Tempos de peneiração!

Pedro diz: Eu estou pronto! Eu estou pronto para ser preso e a morrer se for preciso !

Será que estava pronto para os tempos da peneiração?

Foram as palavras de Pedro para Jesus , sendo que no mesmo dia negaria a Jesus 3 vezes.

Ele mesmo não se conhecia, mas Jesus o conhecia!

Mas Jesus foi testado:

Lucas 4: 1-2 “Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto,
onde, durante quarenta dias, foi tentado pelo diabo. Não comeu nada durante esses dias e, ao fim deles, teve fome.”

Hebreus 4:15 “Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi Ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado.”

O que parece vitória para o mundo, não significa necessariamente que seria a vontade de Deus. A Palavra nos garante que os caminhos e os pensamentos de Deus são bem maiores que os nossos.

Gálatas 5:16 “Por isso digo: vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne.”

O inimigo quer tirar do caminho aqueles que estão a mesa com Jesus.

Sobre a última ceia com os discípulos:

Lucas 22: 7-23 “”Onde queres que a preparemos? “, perguntaram eles. Ele respondeu: “Ao entrarem na cidade, vocês encontrarão um homem carregando um pote de água. Sigam-no até a casa em que ele entrar
e digam ao dono da casa: ‘O Mestre pergunta: Onde é o salão de hóspedes no qual poderei comer a Páscoa com os meus discípulos? ’Ele lhes mostrará uma ampla sala no andar superior, toda mobiliada. Façam ali os preparativos”. Eles saíram e encontraram tudo como Jesus lhes tinha dito. Então, prepararam a Páscoa. Quando chegou a hora, Jesus e os seus apóstolos reclinaram-se à mesa. E disse-lhes: “Desejei ansiosamente comer esta Páscoa com vocês antes de sofrer. Pois eu lhes digo: Não comerei dela novamente até que se cumpra no Reino de Deus”. Recebendo um cálice, ele deu graças e disse: “Tomem isto e partilhem uns com os outros. Pois eu lhes digo que não beberei outra vez do fruto da videira até que venha o Reino de Deus”.
Tomando o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: “Isto é o meu corpo dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim”. Da mesma forma, depois da ceia, tomou o cálice, dizendo: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue, derramado em favor de vocês. “Mas eis que a mão daquele que vai me trair está com a minha sobre a mesa. O Filho do homem vai, como foi determinado; mas ai daquele que o trai! ” Eles começaram a perguntar entre si qual deles iria fazer aquilo.”

Lucas 22:24 “Surgiu também uma discussão entre eles, acerca de qual deles era considerado o maior.”

Lucas 22: 31-34 “”Simão, Simão, Satanás pediu vocês para peneirá-los como trigo. Mas eu orei por você, para que a sua fé não desfaleça. E quando você se converter, fortaleça os seus irmãos”. Mas ele respondeu: “Estou pronto para ir contigo para a prisão e para a morte”. Respondeu Jesus: “Eu lhe digo, Pedro, que antes que o galo cante hoje, três vezes você negará que me conhece”.

Satanás não é apenas o acusador, mas antes de detectar falta de fé, ele inspira falta de fé! Ele é aquele que fornece a ocasião para o fracasso tentando destruir os planos de Deus e o povo de Deus!

Satanás pediu os discípulos , mas naquele momento Jesus diz a Pedro que orou especificamente por ele!

Pedro se achava pronto para ir para a prisão e para a morte, mas não estava.

Simão , Simão preste atenção!!!!!!!!!

Pedro havia tido experiências incríveis com Jesus , viu Jesus curar cegos, ressuscitar mortos, expulsar demônios, o próprio Pedro tinha andado sobre as águas e esteve com Jesus num momento muito marcante, na transfiguração!

Mateus 14: 28-31 “”Senhor”, disse Pedro, “se és tu, manda-me ir ao teu encontro por sobre as águas”. “Venha”, respondeu ele. Então Pedro saiu do barco, andou sobre a água e foi na direção de Jesus. Mas, quando reparou no vento, ficou com medo e, começando a afundar, gritou: “Senhor, salva-me! ” Imediatamente Jesus estendeu a mão e o segurou. E disse: “Homem de pequena fé, porque você duvidou? ”

Marcos 9:2-7 “Seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João e os levou a um alto monte, onde ficaram a sós. Ali ele foi transfigurado diante deles. Suas roupas se tornaram brancas, de um branco resplandecente, como nenhum lavandeiro no mundo seria capaz de branqueá-las. E apareceram diante deles Elias e Moisés, os quais conversavam com Jesus. Então Pedro disse a Jesus: “Mestre, é bom estarmos aqui. Façamos três tendas: uma para ti, uma para Moisés e uma para Elias”. Ele não sabia o que dizer, pois estavam apavorados. A seguir apareceu uma nuvem e os envolveu, e dela saiu uma voz, que disse: “Este é o meu Filho amado. Ouçam-no! “

Falhou e seguindo a lógica do mundo….

Mateus 16:22-24 “Então Pedro, chamando-o à parte, começou a repreendê-lo, dizendo: “Nunca, Senhor! Isso nunca te acontecerá! ” Jesus virou-se e disse a Pedro: “Para trás de mim, Satanás! Você é uma pedra de tropeço para mim, e não pensa nas coisas de Deus, mas nas dos homens”. Então Jesus disse aos seus discípulos: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a vida por minha causa, a encontrará.”

Mas Pedro no momento mais crucial de Jesus falhou e não pode estar com Jesus!

Marcos 14: 32-42 “Então foram para um lugar chamado Getsêmani, e Jesus disse aos seus discípulos: “Sentem-se aqui enquanto vou orar”. Levou consigo Pedro, Tiago e João, e começou a ficar aflito e angustiado. E lhes disse: “A minha alma está profundamente triste, numa tristeza mortal. Fiquem aqui e vigiem”. Indo um pouco mais adiante, prostrou-se e orava para que, se possível, fosse afastada dele aquela hora. E dizia: “Aba, Pai, tudo te é possível. Afasta de mim este cálice; contudo, não seja o que eu quero, mas sim o que tu queres”. Então, voltou aos seus discípulos e os encontrou dormindo. “Simão”, disse ele a Pedro, “você está dormindo? Não pôde vigiar nem por uma hora? Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca. ” Mais uma vez ele se afastou e orou, repetindo as mesmas palavras. Quando voltou, de novo os encontrou dormindo, porque seus olhos estavam pesados. Eles não sabiam o que lhe dizer. Voltando pela terceira vez, ele lhes disse: “Vocês ainda dormem e descansam? Basta! Chegou a hora! Eis que o Filho do homem está sendo entregue nas mãos dos pecadores.
Levantem-se e vamos! Aí vem aquele que me trai! “

Jesus conhece a diferença entre ser falso (joio) e ser verdadeiro , mas com falhas!

Judas não tinha fé em Jesus.Satanás teve sucesso com Judas, ele detectou a falta de fé em Judas. Judas não devia achar que Jesus era o Messias esperado, ele era o tesoureiro do grupo e roubava….

João 12: 4-6 “Mas um dos seus discípulos, Judas Iscariotes, que mais tarde iria traí-lo, fez uma objeção: “Por que este perfume não foi vendido, e o dinheiro dado aos pobres? Seriam trezentos denários”. Ele não falou isso por se interessar pelos pobres, mas porque era ladrão; sendo responsável pela bolsa de dinheiro, costumava tirar o que nela era colocado.”

1 João 2:19 “Eles saíram de nosso meio; entretanto, não eram dos nossos; porque, se tivessem sido dos nossos, teriam permanecido conosco; todavia, eles se foram para que ficasse manifesto que nenhum deles é dos nossos,”

Você pode caminhar com alguém e não conhecer esse alguém, mas Jesus conhecia Judas e conhecia Pedro.

Falhar não é fatal, a menos que deixemos. Tudo que o inimigo quer é que falhemos e paremos de dar frutos. Jesus diz para Pedro: retorne Pedro e dê frutos!

Podemos manter nossos fracassos ou nos fortalecermos da fraqueza (mas não faremos os dois).

Lucas 22: 31-34 “”Simão, Simão, Satanás pediu vocês para peneirá-los como trigo. Mas eu orei por você, para que a sua fé não desfaleça. E quando você se converter, fortaleça os seus irmãos”. Mas ele respondeu: “Estou pronto para ir contigo para a prisão e para a morte”. Respondeu Jesus: “Eu lhe digo, Pedro, que antes que o galo cante hoje, três vezes você negará que me conhece”.

Pedro negou Jesus três vezes, muito sério, uma transgressão grave e ainda mentiu!

Lucas 22:60-62 “Pedro respondeu: “Homem, não sei do que você está falando! ” Falava ele ainda, quando o galo cantou. O Senhor voltou-se e olhou diretamente para Pedro. Então Pedro se lembrou da palavra que o Senhor lhe tinha dito: “Antes que o galo cante hoje, você me negará três vezes”.Saindo dali, chorou amargamente.”

Não dá para imaginar como Pedro ficou no dia seguinte… Mas Jesus sabia e foi para Pedro quem apareceu primeiro após ter ressuscitado.
Nosso Salvador, mesmo depois do que Pedro fez, deu uma segunda chance a Pedro!

1 Coríntios 15:3-8 “Pois o que primeiramente lhes transmiti foi o que recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras,
e apareceu a Pedro e depois aos Doze. Depois disso apareceu a mais de quinhentos irmãos de uma só vez, a maioria dos quais ainda vive, embora alguns já tenham adormecido. Depois apareceu a Tiago e, então, a todos os apóstolos; depois destes apareceu também a mim, como a um que nasceu fora de tempo.”

Onde falhamos, podemos voltar e Deus opera em nós para que demos frutos para honra e glória de Deus!!!!!!

Hebreus 7:25 “Portanto ele é capaz de salvar definitivamente aqueles que, por meio dele, aproximam-se de Deus, pois vive sempre para interceder por eles.”

Romanos 8:34 “Quem os condenará? Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressuscitou e está à direita de Deus, e também intercede por nós.”

Lucas 22:28-30 “Vocês são os que têm permanecido ao meu lado durante as minhas provações. E eu lhes designo um Reino, assim como meu Pai o designou a mim, para que vocês possam comer e beber à minha mesa no meu Reino e sentar-se em tronos, julgando as doze tribos de Israel.”

Hebreus 11:6 “Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.”

Filipenses 3:9 “e ser encontrado Nele, não tendo a minha própria justiça que procede da lei, mas a que vem mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus e se baseia na fé.”

Efésios 6:16 “Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno.”

Efésios 6:13 “Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo.”
João 11:25 “Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá. “

Bibliografia: Beth Moore

Share
Posted in biblia, estudo by agnes at May 11th, 2020.