SABEDORIA QUE VEM DO ESPÍRITO

1 Coríntios 3: 1-9 Irmãos, não lhes pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a crianças em Cristo. Dei-lhes leite, e não alimento sólido, pois vocês não estavam em condições de recebê-lo. De fato, vocês ainda não estão em condições, porque ainda são carnais. Porque, visto que há inveja e divisão entre vocês, não estão sendo carnais e agindo como mundanos?Pois quando alguém diz: “Eu sou de Paulo”, e outro: “Eu sou de Apolo”, não estão sendo mundanos?Afinal de contas, quem é Apolo? Quem é Paulo? Apenas servos por meio dos quais vocês vieram a crer, conforme o ministério que o Senhor atribuiu a cada um. Eu plantei, Apolo regou, mas Deus é quem fazia crescer; de modo que nem o que planta nem o que rega são alguma coisa, mas unicamente Deus, que efetua o crescimento. O que planta e o que rega têm um só propósito, e cada um será recompensado de acordo com o seu próprio trabalho. Pois nós somos cooperadores de Deus; vocês são lavoura de Deus e edifício de Deus.”

Filipenses 4: 7-8 E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus.Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.”

1 Coríntios 2:16 quem conheceu a mente do Senhor para que possa instruí-lo? ” Nós, porém, temos a mente de Cristo.”

 O que é a mente de Cristo? É pensar em tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama e em tudo que tiver algo de excelente ou digno de louvor.

Nossa mente é um órgão do nosso corpo. Não temos controle sobre o coração para bater mais forte ou mais devagar, nem sobre o aparelho digestivo, nem sobre o pulmonar, eles são autônomos, mas não é assim com a mente. A mente está debaixo do nosso controle. A mente humana natural está aprisionada pelo pecado. O que fazer? Guardar a mente. Como?

Não é controlando as ações, mas controlando onde tudo começa que é na mente. A mente não está separada do corpo. Se controlamos nossos braços , nossas pernas da forma que queremos, se escolhemos para onde olhamos e o que ouvimos …da mesma forma precisamos controlar o que pensamos.O que  pensamos pode se tornar ação. Precisamos cuidar do que pensamos.

Jovens que não vivem em santidade…o que estão vendo na internet? Que filmes estão vendo? Que músicas estão ouvindo? Que portas estamos abrindo nas suas mentes? A sua mente é a mente de Cristo?

 Podemos conhecer algo de 2 formas:

  • intelectualmente , na mente e de forma natural.

  • Espiritualmente, quando a luz de Deus transparece nos nossos corações.

 Esse conhecimento espiritual não é nada novo, nem diferente do que Jesus e os apóstolos ensinaram. Só que esse conhecimento é oculto se olharmos somente no que nossos olhos e sentidos conseguem ver.

1 Coríntios 2:9-10 “Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam”; mas Deus o revelou a nós por meio do Espírito. O Espírito sonda todas as coisas, até mesmo as coisas mais profundas de Deus.”

 Temos 3 tipos de homens (Estágios na vida cristã)

– O homem natural

 – O cristão carnal

– O cristão espiritual

 O HOMEM NATURAL (INCRÉDULO):

1- O Homem Natural não aceita as coisas de Deus.

 Não é necessariamente o ateu. É alguém que não tem interesse em Deus. Qual é o problema? É que ele governa a sua vida. Controla todas as áreas de sua vida conforme a sua vontade e para seu próprio prazer. Tem o EU no centro de sua vida. Ele vive para si mesmo. A Bíblia chama de ímpio, é o homem que é governado pela sua mente, escravo do pecado. Não tem o Espírito Santo, tem o coração de pedra para as coisas do Espírito, não entende o Espírito Santo de Deus, nem a Bíblia. Termos como renúncia, consagração…também não tem sentido para ele. Esse tipo de homem entende com a mente, mas vive de acordo com os seus sentimentos. A Bíblia fala que ele não entende e não aceita porque não dá valor a elas. Necessariamente, não significa que despreze a Palavra, mas a considera como fábula.

 Mateus 7:6Não dêem o que é sagrado aos cães, nem atirem suas pérolas aos porcos; caso contrário, estes as pisarão e, aqueles, voltando-se contra vocês, os despedaçarão”.

 Efésios 2: 1-3 “Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados, nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência.Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.”

 Efésios 2: 11-12 “Portanto, lembrai-vos de que vós noutro tempo éreis gentios na carne, e chamados incircuncisão pelos que na carne se chamam circuncisão feita pela mão dos homens;Que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo.”

 O homem natural tem capa de polidez, aparência de educação, mas não se dobra diante de Deus.Rejeita crimes, vê assassinatos e se choca, mas seria capaz de fazer o mesmo….

2- O homem natural considera as coisas de Deus loucura.

 Só quem chupou laranja sabe o sabor que tem. Podemos dizer para uma pessoa que nunca provou uma determinada fruta que ela é azeda, mas existem muitos tipos de azedo… O homem natural se satisfaz com fast food e não dá valor a culinária mais requintada que pode haver, comparando grosseiramente.

 3- O homem natural não entende as coisas do Espírito.

 Efésios 4:17 -19 “Isto, portanto, digo e no Senhor testifico que não mais andeis como também andam os gentios, na vaidades dos seus próprios pensamentos, obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração, os quais, tendo-se tornado insensíveis, se entregara, à dissolução para, com avidez, cometerem toda sorte de impureza.”

Só consegue entender as coisas que vê e toca. O homem tem: corpo ( cheira, ouve, toca) , alma ( emoções) e O espírito ( o que o liga com Deus).

 2 Coríntios 4:4 Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.”

O CRISTÃO CARNAL (RELIGIOSO)

Vive pelos seus sentimentos, criança em Cristo. Se não sentir, não faz.

 1- O cristão carnal é uma criança.

 É muito diferente do incrédulo. Acredita em Deus, lê a Bíblia, ora, canta, vai a reuniões, chama Jesus de Senhor, etc. Mas qual é o seu problema? O mesmo do incrédulo. Tem o EU no centro. Vive para si mesmo. E Deus? Deus existe para abençoá-lo, curá-lo, servi-lo e salvá-lo. É um quebra-galho. Este está pior que o incrédulo porque está se enganando. Vive na Carnalidade. Quem escolhe o pecado não é filho de Deus.

 1 João 3: 5-6 E bem sabeis que ele se manifestou para tirar os nossos pecados; e nele não há pecado.Qualquer que permanece nele não peca; qualquer que peca não o viu nem o conheceu.”

 1 João 3:8Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo.”

 1João 2:1 Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.”

 Características da criança:

-Criança nunca acha que é criança;

-Criança não gosta de limites ( serve para todos, menos para ele);

– Criança acha que pode tudo ( pensamento onipotente);

– Criança vive no mundo da lua (falta atitude de fé concreta);

-Criança é imediatista;

-Criança é melindrosa;

-Criança é egoísta;

-Criança é muito dura com os outros, mas muito benevolente com ela própria;

-Criança fala o que vem a cabeça;

– Criança adora varinha mágica.

Hebreus 5: 12-13 “De fato, embora a esta altura já devessem ser mestres, vocês precisam de alguém que lhes ensine novamente os princípios elementares da palavra de Deus. Estão precisando de leite, e não de alimento sólido! Quem se alimenta de leite ainda é criança, e não tem experiência no ensino da justiça. Mas o alimento sólido é para os adultos, os quais, pelo exercício constante, tornaram-se aptos para discernir tanto o bem quanto o mal.”

 O CRISTÃO ESPIRITUAL

 Não vive mais para si mesmo. Vive para Deus. Toda sua vida está estruturada em função da vontade de Deus. Jesus é o seu Senhor. Este experimentou um verdadeiro arrependimento. Que diferença entre um discípulo e um religioso! Que amor! Que prontidão! Que docilidade! Como cresce e frutifica! Graças a Deus pela revelação do seu reino!

 1 Coríntios 2:15-16 Mas quem é espiritual discerne todas as coisas, e ele mesmo por ninguém é discernido; pois “quem conheceu a mente do Senhor para que possa instruí-lo? ” Nós, porém, temos a mente de Cristo.”

Características:

– Discerni o bem do mal;

-Não é entendido pelo homem natural;

-Possui a mente de Cristo.

 1 Corintios 13:11Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino.

A submissão total à autoridade de Jesus não é uma opção para o salvo, mas uma condição para ser salvo.

 

Share
Posted in biblia, estudo by agnes at April 22nd, 2015.
  • Arsenio Eliseu Machava

    quero ser o homem cristao espiritual, por tanto deus pai fassa de me o teu servo, me tire dessa vida e me de um espaco n seu colo pra sentir a sua protessao