João 1:1-18 “Identidade e Obra do Verbo”

A Palavra de Deus é viva e eficaz e funciona!!!

Hebreus 4: 12 “Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração.”

 Por que a Palavra funciona? Por que a Palavra é algo vivo?

Em João 1 temos o começo desse entendimento.O Evangelho de João é diferente dos outros Evangelhos. Podemos perguntar: por que foi necessário termos 4 biografias de Jesus diferentes nos 4 evangelhos?A resposta é simples: Jesus não era uma pessoa comum , Ele era o filho de Deus! Sendo filho de Deus, tem muito mais aspectos a serem observados do que um mero ser humano teria. Jesus era homem e também era Deus que se fez homem!

  • No evangelho de Mateus a ênfase era mostrar que Jesus é rei, começando na genealogia em Abraão. Mateus estava preocupado em mostrar que Jesus era judeu e que Ele era o rei dos judeus e legítimo herdeiro ao trono de Davi.

  • No evangelho de Marcos, a ênfase era mostrar Jesus como servo e escravo, não tem genealogia porque servo e escravo não tinham.

  • No evangelho de Lucas, a ênfase era mostrar que Jesus é o Salvador, tinha genealogia , mas a genealogia vai até Adão, Ele é o filho do homem,Jesus veio de Adão.

  • No evangelho de João a ênfase era mostrar que Jesus era o Filho de Deus, não tem genealogia.

Hebreus 7:3 “ Sem pai, sem mãe, sem genealogia, sem princípio de dias nem fim de vida, feito semelhante ao Filho de Deus, ele permanece sacerdote para sempre.

 Jesus da ordem de Melquisedeque , aquele que nunca começou, nem terminou, o alfa e o ômega!!!

 Satanás quer afastar o homem de Jesus porque só Nele há salvação.

No Gênesis há o princípio do tempo, quando ocorreu a criação do mundo; em João o princípio é muito anterior… onde havia só Deus. A Palavra para VERBO é LOGOS que é literalmente traduzida significa PALAVRA.

 João 1:1-3 “No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus. Ela estava com Deus no princípio.Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito.”

 Tudo que Deus faz , faz pela Palavra! Faz pelo logos de Deus! A Palavra é a forma que Deus fez tudo! Vamos ao Gênesis…

 Genesis 1:1-3 “No princípio Deus criou os céus e a terra. Era a terra sem forma e vazia; trevas cobriam a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. Disse Deus: “Haja luz”, e houve luz.”

 Deus apenas disse. A Palavra é o próprio Jesus! Deus criou pelo poder da Sua Palavra! Jesus é a própria Palavra de Deus!

7 coisas que a Palavra de Deus faz:

1- A Palavra de Deus é Deus mesmo!

João 1: 1 “No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus.”

 Implicação prática: Conhecer a Deus é conhecer a Palavra, Amar a Deus é amar a Palavra, Crer em Deus é crer na Palavra, se encher de Deus é se encher da Palavra. Deus e a Palavra são um.

Se eu envio uma carta, envio minha palavra, se falo com alguém envio a minha voz, mas não sou eu, é a minha escrita e a minha voz, assim funciona com o homem. Com Deus, é diferente, quando Ele fala, ele se torna uma extensão Dele mesmo, recebemos do próprio Deus. Ele se propaga no que Ele fala.

A Biblia não é Deus, é papel, letra preta em papel branco. Mas quando a Palavra queima no coração…ai sim, é Deus, Deus falando conosco, é a Palavra de Deus se projetando em nós, através do Espírito Santo …por isso a importância de se ruminar a Palavra.

Tudo que precisamos é a Palavra de Deus. Nem tudo é Palavra de Deus, muitas vezes é letra morta, se aquilo que lemos e dizemos não estiver ungida pelo Espírito, não vai ser vida para a própria pessoa e nem para quem vai a ouvir.

A Palavra do homem passa, a de Deus permanece para sempre!

2- A Palavra de Deus é que gera fé!

Romanos 10:17 “Conseqüentemente, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo.”

Como a fé vem? Por ouvir a Palavra.

Muitos não entendem a razão de estudarem a Palavra….

Quando se ouve a Palavra que realmente vem de Deus, a Palavra verdadeira que flui do Espírito recebemos uma dose espiritual para enfrentarmos a vida.

3 -A Palavra de Deus gera vida!

João 1:4 “Nele estava a vida, e esta era a luz dos homens.”

Tiago 1:18 ”Por sua decisão ele nos gerou pela palavra da verdade, para que sejamos como que os primeiros frutos de tudo o que ele criou.”

1 Pedro 1:23-25 “Pois vocês foram regenerados, não de uma semente perecível, mas imperecível, por meio da palavra de Deus, viva e permanente.Pois, “toda a humanidade é como a relva, e toda a sua glória, como a flor da relva; a relva murcha e cai a sua flor,mas a Palavra do Senhor permanece para sempre”. Essa é a palavra que lhes foi anunciada.”

Lucas 8:11 “Este é o significado da parábola: A semente é a palavra de Deus.”

 Para a palavra “semente”, temos no original grego 2 traduções que são: esporos (semente vegetal) e sperma (semente animal). Jesus usou a palavra “sperma ”na parábola que conta que o homem saiu a semear no campo, semente animal na parábola de Jesus? Semear num campo não seria usada a palavra “esporos”, semente vegetal?

Cada semente gera conforme a sua espécie. Goiaba gera goiaba, manga gera manga….

Deus coloca a semente Dele no nosso espírito quando recebemos a Sua Palavra!!! Vamos gerar frutos de acordo com a semente germinada em nós. Nosso espirito recebe a semente de Deus!!!

O Novo nascimento não é mudança de comportamento, não é mudança de religião, nem de conduta , nem de conceitos…é receber a semente de Deus!!!!

João 6:63 “O Espírito dá vida; a carne não produz nada que se aproveite. As palavras que eu lhes disse são espírito e vida.”

Por que?

João 4:24 “Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade”.

Deus e a Palavra são um, a Palavra é Espírito e gera Vida.

Todo cristão deve ter um bom caráter e boa conduta, mas ninguém será salvo por isso. Ninguém se torna filho de Deus porque dá um bom testemunho, para se tornar filho de Deus tem que ouvir a Palavra, essa é a única maneira para a semente entrar e se tornar filho.

Não podemos falar palavras humanas, só podemos falar a Palavra de Deus permeada pelo Espírito.

E a pessoa que abrir o coração e aceitar, vai nascer de novo. A ação e a implicação da Palavra em nós é um assunto muito profundo.

4- A Palavra de Deus é água que nos purifica.

 João 13:10Disse-lhe Jesus: Aquele que está lavado não necessita de lavar senão os pés, pois no mais todo está limpo. Ora vós estais limpos, mas não todos.”


Jesus lava os pés dos discípulos, eles tinham recebido a semente? Sim. Mas no caminhar da vida precisavam ser lavados, não totalmente , mas os pés. Como que se lava os pés? Pela Palavra.

Os nossos pés falam sobre o que? Falam sobre o nosso caminhar.

Quem foi criado do pó da terra? O homem, a carne do homem. Os nossos pés tem contato com a carne mundana todo o tempo.

Quando Deus amaldiçoou a serpente, Deus falou que ela iria rastejar todos os dias da vida dela, que iria comer pó. Cobra não come pó, portanto ali Deus estava falando de quem? Do diabo, pó não era o pó da terra , era pó da carne do homem. Até hoje é assim, demônios se alimentam de carne, demônios se alimentam de prazeres e desejos da carne. Essa é a comida de demônios.

Nossos pés precisam ser lavados, de que poeira? Das preocupações, ansiedades, dores do mundo…

Podemos não estar em pecado, mas a poeira do mundo vai contaminando nossos pés porque estamos no mundo, nos relacionamos com o mundo e essas coisas nos contaminam. Nos lavamos com a água que é a Palavra de Deus!

 João 15:3 “Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado.”

 João 17:17 “Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.”

 Efésios 5: 25-27 “Maridos, amem suas mulheres, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra, e apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável.

5- A Palavra de Deus é alimento.

Mateus 4:4 Jesus respondeu: “Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus”.

 O que se pode entender? A Palavra de Deus é alimento. Quando se é criança é necessário se alimentar, ainda que não queira.

João 6: 48 “Eu sou o pão da vida. Os seus antepassados comeram o maná no deserto, mas morreram.Todavia, aqui está o pão que desce do céu, para que não morra quem dele comer.Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Se alguém comer deste pão, viverá para sempre. Este pão é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo”.

 Jeremias 15: 16 “Quando as tuas palavras foram encontradas eu as comi; elas são a minha alegria e o meu júbilo, pois pertenço a ti, Senhor Deus dos Exércitos.”

6- A Palavra de Deus é arma.

 Efésios 6:17 “Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.”

Mateus 4 – Jesus venceu o diabo com a Palavra.

 Apocalipse 12:11 “Eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do testemunho que deram; diante da morte, não amaram a própria vida.”

7- A Palavra de Deus é cura e saúde para o nosso corpo.

 Salmo 107:19-20 “Na sua aflição, clamaram ao Senhor, e ele os salvou da tribulação em que se encontravam.Ele enviou a sua palavra e os curou, e os livrou da morte.”

 Provérbios 4:20-22 “Meu filho, escute o que lhe digo; preste atenção às minhas palavras.Nunca as perca de vista; guarde-as no fundo do coração,pois são vida para quem as encontra e saúde para todo o seu ser.”





Share
Posted in biblia, biblia by agnes at July 27th, 2016.