Mantendo a Esperança

Já esteve sem esperança ? Já esteve sem expectativa sobre algo que pode ser o trabalho, casamento, filhos…?

O ladrão veio para matar, roubar e destruir ,mas Jesus veio para dar vida e vida abundante.

 

Romanos 5: 1-5 “Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo, por meio de quem obtivemos acesso pela fé a esta graça na qual agora estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus. Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança. E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu.

1 Coríntios 13:13  “Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor.

Romanos 15:13 “Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo”.

1-A esperança é mais do que um pensamento positivo. Ser otimista é uma consequência da esperança.

Romanos 8: 37-39 “Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.”

Jeremias 29:11 “Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês”, diz o Senhor, “planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.

 Para se ter esperança precisa conhecer a Deus: suas promessas, sua integridade e o seu poder!!!

2-Saiba que a esperança não é opcional, é essencial.

Hebreus 6:19Temos esta esperança como âncora da alma, firme e segura, a qual adentra o santuário interior, por trás do véu”.

(Qual a importância da âncora? Na correnteza da água , a âncora é a segurança para não se deixar levar pela corrente. A âncora da alma leva a visão, motivação, disciplina do que se precisa fazer. A esperança da descanso e paz para a alma.”


3. Alimentar sempre a esperança.

 A esperança bíblica é:

 ‣ Recebida pela fé.

Romanos 5: 1, 2 “Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo, por meio de quem obtivemos acesso pela fé a esta graça na qual agora estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.””

Mantida por práticas corretas.

1 Timóteo 4: 7, 8 “Rejeite, porém, as fábulas profanas de velhas e exercite-se na piedade.

O exercício físico é de pouco proveito; a piedade, porém, para tudo é proveitosa, porque tem promessa da vida presente e da futura.”

10 práticas que manterão a esperança forte em seu coração:

Reabasteça diariamente.(todos os dias)

Concentre-se na bondade de Deus.( Deus é por nós, está do nosso lado! Deus é bom sempre!

Não se compare com outros.

Ajuste continuamente sua perspectiva.(Dependendo da forma como olha o problema, ele pode crescer ou não.)

Plante esperança nos outros.( A falta de esperança leva ao isolamento.Quando falamos a outros nossa esperança aumenta. Profetizamos vida no outro).

Verifique suas emoções.

Revise sua jornada.( Escreva sua dor e necessidade).

Comemore suas bênçãos.( Obrigada Senhor pelo que fez por mim.)

Verifique o seu vocabulário.(Mude suas palavras – na língua tem o poder da vida.)

Agradeça a comunhão ( Alimente sua esperança na ceia que é celebrada em memória do sacrifício feito na cruz. Lembra que o pão foi o corpo de Jesus partido por mim e por você.! Lembra que o vinho foi o sangue de Jesus derramado por mim e por você! Ele ressuscitou da morte! Nós ressuscitaremos também!)

Dale O’Shields

Share
Posted in biblia, estudo by agnes at July 26th, 2017.