Atributos do Espírito Santo!

Qual é o trabalho do Espirito Santo no cristão?

Como o Espírito Santo trabalha na nossa vida?

Gálatas 5:16 “Digo, porém; andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne.”   Carne =Desejos que estão fora da vontade de Deus.

Gálatas 5:25 “ Se vivemos no Espirito, andemos também no Espírito.”

Andar no Espírito é depender Dele totalmente, se relacionar com Ele, ser sensível a Sua voz e obedecer!

Colossenses 3:1-2 Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus. Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas.”

Quem é o Espírito Santo?

Terceira pessoa da Trindade : Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, mas um só Deus! Funções diferentes, mas um só Deus!”

Tentando explicar…: temos ouvidos que ouvem, olhos que veem, boca que fala, certo? Funções diferentes , mas dentro da mesma pessoa.

O Espírito Santo estava no princípio…

Genesis 1: 1-2 “No princípio, criou Deus os céus e a terra. A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava sobre as águas.”

-Não é uma força. É uma pessoa.”

Jesus ensinando em:

João 14:16-17 “ E eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem O conhece; vós o conheceis, porque Ele habita convosco e estará em vós.

João 14:26 “…mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito”.

Atributos Especiais do Espírito Santo

1- Ele convence do pecado.

 “Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo. Do pecado, porque os homens não crêem em mim; da justiça, porque vou para o Pai, e vocês não me verão mais; e do juízo, porque o príncipe deste mundo já está condenado.”Tenho ainda muito que lhes dizer, mas vocês não o podem suportar agora.
Mas quando o Espírito da verdade vier, ele os
guiará a toda a verdade. Não falará de si mesmo; falará apenas o que ouvir, e lhes anunciará o que está por vir. Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e o tornará conhecido a vocês.”
João 16:12-14

2- Ele habita nos cristãos e os ressuscitará como ressuscitou a Jesus.

“E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre, o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês.”
João 14:16,17

E, se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos habita em vocês, aquele que ressuscitou a Cristo dentre os mortos também dará vida a seus corpos mortais, por meio do seu Espírito, que habita em vocês”.
Romanos 8:11

3- Ele sela os cristãos.

Nele, quando vocês ouviram e creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados com o Espírito Santo da promessa,”
Efésios 1:13

4- Ele nos ensina e nos faz lembrar.

Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse.”
João 14:26

5-Ele nos guia para toda a verdade.

Mas quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade. Não falará de si mesmo; falará apenas o que ouvir, e lhes anunciará o que está por vir.”
João 16:13

6- Ele produz fruto através de nós.

Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,
mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei”
Gálatas 5:22,23

(Jesus disse como reconheceríamos os falsos profetas que se apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores em Mateus 7:16 “Pelos frutos os conhecereis. Colhem-se , porventura, uvas dos espinhadeiros ou figos dos abrolhos? Assim toda árvore boa produz bons frutos, porém a árvore má produz frutos maus.”)

7- Ele nos conforta .

Mas eu lhes afirmo que é para o bem de vocês que eu vou. Se eu não for, o Conselheiro não virá para vocês; mas se eu for, eu o enviarei.”
João 16:7

8- Ele nos equipa com dons espirituais .

Ora, os dons são diversos, mas o Espírito é o mesmo. E também há diversidade nos serviços, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade nas realizações, mas o mesmo Deus é quem opera tudo em todos. A manifestação do Espírito é concedida a cada um visando um fim proveitoso”

Há diferentes tipos de dons, mas o Espírito é o mesmo. Há diferentes tipos de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. Há diferentes formas de atuação, mas é o mesmo Deus quem efetua tudo em todos.A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito, visando ao bem comum. Pelo Espírito, a um é dada a palavra de sabedoria; a outro, a palavra de conhecimento, pelo mesmo Espírito; a outro, fé, pelo mesmo Espírito; a outro, dons de cura, pelo único Espírito; a outro, poder para operar milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a outro, variedade de línguas; e ainda a outro, interpretação de línguas. Todas essas coisas, porém, são realizadas pelo mesmo e único Espírito, e ele as distribui individualmente, a cada um, conforme quer.
1 Coríntios 12:4-11

9- Ele  preenche .

Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito,”
Efésios 5:18

10- Ele capacita com poder os cristãos para  testemunhar de Jesus.

“Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra”.
Atos 1:8

11- Testemunha de Jesus

“Quando vier o Conselheiro, que eu enviarei a vocês da parte do Pai, o Espírito da verdade que provém do Pai, ele testemunhará a meu respeito.
João 15:26

12 – Testemunha que somos filhos de Deus.

O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus. Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, se de fato participamos dos seus sofrimentos, para que também participemos da sua glória.
Romanos 8:16,17

13- Intercede por nós.

“Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda os corações conhece a intenção do Espírito, porque o Espírito intercede pelos santos de acordo com a vontade de Deus.
Romanos 8:26,27

 

Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. “ Romanos 12:2
Isso só é possível através do Espírito de Deus. Esse Espírito é o poder que Deus usa para transformar nossas vidas e renovar nossas mentes a semelhança de Cristo Jesus!

Share
Posted in biblia, estud by agnes at May 21st, 2020.