Oportunidade para recomeçar – A segunda chance!

1 Timóteo 1: 15-17 Esta afirmação é fiel e digna de toda aceitação: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior. Mas, por isso mesmo alcancei misericórdia, para que em mim, o pior dos pecadores, Cristo Jesus demonstrasse toda a grandeza da sua paciência, usando-me como um exemplo para aqueles que nele haveriam de crer para a vida eterna. Ao Rei eterno, ao Deus único, imortal e invisível, sejam honra e glória para todo o sempre. Amém.”

Revisando o que temos aprendido :

-As duas palavras do grego que traduzem “Paciência”: Hupomone que é a qualidade de superar , perseverar através das circunstâncias ou situações, é inspirada na esperança. Makrothumia é a qualidade do Fruto do Espírito. É inspirada na misericórdia. Misericórdia é alimentada pelo perdão.

  • No último estudo chegamos as seguintes conclusões:

1 -O perdão bíblico é libertar alguém, deixá-la livre.

2 -Devemos perdoar todos e tudo.

3 -Devemos perdoar porque:

– O fardo de não perdoar é muito pesado para carregarmos.

-Deus quer continuar a nos perdoará.

-Deus não quer que sejamos torturados por não perdoar.

-Satanás consegue tremenda vantagem quando não perdoamos.

-Deus quer trabalhar a situação para nosso bem, 

Efésios 4:30-32 Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo. “

Começando o estudo de hoje, vamos descobrir mais uma razão para perdoar. O que acontece se não perdoarmos?_______________

Devemos perdoar porque fomos perdoados! Não é coincidência que o escritor que está exortando sobre o perdão seja o Apóstolo Paulo.

De acordo com 1Timóteo 15-17, porque Paulo é um perfeito exemplo da misericórdia de Deus?________________

Como pode um homem ou mulher que viveram as suas vidas imersas no pecado, descobrirem encorajamento no relacionamento de Cristo com o Apóstolo Paulo?___________________________________________-

Através de Paulo, Cristo derramou Sua sem limite Makrothumia! Como resultado, Ele derrama Sua ilimitada paciência para outros através de Paulo. Paulo era capaz de perdoar porque tinha recebido um imenso perdão.

Lucas 7:36-50 Convidado por um dos fariseus para jantar, Jesus foi à casa dele e reclinou-se à mesa.Ao saber que Jesus estava comendo na casa do fariseu, certa mulher daquela cidade, uma ‘pecadora’, trouxe um frasco de alabastro com perfume, e se colocou atrás de Jesus, a seus pés. Chorando, começou a molhar-lhe os pés com as suas lágrimas. Depois os enxugou com seus cabelos, beijou-os e os ungiu com o perfume.Ao ver isso, o fariseu que o havia convidado disse a si mesmo: “Se este homem fosse profeta, saberia quem nele está tocando e que tipo de mulher ela é: uma ‘pecadora’ “.Respondeu-lhe Jesus: “Simão, tenho algo a lhe dizer”. “Dize, Mestre”, disse ele.“Dois homens deviam a certo credor. Um lhe devia quinhentos denários e o outro, cinqüenta.Nenhum dos dois tinha com que lhe pagar, por isso perdoou a dívida a ambos. Qual deles o amará mais? “Simão respondeu: “Suponho que aquele a quem foi perdoada a dívida maior”. “Você julgou bem”, disse Jesus.Em seguida, virou-se para a mulher e disse a Simão: “Vê esta mulher? Entrei em sua casa, mas você não me deu água para lavar os pés; ela, porém, molhou os meus pés com as suas lágrimas e os enxugou com os seus cabelos.Você não me saudou com um beijo, mas esta mulher, desde que entrei aqui, não parou de beijar os meus pés.Você não ungiu a minha cabeça com óleo, mas ela derramou perfume nos meus pés.Portanto, eu lhe digo, os muitos pecados dela lhe foram perdoados, pelo que ela amou muito. Mas aquele a quem pouco foi perdoado, pouco ama”.Então Jesus disse a ela: “Seus pecados estão perdoados”.Os outros convidados começaram a perguntar: “Quem é este que até perdoa pecados? “Jesus disse à mulher: “Sua fé a salvou; vá em paz”. 

Complete: V.47Mas aquele a quem _________ foi perdoado, pouco ______”

Em poucas palavras, escreva o que você acredita a respeito desse verso:___________________________________

Fui salva como criança, todo pecado mais sério cometi já como Templo do Espírito Santo de Deus. Menosprezo a profundidade e a frequência de meus erros, mas estou ciente de que a minha salvação não simplesmente começou pela graça, mas diariamente persiste pela graça. Fomos chamados para perdoar porque fomos perdoados.

Vamos para a quarta pergunta:

4- Como perdoamos? Conhecendo agora o que é o bíblico perdão, quem e o que devemos perdoar e porque o perdão é crucial, como perdoar?

Colossenses 3:13 Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou. 

Colossenses 3 :13 nos fala exatamente como perdoar. Devemos perdoar_________________________

Para sabermos como perdoar os outros, precisamos descobrir como Deus nos perdoou.

Salmos 85:2,3 Perdoaste a culpa do teu povo e cobriste todos os seus pecados. Retiraste todo o teu furor e te afastaste da tua ira tremenda.”

1 João 1:9 “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça. “

De acordo com as Escrituras acima, o que aprendemos sobre o abençoado perdão de Deus? Qual porcentagem dos nossos pecados Deus perdoa?   ( ) 66%    ( ) 85%   ( )100%

Efésios 4: 31-32 “Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade.
Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo. “

Note como Efésios 4: 31-32 Paulo nos exorta a fazer exatamente o mesmo!

Salmos 103:12 “e como o Oriente está longe do Ocidente, assim ele afasta para longe de nós as nossas transgressões.“

O que Deus faz com os nossos pecados?_______________________________________________

Salmos 103:3-4 “Se tu, Soberano Senhor, registrasses os pecados, quem escaparia?
Mas contigo está o perdão para que sejas temido. “

Jeremias 31:34 “Ninguém mais ensinará ao seu próximo nem ao seu irmão, dizendo: ‘Conheça ao Senhor’, porque todos eles me conhecerão, desde o menor até o maior”, diz o Senhor. “Porque eu lhes perdoarei a maldade e não me lembrarei mais dos seus pecados. ” 

Marque V ou F para as seguintes sentenças.

____Deus mantém um registro de todos os nossos pecados.

____ Deus perdoa completamente.

____ Deus decidiu nunca mais lembrar dos nossos pecados.

____ Nós mesmos expiamos nossos pecados vivendo uma vida correta.

A primeira característica que aprendemos sobre o perdão de Deus é que Ele perdoa todo (confessado) pecado e cobre todo ( confessado) pecado. Deus não esta zangado ou irado quando você está com o coração cheio de tristeza e arrependimento pelo que cometeu.

Segunda, Ele remove nosso pecado como o Oriente está longe do Ocidente. Ele não quer que tenhamos monumentos ou lembranças dos nossos pecados passados. Todo momento Ele vê as cicatrizes no lado do Seu filho, mãos e pés. Isso foi suficiente. Aceite o fato de que nossos pecados foram transferidos para o Salvador.

Terceira, Deus não mantém nenhum registro escrito dos nossos erros.

Quarta, Deus não mantém nenhum registro na Sua memória dos nossos erros. Ele não somente apagou os registros escritos de pecados, mas Ele também apagou da Sua memória.Ele não joga no nosso rosto nossos erros passados como muitos costumam fazer com quem os feriu.Se você é como eu, estará pensando: Somente Deus pode perdoar assim! Você está absolutamente certo. Preste atenção, quando você está cheio do Espírito Santo de Seu precioso Filho, você se torna um vaso desse milagre!Através do supernatural trabalho do Espírito Santo, podemos de fato perdoar qualquer coisa . Esta verdade nos leva a ultima pergunta com relação ao perdão:

5- Quando devemos perdoar?

Amados, Deus deseja que você seja livre. Por sua causa, perdoe. Tudo começa com a vontade. Se você admite que você não tem vontade e nem quer perdoar, confesse a Ele a Sua falta de vontade! Talvez você esteja abrigando 30 anos de dor e tem permitido Satanás te convencer que agora é muito tarde para perdoar. Talvez você tenha permitido que a raiva e a amargura se tornasse o foco da sua vida, e você quer saber como viveria se Deus removesse essa raiva e amargura? Você pode até ter medo do que pode se tornar. Creia Nele. O que você tem a perder além de prisão, tortura e guerra? O tempo é precioso. Recuse permitir que o inimigo tenha mais algum momento de vitória.

O Espírito Santo nos dirige para outra passagem sobre a importância do perdão. Leia cuidadosamente.

Mateus 5: 23-24 “Portanto, se você estiver apresentando sua oferta diante do altar e ali se lembrar de que seu irmão tem algo contra você,deixe sua oferta ali, diante do altar, e vá primeiro reconciliar-se com seu irmão; depois volte e apresente sua oferta. “

Nesse exato momento, qualquer um de nós pode ser uma pedra de tropeço para alguém que está abrigando falta de perdão com relação a nós. Como fiz no passado, você pode ter recusado pedir perdão para alguém que abriga alguma coisa contra você porque você acredita ser inocente. Deus não menciona se é válido o sentimento de alguém contra nós. Ele simplesmente diz: “Vá reconciliar-se com seu irmão.” Alguém tem alguma coisa contra você?

Romanos 14:13 “Portanto, deixemos de julgar uns aos outros. Em vez disso, façamos o propósito de não colocar pedra de tropeço ou obstáculo no caminho do irmão. “

Eu ou você podemos ser pedra de tropeço. Na primeira consideração, há a probabilidade de respondermos em branco. Peça a Deus para revelar os nomes de corações que estamos bloqueando. Podemos não saber até sermos obedientes e confrontarmos essa pessoa ou essas pessoas. Um pequeno aviso:Você pode não ser bem recebido. Elas podem não querer perdoar ou podem não admitir que há um problema.Lembre: a satisfação de obedecer a Deus é suprema. Faça todas as coisas que puder para ser perdoado pelo seu irmão ou irmã. Terá frutos.

Começando este estudo da paciência, não tínhamos idéia de tudo que estaria envolvido nessa qualidade que frequentemente evitamos falar. As verdades estam aí todo o tempo. Deus deseja que estejamos cheios do Seu Espírito Santo …vasos escolhidos para Ele derramar sua grande e maravilhosa misericórdia. Ele deseja estender para outros a mesma paciência que significou salvação para nossas almas.

2 Pedro 3:15 “Tenham em mente que a paciência de nosso Senhor significa salvação.”

Tiago 5:7-9 “Portanto, irmãos, sejam pacientes até a vinda do Senhor. Vejam como o agricultor aguarda que a terra produza a preciosa colheita e como espera com paciência até virem as chuvas do outono e da primavera.”

Sejam também pacientes e fortaleçam o coração, pois a vinda do Senhor está próxima.
Irmãos, não se queixem uns dos outros, para que não sejam julgados. O Juiz já está às portas! “

Conclua esse estudo com um tempo para orar com relação a essa passagem bíblica. Ore a Deus pela Sua paciência para que consiga enfrentar e vencer as lutas e contendas da vida. Ele entrará pela porta logo. Até lá então, paciência, meu amigo.

Share
Posted in biblia, estudo by agnes at May 6th, 2012.
Tags: ,