1 Coríntios 1: 10-31

1Coríntios 1:30 “Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção.”

 Podemos dizer: “Minha santificação é Cristo Jesus, minha justiça é Cristo Jesus, eu sou Dele, Jesus se tornou minha sabedoria, somos enxertados Nele., minha redenção está em Cristo Jesus”

Por que Paulo escreveu essa carta? Escreveu com um propósito definido porque precisava corrigir os problemas daquela igreja que íam desde divisão, carnalidade, imoralidade, briga entre irmãos , embriaguez na ceia, heresias com relação aos dons e até sobre o ensino da volta de Jesus e a ressurreição.

Paulo começa tratando pela ordem das prioridades, o primeiro problema foi a divisão dentro da igreja. A divisão é uma das coisas mais sérias que pode ocorrer na igreja, se estivermos divididos não prevaleceremos sobre Satanás.

 Divisão

 v1 Corintios 1:10,11 Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer.Porque a respeito de vós, irmãos meus, me foi comunicado pelos da família de Cloé que há contendas entre vós.”

 Mateus 12:25 “Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: “Todo reino dividido contra si mesmo será arruinado, e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá.”

 Muitas igrejas definham porque estão divididas. Se elas pensam diferentemente ou há discordâncias é melhor que se separem do que haja divisão. Qual a diferença?

 Amós 3:3 “Duas pessoas andarão juntas se não tiverem de acordo?”

 É melhor ter separação do que divisão.

 Na verdade e na prática é bom que se tenham igrejas diferentes para atender a todo o tipo de pessoas. Somos diferentes. Podem perfeitamente haver diferenças na unidade. Se o corpo de Cristo fosse de uma única forma não alcançaria todos os tipos de pessoas. O problema é a divisão no coração. O padrão de Deus é a unidade.

Gênesis 11: 6 “E disse o Senhor: “Eles são um só povo e falam uma só língua, e começaram a construir isso. Em breve nada poderá impedir o que planejam fazer.”

 1 Coríntios 1:10,11 Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa…”

 O que é “dizer uma mesma coisa”?

 -A mesma disposição mental , ou seja, a maneira de ver as coisas; preocupação em conhecer o Senhor e no crescimento do Reino de Deus.

-O mesmo parecer (opinião) para assuntos espirituais como a salvação, céu e inferno, ser cheio do Espírito Santo e fé. Falar a mesma coisa porque tem o mesmo coração, o coração em Cristo. Não é a mesma opinião sobre política, futebol, nem para a vida natural e secular que tem a ver com o nosso ego, para essas coisas pensamos diferente.

 -Ser inteiramente unido (unidade). A união não alcança os alvos de Deus, na unidade sim.

 Podemos exemplificar da seguinte forma para ser melhor entendido:

União- Temos um saco cheio de batatas unidas ( cristãos dentro de uma igreja)

Unidade – seria o purê de batatas. ( 1- a batata precisa ser cozinhada ( precisa receber o fogo do Espírito Santo); 2 – A casca precisa ser retirada ( precisa abrir mão do orgulho, opinião própria, tem a ver a viver de aparência), tem que ir para a cruz; 3- Amassar a batata ( quebrantamento).

Não há unidade no cristão carnal, só com quebrantamento, Deus precisa nos amassar para sermos “purê”. O padrão de Deus é a unidade.

 O que devemos transformar?

Nossa rivalidade – O ser humano compete o tempo todo.O que destrói a unidade é a comparação, não podemos comparar pessoas ou grupo se estamos todos no mesmo barco, mas cada um com um remo, mas com o mesmo objetivo.

Nossa concepção de posse – transformar a nossa mente abençoando vidas.

Atos 2:44-45 “Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum. Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos. À medida que alguém tinha necessidade.”

Nosso amor egoísta – O ser humano só pensa em si mesmo, casa para realizar uma sonho, tem filho para se satisfazer…o foco está em si mesmo.

Romanos 12:9-10 “O amor seja sem hipocrisia. Detestai o mal, apegando-vos ao bem. Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.”

 Muitas igrejas sabem o que é “união”: todos sentados no banco criticando a liderança; fazendo politicagem; possuindo aparência de santidade, mas um puxando o tapete para o outro; aparência sorridente, mas mentindo e caluniando. Com tristeza podemos afirmar que isso é real. Na verdade, só realmente vai fazer parte do mover de Deus, quem for “purê”da cozinha espiritual do Espírito Santo.

João 17: 20-23 “Minha oração não é apenas por eles. Rogo também por aqueles que crerão em mim, por meio da mensagem deles,para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. Dei-lhes a glória que me deste, para que eles sejam um, assim como nós somos um:eu neles e tu em mim. Que eles sejam levados à plena unidade, para que o mundo saiba que tu me enviaste, e os amaste como igualmente me amaste.”

Prestem atenção: O único Deus são três pessoas. O Deus revelado nas Escrituras é o nosso Salvador, nosso Pai e nosso guia. Os discípulos, como nós. precisavam ser um e unidos a Trindade.A trindade é o exemplo de Unidade.

Motivo das divisões:

– preferências pessoais

1 Coríntios 1 : 12Com isso quero dizer que cada um de vocês afirma: “Eu sou de Paulo”; “eu de Apolo”; “eu de Pedro”; e “eu de Cristo”.

 Paulo – simboliza o que ensina e busca revelação de forma correta, porém não era eloquente. Pregava mal e muito longas as pregações, porém levantava mortos.

 2 Coríntios 10:10Pois alguns dizem: “As cartas dele são duras e fortes, mas ele pessoalmente não impressiona, e a sua palavra é desprezível”.

 Apolo – Homem eloquente, poderoso no pregar e carismático. Consegue atrair multidões. Pregação sorvete, não tem consistência, gostoso, mas derrete e some, não sobra nada.

 Atos 18:24-26 “Enquanto isso, um judeu chamado Apolo, natural de Alexandria, chegou a Éfeso. Ele era homem culto e tinha grande conhecimento das Escrituras.Fora instruído no caminho do Senhor e com grande fervor falava e ensinava com exatidão acerca de Jesus, embora conhecesse apenas o batismo de João. Logo começou a falar corajosamente na sinagoga.”

Pedro – representa os judeus, ritual certo e sério. Não se preocupa tanto com a Palavra …

 Cristo – Os que diziam ser de Cristo, em geral eram os mais místicos, aqueles que viam anjos e demônios em tudo.

 Paulo não condena as diferenças, nem as preferências, cada pessoa tem a sua forma e precisam ser respeitadas, ele condena a arrogância de achar que a sua forma de ser é a única certa! Não somos uma linha de montagem. É normal e saudável que tenhamos preferências, mas não podemos viver pelas preferências. O corpo de Cristo precisa de todos, podemos nos identificar com um mais do que com outro, mas está Cristo dividido?

 1 Coríntios 1 :13 “ Acaso Cristo está dividido? Foi Paulo crucificado em favor de vocês? Foram vocês batizados em nome de Paulo?

 Amamos a Igreja do Senhor!!! Quem governa a nossa vida? Quem nos deu autorização para viver diferente do que Cristo ensinou? Onde há divisão, não há o reconhecimento do senhorio de Cristo.

Mateus 24: 4-5E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane; Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos.”

Tem muito gente que pensa que é cristão, mas não é . Querem viver no meio do mundo e na forma do mundo. Precisamos saber o que é ser cristão , não fazemos o que é normal para o mundo.

 O que Paulo, Apolo e Pedro fizeram pela igreja? Se a oração foi respondida, foi Deus quem respondeu; se foi abençoado, foi Deus quem abençoou; se recebeu revelação, ela veio do Espírito Santo de Deus. Por que então a divisão por causa de homens? É Deus quem faz, Ele quem sustenta, Ele quem dá a provisão e opera em nossas vidas. Não podemos nos envolver tanto com pessoas porque elas vão falhar, mas Deus não e muitos estão assumindo uma autoridade que não lhes compete.

 Números 23:19Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?”

Discipulador, lider espiritual cristão aponta para Jesus. Somos seguidores da Palavra de Deus. Honramos homens de Deus até o limite da Palavra de Deus. Jesus já nos tinha avisado que viriam muitos em nome Dele, dizendo ter autoridade e revelação que verdadeiramente não tinham. Devemos nos sujeitar em amor uns aos outros, mas não fazemos nada além do que Cristo mandou, para não anularmos a cruz de Cristo.

 A divisão traz sempre confusão e nosso Deus não é Deus de confusão.

O alvo de Deus era criar o homem. No Gênesis vemos que a Terra era sem forma e vazia, o caos. O que Deus fez primeiro? Separou a terra dos céus, a luz das trevas, separou a água da terra, colocou árvores, frutos, relva, os animais…. Ele organizou tudo primeiro, montou o cenário, para depois criar o homem. Nosso alvo é o Reino de Deus, a forma como vamos organizar depende da direção do Senhor, fazendo tudo com clareza , tendo que haver separação do que é luz das trevas, do que é santo do profano, tendo sempre em mente que a Sua Palavra é luz para o nosso caminho e que na Sua Palavra não há tropeço.

Share
Posted in biblia, estudo by agnes at March 17th, 2015.