1 Coríntios 11

Já estudamos os evangelhos de Mateus e João, agora estamos estudando Coríntios. É maravilhoso poder estudar a Bíblia, capítulo por capítulo. O Capítulo 11 de 1, Coríntios seria um assunto que dificilmente seria abordado hoje, ele fala de véu,que não tem nada a ver com a nossa época hoje.

Vamos para o livro de Gênesis , que conta como tudo começou…

Gênesis 3

O homem caiu porque a mulher foi enganada. O homem foi enganado? Não, estava apaixonado imagino… Foi a mulher quem foi. Ele fez porque quis. O homem apaixonado faz o que a mulher quer.

Depois que o homem pecou, Deus disse à serpente:

Gênesis 3 :14-15 “Então o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida. Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela; este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar”.

 Deus falou para a serpente que haveria inimizade entre ela e a mulher, não entre o homem e a serpente.

Vem uma pergunta que confirma essa afirmativa: Quem tem sido oprimida, escravizada e humilhada com sexo forçado e trabalho não remunerado nesses séculos? A mulher.

Não é pelo homem que isso tem ocorrido, mas pelo diabo, que a tem atingido. O diabo sabe que quando as mulheres se levantam ,  Deus tem um exército sobre a terra. São as mulheres que formam o homem. Os homens são formados pelas mães. A mãe forma no homem o caráter, brio e firmeza ou  pode formar esse homem mimado, fraco ou frouxo. A mulher sábia produz igrejas fortes. Mulheres sábias sabem como se colocar na posição, honrar seus maridos e quando não devem encabeçar uma situação.

Essa foi a punição para a serpente. E para a mulher?

Gênesis 3:16 “E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.”

Em outras palavras, já que a mulher encabeçou a queda, tomou a liderança do casal para produzir o pecado, agora, como uma maneira de limitar o erro, Deus coloca o homem como cabeça sobre a mulher e essa mulher vai ter que se sujeitar ao homem. É sobre isso que trata 1 Coríntios 11.

Vamos avançar nos detalhes nesse capítulo….

 1 Coríntios 11:2 “Eu os elogio por se lembrarem de mim em tudo e por se apegarem às tradições, exatamente como eu as transmiti a vocês.”

Retendes as tradições”. Benefícios X prejuízos. Prós X Contras. Tradição tem vantagem? Tem e algumas podem manter bons costumes, outras apresentam maneiras boas de como fazer as coisas, outras ajudam a criar os filhos, outras ainda ajudam a manter a ordem e evitar o caos…. Nas igrejas, cada uma tem as suas tradições específicas que irão ajudar a coordenar melhor as reuniões. Não vão edificar, mas trazem bom senso para que cultos ou missas tenham ordem.As tradições tem o seu lugar.

O que é “tradição”- é um costume , um hábito, uma lei que não está escrita, forma ou maneiro de uma grupo que resolve fazer algo.

A tradição pode também ter o outro lado, que é negativo, que seria impedir mudanças e sem mudança , não há progresso, desenvolvimento, consequentemente, não há melhoras. Não precisamos criticar as tradições, mas podemos nos aproveitar do que é bom e encerrar as ruins.

Paulo depois de elogiar os Coríntos por se apegarem as tradições , ele começa a falar sobre o véu…..

Usar o véu é uma tradição, não é um ensino bíblico, é um costume. Existem tradições que são boas e não deveriam parar de serem usadas, mas não significa que devemos pegar a tradição de uma época e de um povo e trazermos para nós.

Ex. Pedir a benção é uma tradição brasileira – tradição boa, deve ser preservada.

Pular carnaval – tradição maligna, devia ser eliminada.

Padrinho e madrinha. Por que ela começou? As pessoas morriam cedo e os padrinhos cuidavam das crianças. Hoje em dia se vive muito mais. Um fazendeiro na roça podia ter até 10 mil afilhados, era o padrinho do filho de todos os peões,era assim que funcionava e ainda funciona, mas está se perdendo essa tradição.

 Deve-se usar ou não o véu? É uma boa tradição? Merece ser cumprida? Para eles sim, para nós, não tem sentido algum.

Primeiro argumento: Deus é um Deus de ordem!

1 Coríntios 11:3 “Quero, porém, que entendam que o cabeça de todo homem é Cristo, e o cabeça da mulher é o homem, e o cabeça de Cristo é Deus.”

 Deus estabelece uma hierarquia para que tudo funcione com ordem. Os casamentos estão sendo destruídos porque falta o cabeça do lar, e isso vai contra a Palavra de Deus. A ordem: Pai, mãe e os filhos. Existem lares em que os filhos ditam as regras. Segundo a Palavra , não há democracia na casa, o pai tem a Palavra final.

Até na hierarquia celestial segue : Deus Pai, Deus filho( Jesus) e Deus Espírito Santo. A mulher não é inferior como também Jesus não é inferior a Deus. Deus Pai , Deus filho e Deus Espírito Santo tem uma ordem estabelecida, mas são um. O homem e a mulher possuem uma ordem estabelecida, mas são uma só carne. Foi estabelecido desde o princípio que o homem é o cabeça e a mulher, a ajudadora.

 Segundo argumento : O argumento da criação.

 Jesus é inferior a Deus? Não, Eles são um, Jesus é Deus. Da mesma forma o homem e a mulher são uma só carne. Deus organizou e colocou ordem no universo: Deus , o Pai, dá as ordens e o Filho, as cumpre.

 1 Coríntios 11:8 Pois o homem não se originou da mulher, mas a mulher do homem.”

A mulher sendo enganada, se colocou numa posição mais frágil. O homem não foi enganado, fez porque quis.

Liderança não é igual a superioridade.

Terceiro argumento : Propósito de Deus.

 1 Coríntios 11:9além disso, o homem não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do homem.”

 A mulher é a glória do homem e o homem foi criado para a glória de Deus.

A mulher deve se arrumar? SIm. Se arrumar é de Deus, cuidar do Templo do Espírito Santo. Mau tratada, suja é um sinal das trevas na vida da pessoa.A mulher é bonita, graciosa e delicada …diferente da beleza do homem. A mulher que quer honrar seu marido se embeleza também, não só, mas também.

  •  Quarto argumento : Místico.

 1 Coríntios 11:10 “Portanto, deve a mulher, por causa dos anjos, trazer véu na cabeça, como sinal de autoridade.

Naquela época o que distinguia uma mulher da outra era o véu. Toda mulher devia usar o véu para mostrar submissão. O véu em si mesmo não era nada. Mas tinha o seu valor para distinguir os tipos de mulheres.

O mesmo ocorre hoje com o uso da aliança. Usar aliança é bíblico? Não. É uma tradição. É uma tradição boa. Sim. Se uma mulher ou um homem está com aliança, se sabe que é casado ou casada . Só uma pessoa leviana chegaria perto com alguma intenção de ordem sexual.

 Conclusão: A mulher se realiza como mulher, quando ela quer ter postura de homem, trabalhar como homem… ela perde algo.

 

Share
Posted in biblia, estudo, Uncategorized by agnes at October 2nd, 2015.
  • Welveson Silva

    Pq vc não continuou o estudo até o versículo 16, é no 15 que está claro o que é o véu da mulher hj.