Proclamando Cristo crucificado – Revelação do Espírito

 1 Coríntios 2:6-16 “Todavia falamos sabedoria entre os perfeitos; não, porém, a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que se aniquilam; Mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória; A qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu; porque, se a conhecessem, nunca crucificariam ao Senhor da glória. Mas, como está escrito:As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu,e não subiram ao coração do homem,são as que Deus preparou para os que o amam. Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus. As quais também falamos, não com palavras que a sabedoria humana ensina, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.”

 Quem conhece as coisas de Deus? Onde o Espírito Santo está agora?

 Só entende as coisas de Deus quem tem o Espírito Santo de Deus. Está em quem aceitou e recebeu a Jesus como Salvador e Senhor da sua vida. A sabedoria que se só se revela na cruz.

 Para que?

 V.12 Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus.

 Para que conheçamos o que Deus já nos deu gratuitamente, para os que tem a mente de Cristo, ou seja , o Espírito Santo de Deus, compreendendo não somente na mente, como quando lemos um livro ou estudamos para adquirir conhecimento, mas o conhecimento no Espírito que só vem com revelação.

 O que é revelação?

É o conhecimento espiritual que está além do entendimento natural, vem pela luz de Deus que resplandece em nosso coração.

 1 Coríntios 2: 6-7 Todavia falamos sabedoria entre os perfeitos; não, porém, a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que se aniquilam; Mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória.”

 As coisas de Deus só são recebidas se forem por revelação, a sabedoria de Deus é um mistério. Esse mistério não é algo complicado demais, nem tão profundo, nem um segredo, mas é vedado para o homem natural e revelado para os cristãos.

Jesus disse:

Mateus 13:10-11 “E, acercando-se dele os discípulos, disseram-lhe: Por que lhes falas por parábolas?Ele, respondendo, disse-lhes: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado.”

 Os fariseus não entendiam o que Jesus falava porque não tinham o coração para Deus, mas Jesus tudo explicava e revelava aos discípulos. Todo cristão entende os mistérios do Reino de Deus?

 Isaías 29:13 “ O Senhor diz: Esse povo se aproxima de Mim com a boca e me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de Mim. A adoração que Me prestam é feita só de regras ensinadas por homens.”

 Muitos crêem em Jesus, passam anos e anos na igreja, conhecem a Palavra, mas vivem como o mundo: em angústia, preocupações, amargurados, tentando as regras de auto ajuda para terem paz, tentando por esforço próprio obedecerem a Palavra . Acabam desanimados e derrotados. Por que? Porque o coração não foi incendiado, há muita névoa nos olhos. É necessário ter revelação no espírito, funciona como luz, uns menos outros mais, é progressiva. Não é saber algo novo, é ver como Deus vê.

 Vamos ver tipos de mistério :

 O mistério da encarnação

 1 Timóteo 3:16 “E, sem dúvida alguma, grande é o mistério do amor : Deus se manifestou em carne, foi justificado no Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido acima na glória .”

 Como Deus encarnou? Como Ele podia ser 100% Deus e 100% homem? Isso é um mistério.

Como Ele morreu sendo Deus? É um mistério para a mente humana.

Como pode ser a Trindade ? No batismo de Jesus, Ele estava na água, o Espírito Santo vem como pomba e Deus fala. Mistério….E a trindade na cruz? Mistério.

Precisamos abrir nosso espírito , pedir revelação ao Senhor, Deus faz questão que  dependamos Dele e não  dependamos do nosso raciocínio.

 Colossenses 2:2-3 Para que os seus corações sejam consolados, e estejam unidos em amor, e enriquecidos da plenitude da inteligência, para conhecimento (do que?) do mistério de Deus e Pai, e de Cristo.Nele estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento.

 Em Cristo estão todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. Cristo é a resposta para tudo, é a única resposta para se vencer o pecado que é estar fora da vontade de Deus.

João 14:6 “Jesus é o caminho , a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai a não ser por mim.”

 A Bíblia não é um manual de fórmulas e princípios de como resolver problemas,Cristo Jesus é o centro da história. O que precisamos para ter vida , Jesus tem. Cristo é o suprimento de Deus para tudo que precisamos. A cruz de Cristo é suficiente para nos libertar de qualquer fardo; e Sua Palavra é suficiente para nos tornar livres não importando o que aqueles antes de nós deixaram como “herança”. A Palavra precisa ser aplicada a necessidades específicas da vida. Muitas vezes os cristãos vêem Jesus como o Salvador, mas O ignoram como o Libertador e Senhor. Ele quebrou todos os tipos de grilhões quando entregou Sua vida na cruz por nós, todavia muitos de nós ainda carregam esses grilhões nas mãos ou pendurados nos pescoços por puro hábito, falta de conhecimento e revelação.

 O mistério da igreja

 Efésios 3:4-6 “Ao lerem isso vocês poderão entender a minha compreensão do mistério de Cristo.

Esse mistério não foi dado a conhecer aos homens doutras gerações, mas agora foi revelado pelo Espírito aos santos apóstolos e profetas de Deus, a saber, que mediante o evangelho os gentios são co-herdeiros com Israel, membros do mesmo corpo, e co-participantes da promessa em Cristo Jesus.” O mistério não é mais mistério, já foi revelado para os que são dele e para quem tem o Espírito Santo.Tudo que pertence a Jesus pertence a nós. Uma só carne.

Efésios 5:30Porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos.”

 Paulo compara a união de Cristo e a igreja com a união do homem e a mulher. O mistério do dia em que o noivo se unirá com a noiva, num só corpo.

 Uma pessoa se casaria com um gato ou com um cachorro? Não, é claro, casaríamos com um igual, idôneo e igual a nós. O que estava oculto foi revelado. Cristo e a igreja , um só corpo.

Compreender doutrina é fácil, mas a revelação no espírito é que é o desafio. Conseguimos ter revelação da profundidade que é sermos membros do Corpo de Cristo?

 Mateus 13:11 Ele, respondendo, disse-lhes: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado;”

 Temos a capacidade de entender e a habilidade de compreender as coisas do Espírito Santo, mas só entenderemos se quisermos e buscarmos. O Espírito Santo revela as profundidades e a mente de Deus. O Espírito Santo é um canal e habita em nós. O Espirito Santo é gentil, Ele não responde a pergunta que não fizemos, não força a entrada, não nos dá o que não queremos, não expõe as riquezas de Deus se não formos apreciar. Ele dá ao que busca. Deus é presenteador.

Se nosso anseio for coisas temporais, não iremos receber revelação do sentido de nossa vida aqui na Terra.

A morte e ressurreição de Jesus é o fato mais importante que aconteceu para a raça humana.Nossa vida reflete isso? O que é o centro da nossa vida? Qual é o nosso foco?

A nossa paixão deve ser capaz de salvar a nossa alma.

1 Coríntios 2:2 “Pois decidi nada saber entre vocês, a não ser Jesus Cristo, e este, crucificado.”

Paulo decidiu, fez uma escolha. A única informação que vai fazer diferença depois da nossa morte, a essência de tudo, é Jesus Cristo, crucificado e ressurreto. O que você confia, o que te desgasta e consome tanto durante o dia todo, o que te deixa sem dormir … é tão importante assim? O que pode fazer por você depois que você morrer?

Arrependa , creia em Jesus, entregue sua vida a Ele. Ele é a única pessoa que pode nos salvar. Deus nos chama a olhar para o Seu filho e viver!

 Mistério de Cristo em nós

Colossenses 1:26-27 “O mistério que esteve oculto durante épocas e gerações, mas que agora foi manifestado (a quem?) a seus santos.A eles quis Deus dar a conhecer entre os gentios a gloriosa riqueza deste mistério, que é Cristo em vocês, a esperança da glória.”

 Qual é o mistério? . A nossa herança seria uma cura? Bom emprego? Uma casa ? Você acha que essas coisas são o sentido da vida? Elas são momentâneas. É muito mais…Nossa herança é o próprio Cristo. Seremos como Jesus é pode ser comparado com a maravilha de ser unido à Divindade, governar o universo pela eternidade. Precisa revelação! “”Era cego, agora posso ver!

Por que vemos cristãos entediados e desinteressados pela Palavra? Domingo após domingo,  não têm revelação e então não compreendem. O coração ainda não foi incendiado, não têm nem revelação de quem realmente Deus é, só têm um conceito básico de Deus. Não entendem a graça, a cruz, o perdão,não irão se comprometer, nem obedecer, não colocarão  brasas vivas na cabeça do outro… onde a carne grita, Espírito Santo não é ouvido.

Deus não precisa de nada, Ele está assentado no trono e só quando O conhecemos é que nos comprometeremos. A arrogância some , aí vemos que não sabíamos nada. Conforme o nosso conhecimento vai aumentando seremos como o nascimento do sol,  cada vez fica mais claro.Quanto mais conhecemos, mais nos rendemos; quanto mais sabemos, mais nos comprometemos; quanto mais nossos olhos se abrem, mais somos envolvido e conquistado; quanto mais entro, não tem mais retorno. Não tem nada que se compare quando nossos olhos se abrem. Quem viu a luz de Deus nunca mais é o mesmo.

 O mistério da incorruptibilidade e da ressurreição.

1 Coríntios 15:51 “Eis que eu lhes digo um mistério: nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados,”


Como seremos transformados? Como será com o corpo em decomposição? É um mistério!

Só vivemos porque algo está morrendo. Nossas células se renovam a cada instante. O equilíbrio da vida e da morte é muito difícil para ser entendido. O mistério da incorruptibilidade e da ressurreição, é um mistério!

A natureza clama a manifestação do Filho de Deus.

  O mistério do Evangelho

 Efésios 6 19 “Orem também por mim, para que, quando eu falar, seja-me dada a mensagem a fim de que, destemidamente, torne conhecido o mistério do evangelho.”

 Romanos 16: 25 “Ora, Àquele que é poderoso para vos confirmar segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério que desde tempos eternos esteve oculto.”

 1 Corintios 2:14 “Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente.”

 Entende com a mente, mas acha que é loucura. Entendem, mas acham que os cristãos são loucos. O homem natural não entende. Precisa do Espírito Santo.

 2 Corintios 4:6 “Pois Deus que disse: “Das trevas resplandeça a luz”, ele mesmo brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo.”

 O Deus da glória resplandeceu no seu coração?

 Filipenses 1:9 “Esta é a minha oração: que o amor de vocês aumente cada vez mais em conhecimento e em toda a percepção.”


Colossenses 1:9 “Por essa razão, desde o dia em que o ouvimos, não deixamos de orar por vocês e de pedir que sejam cheios do pleno conhecimento da vontade de Deus, com toda a sabedoria e entendimento espiritual.

 Efésios 1:17-20 “Peço que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o glorioso Pai, lhes dê espírito de sabedoria e de revelação, no pleno conhecimento dele. Oro também para que os olhos do coração de vocês sejam iluminados, a fim de que vocês conheçam a esperança para a qual ele os chamou, as riquezas da gloriosa herança dele nos santos e a incomparável grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, conforme a atuação da sua poderosa força. Esse poder ele exerceu em Cristo, ressuscitando-o dos mortos e fazendo-o assentar-se à sua direita, nas regiões celestiais.”


Efésios 3:14 -21 “Por essa razão, ajoelho-me diante do Pai,do qual recebe o nome toda a família nos céus e na terra.Oro para que, com as suas gloriosas riquezas, ele os fortaleça no íntimo do seu ser com poder, por meio do seu Espírito,para que Cristo habite em seus corações mediante a fé; e oro para que vocês, arraigados e alicerçados em amor,possam, juntamente com todos os santos, compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade,e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus.Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós,a ele seja a glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre! Amém!

Paulo não orava por milagre, não orava por nada que costumamos orar. O segredo de tudo é a revelação, é o Rhema de Deus. O coração aquece com a revelação da cruz. Essa revelação é progressiva. Revelação é ver como Deus vê. Ver na ótica de Deus.

O estudo da Palavra não pode ser simplesmente um meio para obter mais conhecimento bíblico.A minha oração é que vocês cresçam no conhecimento, mas esse não é o propósito final. Estudar a Palavra por pura satisfação de aprender mais um livro da Bíblia, não fará com que continue interessada por muito tempo. Estudar a Palavra é para o coração, para soltar qualquer cadeia que impede o coração de desfrutar da abundante liberdade da salvação em Cristo. Se estivermos perto de Deus somente nas conversas da igreja e mantermos nosso coração longe Dele, esse estudo não significará nada. Não esconda nada de Deus. Você ainda está tendo problemas para mover algumas pedras? Lembre-se, que a especialidade de Deus é mover pedras.

Ninguém se salva, ninguém é bonzinho suficiente, ninguém merece, é Deus quem nos converte. Vimos Paulo orando, advertindo, exortando em muitos lugares sobre ter revelação. Não adianta ter preocupações secundárias. A luz precisa brilhar. Quem viu a luz, brilha. Quem contemplou o Todo Poderoso não teme, confia.

A Educacão formal, o conhecimento , não muda ninguém. Só o Evangelho tem esse poder.

Hebreus 4:12-13 “Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração. Nada, em toda a criação, está oculto aos olhos de Deus. Tudo está descoberto e exposto diante dos olhos daquele a quem havemos de prestar contas.”

Share
Posted in biblia, estudo by agnes at April 7th, 2015.