CUIDADO COMO VOCÊ CONSTRÓI !!!

Coríntios 3:6-17 “Eu plantei, Apolo regou, mas Deus é quem fazia crescer; de modo que nem o que planta nem o que rega são alguma coisa, mas unicamente Deus, que efetua o crescimento.O que planta e o que rega têm um só propósito, e cada um será recompensado de acordo com o seu próprio trabalho.Pois nós somos cooperadores de Deus; vocês são lavoura de Deus e edifício de Deus.Conforme a graça de Deus que me foi concedida, eu, como sábio construtor, lancei o alicerce, e outro está construindo sobre ele. Contudo, veja cada um como constrói.Porque ninguém pode colocar outro alicerce além do que já está posto, que é Jesus Cristo.Se alguém constrói sobre esse alicerce, usando ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno ou palha,sua obra será mostrada, porque o Dia a trará à luz; pois será revelada pelo fogo, que provará a qualidade da obra de cada um.Se o que alguém construiu permanecer, esse receberá recompensa.Se o que alguém construiu se queimar, esse sofrerá prejuízo; contudo, será salvo como alguém que escapa através do fogo.Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês?Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; pois o santuário de Deus, que são vocês, é sagrado.”

 A carta de Paulo à igreja em Corinto foi escrita para consertar a Igreja que estava com muitos problemas. Paulo trata do pecado na igreja. No Capítulo 5 ele vai falar sobre os irmãos que processam outros irmãos, no capítulo 6 ele fala sobre casamento e divórcio, depois ele continua exortando sobre a ceia, o véu, coisas consagradas aos ídolos….e por aí vai.

 No capítulo 3 de Coríntios, Paulo diz que somos cooperadores de Deus.

 Plantar e regar não dá o crescimento, mas é importante para a lavoura. Alguns evangelizam, outros discipulam, mas Deus é quem dá o crescimento.É o trabalho maravilhoso do homem com Deus. Deus não precisa de nada, sustenta tudo na sua mão, Ele nos dá o privilégio de cooperarmos com Ele.

A igreja é uma lavoura, não é simplesmente o pé de alguma coisa…ou de trigo por exemplo . O lavrador que tiver uma postura mais diligente, vai colher mais do que outro . A nossa parte, Deus não vai fazer, mas com relação ao crescimento, não depende em nada do lavrador para se ter boa colheita. É Deus quem opera tudo em todos.

Deus ama Sua Igreja e cuida em como estamos interagindo com ela. Afetamos a Igreja dependendo da forma como vivemos.

A lavoura não é algo que acontece naturalmente, é artificial, é obra humana com a benção de Deus.

Jesus conta a “Parábola do Semeador”, podemos observar que o semeador não era um lavrador, ele jogava a semente ao acaso. Para a Igreja em Corinto, Paulo não fala em simplesmente se jogar sementes, ele fala de lavoura, trabalho com objetivo e alvo, a construção da Igreja de Cristo aqui na Terra.

 Mateus 13: 3-9   “Então lhes falou muitas coisas por parábolas, dizendo: “O semeador saiu a semear. Enquanto lançava a semente, parte dela caiu à beira do caminho, e as aves vieram e a comeram. Parte dela caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra; e logo brotou, porque a terra não era profunda.Mas quando saiu o sol, as plantas se queimaram e secaram, porque não tinham raiz. Outra parte caiu entre espinhos, que cresceram e sufocaram as plantas.Outra ainda caiu em boa terra, deu boa colheita, a cem, sessenta e trinta por um.Aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça! “

Paulo dá 2 ilustrações para a Igreja:

1- que é lavoura de Deus;

2- e que é edifício de Deus.

 Em alguns passagens das Escrituras a igreja é chamada de “família de Deus”, da “Noiva”, “Exército de Deus”….

1 Coríntios 3:10Conforme a graça de Deus que me foi concedida, eu, como sábio construtor, lancei o alicerce, e outro está construindo sobre ele. Contudo, veja cada um como constrói.”

 Paulo é o construtor, o arquiteto. Todo edifício tem que ter um construtor que deve edificar de acordo com a visão, ou como foi planejado, no caso de Paulo: “Conforme a graça de Deus que me foi concedida.”

1 Coríntios 3:11-15 “Porque ninguém pode colocar outro alicerce além do que já está posto, que é Jesus Cristo.Se alguém constrói sobre esse alicerce, usando ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno ou palha,sua obra será mostrada, porque o Dia a trará à luz; pois será revelada pelo fogo, que provará a qualidade da obra de cada um.Se o que alguém construiu permanecer, esse receberá recompensa. Se o que alguém construiu se queimar, esse sofrerá prejuízo; contudo, será salvo como alguém que escapa através do fogo.”

1- O alicerce e a fundação é Jesus Cristo!!!!

 Fomos batizados em Jesus Cristo, apesar da Igreja ter diferenças em estilo e formas, o fundamento não pode mudar. A Igreja de Cristo não é um clube social. O poder da cruz é que atua nos justificando, redimindo e santificando. Não tem outra opção! Tudo é sobre Jesus! Foi Ele quem foi crucificado!!!!!

 Edificar fora de Jesus é das trevas, do diabo. Devemos somente ter comunhão , ou seja, permitir que seja colocada pedra nesse edifício, quem confessa Jesus como Senhor. Deus está interessada não na quantidade , mas na qualidade. O construtor precisa trabalhar com inteligência .

O Fundamento desse edifício é Jesus, que é a pedra angular, tudo tem que estar ligado Nele.

 Mateus 16:13-18 Chegando Jesus à região de Cesaréia de Filipe, perguntou aos seus discípulos: “Quem os homens dizem que o Filho do homem é? “Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros, Elias; e, ainda outros, Jeremias ou um dos profetas”.“E vocês? “, perguntou ele. “Quem vocês dizem que eu sou? “Simão Pedro respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. Respondeu Jesus: “Feliz é você, Simão, filho de Jonas! Porque isto não lhe foi revelado por carne ou sangue, mas por meu Pai que está nos céus.E eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não poderão vencê-la.”

 É a primeira vez que Jesus menciona a formação da igreja e Ele veio para isso, Ele veio para edificar a Sua igreja.A revelação de Pedro aponta para o fundamento e a base da igreja. Ninguém pode lançar outro fundamento.

Que tipo de pedra é essa de que Jesus esta falando? O edifício só é construído com pedra que é semelhante ao fundamento. Quem não nasceu de novo não faz parte do edifício.

Romanos 10:9 Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo.

1 Pedro 2: 4-5À medida que se aproximam dele, a pedra viva — rejeitada pelos homens, mas escolhida por Deus e preciosa para ele —vocês também estão sendo utilizados como pedras vivas na edificação de uma casa espiritual para serem sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo.

Ser cristão não é viver sozinho, as pedras são ligadas pela argamassa do Espírito Santo. A partir dessa passagem das Escrituras podemos aprender como Deus vê de forma séria a unidade e a integridade da sua Igreja. Só Jesus Cristo pode ser a fundação da Igreja, e a forma como os líderes constroem a sua Igreja será testados com fogo.

 2- A qualidade do trabalho vai ser testada.

1 Coríntios 3: 12-16E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha,A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um. Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão.Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo.”

 O que foi feita com a graça de Deus? Jesus foi aceitado ou rejeitado como Senhor?

Deus recompensa a fé de seus servos. O que e como estamos construindo será queimado pelo fogo , nesse dia será manifestado o que cada um fez e será revelada a qualidade de como foi construída a Igreja de Cristo por cada um. O alvo é a Glória de Deus! Cada um de nós deve estar construindo nas suas atividades e expressando esse fundamento que é Jesus.

Paulo fala a respeito da salvação e do Reino de Deus. A salvação é pela graça de Deus, é um presente, não precisa que se faça nada. O Reino de Deus depende das obras, tem a ver com galardão, recompensa, tem a ver com reinar com Deus. Porém, até a obra que fazemos é mediante a graça. No trabalho para Deus não se confia na própria habilidade, somente na graça, isso é, na dependência completa em Deus!!! Qualquer coisa que se faça para o reino de Deus precisa da graça de Deus. A nossa mão é usada, mas é o poder de Deus que atua; a boca é nossa, mas a inspiração vem de Deus; os olhos são nossos, mas a revelação vem do Espírito. Falamos, mas quem convence é o Espírito Santo. Por que não descansar no Senhor?

 3- Deus protege a sua Igreja

 1 Coríntios 3 :16-17 “Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo.”

 Somos de Deus, somos templo de Deus. Cada pessoa é uma pedra nesse edifício , cada pedra é semelhante à fundação.Palavras, atos, ações podem destruir a Igreja. A Igreja verdadeira pertence a Deus, Ela é preciosa para Deus.

Atos 20:28Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo os colocou como bispos, para pastorearem a igreja de Deus, que ele comprou com o seu próprio sangue.Sei que, depois da minha partida, lobos ferozes penetrarão no meio de vocês e não pouparão o rebanho.E dentre vocês mesmos se levantarão homens que torcerão a verdade, a fim de atrair os discípulos.Por isso, vigiem! Lembrem-se de que durante três anos jamais cessei de advertir a cada um de vocês disso, noite e dia, com lágrimas.” ( Paulo falando aos presbíteros da Igreja em Éfeso).

 A Igreja não é um show para agradar ou não com os seus “astros”. Cristo morreu por essa Igreja.

 Atos 9 :1-5Enquanto isso, Saulo ainda respirava ameaças de morte contra os discípulos do Senhor. Dirigindo-se ao sumo sacerdote,pediu-lhe cartas para as sinagogas de Damasco, de maneira que, caso encontrasse ali homens ou mulheres que pertencessem ao Caminho, pudesse levá-los presos para Jerusalém.Em sua viagem, quando se aproximava de Damasco, de repente brilhou ao seu redor uma luz vinda do céu.Ele caiu por terra e ouviu uma voz que lhe dizia: “Saulo, Saulo, por que você me persegue? “Saulo perguntou: “Quem és tu, Senhor? ” Ele respondeu: “Eu sou Jesus, a quem você persegue.”

 Estamos cuidando e construindo a Igreja de Cristo ou a destruindo ?

 Lucas 11:23Aquele que não está comigo é contra mim, e aquele que comigo não ajunta, espalha.”

CUIDADO!!!!!!

Como estamos construindo a Igreja de Cristo?

Temos uma só vida e temos que vivê-la para Jesus Cristo!!!!!!

Share
Posted in biblia, estudo by agnes at April 30th, 2015.