O que fez o Natal?

Filipenses 2:1-11   “Se por estarmos em Cristo, nós temos alguma motivação, alguma exortação de amor, alguma comunhão no Espírito, alguma profunda afeição e compaixão, completem a minha alegria, tendo o mesmo modo de pensar, o mesmo amor, um só espírito e uma só atitude. Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos. Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros. Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz! Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra,e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai. “

O Natal tem um grande impacto em nossa cultura. Cantamos músicas exaltando o Cristo nos shoppings, nas nossas casas, nas igrejas. As pessoas mais duras podemos vê-las mais felizes. As pessoas dão e recebem presentes. É maravilhoso esse período!

Lendo a Bíblia cuidadosamente podemos ver que todo esse clima que criamos de Natal pode facilmente nos levar a perder o verdadeiro significado do Natal e o que verdadeiramente o Natal fez. O que o Natal fez? O Natal fez servos com Cristo!!!

1-  O Natal revelou Jesus como o supremo exemplo de serviço.

– Como Deus, Jesus esvaziou-se dele mesmo.

– Como homem, Jesus humilhou-se a si mesmo. Tomou a forma de homem e morreu na cruz por nós.

O criador do Universo foi preso na cruz destinada a criminosos para nos resgatar da ira de Deus e nos trazer para Sua família.

2- Jesus nos chama, como discípulos, para praticarmos a humildade , com serviço de sacrifício.

Filipenses 2: 3-5   “Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros. Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus.”

– O Natal fez servos que não se consideram melhores nem superiores a ninguém..

– O Natal fez servos que servem aos outros sem egoísmo.

Paulo nos exorta:

Filipenses 2:19-30   “Pois sei que o que me aconteceu resultará em minha libertação, graças às orações de vocês e ao auxílio do Espírito de Jesus Cristo. Aguardo ansiosamente e espero que em nada serei envergonhado. Pelo contrário, com toda a determinação de sempre, também agora Cristo será engrandecido em meu corpo, quer pela vida quer pela morte; porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro. Caso continue vivendo no corpo, terei fruto do meu trabalho. E já não sei o que escolher! Estou pressionado dos dois lados: desejo partir e estar com Cristo, o que é muito melhor; contudo, é mais necessário, por causa de vocês, que eu permaneça no corpo. Convencido disso, sei que vou permanecer e continuar com todos vocês, para o seu progresso e alegria na fé, a fim de que, pela minha presença, outra vez a exultação de vocês em Cristo Jesus transborde por minha causa. Não importa o que aconteça, exerçam a sua cidadania de maneira digna do evangelho de Cristo, para que assim, quer eu vá e os veja, quer apenas ouça a seu respeito em minha ausência, fique eu sabendo que vocês permanecem firmes num só espírito, lutando unânimes pela fé evangélica, sem de forma alguma deixar-se intimidar por aqueles que se opõem a vocês. Para eles isso é sinal de destruição, mas para vocês de salvação, e isso da parte de Deus; pois a vocês foi dado o privilégio de, não apenas crer em Cristo, mas também de sofrer por ele, já que estão passando pelo mesmo combate que me viram enfrentar e agora ouvem que ainda enfrento. “

Esse é o poder do Evangelho criado pelo Natal. No Natal foram cumpridas as promessas de Deus para os homens.

Mark Mitchel

Share
Posted in biblia, estudo by agnes at December 17th, 2012.
Tags: ,