A Gentileza e a Bondade de Deus – Um pai que cuida.

 Você gostaria de ser conhecida como uma pessoa gentil ou como  uma boa pessoa? Como esses dois adjetivos se relacionam entre si? Como a gentileza e a bondade de Deus tem impactado a sua vida? Gentileza e bondade são aspectos que complementam o Fruto do Espírito. Sem gentileza, a bondade torna-se dura e politicamente correta. Sem bondade, a gentileza se torna uma tolerância indulgente (que só mostra a disposição para perdoar ou compreender). Somente o Espírito Santo pode balancear e fazer crescer essas qualidades essenciais em nossas vidas.

Um Pai que cuida e alimenta.

 Jeremias 9: 23-24   “Assim diz o Senhor: “Não se glorie o sábio em sua sabedoria nem o forte em sua força nem o rico em sua riqueza,mas quem se gloriar, glorie-se nisto: em compreender-me e conhecer-me, pois eu sou o Senhor, e ajo com lealdade, com justiça e com retidão sobre a terra, pois é dessas coisas que me agrado”, declara o Senhor. “

“O fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência , bondade…

 Começaremos a estudar a quinta qualidade do fruto do Espírito: a bondade. A palavra grega que define bondade é chrestotes que significa “ preocupação com os outros e não tem nada a ver com fraqueza ou falta de convicção” , mas é “o desejo genuíno do cristão de tratar os outros gentilmente como o Senhor o trata”. Chrestotes “é a graça que permeia que permeia toda a natureza, suavizando tudo que seria duro e austero.” O termo possui a “inocência da pomba”. Em termos precisos, é ter um coração terno e espírito carinhoso.

Você já descobriu que cada qualidade do Fruto do Espírito é absolutamente divina. São metas impossíveis  para quem não é cristão, possível para o cristão – mas não é automático – é graça para o verdadeiro cristão. São manifestações do próprio Pai através do filho cheio do Espírito Santo de Deus; portanto, antes de compreendermos como aplicar  em nossas vidas, devemos aprender como cada qualidade funciona no coração de Deus.

Hoje estamos indo aproveitar o abençoado convite para contemplarmos o terno coração de Deus. Estou convencida de que muitos cristãos são muito mais bem informados sobre a soberania e julgamento de Deus do que sobre a Sua ternura e bondade. Você pode conhecê-Lo com Senhor e ainda nunca ter se relacionado com Ele como Pai.  Mesmo agora está transbordando o meu coração com o simples pensamento de introduzir  o El Shaddai, o Pai que supre, nosso Deus, o Pai que alimenta.

Genesis 16:1-15   “Ora, Sarai, mulher de Abrão, não lhe dera nenhum filho. Como tinha uma serva egípcia, chamada Hagar, disse a Abrão: “Já que o Senhor me impediu de ter filhos, possua a minha serva; talvez eu possa formar família por meio dela”. Abrão atendeu à proposta de Sarai.Quando isso aconteceu já fazia dez anos que Abrão, seu marido, vivia em Canaã. Foi nessa ocasião que Sarai, sua mulher, entregou sua serva egípcia Hagar a Abrão.Ele possuiu Hagar, e ela engravidou. Quando se viu grávida, começou a olhar com desprezo para a sua senhora. Então Sarai disse a Abrão: “Caia sobre você a afronta que venho sofrendo. Coloquei minha serva em seus braços, e agora que ela sabe que engravidou, despreza-me. Que o Senhor seja o juiz entre mim e você”. Respondeu Abrão a Sarai: “Sua serva está em suas mãos. Faça com ela o que achar melhor”. Então Sarai tanto maltratou Hagar que esta acabou fugindo.O Anjo do Senhor encontrou Hagar perto de uma fonte no deserto, no caminho de Sur,e perguntou-lhe: “Hagar, serva de Sarai, de onde você vem? Para onde vai? ” Respondeu ela: “Estou fugindo de Sarai, a minha senhora”.Disse-lhe então o Anjo do Senhor: “Volte à sua senhora e sujeite-se a ela”.Disse mais o anjo: “Multiplicarei tanto os seus descendentes que ninguém os poderá contar”. Disse-lhe ainda o Anjo do Senhor: “Você está grávida e terá um filho, e lhe dará o nome de Ismael, porque o Senhor a ouviu em seu sofrimento. Ele será como jumento selvagem; sua mão será contra todos, e a mão de todos contra ele, e ele viverá em hostilidade contra todos os seus irmãos”.Este foi o nome que ela deu ao Senhor que lhe havia falado: “Tu és o Deus que me vê”, pois dissera: “Teria eu visto Aquele que me vê? “Por isso o poço, que fica entre Cades e Berede, foi chamado Beer-Laai-Roi.Hagar teve um filho de Abrão, e este lhe deu o nome de Ismael. “

  • Começamos o nosso estudo lendo Genesis 16:15 e respondendo as seguintes perguntas:

-Qual era o problema número 1 de Sara? (v.1)

(   ) alcoolismo       (   ) esterilidade       (   ) era uma víbora

-Como ela resolveu o seu problema?___________________________________________________

-Qual foi o segundo problema de Sara? (v.5) (   ) Hagar permanecia estéril     (   ) Hagar desprezou Sara.

-Marque V  para verdadeiro  e F para falso.

(   ) Sara provocou a partida de Hagar por maltratando-a.

(   ) O anjo do senhor descobriu Hagar perto de uma fonte.

(   ) O anjo do Senhor instruiu Hagar a retornar a sua patroa.

(   ) Hagar e sara se tornaram amigas.

-Que promessa acompanhou a instrução do anjo?_______________________________

-Que nome Hagar deu a Deus?____________________________________________

-Descreva como a profecia do anjo descreveu o filho de Hagar, Ismael?_______________

 Depois de toda a trama e o resultado que repercutiu, Sara ainda  não tinha alcançado o filho que tanto desejava. Será que as mulheres nunca mudam? Somos ainda as que querem “consertar” tudo na família….resolver os problemas….pacificar….somos ajudadoras de Deus para a família. Depois de tudo, pensamos:- Deus está ocupado. Como resultado, nós temos, nós mesmos que nos ajudarmos para evitarmos os desastres.  Os problemas que as mulheres enfrentam não são problemas que se encaixem como problema de Deus, as nossas luvas não se encaixam nas mãos de Deus….

Gênesis 21: 1-21   “O Senhor foi bondoso com Sara, como lhe dissera, e fez por ela o que prometera. Sara engravidou e deu um filho a Abraão em sua velhice, na época fixada por Deus em sua promessa.Abraão deu o nome de Isaque ao filho que Sara lhe dera.Quando seu filho Isaque tinha oito dias de vida, Abraão o circuncidou, conforme Deus lhe havia ordenado.Estava ele com cem anos de idade quando lhe nasceu Isaque, seu filho.E Sara disse: “Deus me encheu de riso, e todos os que souberem disso rirão comigo”.E acrescentou: “Quem diria a Abraão que Sara amamentaria filhos? Contudo eu lhe dei um filho em sua velhice! “O menino cresceu e foi desmamado. No dia em que Isaque foi desmamado, Abraão deu uma grande festa.Sara, porém, viu que o filho que Hagar, a egípcia, dera a Abraão estava rindo de Isaque, e disse a Abraão: “Livre-se daquela escrava e do seu filho, porque ele jamais será herdeiro com o meu filho Isaque”. Isso perturbou demais Abraão, pois envolvia um filho seu.Mas Deus lhe disse: “Não se perturbe por causa do menino e da escrava. Atenda a tudo o que Sara lhe pedir, porque será por meio de Isaque que a sua descendência há de ser considerada.Mas também do filho da escrava farei um povo; afinal ele é seu descendente”.Na manhã seguinte, Abraão pegou alguns pães e uma vasilha de couro cheia d’água, entregou-os a Hagar e, tendo-os colocado nos ombros dela, despediu-a com o menino. Ela se pôs a caminho e ficou vagando pelo deserto de Berseba.Quando acabou a água da vasilha, ela deixou o menino debaixo de um arbusto e foi sentar-se perto dali, à distância de um tiro de flecha, porque pensou: “Não posso ver o menino morrer”. Sentada ali perto, começou a chorar.Deus ouviu o choro do menino, e o anjo de Deus, do céu, chamou Hagar e lhe disse: “O que a aflige, Hagar? Não tenha medo; Deus ouviu o menino chorar, lá onde você o deixou.Levante o menino e tome-o pela mão, porque dele farei um grande povo”.Então Deus lhe abriu os olhos, e ela viu uma fonte. Foi até lá, encheu de água a vasilha e deu de beber ao menino.Deus estava com o menino. Ele cresceu, viveu no deserto e tornou-se flecheiro.Vivia no deserto de Parã, e sua mãe conseguiu-lhe uma mulher da terra do Egito. “

-Independente do pecado de Sara, como Deus consertou o problema?________________

-Por que Sara ficou zangada na festa em honra a Isaque?                                                    (   ) Hagar desprezava Isaque                   (   ) Ismael estava zombando                               (   ) Abraão amava seu primeiro filho mais do que o segundo.

Acredito que Sara não queria ficar em desvantagem. Lembre-se , Ela havia desmamado Isaque “aquele dia” e todos estavam celebrando, exceto Sara! Não é de se admirar que ela estava de muito mau humor!

-Como você imagina que Abraão se sentiu quando Deus o mandou  despedir Hagar e Ismael?__________

-Por que Hagar se distanciou de seu filho? (   ) Tinha medo por sua vida   (   ) Ela não suportaria vê-lo morrer.

-O que Deus disse para Hagar fazer?_______________________________________________

 Essa história sensibiliza nosso coração, ela é dura até quando se lê.. Muito antes de Cristo fazer um bem a uma mulher, Deus já havia feito a outra mulher. O coração de Deus se quebrou vendo uma mãe e um filho enfrentando a assustadora perspectiva da morte. O coração da mãe estava partido levando-a a se distanciar de seu filho único porque estava com medo de que ele morresse antes dela. Esse é o  maior medo que uma mãe pode ter.

O menino devia estar muito fraco; sua mãe o colocou debaixo de um arbusto e não permitiu que o menino a seguisse. Provavelmente, ela o posicionou  cuidadosamente debaixo de um arbusto espinhoso para livrá-lo dos animais selvagens que quisessem pegar seu corpo moribundo. Depois, a mãe começou a soluçar. Sem dúvida seus soluços foram ouvidos pelo menino que estava nas proximidades, porque as Escrituras  contam que ele permaneceu debaixo do arbusto e chorava também. Então Deus liberou seu generoso amor. Ele refrescou e restaurou ambos, mãe e filho; no lugar do ausente pai, Deus prometeu cuidar do garoto até que crescesse.Pensando sobre o encontro entre Deus e Hagar , somos testemunhas não só da compaixão e da simpatia de Deus, mas também da Sua empatia. Ele se identificou com a sua dor e necessidade, por isso respondeu a Hagar como um Deus amoroso e como um Pai amigo.

Seria a resposta de um Pai que sabia que um dia também estaria de frente com a intensa dor da separação? Será que Deus antecipou  o tormento de assistir Seu único Filho sofrer….a agonia de saber que teria de voltar as costas para Seu filho na hora da sua morte? Este era o mesmo Pai que proclamava, “Este é o meu filho amado, em quem me comprazo”(Mat 3:17)! Ele era também o Pai sobre o qual Jesus diria,”Ele me amou antes da criação do mundo”( João 17:24) e momentos depois chorava “Abba, Father… Passe esse cálice de mim  ((Marcos 14:36) e horas mais tarde , “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?”( Mat 27:46).

Certamente que a dor física empalide , mas não é nada  em comparação com a agonia desses 2 corações quebrados. Não , não acredito que o pai simplesmente respondeu a Hagar como Deus, que já teria sido bastante. Ele respondeu como um Pai divino com poder para intervir. Muito sensíbilizado estava o Seu coração para que permanecesse passivo.

Deus conhece a intensa dor do intenso amor. Se você é pai ou mãe, já experimentou medo, vulnerabilidade e dor. E o Pai não perdeu um segundo de sua paternidade. Se você é um filho que é rejeitado por seu pais, Deus sabe como se sente (veja Isaías 53). se você é um filho que foi traído por seus amigos. Ele sabe como se sente. Se você tem um filho que tem implorado para você “consertar”uma coisa que você não pode consertar. Ele sabe como você se sente. Se você tem um filho que está sofrendo. Ele sabe como você se sente. Se você tem um filho que está morrendo. Ele sabe como você se sente. Se você enterrou um filho, Ele sabe como você se sente. Ele já esteve lá também. Entretanto , há uma grande diferença. Ele podia ter mudado a situação , mas Ele não o fez. Por você e por mim.

Se você esta ferido como pai agora, permita que Deus abra seus olhos como Ele fez com Hagar há muito tempo atrás. Permita que Ele te refresque com a água viva. Como Hagar, seu filho será totalmente restaurado para você.  Ou, tenha confiança, a mãe com o coração quebrado de nome Maria, teve que  permitir a partida de seu filho. Deus não amou nenhuma mãe aqui na Terra mais do que ele amou  o seu Filho. No entanto, ela não foi capaz de mantê-lo com ela como desejava. Você é muito amada, não desista. Depois de  ter  um vislumbre verdadeiro do coração de Deus,você começará a entender quando o Salvador diz “não” a um pai ou mãe chorando, é porque está dizendo “sim”para  o eterno reino.

 Isaías 12:2-6    “Deus é a minha salvação; terei confiança e não temerei. O Senhor, sim, o Senhor é a minha força e o meu cântico; ele é a minha salvação! “Com alegria vocês tirarão água das fontes da salvação.Naquele dia vocês dirão: “Louvem ao Senhor, invoquem o seu nome; anunciem entre as nações os seus feitos, e façam-nas saber que o seu nome é exaltado.Cantem louvores ao Senhor, pois ele tem feito coisas gloriosas, sejam elas conhecidas em todo o mundo.Gritem bem alto e cantem de alegria, habitantes de Sião, pois grande é o Santo de Israel no meio de vocês”.

No espaço abaixo escreva uma carta ao Pai. Fale a Ele como se sente em relação a sua Gentileza e  infalível Bondade.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Um último detalhe antes de terminarmos nosso estudo de hoje. Você provavelmente conhece uma mãe que necessita de encorajamento. Justo agora, ligue para ela, envie um cartão, ou a convide para um café. Deixe-a saber que você está orando por ela depois disso. Ela será abençoada e assim será. Amém!

Share
Posted in biblia, estudo by agnes at May 22nd, 2012.
Tags: ,