Lidando com nossos desejos e vontades.

 Mateus 5:6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois serão satisfeitos.”

Nossa vida reflete o que realmente queremos. Os nossos desejos existem : eu quero isso, eu quero aquilo….mas realmente queremos o que dizemos que queremos? Quando digo que estou querendo fazer ginástica, ficar em forma, cuidar da minha saúde…porém  o que faço é ficar no sofá assistindo televisão. O que realmente quero?

1- Nossos desejos determinam as decisões e as direções da nossa vida.

Mateus 19: 16-22 “Eis que alguém se aproximou de Jesus e lhe perguntou: “Mestre, que farei de bom para ter a vida eterna? “Respondeu-lhe Jesus: “Por que você me pergunta sobre o que é bom? Há somente um que é bom. Se você quer entrar na vida, obedeça aos mandamentos”.”Quais? “, perguntou ele. Jesus respondeu: ” ‘Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não darás falso testemunho,honra teu pai e tua mãe’ e ‘amarás o teu próximo como a ti mesmo’”.Disse-lhe o jovem: “A tudo isso tenho obedecido. O que me falta ainda? “Jesus respondeu: “Se você quer ser perfeito, vá, venda os seus bens e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-me”. Ouvindo isso, o jovem afastou-se triste, porque tinha muitas riquezas.”

O jovem rico queria a vida eterna dependendo do que custasse, mas acima de tudo ele queria realmente era manter a sua fortuna. O que eu realmente desejo? A minha vontade  é que vai dirigir a minha vida.

2- Nossos desejos precisam ser avaliados.

Genesis 3:6 Quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar, era atraente aos olhos e, além disso, desejável para dela se obter discernimento, tomou do seu fruto, comeu-o e o deu a seu marido, que comeu também.”

Deus deu a Adão  e Eva todo o jardim, todos os frutos…menos de uma árvore.  Eva, viu o fruto, desejou, tocou e comeu. Deus queria que eles escolhessem o que Deus queria, apesar do fruto ser desejável aos olhos.

Hebreus 12:16 “Não haja nenhum imoral ou profano, como Esaú, que por uma única refeição vendeu os seus direitos de herança como filho mais velho.”

A história de Esau e Jacó , filhos gêmeos de Isaque e Rebeca é bem ilustrativa. Esau era homem do campo e Jacó era mais inclinado as tarefas domésticas. Vindo Esau do campo, com fome, é claro, desejava comida. Seu irmão Jaco estava cozinhando um prato delicioso, o odor chegava até Esau e ele  queria a comida naquele momento mais que tudo. Jacó lhe ofereceu o prato, mas em troca das bençãos da sua primogenitura . Por um prato de comida Esau vendeu sua primogenitura e todas as bençãos que vinham com ela. Por um momento impensado, por um desejo momentâneo, Saul  desprezou o que realmente era importante e foi pago um preço alto. No que estou gastando a minha vida? Estou desperdiçando a minha vida? Desprezo tudo que deus tem para mim por um momento de prazer ou dando vazão a instintos emocionais sem avaliar as consequências?

 Os desejos e as vontades podem e devem ser analisadas em que categoria estão.

____|__________|_________|_____________|_________

          Mau                       Bom                Muito Bom                       O Melhor

 3- Desejos corretos podem ser desenvolvidos.

Mateus 5:6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois serão satisfeitos.”

Deus nos deu o livre arbítrio, nos deu a liberdade para fazermos as nossas escolhas e todas as nossas escolhas tem consequências.Podemos fazer escolhas hoje, mesmo ainda enfrentando consequências de meus desejos e escolhas erradas do passado. Esse ano vai ser diferente! Não preciso mais ser manipulado pelos meus desejos se eles não forem o melhor que Deus tem para mim. A midia, os comerciais, as pessoas acabam manipulando o meu querer. Acabo querendo o que é ditado pelo mundo.

Quatro maneiras para mudar seus desejos e vontades.

 Enfrentando a verdade sobre os seus desejos.

Salmos 139: 23-24 “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece as minhas inquietações. Vê se em minha conduta algo que te ofende, e dirige-me pelo caminho eterno”

Preciso saber realmente o que eu quero . Não  simplesmente dizer palavras vazias do que sei que seria o melhor para minha vida, mas a carne realmente quer conforto, está com preguiça, não quer dar nunca o primeiro passo porque teria que largar coisas que  dão prazer como o exemplo da história do jovem rico. Tenho que avaliar se o que quero é mesmo o melhore , caso contrário preciso mudar o que desejo.

-Deixe o lixo do fast food e se alimente de bom e nutritivo alimento.

1 Pedro 2:1,2 Livrem-se, pois, de toda maldade e de todo engano, hipocrisia, inveja e toda espécie de maledicência. Como crianças recém-nascidas, desejem de coração o leite espiritual puro, para que por meio dele cresçam para a salvação”.

Se nos enchemos muito do mundo, não há espaço para Deus. se me alimento de hamburgers, batatas fritas…estou satisfeita, não há espaço para o que realmente vai me nutrir.

 -Se concentre no que realmente importa.

Algumas perguntas precisam ser feitas: ?

– Que tipo de pessoa realmente quero ser? O que falam do meu caráter, personalidade?

– Que tipo de marido, esposa , pai ou mãe quero ser?O que me move para fazer a diferença na minha casa?

O que realmente quero fazer para Deus (não para mim)? Ele já fez tudo por mim, pagou o preço para me redimir. E agora?

Que legado quero realmente deixar para meus filhos, netos?Vamos deixar esse mundo, O que meus filhos , netos, vizinhos vão falar sobre mim?

Quando estiver prestes a dar meu último suspiro, o que realmente vai importar? Se você tivesse 15min de vida? O que pensaria? Na sua conta do banco? No cartão de crédito?

Quando estiver diante de Deus na eternidade, como penso que será esse momento?Não sabemos quando será o nosso último momento. Precisamos estsr preparados como servo bom e fiel.

2 Coríntios 4:18 “Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno. “

-Comprometer-se e ter comunhão e amigos que o ajudam a ter fome das coisas certas.

Hebreus 10:24,25 “E consideremo-nos uns aos outros para incentivar-nos ao amor e às boas obras.Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia.”

4- Desejos corretos traz grandes bençãos.

Mateus 5:6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois serão satisfeitos.”

Bençãos de paz, alegria, plenitude, preenchimento…a certeza de que está no centro da vontade de Deus.

Desejos e vontades corretas:

-Querer investir no Reino de Deus.

-Querer se disciplinar para viver corretamente.

-Querer ter determinação para vencer o mal.

– Certificar-se sobre a recompensa. Começa com a vida abundante, plena aqui e se prolonga por toda a eternidade, onde não haverá mais choros, nem lágrimas!

Pastor Dale

Share
Posted in biblia, estudo by agnes at February 1st, 2013.
Tags: ,