Por que o estudo da Bíblia é importante para nossa vida?

Por que é importante conhecer  a Bíblia? Temos muitos motivos, mas vamos observar dois:

1- Para crescer em amor por Deus.

Quando o fazemos,, vamos crescendo no conhecimento de quem Deus é, para que consequentemente possamos amá-lo mais e mais e responder com vidas vividas para Ele e para Sua glória. 

Jesus chama todos os seus seguidores a viver o seu  mais importante mandamento, qual é? 

Mateus 22: 35-39   “Um deles, perito na lei, o pôs à prova( a Jesus) com esta pergunta: “Mestre, qual é o maior mandamento da Lei? “Respondeu Jesus: ” ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’.Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’.

Somos seres completos, a nossa mente e o nosso coração precisam estar conectados. 

Pela mente obtemos o conhecimento das Escrituras que fala sobre a Criação da Terra  e do homem, a queda desse homem, o plano de Deus para redimir esse homem e a glória quando Deus se fez homem e veio nos revelar Deus e fazer a ponte para nos mostrar como o homem pode retornar a Deus.

Quando recebemos essas informações e elas se juntam…Uau ! Conseguimos ver!!!! Éramos cegos e agora podemos ver.

Caminhar a vida cristã somente com o coração, pode levar a um culto irracional e instável, por isso é necessário o conhecimento.

 Olhem a orientação que Paulo dá a Timóteo:

II Timóteo 3 :15-17   “Porque desde criança você conhece as sagradas letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.”

 Conhecer a verdade sobre Deus é muito importante porque nos permite confiar Nele mesmo quando não entendemos as circunstâncias de nossas vidas.

Precisamos  interpretar a  história da nossa vida através da lente das Escrituras e das promessas e caráter do nosso Deus.

Não podemos ter uma fé cega nos mecanismos impessoais do universo. Precisamos conhecer  o Deus que se revelou a nós através de Seu filho Jesus Cristo,  conhecer a Deus que mantém Suas promessas. Conhecer o Deus que fala a verdade. Ter um relacionamento real com Deus, confiar Nele e isso vai dar forma a como iremos ver todos os detalhes de nossa vida e história. 

“Deus é o criador e sustentador de tudo e todos. Ele é eterno, infinito, e imutável em seu poder e perfeição, bondade e glória, sabedoria, justiça e verdade.Nada acontece senão por ele e por sua vontade “.

2- Para ter discernimento, não ser enganada.

Quando conhecemos a Palavra podemos reconhecer o que é verdade e o que é mentira. Ficamos mais fortes, estáveis e firmes na fé. Não vamos atrás de qualquer vento de doutrina.  

Efésios 4:14   “O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro.”

O que vem a ser vento de doutrina? Em primeiro lugar, o que é DOUTRINA? Doutrina é todo ensinamento que Jesus nos deixou através da Sua Palavra, ou seja, é a forma como o Cristão deve ser e agir.Os Ventos de Doutrina, são coisas com aparência de bem, mas são mal. Vamos explicar melhor. Num primeiro contato, para os menos experientes com a Palavra de Deus, até parece algo Cristão, mas na verdade distancia-se em muito das verdades bíblicas. Na Palavra fala-se que isso seja anátema(maldição).

Gálatas 1: 6-8   ´´Admira-me que estejais passando tão depressa daquele que vos chamou na graça de Cristo para outro evangelho, o qual não é outro, senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema.“ 

Vamos estudar a Palavra?

Share
Posted in biblia, reflexao by agnes at January 22nd, 2015.