Nele , ou seja, entrar no ônibus. Crer é uma pessoa, Ele é o caminho. Ele é o caminho para tudo. Se Deus viesse ensinar uma doutrina, seria impossível para cumprirmos, Jesus veio ensinar a base do fundamento para tudo que é Ele mesmo, Ele é o caminho. Ele é a verdade, Ele não veio ensinar auto-ajuda ou 10 passos para se ter vida, Ele é a vida. Caminho que o homem inventa, não é o caminho de Jesus .Jesus é tudo que precisamos. 

 Ler Mateus 16 para complementar essa primeira parte.

 2 Parte: Revelação sobre a Trindade, o Deus Triúno.

 V.7- 15 “Se vocês realmente me conhecessem, conheceriam também o meu Pai. Já agora vocês o conhecem e o têm visto”.Disse Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta”. Jesus respondeu: “Você não me conhece, Filipe, mesmo depois de eu ter estado com vocês durante tanto tempo? Quem me vê, vê o Pai. Como você pode dizer: ‘Mostra-nos o Pai’? Você não crê que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu lhes digo não são apenas minhas. Pelo contrário, o Pai, que vive em mim, está realizando a sua obra. Creiam em mim quando digo que estou no Pai e que o Pai está em mim; ou pelo menos creiam por causa das mesmas obras. Digo-lhes a verdade: Aquele que crê em mim fará também as obras que tenho realizado. Fará coisas ainda maiores do que estas, porque eu estou indo para o Pai. E eu farei o que vocês pedirem em meu nome, para que o Pai seja glorificado no Filho. O que vocês pedirem em meu nome, eu farei”.

“Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos.”


Uma só pessoa que são 3. Somos monoteístas. Jesus é Deus!!! As pessoas o adoraram e Ele recebeu a adoração!!!Jesus não é um espírito evoluído, é Deus!!!

Jesus e o Pai são um. Só há um Deus e um mediador entre Deus e os homens, Jesus.

Se me amais guardareis os meus mandamentos”. Não existe distinção entre amor e obediência. Amor não é emoção, calafrio….é ação.

Uma ilustração que não reflete a trindade , mas talvez sirva para explicar um pouco.

Deus Pai é uma grande melancia. Dá para absorver uma grande melancia? Impossível. Deus enviou Jesus, que seria uma fatia da melancia. Ele era melancia, tinha tudo da melancia, só que era a melancia revelada , podíamos ver o que ela tinha dentro , do que era composta e como era. Jesus é a exata expressão de Deus. Um pedaço da melancia  ainda era difícil de ser absorvida. Ela vira suco, que é o Espírito Santo. Agora você consegue beber. Não podíamos comer a fatia da melancia porque ela precisava ser moída para que fosse digerida. Jesus dizia que quem o visse , veria o Pai.Depois que foi moído, ele pode fluir em nós. A mesma essência, mas em forma diferente.Precisamos engolir, absorver o Espírito Santo de Deus.

 3 Parte: A vinda do Consolador. O Espírito Santo.

 João 14: 15-31 “E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre,o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês. Não os deixarei órfãos; voltarei para vocês. Dentro de pouco tempo o mundo já não me verá mais; vocês, porém, me verão. Porque eu vivo, vocês também viverão. Naquele dia compreenderão que estou em meu Pai, vocês em mim, e eu em vocês. Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele”. Disse então Judas ( não o Iscariotes ): “Senhor, mas por que te revelarás a nós e não ao mundo? “Respondeu Jesus: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra. Meu Pai o amará, nós viremos a ele e faremos nele morada. Aquele que não me ama não guarda as minhas palavras. Estas palavras que vocês estão ouvindo não são minhas; são de meu Pai que me enviou. “Tudo isso lhes tenho dito enquanto ainda estou com vocês. Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse. Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbem os seus corações, nem tenham medo.”Vocês me ouviram dizer: Vou, mas volto para vocês. Se vocês me amassem, ficariam contentes porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu. Isso eu lhes disse agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vocês creiam.

Já não lhes falarei muito, pois o príncipe deste mundo está vindo. Ele não tem nenhum direito sobre mim.Todavia para que o mundo saiba que amo o Pai e que faço o que meu Pai me ordenou. Levantem-se, vamo-nos daqui! “

O Espírito Santo é o nosso advogado de defesa, ajudador, o que instrui e ensina. Ele não veio para acusar, julgar ou condenar. O inimigo condena. O Espírito Santo consola e defende.

 1 João 2:1 Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Se, porém, alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo.”

O Espírito Santo intercede por nós, mostrando o sangue. Não profane o sangue. Em dias de tribulação, podemos lembrar que Ele está em nós e nos deixou a Paz.

O Senhor nos Deus o Consolador para enfrentarmos os problemas. A vida varia cada dia: dias nebulosos, dias calmos, dias com trovoadas…. Qual a diferença entre o adulto experiente e o jovem experiente? Os problemas, ou seja, o acúmulo de experiências. Como conhecer o Deus que cura, se ninguém está doente; como conhecer o Deus dá provisão , se não passar necessidade. Os problemas nos permitem conhecer Deus de forma mais real. Ser salvo é ter a Paz no meio das lutas. A paz de Deus é o Consolador dentro de nós. O regozijo numa situação que pode parecer irreversível para o mundo, mas não existe impossível para o Deus todo poderoso.

Vivemos preparados para as lutas, porque temos a Paz.

Nada pode nos separar do amor de Deus. Ele é o Espírito da verdade. É a dose de Deus para vencer a guerra. Estar cheio de Deus é estar cheio da provisão de Deus. Não é pastor, nem padre, nem livro, nem profeta.. Precisamos estar cheios do Espírito Santo de Deus.

1 Corintios 15:45Assim está escrito: “O primeiro homem, Adão, tornou-se um ser vivente”; o último Adão, espírito vivificante.”

Quando aceitamos a Jesus como nosso Senhor e Salvador, naquele momento, o Espírito Santo de Deus vem habitar em nós, nos dando vida e vida eterna . Porém a uma diferença entre ter a vida e estar revestido de poder.

 Lucas 24:49Eu lhes envio a promessa de meu Pai; mas fiquem na cidade até serem revestidos do poder do alto”.

Quando se cumpriu a promessa do poder? No pentecostes.

Antes do Pentecostes, os discípulos tinham o Espírito Santo?

João 20:22Novamente Jesus disse: “Paz seja com vocês! Assim como o Pai me enviou, eu os envio”. E com isso, soprou sobre eles e disse: “Recebam o Espírito Santo.”

Logo depois de Jesus ter ressuscitado, os discípulos receberam o Espírito. Uma coisa é o Espírito, como vida , o Zoé de Deus, que recebemos quando nos convertemos e somos salvos. Ser salvo é ter o Espirito como vida. É Regeneração e novo nascimento.

Outra coisa é ter o Espírito como poder para testemunharmos do Senhor. Para exemplificar, podemos fazer uma comparação com a autoridade do policial que tem a ver com a autoridade da função. Se ele acorda pela manhã, está vivo. Porém, se vai trabalhar sem a farda, ninguém o obedecerá. A farda é o revestimento de poder. Mas se o carro não parar….ele tem o nome de Jesus que é a arma.

Todos que nasceram de novo, tem o Espírito. Mas nem todos tem o poder e a autoridade. O poder é fruto do revestimento do Espírito.

Share
Posted in biblia, estudo by agnes at August 25th, 2014.