A Graça é a bondade que não merecemos!!!

Poderia perguntar para você, qual é a coisa mais importante da Biblia? Você poderia responder : A FÉ! Certo! Porque sem fé é impossível agradar a Deus.

Perguntaria outra vez, outra coisa de importância na Bíblia? Você responderia : a obediência! Certo também!

Mas tem outra coisa de grande importância, que é a parte central de tudo, que esta na Bíblia ,do Genesis ao Apocalipse, que é a GRAÇA de Deus!

Em Genesis 3:15 “Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela. Este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar”.

Quando Adão e Eva erraram e desobedeceram a Deus, o Senhor pela GRAÇA lhes dá uma promessa que seria a vinda do Messias. Graça a pessoas que caíram.

Em Genesis 6:8 “Porém Noé encontrou favor aos olhos do Senhor.”

Noé encontrou GRAÇA aos olhos do Senhor.

Em Genesis 21:1 “O Senhor visitou Sara, como tinha dito, e cumpriu o que lhe havia prometido.”

Abraão e Sara tiveram um filho na velhice. A GRAÇA de Deus foi sobre eles!

Nossa sociedade não entende a GRAÇA, entende julgamento, somos treinados para isso.

Não é algo que se entende academicamente, precisa experimentar! Como uma deliciosa comida feita por um chef famoso, colocado no prato com o garfo e a faca ao lado, você não vai saber se é boa se não experimentar…

A GRAÇA é mais do que perdão, é perdão mais ação de amor!

O que é a GRAÇA?


Salmos 103:8 “O Senhor é compassivo e bondoso; tardio em irar-se e rico em bondade.”

Salmos 34:8 “Provem e vejam que o Senhor é bom; bem-aventurado é quem nele se refugia.”

Salmos 119:68Tu és bom e fazes o bem; ensina-me os teus decretos.”

Salmos 136:1 “Deem graças ao Senhor, porque Ele é bom, porque a Sua misericórdia dura para sempre.”

Mateus 7:11 “Ora, se vocês, que são maus, sabem dar coisas boas aos seus filhos, quanto mais o Pai de vocês, que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe pedirem?”

1. A GRAÇA e a bondade de Deus trazem bençãos que não merecemos!

Jeremias diz em Lamentações 3:22,23 “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade.”
Paulo diz em Atos 17:28 “ Pois nele vivemos, nos movemos e existimos, como alguns dos poetas de vocês disseram: “Porque dele também somos geração.”

Mesmo muitas vezes ignorando o Senhor ,Ele continua derramando GRAÇA sobre nós!

2. A GRAÇA e a bondade de Deus trazem socorro mesmo quando não merecemos!

Podemos ver 3 grupos de pessoas no Salmo 107 que cometeram erros , tornaram a sua vida um caos e houve livramento do Senhor.

Salmo 107: 4-22 (1)”Andaram errantes pelo deserto, por lugares áridos, sem achar cidade em que pudessem morar. Famintos e sedentos, desfalecia neles a alma. Então, na sua angústia, clamaram ao Senhor, e Ele os livrou das suas tribulações. Conduziu-os pelo caminho direito, para que fossem à cidade em que pudessem morar. Que eles deem graças ao Senhor por sua bondade e por suas maravilhas para com os filhos dos homens! Pois saciou a alma sedenta e encheu de bens a alma faminta. (2)Alguns se assentaram nas trevas e nas sombras da morte (dor), presos em aflição e em correntes de ferro, por terem se rebelado contra a palavra de Deus e desprezado o conselho do Altíssimo, de modo que lhes abateu o coração com trabalhos — esses caíram, e não houve quem os socorresse. Então, na sua angústia, clamaram ao Senhor,e Ele os livrou das suas tribulações. Tirou-os das trevas e das sombras da morte e quebrou as correntes que os prendiam. Que eles deem graças ao Senhor por sua bondade e por suas maravilhas para com os filhos dos homens! Pois derrubou as portas de bronze e despedaçou as trancas de ferro. (3)Os insensatos, por causa do seu caminho de transgressão e por causa das suas iniquidades, serão afligidos. Abominaram todo tipo de comida, e chegaram às portas da morte. Então, na sua angústia, clamaram ao Senhor, e Ele os livrou das suas tribulações. Enviou-lhes a sua palavra, e os sarou, e os livrou do que lhes era mortal. Que eles deem graças ao Senhor por sua bondade e por suas maravilhas para com os filhos dos homens! Que ofereçam sacrifícios de ações de graças e proclamem com júbilo as suas obras!”

Deus é o Deus que socorre mesmo quando não merecemos!

3. A GRAÇA e a bondade de Deus trazem perdão e aceitação mesmo quando não merecemos!

Gênesis 50: 15-21 “Vendo os irmãos de José que seu pai já era morto, disseram: — É possível que José tenha ódio de nós; certamente nos retribuirá todo o mal que lhe fizemos. Por isso, mandaram dizer a José: — O seu pai, antes de morrer, ordenou o seguinte: “É isto que vocês dirão a José: ‘Perdoe, por favor, a transgressão dos seus irmãos e o pecado que cometeram, porque eles lhe fizeram mal.’” Agora pedimos que perdoe a transgressão dos servos do Deus de seu pai. Ao ouvir estas palavras, José chorou. Depois, vieram também os seus irmãos, prostraram-se diante dele e disseram: — Eis-nos aqui; somos seus servos. Mas José respondeu: — Não tenham medo; será que eu estou no lugar de Deus? Vocês, na verdade, planejaram o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem, para fazer, como estão vendo agora, que se conserve a vida de muita gente. Portanto, não tenham medo; eu sustentarei vocês e os seus filhos. E assim José os consolou e lhes falou ao coração.”

Os irmãos de José mereciam perdão? Não! Mas José os perdoou e os cobriu de bençãos. O mesmo Deus faz conosco!

Efésios 1: 6-9 “Para o louvor da sua gloriosa graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado. Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus, a qual ele derramou sobre nós com toda a sabedoria e entendimento.E nos revelou o mistério da sua vontade, de acordo com o seu bom propósito que ele estabeleceu em Cristo,”

Em Mateus 1 vemos a genealogia de Jesus. Nela encontramos 4 mulheres que cometeram erros, foram perdoadas, abençoadas e ainda estão na Genealogia de Jesus.

– Em Genesis 38 vemos a história de Tamar que se vestiu de prostituta e se ofereceu ao sogro. fez parte da linhagem de Jesus!

– Raabe- prostituta em Jericó.

– Rute era moabita, pertencia a um povo idólatra e que oferecia sacrifício de crianças e foi fazer parte da linhagem de Jesus!

-Betseba- adulterou com Davi, fez parte da linhagem de Jesus!

Não mais culpa nem vergonha porque pelo sangue de Jesus fomos redimidos. Ele pagou o preço.

4. A GRAÇA e a bondade de Deus abriram caminho para a nossa salvação e a vida eterna que não merecíamos!

Jesus veio a esse mundo, morreu na cruz, derramou seu sangue sem ter havido Nele pecado algum, era o Cordeiro de Deus sem mácula, Ele se ofereceu e nos oferece o ticket da salvação e a vida eterna.

O que fizemos para merecer a vida eterna? Nada!

Ele fez tudo ,Ele nos deu o “ticket” para a entrada no Reino de Deus, o “ticket” é o Seu precioso sangue. Temos acesso a Deus pela GRAÇA!

Efésios 2: 1-9 “Ele lhes deu vida, quando vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados,
nos quais vocês andaram noutro tempo, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência. Entre eles também nós todos andamos no passado, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais. Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossas transgressões, nos deu vida juntamente com Cristo — pela graça vocês são salvos — e juntamente com ele nos ressuscitou e com ele nos fez assentar nas regiões celestiais em Cristo Jesus. Deus fez isso para mostrar nos tempos vindouros a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus. Porque pela graça vocês são salvos, mediante a fé; e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.”

Traduzido ‘One thing changes Everything” do Pastor Dale

Share
Posted in estudo by agnes at April 3rd, 2020.