João 9 – Por que nasci assim?

Por que nasci assim?

 Por que algumas pessoas inocentes nascem com algum problema ou dificuldade de saúde específico? Esse tipo de pergunta podemos encontrar também na Bíblia. No capítulo 9 de João vamos encontrar o sexto sinal milagroso com Jesus curando um cego de nascença..

 João 9:1-2 “Ao passar, Jesus viu um cego de nascença. Seus discípulos lhe perguntaram: “Mestre, quem pecou: este homem ou seus pais, para que ele nascesse cego? “

 Existe alguma razão espiritual para que alguém nasça cego ? Essa pessoa merecia passar por essa situação?

 Jesus responde de forma direta e bem categórica.

 João 9:3 ”Disse Jesus: “Nem ele nem seus pais pecaram, mas isto aconteceu para que a obra de Deus se manifestasse na vida dele.”

 Não foi responsabilidade de ninguém e esse homem não estava pagando nada, nem resolvendo situações pendentes do passado.

 Ezequiel 18: 20-23 “Aquele que pecar é que morrerá. O filho não levará a culpa do pai, nem o pai levará a culpa do filho. A justiça do justo lhe será creditada, e a impiedade do ímpio lhe será cobrada. “Mas, se um ímpio se desviar de todos os pecados que cometeu e obedecer a todos os meus decretos e fizer o que é justo e direito, com certeza viverá; não morrerá. Não se terá lembrança de nenhuma das ofensas que cometeu. Devido às coisas justas que tiver feito, ele viverá. Teria eu algum prazer na morte do ímpio?, palavra do Soberano Senhor. Pelo contrário, acaso não me agrada vê-lo desviar-se dos seus caminhos e viver?”

Nem sempre um problema é um prejuízo, muitas vezes o Senhor permite crises para que elas se tornem oportunidades para superarmos nossos limites e para manifestar a obra de Deus.

Diante disso Jesus realiza a obra que tinha que ser feita.

 João 9: 6-9 Tendo dito isso, ele cuspiu no chão, misturou terra com saliva e aplicou-a aos olhos do homem.Então lhe disse: “Vá lavar-se no tanque de Siloé” ( que significa Enviado ). O homem foi, lavou-se e voltou vendo.Seus vizinhos e os que anteriormente o tinham visto mendigando perguntaram: “Não é este o mesmo homem que costumava ficar sentado, mendigando? “Alguns afirmavam que era ele. Outros diziam: “Não, apenas se parece com ele”. Mas ele próprio insistia: “Sou eu mesmo”.

 O Homem nem sabia quem o havia curado. O problema aparece , Jesus cura um cego de nascença e querem saber de quem é a culpa. Culpa?O milagre ocorre e só querem reclamar e não comemoram.

Levaram o homem aos fariseus, porque era sábado quando Jesus curou o homem. O homem na maior tranquilidade contou que Jesus colocou saliva com lama no seu olho, mandou que se lavasse e ele ficou curado.

No meio dos fariseus teve uma confusão generalizada.A teologia limitada leva a conclusões erradas.

Não acreditavam que o homem havia sido curado e mandaram chamar seus pais.

Os pais fogem de qualquer conflito com os fariseus por medo.

Apesar de verem a verdade do que aconteceu , não queriam acreditar.

 João 9: 27- 34 “Ele respondeu: “Eu já lhes disse, e vocês não me deram ouvidos. Por que querem ouvir outra vez? Acaso vocês também querem ser discípulos dele? “Então o insultaram e disseram: “Discípulo dele é você! Nós somos discípulos de Moisés!Sabemos que Deus falou a Moisés, mas, quanto a esse, nem sabemos de onde ele vem”.O homem respondeu: “Ora, isso é extraordinário! Vocês não sabem de onde ele vem, contudo ele me abriu os olhos.Sabemos que Deus não ouve a pecadores, mas ouve ao homem que o teme e pratica a sua vontade.“Ninguém jamais ouviu que os olhos de um cego de nascença tivessem sido abertos.Se esse homem não fosse de Deus, não poderia fazer coisa alguma”.Diante disso, eles responderam: “Você nasceu cheio de pecado; como tem a ousadia de nos ensinar? ” E o expulsaram.”

 As pessoas que não conhecem o poder de Deus acham que a pessoa tem culpa por terem algum problema.

 João 9: 35-41 “Jesus ouviu que o haviam expulsado, e, ao encontrá-lo, disse: “Você crê no Filho do homem? “Perguntou o homem: “Quem é ele, Senhor, para que eu nele creia? ” Disse Jesus: “Você já o tem visto. É aquele que está falando com você”. Então o homem disse: “Senhor, eu creio”. E o adorou. Disse Jesus: “Eu vim a este mundo para julgamento, a fim de que os cegos vejam e os que vêem se tornem cegos”. Alguns fariseus que estavam com ele ouviram-no dizer isso e perguntaram: “Acaso nós também somos cegos? “Disse Jesus: “Se vocês fossem cegos, não seriam culpados de pecado; mas agora que dizem que podem ver, a culpa de vocês permanece”.

O problema mais sério não era a cegueira física, mas a espiritual. A questão não é porque nasci assim , mas porque permaneço assim sem abrir os olhos espirituais para a grande manifestação e poder do Reino de Deus.

 Perguntas:

 1. Os judeus acreditavam em reencarnação? Por que esse juízo tão cruel sobre o pobre homem cego?

Não exatamente. A reencarnação bate de frente com idéias fundamentais da Biblia. Na Biblia o corpo tem valor , o homem foi criado a imagem e semelhança de Deus . Além dele ter que lidar com o problema, ainda tinha que lidar com o juízo. No cristianismo não há espaço para isso. É muito cruel uma pessoa deficiente ainda ser julgada por ter feito alguma coisa no passado. Naquela época achavam que alguém podia ter cometido pecado na barriga da mãe, mesmo antes de nascer.

2. O Senhor opera de uma forma maravilhosa. O cego é curado e a obra milagrosa de Deus acontece. Isso acontece com todo mundo que nasce com problemas?

Nem todos os problemas são resolvidos ou aliviados, isso é uma realidade. A situação não se resolve de forma simplista, faz uma coisa certa ganha uma bala, um pontinho , faz errado perde a bala , pago depois. A obra de Deus se manifesta na nossa vida para quem abre o coração, mas isso não significa que não vamos enfrentar sofrimentos. A vida não é só essa vida aqui na terra e vamos entender que nem sempre a ausência de sofrimento nem sempre a melhor coisa que pode acontecer, muitas vezes o sofrimento é que nos permite crescer. Deus muitas vezes não nos livra porque no final algo vai ser positivo .

 3. Jesus afirma que ninguém havia pecado (v.3). Isso significa que nascemos inocentes?

Todos nascem com a natureza pecaminosa e corrompida. Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus. O homem quando decidiu não obedecer a Deus, se rebelou contra Deus, naquele momento ele deu legalidade as trevas, nascendo com a sua natureza corrompida. Por isso que a Palavra diz que o homem precisa nascer de novo para ver o Reino de Deus.

 4. Por que Jesus cura o cego e só se apresenta mais tarde? Por que Jesus deixa o cego na mão?

Podemos refletir que as coisas com esse cego aconteceram devagar. Deus se revela a cada pessoa de forma pessoal e particular. Por isso temos que evitar julgamentos com relação as pessoas.

 5. No verso 39 Jesus afirma que veio trazer juízo. Ele não veio trazer a paz?

Jesus veio trazer a paz , mas juízo para aqueles que não querem a Paz. Jesus veio trazer salvação.

Em vez de buscar o culpado pelos problemas e pela situação, é preciso voltar-se para Jesus e alcançar a solução.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Como usar a inteligência nos nossos relacionamentos?

Problemas de relacionamento são a causa numero 1 de dor emocional. Os problemas de relacionamento levam a casamentos destruídos, famílias estressadas, desapontamentos nas amizades e dificuldades no trabalho. A qualidade dos nossos relacionamentos fazem a nossa vida melhor ou pior. Para alguns a dor de mau relacionamento é insuportável. Para outros, podem os relacionamentos não serem horríveis, mas poderiam ser melhores. Aprendendo as verdades da Bíblia poderemos ter uma vida mais saudável e feliz.

 

Provérbios 24:3,4 Com sabedoria se constrói a casa, e com discernimento se consolida. Pelo conhecimento os seus cômodos se enchem do que é precioso e agradável”.

2 Pedro 1:3-8 Seu divino poder nos deu todas as coisas de que necessitamos para a vida e para a piedade, por meio do pleno conhecimento daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude.Por intermédio destas ele nos deu as suas grandiosas e preciosas promessas, para que por elas vocês se tornassem participantes da natureza divina e fugissem da corrupção que há no mundo, causada pela cobiça.Por isso mesmo, empenhem-se para acrescentar à sua fé a virtude; à virtude o conhecimento;ao conhecimento o domínio próprio; ao domínio próprio a perseverança; à perseverança a piedade;à piedade a fraternidade; e à fraternidade o amor.Porque, se essas qualidades existirem e estiverem crescendo em suas vidas, elas impedirão que vocês, no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo, sejam inoperantes e improdutivos.”
2 Pedro 3:18 “Cresçam, porém, na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, agora e para sempre! Amém.”

Romanos 11:25 “Irmãos, não quero que ignorem este mistério, para que não se tornem presunçosos: Israel experimentou um endurecimento em parte, até que chegasse a plenitude dos gentios.”

1 Coríntios 15:34 Como justos, recuperem o bom senso e parem de pecar; pois alguns há que não têm conhecimento de Deus; digo isso para vergonha de vocês.”

Oséias 4:6 “Meu povo foi destruído por falta de conhecimento. “

Como agir de forma inteligente ?

1 – Se conheça.

. Seu relacionamento com Deus.

Apocalipse 3:14-16 “Ao anjo da igreja em Laodicéia escreva: Estas são as palavras do Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o soberano da criação de Deus.Conheço as suas obras, sei que você não é frio nem quente. Melhor seria que você fosse frio ou quente!Assim, porque você é morno, nem frio nem quente, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca.”

. Sua personalidade.

Romanos 12: 4-5 “Assim como cada um de nós tem um corpo com muitos membros e esses membros não exercem todos a mesma função, assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros.”

.Sua bagagem.

Hebreus 12:1 “Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta.”

. Seus motivo.

Romanos 12:9 O amor deve ser sincero. Odeiem o que é mau; apeguem-se ao que é bom.”

1 Pedro 1:22Agora que vocês purificaram as suas vidas pela obediência à verdade, visando ao amor fraternal e sincero, amem sinceramente uns aos outros e de todo o coração.

. Suas expectativas.

Tiago 1:5,6,7 “Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida. Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento. Não pense tal homem que receberá coisa alguma do Senhor”.

2. Conheça as pessoas.

.Como identificar as básicas emoções humanas

.O que convém e o que não convém num básico relacionamento

. O que é rude, insensível, ofensivo, atencioso, irreverente, útil, doloroso, respeitoso, desrespeitosoetc…

. Como expressar empatia, demonstrar compaixão, mostrar genuíno interesse, honrar etc…

Lucas 6: 31 “Como vocês querem que os outros lhes façam, façam também vocês a eles.”

Share
Posted in estudo by agnes at May 22nd, 2017.